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PORG - Dissertações de Mestrado

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  • Liderança robótica e satisfação no trabalho: O papel da segurança psicológica e da confiança
    Publication . Figueiredo, Ana Beatriz Lopes; Lopes, Sara L.
    A evolução tecnológica tem levado a um crescente interesse pela forma como os indivíduos interagem com robôs, nomeadamente em contextos de trabalho. Em ambiente laboral, os robôs já são percecionados pelos trabalhadores como promotores de bem-estar psicológico e como parceiros de trabalho. O presente trabalho teve como principal objetivo compreender as atitudes e perceções dos indivíduos que são liderados por um líder robô em contexto laboral. Variáveis como a confiança no robô, o estilo de liderança, a segurança psicológica e a satisfação no trabalho foram analisadas. Este estudo, de carácter correlacional, teve uma amostra de 178 participantes, que leram um cenário que descrevia uma situação de trabalho em que o robô assumia o papel de líder. No que toca aos resultados, foi esperado que, perante a existência de um líder robô, a segurança psicológica mediasse a relação entre o estilo de liderança transformacional do robô e a satisfação no trabalho. Foi também esperado que o nível de confiança no robô moderasse a relação entre o estilo de liderança e a segurança psicológica. Por último, previu-se que existiriam diferenças entre indivíduos em relação à literacia tecnológica, bem como ao nível de aceitação dos robôs nos locais de trabalho. As descobertas desta investigação contribuíram para compreender a forma como os indivíduos percecionam a liderança robótica, que, por sua vez, pode ter relevantes implicações práticas, nomeadamente em contextos organizacionais onde maior precisão e menor enviesamentos na tomada de decisão são essenciais.
  • Mobbing e Intenção de Saída: Uma relação mediada pelo silêncio organizacional
    Publication . Oliveira, Catarina Brito Cabral; Cesário, Francisco
    No contexto laboral atual, o “Mobbing” e o “Silêncio Organizacional” são fenómenos relevantes, principalmente pela sua influência na “Intenção de Saída” dos trabalhadores. O assédio moral (Mobbing), prejudica o bem-estar psicológico e o desempenho dos funcionários, enquanto o silêncio organizacional é uma estratégia de omissão comumente empregada como forma de autoproteção. Estes comportamentos afetam a comunicação interna e prejudicam o ambiente organizacional. O presente estudo visou analisar a influência do Mobbing na Intenção de Saída, tendo em conta o papel mediador do Silêncio Organizacional. Para isso, foi criado um modelo teórico baseado em literatura recente, no qual se examinou se o silêncio, nas suas diferentes dimensões (Defensivo, Submissão e Pró-Social), atua como mediador na relação entre a perceção de Mobbing e a decisão de deixar a organização. A amostra incluiu 146 participantes, profissionais ativos em Portugal, que, a partir de um questionário online, partilharam as suas vivências no local de trabalho. Os dados foram analisados por meio de regressões lineares e modelos de mediação. Os resultados indicaram que o Mobbing tem um efeito positivo na Intenção de Saída e que o Silêncio Organizacional, principalmente na sua vertente defensiva, funciona como um mediador parcial nessa relação. Trabalhadores que enfrentam situações persistentes de Mobbing costumam adotar comportamentos de silêncio, o que, por sua vez, intensifica o seu desejo de abandonar a organização. Estes dados são importantes para as empresas que procuram evitar a perda de talentos e fomentar ambientes de trabalho seguros, devendo aplicar estratégias de escuta ativa, prevenção de assédio, e o incentivo ao diálogo interno.
  • Don’t quit, craft your fit - O papel mediador do person-job fit na relação entre o job crafting, o desempenho e a intenção de saída
    Publication . Moura, Patrícia Madeira; Andrade, Luís
    A presente investigação tem como objetivo compreender o efeito mediador do Person-Job Fit na relação entre o Job Crafting com o Desempenho e a Intenção de Saída. Este estudo contou com uma amostra de 205 participantes, sendo 169 do sexo masculino e 36 do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 21 e os 42 anos. Para testar as variáveis desta investigação foram utilizadas as escalas Job Crafting Questionnaire, desenvolvida por Slemp e Vella-Brodrick (2013); a escala Person-Job Fit Questionnaire, desenvolvida por Saks & Ashforth (1997); a escala Individual Work Performance Questionnaire, desenvolvida por Koopmans et al. (2012), e por último, a escala de Intenções de Saída Organizacional, desenvolvida por Bártolo-Ribeiro (2018). Através dos resultados obtidos, verificou-se que o modelo de investigação proposto se confirmou, sendo possível concluir que: (1) a relação entre o job crafting e o desempenho individual é mediada pelo person-job fit, verificando-se que as práticas de job crafting aumentam a perceção de ajustamento entre os colaboradores e o seu trabalho, resultado num aumento dos seus níveis de desempenho; (2) a relação entre o job crafting e a intenção de saída é mediada pelo person-job fit, verificando-se que os colaboradores manifestam menos intenções de abandonar voluntariamente o seu trabalho se percecionarem maiores níveis de ajustamento entre si e o seu trabalho.
  • O efeito moderador de regulação emocional na relação entre o stress e o desempenho percebido
    Publication . Duarte, Ricardo Gameiro de Campos; Andrade, Luís
    O objetivo do presente estudo foi estudar o efeito do Stress/Fatores de Stress sobre o Desempenho Percebido em atletas de futebol. Adicionalmente, sugeriu-se estudar o efeito moderador da Regulação Emocional, na relação negativa entre as duas primeiras variáveis. Foram recrutados 147 atletas, todos do sexo masculino, com as idades compreendidas entre os 12 e os 20 anos (M = 15.6, DP = 1.989). De modo a avaliar as variáveis em estudo, foram utilizados os seguintes instrumentos: o Questionário de Stress na Competição Desportiva (QSCD), desenvolvida por Gomes (2015), a Escala de Regulação Emocional (Gross, 2003), traduzida para a língua portuguesa por Borges (2023) e o Questionário de Perceção de Rendimento Desportivo (QPRD), desenvolvido por Gomes (2016). Os dados foram recolhidos através da plataforma Qualitrics, na qual foi criada o questionário. Os resultados obtidos revelam que: uma dimensão da Regulação Emocional, especificamente a Reapreciação Cognitiva, está significativamente correlacionada, de forma positiva, com uma dimensão do Stress, a Má Condição Desportiva e Lesões. Os resultados referentes à moderação testada não foram significativamente correlacionados. Devido à ausência de interações significativas relativas às hipóteses formuladas, foram realizados testes de moderação com base nos escalões dos atletas. Os resultados obtidos indicam uma moderação para o escalão dos Sub-15 e duas para os sub-17. Os resultados obtidos reforçam a importância que a Regulação Emocional pode ter em atletas de escalões jovens em situações de elevado nível de competitividade desportiva, quando em conjunto com contextos de stress.
  • Conflito trabalho-família e a intenção de saída: A influência da modalidade de trabalho, género e geração
    Publication . Pinheiro, Valentina Carlos
    O presente estudo teve como principal objetivo a análise do impacto do Conflito Trabalho-Família na Intenção de Saída, bem como testar se a Modalidade de Trabalho, o Género e a Geração apresentam um efeito moderador nesta relação. Para o presente estudo foram criadas 12 hipóteses que testam as relações das variáveis acima referidas. Neste estudo participaram 194 pessoas em que as mesmas eram de diferentes organizações, de diferentes idades e tinham uma modalidade de trabalho associada ao seu trabalho. Através do tratamento estatístico dos dados, foi possível concluir que quanto à modalidade, ambos os domínios do conflito são mais baixos na modalidade híbrida do que na presencial; quando ao género, o feminino possui uma maior vontade de sair da organização quando existe conflito comparativamente com o género masculino; por fim, quanto à geração, na geração prémilénio, quando o conflito é baixo, a intenção de saída da organização também é baixa, mas na geração pós-milénio, mesmo que o conflito seja baixo, já existe uma intenção significativa de sair da organização.
  • Liderança e desempenho percebidos: Papel moderador da personalidade em atletas de natação
    Publication . Correia, Daniela Eleutério; Garcia-Marques, Teresa
    Este estudo procura compreender de que modo a personalidade do atleta interfere com a forma como os mesmos percecionam a liderança (referente ao treinador) se relacional com a sua perceção de bom desempenho. Um total de 125 nadadores, ex-atletas e atletas de ambos os géneros, com uma media de 13 anos de pratica responderam a Escala Multidimensional de Liderança no Desporto (EMLD), ao Inventario de Personalidade de 10 Itens (TIPI), e ao Questionário de Perceção de Rendimento Desportivo (QPRD). Os resultados obtidos permitiram observar que a perceção de comportamentos característicos do estilo de liderança transformacional, predizem de forma positiva a perceção de bom desempenho. A relação existente entre a liderança percebida e o desempenho percebido apenas foi moderada por um dos traços de personalidade, a extroversão, mostrando que quanto mais extrovertido for o nadador maior será a influencia que a perceção da adoção de comportamentos de liderança transformacional tem na perceção de desempenho dos mesmos. Adicionalmente verifica-se que os traços de personalidade como a extroversão, a conscienciosidade e a abertura a experiencia predizem de forma positiva a perceção de desempenho dos nadadores. Os resultados são discutidos em torno dos múltiplos papeis que a personalidade de um atleta tem no seu desempenho desportivo.
  • Burnout e riscos psicossociais em professores de educação especial e ensino regular no contexto português
    Publication . Costa, João Carlos Martins; Garcia-Marques, Teresa
    Este estudo aborda a relação entre os níveis de burnout e riscos psicossociais percebidos junto de duas amostras de professores portugueses do ensino regular versus educação especial. O estudo tem como objetivo adicional comparar os níveis de burnout e a exposição a riscos psicossociais dos dois grupos de professores. Forma inquiridos um total de 157 professores, 89 do ensino regular e 68 da educação especial, com média de idades de 47.88 anos (DP = 10.256). Acedeu-se cada uma das variáveis em estudo através de dois questionários; o Cuestionario de Burnout del Profesorado - Revisado (CBP-R) e o Copenhagen Psychosocial Questionnaire II (COPSOQ II). Os resultados revelaram que: (1) não existem diferenças significativas nos níveis de burnout entre os grupos, embora ambos apresentem níveis elevados de exaustão emocional e baixa realização profissional; (2) os professores de educação especial apresentam níveis significativamente mais elevados de riscos psicossociais, particularmente nas exigências emocionais (90%) e exigências cognitivas (75%), e 3) a relação entre os níveis de burnout e riscos psicossociais é positiva, sendo apenas significativa para o grupo de ensino regular. Discutem-se estes dados e sua relevância para o desenvolvimento de estratégias de prevenção e intervenção específicas para cada contexto de ensino.
  • Desempenho e satisfação no trabalho: O suporte organizacional como fator principal na mitigação de comportamentos contraprodutivos
    Publication . Alves, Sara Isabel Ferreira; Caetano, António
    Este estudo investigou a influência do Suporte Organizacional, da Eficácia Percebida da Liderança, da Autonomia, da Incerteza no Trabalho e da Satisfação no Trabalho no desempenho e comportamento dos colaboradores, com foco no Comportamento Contraprodutivo, Comportamento Negligente e Desempenho de Tarefa. A relevância destas variáveis surge da necessidade crescente das organizações em equilibrar o bem-estar dos seus profissionais com a maximização do desempenho. O estudo foi realizado com uma amostra de 174 colaboradores provenientes de diferentes setores de atividade, utilizando um desenho transversal, e baseou-se na aplicação de questionários para recolher dados quantitativos sobre as perceções dos participantes. Os resultados mostraram que tanto o Suporte Organizacional quanto a Eficácia Percebida da Liderança são preditores significativos do Comportamento Contraprodutivo, embora a liderança tenha uma influência marginal. Apesar de a autonomia ser frequentemente associada a um aumento na satisfação profissional, não foi encontrada uma relação significativa com o Comportamento Contraprodutivo. A incerteza no trabalho, por outro lado, mostrou-se positivamente correlacionada com comportamentos contraprodutivos, tal como esperado. Curiosamente, o estudo revelou uma correlação positiva entre o Comportamento Negligente e os níveis de Satisfação no Trabalho, o que contraria a suposição de uma relação negativa e sugere a necessidade de uma investigação mais aprofundada sobre esta dinâmica. Adicionalmente, os dados sublinham a importância de uma liderança eficaz na melhoria do Desempenho de Tarefa. De forma geral, os resultados deste estudo evidenciam a necessidade de um suporte organizacional consistente e de uma liderança eficaz para promover o desempenho dos colaboradores e mitigar comportamentos desviantes. Estes resultados sugerem intervenções práticas que abordem a incerteza e a perceção de suporte como formas de otimizar a satisfação e o desempenho dos trabalhadores.
  • O efeito mediador/moderador da satisfação na relação entre sobrequalificação, desempenho e intenção de saída
    Publication . Aranha, Ana Clotilde Cordeiro; Ribeiro, Filipa
    O objetivo desta tese foi desenvolver e validar uma Tarefa Stop-Signal Emocional Modificada (MESST), com recurso à tecnologia de rastreio ocular (Eye-tracking), para avaliar a resposta inibitória e os vieses atencionais em resposta a estímulos emocionais. Embora o estudo tenha sido conduzido numa amostra normativa, esta validação inicial visa, futuramente, aplicar o paradigma em populações clínicas, como a Perturbação Obsessivo-Compulsiva (POC), dado que a tarefa inclui estímulos idiossincráticos com potencial para explorar marcadores cognitivos relevantes para esta condição. A amostra foi composta por 33 participantes normativos (18-29 anos), sendo que o estudo avaliou variáveis como o StopSignal Reaction Time (SSRT) e métricas de Eye-tracking, incluindo a latência à primeira fixação e o tempo total de permanência no estímulo. Também se explorou como os traços de impulsividade e ansiedade da amostra influenciam o desempenho na MESST. Os resultados indicam que estímulos emocionalmente carregados aumentam, significativamente, as dificuldades inibitórias e induzem vieses atencionais, sobretudo na manutenção do olhar. Embora não tenha sido observada uma correlação significativa entre os traços de ansiedade e impulsividade nos marcadores centrais como o SSRT, latência à primeira fixação e tempo total de permanência do olhar nas funções cognitivas avaliadas, foi identificado que níveis mais elevados de impulsividade estão associados a uma menor precisão na avaliação emocional de estímulos aversivos genéricos. A tecnologia de Eye-tracking permitiu uma análise contínua e detalhada do comportamento visual atencional, fornecendo uma compreensão mais aprofundada dos processos cognitivos associados à inibição e ao processamento emocional. Esta validação inicial fornece uma base sólida para continuar a validação e aplicação futura do paradigma em populações clínicas com POC.
  • O papel mediador do bem-estar afetivo entre autonomia e satisfação no trabalho: Uma análise das interconexões
    Publication . Bento, Ana Carolina Frazão; Caetano, António
    A satisfação no trabalho, embora não seja um tema novo no mundo organizacional, continua a ser relevante na atualidade, devido às suas inúmeras vantagens, como o aumento da produtividade dos colaboradores, diminuição do burnout, absentismo, entre outros. Posto isto, torna-se fundamental compreender os fatores que predizem maiores níveis de satisfação no contexto organizacional. Embora existam diversos estudos que averiguaram a relação entre autonomia no trabalho e satisfação no trabalho, não foram encontradas investigações sobre o papel mediador do bem-estar afetivo no trabalho nessa relação. Da mesma forma, faltam evidências empíricas que analisem simultaneamente as inter-relações entre autonomia no trabalho e bem-estar afetivo no trabalho, e entre o bem-estar afetivo no trabalho e satisfação no trabalho. É objetivo deste estudo preencher estas lacunas. Para analisar essas interconexões, utilizou-se um delineamento não experimental, transversal e de natureza correlacional. A amostra deste estudo é constituída por 184 colaboradores de diversas organizações que responderam a um questionário online. Os dados foram analisados através de regressões lineares, recorrendo-se à aplicação IBM SPSS Statistics e à macro PROCESS do SPSS, revelando a existência de um efeito estatisticamente significativo e positivo entre a autonomia e a satisfação, sendo o bem-estar afetivo um mediador parcial dessa relação. Da mesma forma, a autonomia tem um efeito positivo no bem-estar afetivo no trabalho, enquanto o bem-estar afetivo tem uma influência positiva na satisfação no trabalho. As organizações, com base nesta informação, podem implementar medidas de intervenção, promovendo uma maior autonomia nos colaboradores e criando ambientes de trabalho mais saudáveis.