PORG - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing PORG - Dissertações de Mestrado by advisor "Andrade, Luís José Nunes"
Now showing 1 - 10 of 21
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação de desempenho – Um estudo de caso aplicado numa instituição de ensinoPublication . Nunes, Carla Sofia Faustino; Andrade, Luís José NunesA avaliação de desempenho é uma prática de recursos humanos enraizada no seio das nossas organizações, por isso é fundamental estudar a satisfação dos funcionários com o processo de avaliação, uma vez que se não estiverem satisfeitos com o sistema, compromete a eficácia do mesmo. O presente estudo de caso tem como objetivo central avaliar a reação mais estudada ao processo de avaliação, neste caso a satisfação, nomeadamente com o sistema de gestão de desempenho, avaliador, última avaliação e entrevista. Um outro objetivo deste estudo consta em analisar a perceção que os colaboradores têm sobre as competências comportamentais em que são avaliados, se percecionam que as competências são avaliadas de forma adequada e a importância que atribuem para um bom desempenho das suas funções. Como o estudo de caso foi efetuado numa Organização em que o pretendido é efetuar uma revisão ou evolução do sistema de gestão de desempenho atual, foi efetuado um levantamento de opiniões dos funcionários, caso o atual sistema evolua para 180 ou 360 graus. Os resultados sugerem que as competências comportamentais mais importantes e avaliadas adequadamente são qualidade de serviço, inspirar confiança e orientação para o cliente. Relativamente às reações do processo de avaliação, as variáveis que mais influenciam a satisfação global com o sistema, são as reações com o sistema de gestão de desempenho e última avaliação.
- O capital psicológico positivo na organização escolaPublication . Rosa, Maria João Alves; Palma, Patrícia Jardim Trindade Martins da; Andrade, Luís José NunesRESUMO: Esta investigação foi importante para compreender a influência do modelo do Capital Psicológico Positivo, que é composto pelas forças psicológicas: esperança, auto-eficácia, resiliência e optimismo em contexto escolar, mais concretamente sob o desempenho escolar de alunos, do 8º ano (Ensino-Básico) e 11º ano (Ensino- Secundário). Quanto ao objectivo do estudo, procurou-se relacionar as dimensões psicológicas (esperança, auto-eficácia, resiliência e optimismo) do Capital Psicológico Positivo e o desempenho escolar, de forma a concluirmos sobre o impacto das forças psicológicas no desempenho escolar. Sendo assim, objectivo geral, foi estudar a influência do Capital Psicológico Positivo no desempenho escolar. Na mesma Escola, recolheu-se uma amostra com alunos do 8º ano e 11º ano de escolaridade. Os dados dos resultados estatísticos, concluíram que as forças psicológicas: esperança e a auto-eficácia obtiveram uma correlação significativa com o desempenho escolar, mas nas outras duas forças psicológicas: o optimismo e a resiliência, obtiveram correlação insignificante. Os resultados encontrados contribuíram para compreender quais as dimensões psicológicas que predizem com mais relevância o desempenho escolar (esperança e auto-eficácia) e as que menos o predizem (resiliência e optimismo), tanto para o 8º ano, como para o 11º ano de escolaridade.
- O efeito mediador do engagement na relação entre o job crafting e o desempenhoPublication . Martins, Inês Gonçalves Vicente; Andrade, Luís José NunesO presente estudo tem como primordial objetivo, estudar o impacto das dimensões do job crafting no desempenho, tanto percecionado como na avaliação de desempenho, bem como averiguar o efeito mediador do engagement na relação entre o job crafting e o desempenho percecionado e avaliação de desempenho. A amostra é composta por 187 participantes de nacionalidade portuguesa, colaboradores em diversas organizações em território nacional, que apresentam idades compreendidas entre os 22 e os 66 anos. Para medir as variáveis usaram-se três instrumentos distintos: a escala The Job Crafting Questionnaire (JCQ), na sua versão original de Slemp & Vella-Brodrick (2013) que foi adaptada para o presente estudo, a Work Engagament UWES – Utrecht Work Engagement Scale, adaptada para a língua portuguesa por (Chambel, Castanheira & Sobral, 2014) e Self-rated performance na versão reduzida da escala de Williams & Anderson (1991). Os resultados obtidos demonstraram que existe um impacto positivo entre o job crafting e o desempenho percecionado e avaliação de desempenho e que foi verificada uma mediação parcial entre o engagement e a relação entre o job crafting e o desempenho.
- O efeito moderador da autonomia na relação entre job crafting, satisfação e desempenho individual no trabalhoPublication . Lourenço, Ana Lúcia Pinheiro; Andrade, Luís José NunesO objetivo e pertinência do atual estudo concentra-se na importância atribuída ao contexto e/ou o efeito de moderação da Autonomia em impulsionar ou atenuar o impacto do Job Crafting nos resultados individuais como a Satisfação no Trabalho e Desempenho Individual (percecionado). O Job Craftting possibilita ao colaborador modificar e/ou personalizar os limites do sentido do seu trabalho. Neste sentido, espera-se confirmar a relação positiva entre o Job Crafting (subdividido nas dimensões Tarefa; Cognição e Relação) e os resultados individuais: Satisfação no Trabalho (unidimensional) e Desempenho Individual (subdividido em Comportamentos orientados para a Tarefa; Comportamentos de Cidadania Organizacional orientados para o/s Indivíduo/s ou CCO-I e os Comportamentos de Cidadania Organizacional orientados para a Organização ou CCO-O) e confirmar o efeito de moderação da Autonomia (unidimensional) na relação entre as variáveis citadas. O questionário alvo de recolha de dados constituiu 4 escalas cumprindo uma amostra total de 117 participantes das quais identificam-se 90 participantes do sexo feminino (76,9%) e 27 participantes do sexo masculino (23,1%) com idades compreendidas entre os 19 e 66 anos. Confirmaram-se, parcialmente, relações positivas e significativas entre o Job Crafting (Tarefa e Cognição) e a Satisfação no Trabalho (H1) e entre o Job Crafting e Desempenho Individual (H2). A respeito do efeito de moderação da Autonomia, este não foi demonstrado na relação entre o Job Crafting e Satisfação (H3), sendo parcial e significativamente demonstrado na relação entre o Job Crafting de Relação e CCO-I, bem como na relação da mesma dimensão do Job Crafting com os CCO-O (H4).
- O efeito moderador da insegurança laboral: sobrequalificação, compromisso e desempenhoPublication . Bhanji, Natacha Alnoor Nurali; Andrade, Luís José NunesO presente estudo tem como objetivo analisar a relação entre a Sobrequalificação Percebida e o Compromisso Organizacional e o Desempenho Percebido bem como verificar o efeito moderador da Insegurança Laboral nas relações mencionadas. A amostra teve 125 participantes, entre os 19 e 61 anos. Para avaliar cada uma das variáveis, utilizou-se, respetivamente, a Escala de Sobrequalificação Percebida de 9 itens (Fine & Nevo, 2008); a Escala de Compromisso Organizacional de 19 itens (Allen & Meyer, 1990); a Escala de Desempenho Percebido de 4 itens (Williams & Anderson, 1991) e, por fim, a Escala de Insegurança Laboral de 8 itens (Camgozi, Ekmekci, Karapinari & Guler, 2016). Na análise do primeiro efeito, verificou-se que existia uma relação estatisticamente significativa, porém aquando do segundo efeito, não houve uma relação significativa entre a Sobrequalificação Percebida e o Desempenho Percebido. Concernente aos efeitos moderadores, não foi possível apurar qualquer impacto significativo. Contudo, foi possível aferir que existe uma correlação positiva entre a variável Sobrequalificação Percebida e a variável moderadora Insegurança Laboral.
- Efeito moderador do job crafting na relação entra a sobrequalificação e o engagementPublication . Costa, Ruth Telma Nascimento da; Andrade, Luís José NunesO presente estudo tem como principal objetivo, estudar o impacto das dimensões da sobrequalificação percebida no engagement e averiguar o efeito moderador das dimensões do job crafting na relação entre a sobrequalificação percebida e o engagement. A amostra é composta por 103 participantes de nacionalidade portuguesa, colaboradores de diversas organizações em território nacional, com idades compreendidas entre os 18 e os 72 anos. para medir as variáveis usaram-se três instrumentos: a escala da sobrequalificação percebida, proposta por Johnson et al. (2002), adaptada da escala original de Kahn e Morrow (1991, cit. por Johnson et al., 2002) – POQ – Perceived Overqualification Scale – traduzida e adaptada à cultura Portuguesa por psicólogos organizacionais e professores universitários com domínio na língua inglesa. Para avaliar o Engagement, foi utilizada a versão portuguesa da escala Utrecht Work Engagement Scale (Schaufeli & Bakker, 2003), adaptada por (Chambel, Castanheira & Sobral, 2014). Por fim o Job Crafting foi medido tendo por base o The Job Crafting Questionnaire (JCQ), na sua versão original de Slemp e Vella-Brodrick (2013), traduzida e adaptada à cultura Portuguesa por psicólogos organizacionais e professores universitários com domínio na língua inglesa (Martins, 2017). Os resultados obtidos demonstraram que existe impacto positivo e negativo entre a sobrequalificação percebida e o engagement, verificou-se uma moderação parcial do job crafting na relação entre a sobrequalificação percebida e o engagment.
- Employer attractiveness and its impact on individual work perfomance moderated by national culturePublication . Pires, Mónica Cristóvão; Andrade, Luís José NunesIn recent years employer branding has gained popularity among management due to the impact on employer attraction (external consequence) and employee retention and productivity (internal consequence), referring to internal and external efforts to promote the company, what makes it different and desirable as an employer. Employer branding perceptions, the way employer image is received by potential and already existing employees or how attractive the company seems to be, may vary between cultures. Thus, international companies based on different locations in the world may consider different challenges in attracting and retaining talented people. The aim of this study is to explore employer branding perceptions by applying an employer attractiveness scale to full time employees in an international IT company in Portugal and understand the impact on individual work performance which may vary according to people’s national culture. Employer attractiveness is a precedent of employer branding considered to be a tangible form to measure what attracts people to apply to an organisation. In this study 236 full time employees with different nationalities participated. The technique of regression models resulted in findings that some dimensions of employer attractiveness such as economic and application value have a positive relation with individual work performance, mainly with task and counterproductive performance respectively. It was not possible to prove the moderating effect of national culture in the relation between employer attractiveness and individual work performance.
- Estou em BurnoutPublication . Mineiro, Vera Maria Torres Pereira Draper; Andrade, Luís José NunesEste estudo tem como objectivo identificar e analisar qual o impacto da Personalidade no aparecimento do Burnout em médicos, e qual a influência da Sobrecarga de Trabalho nesta relação. Na vida profissional diária dos médicos, as solicitações são muitas e por vezes bastante complicadas, num ambiente pouco favorável não só física mas também emocionalmente, com exposição a diversos e exigentes desafios. A exposição prolongada a stress profissional e a situações recorrentes de elevada exigência emocional no trabalho conduzem a condições patológicas, nomeadamente o síndrome de Burnout. Este pode ser definido como um estado de exaustão física, emocional e mental que se caracteriza por uma perda de entusiasmo pelo trabalho, sentimentos de cinismo e reduzida realização pessoal. O interesse por este tema surge como consequência do aumento das exigências que afectam o desenvolvimento desta profissão. Neste estudo participaram 90 médicos de várias especialidades do Hospital CUF Descobertas, onde se testaram as seguintes hipóteses: Hipótese 1: A personalidade influência o aparecimento do burnout em médicos Hipótese 2: A relação entre a personalidade e o burnout é moderada pelas horas extraordinárias. Conclui-se que os vários tipos de personalidade não influenciam o aparecimento de burnout, qualquer tipo de personalidade é susceptível de vir a sofrer deste síndrome. A sobrecarga de trabalho não modera a relação entre a personalidade e o burnout mas tem um impacto directo no burnout, sendo que quanto mais horas extraordinárias são
- O impacto da sobrequalificação percebida no compromisso e desempenho percebido: o efeito moderador da personalidadePublication . Monteiro, Maria João Da Silva; Andrade, Luís José NunesO presente estudo tem como objetivo estudar não só a relação entre a Sobrequalificação Percebida, o Compromisso Organizacional e o Desempenho Percebido, mas também o efeito moderador da Personalidade nessas relações. A amostra é composta por 125 participantes de nacionalidade portuguesa, colaboradores em diferentes empresas, com níveis académicos diferenciados, com idades compreendias entre os 19 e os 61 anos. Para medir as variáveis usaram-se quatro instrumentos: Big-Five Inventory de 10 itens (Rammstedt & John (2007); Sobrequalificação Percebida de 9 itens (Fine & Nevo, 2008); Compromisso Organizacional de 19 itens (Allen & Meyer, 1990) e Desempenho Percebido de 4 itens (Williams & Anderson, 1991). Os resultados obtidos demonstraram que a variável Sobrequalificação Percebida exerce uma influência na variável Compromisso Organizacional, no entanto, não exerce influência na variável Desempenho Percebido. No que diz respeito à moderação, foi possível verificar que a Personalidade não apresenta uma relação entre a Sobrequalificação Percebida e o Compromisso Organizacional, sendo considerada uma variável independente.
- Is telecommuting for Everyone? Identificação da relações entre os traços de personalidade (Big Five) e as atitudes face ao teletrabalho: o papel moderador das habilitações literáriasPublication . Marques, Ana Beatriz Martins Ricardo Soares; Andrade, Luís José NunesDevido à escassez na literatura sobre o tema, procurou-se investigar o efeito dos tipos de Personalidade nas Atitudes face ao Teletrabalho, juntamente com o efeito moderador da variável Habilitações Literárias, sendo este um tema bastante importante para as organizações nos tempos que decorrem. O estudo contou com a participação voluntária de 253 indivíduos, 147 (58,3%) do sexo feminino e 105 (41,7%) do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 13 e os 75 anos. Utilizou-se a escala Atitudes face ao Teletrabalho (Telecommuting Attitudes and the “Big Five” Personality Dimensions) de Clark, Karau, & Michalisin (2012) e a versão portuguesa do Ten-Iten Personality Inventory (TIPI), de Nunes, Limpo, Lima e Castro (2018). De acordo com a primeira hipótese, os resultados confirmaram que a dimensão Conscienciosidade tem um impacto significativo nas dimensões Malefícios e Benefícios e a dimensão Extroversão apenas tem impacto na dimensão Benefícios. Relativamente à segunda hipótese, verificou-se que as habilitações literárias apenas moderam o efeito da Extroversão e da Estabilidade Emocional na dimensão Malefícios, e na dimensão Benefícios o efeito somente é moderado pelas dimensões Extroversão, Conscienciosidade e Abertura à Experiência. Deparamo-nos com resultados que nos indicam que nos podemos estar a defrontar com indivíduos com comportamentos contra produtivos no Teletrabalho e os mesmos podem ser evitados se as organizações tomarem medidas antes de investirem no modo de trabalho mais comum nos tempos de hoje.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »