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- Evolução do Repositório do ISPA (2009-2018)Publication . Lopes, Carlos; Nunes, Paulo Pinhão; Santos, Ana PatríciaApresenta-se um poster com informação relativa à evolução do Repositório do ISPA entre os anos 2009 e 2018. Com o presente poster procura-se traçar a evolução e caracterização do repositório do ISPA (2009-2018) e seus contributos para a Ciência Aberta. Objetivo: Partilhar a experiência e o trabalho desenvolvido numa instituição de ensino superior, ISPA – Instituto Universitário, no âmbito da difusão da evolução do repositório do ISPA, através de indicadores de desempenho ao nível de conteúdos e utilização. Metodologia: Módulo de estatísticas do repositório do ISPA, através de análise descritiva de indicadores. Resultados: O repositório do ISPA nasceu em outubro de 2009, caracteriza-se por integrar 27 comunidades, 114 coleções e disponibiliza 6.284 documentos (50% artigos de revistas nacionais e internacionais, 41% teses e dissertações de mestrado e 9% são outro tipo de documentos). O número médio de depósitos por ano é de 698. A análise à sua utilização permite-nos constatar que, no ano de 2018, ultrapassou-se o número mágico de um milhão de downloads, tendo atingido o número de 1.715.331, sendo a maioria – 73% – realizada por países lusófonos: Portugal e Brasil. Os autores que mais artigos disponibilizam no repositório são: Leal, Isabel; Marôco, João; Garcia-Marques, Teresa e Teixeira, José A. Carvalho. As comunidades que contemplam mais documentos são: Psicologia Clínica, Psicologia Educacional e Psicologia da Saúde. Na análise à utilização regista-se que os três títulos de artigos com maior número de downloads são: QUAL A FIABILIDADE DO ALFA DE CRONBACH? QUESTÕES ANTIGAS E SOLUÇÕES MODERNAS? (25.236); HOW ARE HABITS FORMED : MODELLING HABIT FORMATION IN THE REAL WORLD (22.922) e SPORT SPONSORSHIP: THE RELATIONSHIP BETWEEN TEAM LOYALTY, SPONSORSHIP AWARENESS, ATTITUDE TOWARD THE SPONSOR, AND PURCHASE INTENTIONS (18.546). Por fim, os três autores de artigos com maior número de downloads são: João Marôco (87.575); Isabel Pereira Leal (55.206) e Teresa Garcia-Marques (37.248). O perfil do repositório do ISPA caracteriza-se por 75% dos documentos estarem em acesso aberto, 20% em acesso restrito e 5% em acesso embargado. Conclusões: A divulgação de estatísticas anuais da evolução do repositório à comunidade académica traduz transparência nos processos e possibilita a monitorização do desempenho realizado pela equipa de suporte na sua gestão e administração. O trabalho apresentado procura contribuir para a importância dos repositórios no Acesso Aberto como nova via de comunicação em ciência. Acreditamos que as palavras-chave «comunicação», «disseminação» e «impactos dos repositórios institucionais» são o presente no futuro, como garantia de qualidade no Acesso Aberto e nos contributos à Ciência Aberta.
- A descoberta da escrita no pré-escolar o papel do educador como impulsionador da aprendizagemPublication . Fernandes, Catarina Maria Branco; Martins, Margarida AlvesO presente relatório surge no âmbito da Prática do Ensino Supervisionada (PES), no decorrer do Curso de Mestrado em Educação Pré-escolar. Este apresenta de forma detalhada uma descrição e análise do contexto observado, no decorrer da prática pedagógica numa sala de Pré-escolar numa instituição de carácter privado. O principal objetivo deste relatório foi o de entender de que forma a ação da educadora numa sala de Pré-escolar, com crianças com idades compreendidas entre os três (3) e os quatro (4) anos, e o ambiente educativo criado por esta, podem promover a aprendizagem da escrita nas crianças. Procurou-se responder às seguintes questões: Como emerge a escrita? Qual o papel da educadora enquanto promotora da linguagem escrita? De que forma o ambiente educativo promove a emergência da escrita? Quais as concepções da escrita por parte das crianças? Foi usada uma metodologia qualitativa e como técnicas de recolha de dados, recorreu-se à observação, participante e não participante, e a uma entrevista à educadora cooperante. Foram caracterizados o ambiente educativo e caracterizados detalhadamente alguns momentos chave em que a linguagem escrita foi usada pela educadora e pelas crianças. Conclui-se, sobre a importância do papel da educadora e do ambiente educativo para uma aprendizagem da linguagem escrita livre e com sentido antes da entrada no 1º Ciclo.
- “You are never too old to be young”: The effect of priming a childlike mindset through walt disney pictures on divergent thinkingPublication . Almeida, Leonor Maria Correia de Sá; Garcia-Marques, TeresaA criatividade é considerada uma característica chave para ocorrer inovação nesta “era da criatividade” que estamos a viver presentemente na sociedade actual. O apelo à criatividade no nosso dia-a-dia levou a que a investigação se debruçasse sobre a identificação de formas eficazes de aumentar a criatividade. “Pensar como um criança” tem sido um mantra frequentemente apregoado como fórmula para o aumento da criatividade - nomeadamente o pensamento divergente - porém, este cliché popular tem recebido quase nenhuma atenção de investigação empírica. Procuramos primar os nossos participantes com um mindset de criança, através da exposição do vídeo de abertura da Walt Disney Pictures, prevendo que isto iria aumentar o desempenho em medidas de pensamento divergente - nomeadamente em fluência, flexibilidade e originalidade. Resultados para as medidas de flexibilidade e originalidade não foram significativas. Por outro lado, a fluência aparentou ser ligeiramente inibida após exposição ao estímulo da Disney. Surpreendentemente, numa das condições de controle onde os participantes assistiram ao vídeo de abertura da 20th Century Fox, foram encontrados os níveis mais elevados de fluência. Discutimos os nossos resultados à luz de teorias de activação e foco regulatório, processamento local e global, e os efeitos cognitivos e comportamentais da nostalgia. Deliberamos ainda de forma breve sobre a conceito de honestidade (associado à marca Disney) no pensamento divergente. Limitações do estudo são discutidas e direcções futuras são fornecidas.
- A importância do educador de infância em contexto hospitalar oncológicoPublication . Jesus, Raquel Sofia Mendes de; Brito, Ana TeresaO presente Relatório Final da Prática Supervisionada foi desenvolvido tendo como base o contexto de internamento da pediatria de um hospital oncológico onde decorreu o estágio de intervenção. Com a elaboração deste trabalho pretendeu-se entender e analisar qual o papel do/a educador/a de infância neste contexto, tendo por base a relação do/a mesmo/a com os diferentes intervenientes, destacando-se a relevância da sua intervenção junto de crianças e respetivos acompanhantes. Trata-se de um estudo de caso, em que foi utilizada uma metodologia qualitativa, baseada em observações que foram sendo realizadas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, e que se traduziram em notas de campo. Estas foram complementadas por entrevistas semi-dirigidas realizadas às três educadoras do Hospital onde decorreu a investigação. A pesquisa bibliográfica efetuada, em articulação com a análise de conteúdo das observações e entrevistas, proporcionou o suporte para melhor articular, sustentar, descrever e compreender as situações experienciadas, inerentes a um contexto tão particular de estágio como o hospitalar. Após este percurso de investigação, observação e intervenção, foi possível concluir que o papel do/a educador/a é determinante para a humanização nos hospitais, sendo que este/a deve respeitar tanto as necessidades e escolhas das crianças, como as dos seus acompanhantes e, assim, contribuir para o seu bem-estar, nomeadamente aliando a relação pedagógica onde se destaca o brincar, ao respeito pelo outro e pela sua identidade.
- O impacto da sobrequalificação percebida no compromisso e desempenho percebido: o efeito moderador da personalidadePublication . Monteiro, Maria João Da Silva; Andrade, Luís José NunesO presente estudo tem como objetivo estudar não só a relação entre a Sobrequalificação Percebida, o Compromisso Organizacional e o Desempenho Percebido, mas também o efeito moderador da Personalidade nessas relações. A amostra é composta por 125 participantes de nacionalidade portuguesa, colaboradores em diferentes empresas, com níveis académicos diferenciados, com idades compreendias entre os 19 e os 61 anos. Para medir as variáveis usaram-se quatro instrumentos: Big-Five Inventory de 10 itens (Rammstedt & John (2007); Sobrequalificação Percebida de 9 itens (Fine & Nevo, 2008); Compromisso Organizacional de 19 itens (Allen & Meyer, 1990) e Desempenho Percebido de 4 itens (Williams & Anderson, 1991). Os resultados obtidos demonstraram que a variável Sobrequalificação Percebida exerce uma influência na variável Compromisso Organizacional, no entanto, não exerce influência na variável Desempenho Percebido. No que diz respeito à moderação, foi possível verificar que a Personalidade não apresenta uma relação entre a Sobrequalificação Percebida e o Compromisso Organizacional, sendo considerada uma variável independente.
- Competências interpessoais do terapeuta e mudança narrativa do cliente em sessãoPublication . Aleixo, Ana Daniela Barreto; Pires, António Augusto PazoEnquadramento: os investigadores são consensuais quanto à contribuição fundamental dos processos narrativos e integração de narrativa e emoção para a mudança em psicoterapia, no entanto, não existe uma revisão sistemática que reúna os estudos que aplicam qualquer um dos três sistemas de codificação destes processos. Objetivo: Realizar uma revisão sistemática dos estudos que usam o Narrative Process Coding System (NPCS; Angus, Hardtke, & Levitt, 1992, 1996) e o Narrative-Emotion Process Coding System (NEPCS 1.0; Boritz, Bryntwick, Angus, Greenberg, & Carpenter, 2012; NEPCS 2.0; Angus Narrative-Emotion Marker Lab., 2015). Método: realizaram-se pesquisas eletrónicas sistemáticas pela fórmula narrative-emotion processes or NEPCS or Narrative-Emotion Process Coding System or narrative-emotion markers or narrative processes or NPCS or Narrative Process Coding System (texto completo) e Angus, Lynne (autor) nas bases de dados eletrónicas Book Colletion, PsycINFO, PsycARTICLES, PsycBOOKS, PEP Archive, Psychology and Behavioral Sciences Colletion, Academic Search Complete e na Web of Knowledge. Foram adicionados manualmente estudos selecionados através das referências bibliográficas. Resultados: foram selecionados 20 estudos empíricos que utilizaram qualquer um dos três sistemas de codificação. Conclusões: os sistemas de codificação dos processos narrativos e processos de narrativa-emocional (NE-P) foram aplicados a diferentes modalidades terapêuticas (EFTT, CBT, EFT, CCT, PPT, PT, ST, CT, IT) e em diferentes patologias (depressão, PTSD, stress e GAD), confirmando a importância da identificação de diferentes processos que contribuem para a mudança psicoterapêutica e encorajando a aplicação e o suporte destes instrumentos nas investigações de processo-resultado em psicoterapia.
- Metodologia de trabalho de projeto como promotor de aprendizagens transdisciplinaresPublication . Gomes, Mariana Isabel Gonçalves; Gerardo, Maria IsabelO presente relatório surgiu no âmbito da Prática do Ensino Supervisionada em 1º Ciclo do Ensino Báscio, numa instituição privada em Lisboa, na qual, durante o período de observação não participante pude constatar que a metodologia utilizada era um método expositivo, apoiado nos manuais, uma vez que a metodologia de trabalho de projeto ganha maior relevância a partir do segundo ano. Depois de ter dado algumas aulas, o tema “Metodologia de Trabalho de Projeto como promotor de apendizagens transdisciplinares”, surge da minha curiosidade nesta metodologia e por acreditar no seu potencial como promotora de aprendizagens transdisciplinares. Assim, propus explorar esta metodologia partindo dos interesses das crianças ao levar um animal para a sala de aula, o que me permitiu promover aprendizagens abordando as diferentes áreas para um conhecimento do todo tendo como foco e elemento de motivação, o coelho. Acredito que nos dias de hoje é cada vez mais importante optarmos por um método de ensino que vá ao encontro dos interesses das crianças e as envolva no seu próprio processo de ensino aprendizagem, proporcionando-lhes assim sequências didáticas significativas que ficarão na sua memória. Foi colocada uma questão: De que forma é que a Metodologia Trabalho de Projeto poderá promover aprendizagens transdisciplinares? Com o estudo realizado, foi-me possível concluir que o trabalho de projeto reúne em si um vasto número de vantagens que não deve ser esquecido, pois esta metodologia proporciona aprendizagens a um nível transdisciplinar que permitem uma abordagem do conhecimento no seu todo transcendendo-o para a vida.
- Part-time voluntário e involuntário: Qual a relacção com a satisfação e o engagement?Publication . Silva, Ana Rita Lemos da; Cesário, Francisco José SantosO presente estudo tem como objetivo testar o impacto do tipo de trabalho a tempo parcial (voluntário e involuntário) na satisfação laboral e no engagement dos colaboradores. Colocou-se então a seguinte questão: Será que o tipo de trabalho a tempo parcial (voluntário e involuntário) tem um impacto na satisfação e no engagement? De seguida colocou-se então uma hipótese de investigação: Trabalhadores a tempo parcial de forma voluntária apresentam níveis superiores de satisfação e de engagement comparativamente a trabalhadores que se encontram a tempo parcial de forma involuntária. Neste estudo participaram 292 colaboradores, de organizações distintas, sediadas em território português e de vários setores de atividade. Os resultados demonstram que os participantes que trabalham a tempo parcial de forma voluntária, apresentam maiores níveis de satisfação laboral e de engagement em todas as dimensões das escalas. Notou-se ainda que comparando o tipo de trabalho a tempo parcial entre o género, os participantes que trabalham a tempo parcial de forma voluntária apresentam diferenças significativas entre si. Contudo, o mesmo não se verifica entre os trabalhadores que laboram a tempo parcial de forma involuntária.
- Parceria escola famíliaPublication . Soares, Francisca; Mata, Maria de Lourdes Estorninho NevesA parceria escola família é apresentada neste relatório sob a ótica da importância do envolvimento parental com a escola para o desenvolvimento das crianças. De facto, na linha do que vários autores dizem, defendemos que esta parceria é um fator que não só melhora o interesse das crianças nos conteúdos trabalhados em contexto escolar, como também contribui para o equilíbrio e bem-estar psicológico das crianças, tornando-as mais autoconfiantes e mais capazes de interagir socialmente. A importância da família no crescimento das crianças reflete-se quer na felicidade demonstrada por aquelas quando veem os pais na escola, a realizar uma atividade, quer quando, em brincadeiras livres, reproduzem o quotidiano familiar. A observação de atividades e a realização de entrevistas constituíram opções metodológicas fulcrais para conseguirmos pôr em prática os objetivos que, a partir das dificuldades sentidas na Instituição, estabelecemos neste trabalho: refletir sobre estratégias educativas; pôr em prática novas estratégias de parceria; levar a escola a casa.
- Pré-Escolar: Um Ensino Escolarizado?Publication . Aguieiras, Rute Marlene Esteves; Mata, Maria de Lourdes Estorninho NevesO presente relatório decorre da Prática de Ensino Supervisionada realizada num contexto de Educação Pré-Escolar (EPE), com um grupo de 16 crianças com 5 anos. Teve como a finalidade conhecer e caracterizar duas abordagens pedagógicas diferentes, mais concretamente o uso de uma pedagogia transmissiva e de uma pedagogia mais ativa, assente na utilização de jogos. Neste sentido, delineámos como objetivos centrais: identificar as vantagens e/ou desvantagens da implementação de práticas mais transmissivas, e identificar a sua eficácia e papel motivador na aprendizagem. Neste âmbito, procurei mostrar que ao utilizar atividades lúdicas, como os jogos tradicionais, se conseguem desenvolver competências cognitivas, e promover aprendizagens diversificadas, incorporando ao mesmo tempo a cultura onde vivemos, papéis sociais e regras. A nível metodológico este estudo é de natureza qualitativa, enquadrado num paradigma interpretativo, tendo como técnicas de recolha de dados, uma entrevista à educadora e a observação das crianças em espaço de atividades estruturadas como a realização de fichas e em momentos mais lúdicos como o jogo, com recurso às notas de campo. Os resultados permitem inferir que, através de pedagogias mais ativas as crianças conseguem explorar e apropriar-se mais facilmente de conhecimentos e conceitos, sendo agentes na construção das suas aprendizagens. Por sua vez, em situações assentes em pedagogias mais transmissivas os conhecimentos são apresentados pelo o educador, não havendo muitas vezes espaço nem tempo para que cada criança se aproprie e atribua significado a esse conhecimento.