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- “Se quiseres podes dançar...”: Um estudo sobre sincronia e altruísmo em crianças de idade pré-escolarPublication . Sousa, Ana Rita Botelho de; Menéres, SofiaOs comportamentos pró-sociais, como partilhar, confortar e ajudar, que podem ser definidos genericamente como qualquer comportamento que tem por objetivo beneficiar outra pessoa e que envolvem custo para o próprio, surgem em idades muitos precoces. A literatura recente tem proposto que cada uma destas formas de comportamento pró-social tem uma trajetória de desenvolvimento específica. Contudo, sabe-se ainda pouco sobre as trajetórias de desenvolvimento de cada um desses comportamentos, em particular ao longo da primeira infância. Para mais, sabendo que o comportamento altruísta se desenvolve em todas as crianças, não é ainda claro que fatores podem explicar o facto de nem todas as crianças serem altruístas de igual forma. O presente estudo, com um desenho observacional e exploratório, tem como objetivo investigar o papel da sincronia entendida como percursor da empatia, no desenvolvimento dos comportamentos pró-sociais, em particular, nos comportamentos de partilha. Mais concretamente, o presente estudo teve como objetivo investigar de que forma é que a empatia está associada aos comportamentos de partilha. Participaram neste estudo 80 crianças de idades pré-escolares (3 e 5 anos), a quem foram propostas tarefas de partilha, seguidas de situações de sincronia/assincronia. Verificou-se então que os valores totais da partilha (i.e., o número de autocolantes totais que cada criança partilhou) aumentaram no grupo das crianças que dançaram. Salienta-se assim a importância da construção e aplicação de programas de tomada de consciência corporal para as crianças, com o objetivo reconhecerem a existência do outro enquanto ser diferente de si, possuidor de estados emocionais próprios e únicos.
- Contributos para a auto-regulação do bebé no paradigma face-to-face still-facePublication . Seixas, Íris; Barbosa, Miguel; Fuertes, MarinaResumo: Logo apos o nascimento o recém-nascido apresenta comportamentos instintivos de autorregulação que lhe permitem controlar as suas respostas motoras e vegetativas isolando-se de estímulos perturbadores, organizando-se face ao stress e iniciando ou terminando a interação com os pais. Estes comportamentos evoluem ao longo do primeiro ano de vida. A partir dos 3 meses estes comportamentos parecem organizar-se em estilos comportamentais e ter um peso moderado na qualidade da vinculação mãe-filho(a). No intuito de estudar os processos de autorregulação do bebé e o papel materno na interação, observámos 98 bebés (46 meninas, 51 primíparos, nascidos com mais de 36 semanas de gestação) e as suas mães, na situação experimental Still-Face aos 3 e aos 9 meses. O comportamento dos bebés foi classificado ou descrito quanto à sua forma de organização comportamental (e.g., capacidade de recuperação após o episódio do Still-Face) e o comportamento materno quanto à qualidade do envolvimento e ao nível de intrusividade. Os resultados indicam diferenças individuais na autorregulação do bebé, das quais descrevemos e apresentamos 3 padrões de organização de resposta subdivididos em sub-padrões comportamentais associados. Estas formas de autorregulação apresentam uma elevada associação com as respostas maternas, género do bebé e paridade. Os dados deste estudo suportam a tese de que a autorregulação infantil resulta da capacidade de mobilização dos recursos do bebé e da resposta que recebe para apoiar os seus esforços.
- O efeito mediador do engagement na relação entre o job crafting e o desempenhoPublication . Martins, Inês Gonçalves Vicente; Andrade, Luís José NunesO presente estudo tem como primordial objetivo, estudar o impacto das dimensões do job crafting no desempenho, tanto percecionado como na avaliação de desempenho, bem como averiguar o efeito mediador do engagement na relação entre o job crafting e o desempenho percecionado e avaliação de desempenho. A amostra é composta por 187 participantes de nacionalidade portuguesa, colaboradores em diversas organizações em território nacional, que apresentam idades compreendidas entre os 22 e os 66 anos. Para medir as variáveis usaram-se três instrumentos distintos: a escala The Job Crafting Questionnaire (JCQ), na sua versão original de Slemp & Vella-Brodrick (2013) que foi adaptada para o presente estudo, a Work Engagament UWES – Utrecht Work Engagement Scale, adaptada para a língua portuguesa por (Chambel, Castanheira & Sobral, 2014) e Self-rated performance na versão reduzida da escala de Williams & Anderson (1991). Os resultados obtidos demonstraram que existe um impacto positivo entre o job crafting e o desempenho percecionado e avaliação de desempenho e que foi verificada uma mediação parcial entre o engagement e a relação entre o job crafting e o desempenho.
- “To learn, or to be the best?” : achievement goal profiles in pre-adolescentsPublication . Peixoto, Francisco José Brito; Pipa, Joana; Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves; Monteiro, Vera; Sanches, CristinaAbstract: This study aimed to examine the achievement goal orientation profiles of 5th and 7th grade students and the profile differences in academic achievement and anxiety. Participants were 1652 Portuguese students who responded to the Achievement Goals Scale and the Achievement Emotions Questionnaire. Based on a person-centered approach, cluster analysis identified six groups of students with distinct motivational profiles: task oriented, ego oriented, success oriented, disengaged, selfdefeating oriented and diffuse. The largest number of participants were in the diffuse oriented group. In terms of the gender composition of clusters, differences manifested in the groups of disengaged and self-defeating orientations, with boys predominating in the former and girls in the latter. In age, the success oriented students group was in the majority composed of younger students and older students were more likely to adopt disengaged orientations. Clusters also revealed different compositions when retention was taken into account, with students who had been retained being more represented in the disengaged and diffuse groups. Moreover results showed that goal orientation profiles had effects on academic achievement and anxiety: success oriented students achieved higher grades and students whose profiles are predominantly ego oriented (self-enhancement and selfdefeating) express more class and test anxiety.
- Professional quality of life in nurses : contribution for the validation of the Portuguese version of the Professional Quality of Life Scale-5 (ProQOL-5)Publication . Duarte, JoanaAbstract: Job stress and burnout are highly prevalent in healthcare professionals, and nurses in particular. Given its deleterious consequences not only for professionals’ well-being but also for patients and organizations, it is important to have adequate measures to assess professional quality of life. This study aimed to offer a contribution for the Portuguese validation of the Professional Quality of Life Scale-5. This scale was designed to measure three dimensions of professional quality of life: compassion satisfaction, burnout, and compassion fatigue. The sample was composed by 390 nurses recruited from five public hospitals from Portugal north and center regions. Participants had on average 38.58 years of age (SD=9.10) and were mainly female, married, and practiced nursing in a variety of fields with an average of 15.66 (SD=9.09) years of practice. Results from the confirmatory factor analysis indicated that the original version of the scale had several problematic items and that a revised version showed superior model fit. In addition, results showed that female scored higher than men on Compassion Satisfaction. Also, nurses working in an oncology hospital had higher scores of Compassion Fatigue. Finally, higher scores of Burnout and Compassion Fatigue, and lower scores of Compassion Satisfaction, were associated with greater Depression, Anxiety, and Stress symptoms. The ProQOL-5 is thus an adequate instrument to assess professional quality of life in nurses and may be valuable for designing effective interventions to tackle burnout and compassion fatigue, and promote satisfaction with one’s work.
- Father’s involvement and parenting styles in Portuguese families. The role of education and working hoursPublication . Monteiro, Lígia Maria Santos; Fernandes, Marília; Torres, Nuno; Santos, CarolinaAbstract: Early studies on fathers focused mainly on their presence in or absence from children’s lives, and the amount of time they spent with them. More recently, several authors have stated the importance of understanding the quality of father involvement to comprehend fully its impact on child development. However, studies have also reported that socio-demographic variables, namely, father educational levels and employment status affect parenting and children outcomes. The aims of this study were to analyze a sample of 465 Portuguese two-parent families with pre-school age children, looking for associations between father involvement in care/socialization activities and paternal parenting styles while testing for the moderating effect of father educational levels and working hours. Fathers reported on their own parenting styles and mothers described the father’s involvement. Fathers’ working hours moderated the relation between his authoritative parenting style and involvement in teaching/discipline and play activities. In addition, fathers’ education moderated the relation between his authoritative style and involvement in direct care and teaching/discipline. Given the different roles that fathers can assume in their children’s lives, it is important to understand the mechanisms of paternal participation, and identify the factors which explain the differences in effective care so that we can promote higher positive involvement.
- O suporte social e a personalidade são significativos para os objetivos de vida de adolescentes de diferentes configurações familiares?Publication . Mota, Catarina Pinheiro; Oliveira, InêsResumo: O suporte social tem vindo a ser evidenciado na literatura pela sua relevância no que concerne a planificação e estabelecimento de objetivos de vida de jovens adolescentes. Vivências emocionais adversas no contexto familiar, nomeadamente perdas significativas e transições podem, todavia, condicionar este processo. A presente investigação objectiva analisar o papel do suporte social no desenvolvimento de objetivos de vida de jovens de diferentes configurações familiares (famílias tradicionais e jovens em acolhimento residencial), sendo ainda testado o papel mediador da personalidade na associação anterior. A amostra foi constituída por 350 jovens adolescentes portugueses de ambos os géneros, com idades compreendidas entre 13 e os 18 anos, provenientes de famílias tradicionais e em regime de acolhimento residencial. Para recolha de dados foi utilizado o Social Support Appraisals (SSA), Purpose in Life Test (PIL-R) e o Inventario de Personalidade dos Cinco Fatores (NEO-FFI-20). Foram testados modelos de mediação para as diferentes configurações familiares, sendo que os resultados sugeriram que o suporte social apresenta uma associação positiva significativa com os objetivos de vida, e a personalidade desempenha um efeito mediador na associação anterior. Os resultados foram discutidos a luz da teoria da vinculação, considerando a relevância do suporte social no desenvolvimento da personalidade e construção dos projectos de vida.
- Estabilidade gráfica das produções escritas e conceptualizações infantis sobre a linguagem escrita : escrita cursiva e escrita a computadorPublication . Almeida, Tiago; Silva, Ana CristinaResumo: O objectivo deste estudo foi analisar a relação entre as conceptualizações infantis sobre a linguagem escrita e a estabilidade gráfica das produções escritas de crianças de idade pré-escolar em dois momentos consecutivos. Também pretendemos avaliar em que medida a utilização do computador pode aumentar o número de letras correctamente mobilizadas comparativamente a utilização de escrita cursiva. Participaram 90 crianças de quatro jardins-de-infância de Lisboa. As crianças eram equivalentes quanto a idade, inteligência e número de letras que conheciam e diferiam no nível conceptual sobre a escrita. Foram criados 3 grupos experimentais (n=30) definidos em função do nível conceptual (Alves Martins, 1996): silábico com fonetizarão, silábico-alfabético e alfabético. Os participantes escreveram uma mesma lista de palavras em momentos consecutivos (cursiva e computador) e compararam-se os pares de palavras produzidos e o numero de letras correctamente mobilizadas na escrita das palavras em cada um dos momentos. As crianças silábicas com fonetização e alfabéticas apresentaram maior número de pares de palavras escritas com identidade total (pares cuja semelhança entre as palavras produzidas em dois momentos de escrita e total). Os pares de produções escritas com alternância grafo-fonética (pares cuja a semelhança entre as palavras produzidas nos dois momentos de escrita e próxima, ou seja, existem letras que se repetem nos dois momentos de produção, embora se verifiquem variações na mobilização de pelo menos uma letra pertinente entre os pares) foram mais frequentes nos participantes do nível conceptual silábico-alfabético. Os resultados indicam que o número de letras correctamente mobilizadas nas escritas infantis e superior quando a escrita e realizada no computador e que os pares com alternâncias grafo-fonéticas questionam a ideia de um desenvolvimento linear na apropriação por parte das crianças da logica alfabética subjacente a codificação escrita.
- Assessment of the affective and rational bases for urgent decision-making under extreme circumstancesPublication . Cosentino, Alejandro César; Azzollini, Susana Celeste; Depaula, Pablo Domingo; Castillo, Sergio EdgardoAbstract: In the framework of dual-type theories, decision making is based on two types of information processing: intuitive and rational. Inspired by this framework, our aims were to develop a brief selfrating measurement instrument to assess the affective and rational bases for urgent decision-making under extreme circumstances, and to study its psychometric properties. The samples comprised cadets from a military academy and participants from the general population. The results showed evidence of acceptable reliability as well as structural, convergent, and discriminant validity for the Bases for Urgent Decisions under Extreme Circumstances Inventory (BUDECI), the new 8-item inventory.
- The cultural stereotype of professional groups : consensus, accessibility and typicality of stereotypic contentsPublication . Santos, Ana Sofia; Almeida, Filipa de; Palma, Tomás A.; Oliveira, Manuel; Garcia-Marques, LeonelAbstract: The purpose of the present work was to measure the stereotypic content of several professional groups in a Portuguese sample, by determining the culturally shared stereotypic attributes, their accessibility and typicality. Study 1 used a spontaneous attribute-generation-task to collect the stereotypic content of 28 professional groups. The frequency of generation was used to measure consensus on the attributes generated. The order of generated attributes was used to determine their accessibility. To further explore the link between attributes and the professional group, a new sample (Study 2) rated how typical each attribute was of the professional group. We map out the usefulness of studying professional stereotype’s content.
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