PORG - Dissertações de Mestrado
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- Organizações e o meio envolvente: Aquisição de recursos e selecção organizacionalPublication . Cunha, Miguel Pina e; Jesuíno, Jorge CorreiaInexistente
- Análise da tendência institucional-ocupacional dos oficiais do exército portuguêsPublication . Sousa, Fernando José Vieira Cardoso deO presente trabalho tem por finalidade analisar a forma como se distribuem os oficiais do Exército Português, relativamente às variáveis constantes no modelo Institucional/Ocupacional (I/O), de Moskos (1988). Utilizando um questionário de resposta fechada, resultante de várias investigações, foi inquirida uma amostra representativa da população dos oficiais do Exército, das Armas, até ao posto de coronel, inclusivé, oriundos da Academia Militar, no activo em 15 de Setembro de 1992. Foram igualmente inquiridos os cadetes da Academia Militar. Os preditores utilizados foram a idade, o posto, a intenção de saída, o sentimento de pertença e o tipo de interesses. Após a reformulação do construto de Moskos, a análise factorial ditou quatro índices (Vocação versus Emprego; Heterocentração versus Auto-centração; Corporativo versus Não integrado; Profissional versus Burocrata), tendo-se concluído que os oficiais revelam tendências mais próximas do polo institucional do que do ocupacional, nos aspectos da vocação, sentimento do dever, ausência de interesses materiais e sentido profissional. Relativamente aos preditores, verificou-se que as variáveis individuais (tipo de interesses e idade) eram mais importantes para explicar as diferenças nas respostas do que as ligadas à organização (sentimento de pertença e intenção de saída). A investigação sugere a necessidade do aprofundamento das relações de causalidade ligadas à idade e abre pistas sobre o estudo dos problemas que afectam o recrutamento de candidatos a oficial das Forças Armadas.
- Tensão psicológica e traços de personalidadePublication . Andrade, Elsa; Pereira, Orlindo GouveiaO presente trabalho tem por finalidade analisar as relações entre factores de personalidade e variáveis de stress, coping, locus de controlo, strain (físico e psicológico) e satisfação. Os instrumentos utilizados foram o teste de personalidade 16 PF de Cattell relativamente às variáveis de personalidade e o OSI (Organizational Stress Indicator) de Cooper et al. para operacionalizar as restantes variáveis. Estes dois questionários de resposta fechada foram preenchidos por uma amostra de 57 indivíduos portugueses, de ambos os sexos, todos trabalhadores no activo e por conta de outrem, com idades compreendidas entre os 21 e os 55 anos. O estudo correlacionai destas duas provas permitiu concluir que existem relações de co- variação entre as variáveis de stress acima descritas e os factores de personalidade. Após análise factorial de cada uma das provas separadamente, a regressão múltipla dos factores resultantes permitiu concluir que os principais preditores ao nível da personalidade são a tranquilidade, a extroversão e a assertividade, respectivamente para níveis de strain, estratégias de coping e grau de satisfação. A correlação canónica destes dois conjuntos de factores confirmou os resultados obtidos pelas outras análises. Verificou-se também se os sujeitos com determinado tipo de personalidade, o chamado comportamento Tipo A, diferiam nos resultados destes dois testes relativamente aos sujeitos Tipo B. De facto, os primeiros apresentavam níveis significativamente mais elevados de ansiedade e stress, espírito mais aventureiro e empreendedor e locus mais interno do que os segundos. Foi feita ainda uma segregação da amostra total por outros critérios, tais como níveis de stress e locus de controlo, o que também gerou diferenças significativas que foram analisadas e discutidas neste trabalho.
- Stress nos enfermeiros especialistas do Hospital Júlio de Matos em função do sexoPublication . Aparício, Maria Fernanda; Pereira, Orlindo GouveiaO presente estudo tem como objectivo analisar o stress no trabalho (job stress) em função da variável sexo em enfermeiros especialistas do Hospital de Júlio de Matos e incide sobre o stress profissional, ocupacional e do dia-a-dia. Foram submetidos a entrevistas psicológicas estruturadas 15 sujeitos (27% do sexo masculino e 73% do sexo feminino) de modo a se conhecerem as experiências de stress que são influenciadas por factores organizacionais, factores do desempenho no trabalho e factores extraorganizacionais. 23 sujeitos (40% do sexo masculino e 60% do sexo feminino) participaram voluntariamente, durante 14 dias consecutivos no registo das principais contrariedades que ocorreram no seu dia-a-dia, deste modo pretendeu-se identificar as principais causas de stress para ambos os sexos. Por último 61 sujeitos (25 % do sexo masculino e 75% do sexo feminino) foram submetidos ao teste de Stroop, no início e no fim de cada período de trabalho a que correspondem 6 medições de interferência cognitiva. Os resultados foram obtidos através das interpretações qualitativas aos conteúdos das entrevistas e dos diários de acontecimentos stressantes e os dados do Stroop obtidos pela prova estatística MANOVA e a prova de Wilcoxon. Os resultados mostram que existem diferenças na identificação das principais fontes de stress segundo o sexo. Para as enfermeiras as fontes de stress são originadas por stressores organizacionais e de desempenho no trabalho bem como stressores extraorganizacionais. Para os enfermeiros os principais stressores identificados são maioritariamente de natureza extraorganizacionais. As experiências de stress das mulheres revelam que as situações ligadas com os problemas com os filhos, e os problemas ligados com a sobrecarga de trabalho doméstico e os problemas de congestionamento de trânsito característico da vida nas cidades constituem as principais causas de stress. Os resultados dos enfermeiros não referem os stressores relacionados com os problemas dos filhos pois as suas preocupações estão mais ligadas com o congestionamento de trânsito, problemas pessoais e os inerentes ao bulício das grandes cidades. Nas experiências de stress verifica-se que as mulheres têm uma maior tendência para associarem o stress com situações problemáticas de natureza organizacional e do desempenho no trabalho. Os resultados dos homens pelo contrário parecem não ser tão influenciados pelas variáveis organizacionais e do desempenho no trabalho. Nota-se também uma ligeira tendência para que as mulheres revelem menor disponibilidade para o lazer. Nos resultados do teste Stroop ou seja na medida de interferência cognitiva, não se verificaram diferenças significativas para as variáveis estudadas. Porém verifica-se que as mulheres têm idênticos valores na medida de interferência cognitiva no inicio do período de trabalho mas estes valores aumentam ligeiramente à medida que termina esse período de trabalho. Nos homens pelo contrário os valores obtidos na medida de interferência cognitiva vão diminuindo à medida que se aproxima o final do período de trabalho. Estes resultados mostram que para as mulheres as variáveis organizacionais e do desempenho no trabalho lhes criam maior tensão. Contrariamente nos homens a variável organizacional e do desempenho no trabalho parece ter um importante efeito de redução do stress.
- O stress em trabalho por turnos nos enfermeiros especialistas do Hospital Júlio de MatosPublication . Martins, José Gabriel; Pereira, Orlindo GouveiaApós descrição das características da sociedade actual, que favorecem a existência de situações stressantes com uma intensidade e permanência nunca antes registadas, analisa-se o conceito de stress, nas perspectivas fisiológica e psicossocial, assim como a evolução ocorrida no seu estudo. As medidas de stress foram consideradas nas suas características e condições de aplicabilidade. Considerando as nefastas consequências da existência de situações conducentes à situação quase permanente de stress crónico, com repercussões ao nível da saúde, no desempenho individual, na competitividade organizacional e económica, identificaram-se as principais fontes de stress e os respectivos factores moderadores ao nível individual, grupal e organizacional. De seguida, analisaram-se as características do trabalho por turnos rotativos indutoras de stress no trabalho e de produtividade. O stress no trabalho por turnos rotativos foi estudado numa amostra de enfermeiros especialistas do Hospital Júlio de Matos, com o objectivo de estudar a variabilidade dos níveis de stress, variável dependente, em função das variáveis independentes, tipo de horário de trabalho (fixo e por turnos) e dos turnos de trabalho (manhã, tarde e noite). A presente investigação é composta por três estudos. Estes têm como objectivo a identificação e análise das fontes de stress no dia a dia, da experiência de stress e das consequências do stress ao nível da interferência cognitiva. Foram utilizados como instrumentos respectivamente o diário de acontecimentos stressantes, a entrevista e o teste de Stroop. Ao nível das fontes de stress no dia a dia a globalidade dos sujeitos registou uma maior frequência de acontecimentos stressantes extra-organizacionais, com destaque para os inerentes à sobredensidade populacional e os consequentes problemas de trânsito. Os enfermeiros especialistas trabalhando em regime de turnos rotativos foram os que atribuíram maior intensidade aos acontecimentos stressantes ocorridos em contexto organizacional. De entre estes destacaram em especial a sobrecarga de trabalho. Para os que trabalham em regime de horário fixo a principal fonte de stress advém da imprevisibilidade e agressividade comportamental dos doentes. A experiência de stress evidenciou a importância dos stressores extra-organizacionais já referidos, sendo o stress no trabalho moderado pela participação nas tomadas de decisão e pela existência dum bom suporte social, tendo com base o bom relacionamento interpessoal entre os enfermeiros especialistas. Para os inquiridos, o trabalho por turnos rotativos apresenta como principal vantagem a compensação monetária, repercutindo-se no entanto negativamente no relacionamento familiar e na saúde, destacando-se nesta as perturbações do sono. Os níveis de stress registados, através de medida de interferência cognitiva fornecida pelo teste de Stroop, no início e fim de cada período/turno de trabalho, revelaram não existir diferenças significativas entre os registados pelos enfermeiros que trabalham em horário fixo e os em turnos rotativos (manhã, tarde e noite). Estes dados constituem um indicador da relevância das fontes de stress extra-organizacionais para esta população.
- Stress em função da tarefa nos enfermeiros especialistas do Hospital Júlio de MatosPublication . Silva, Maria Clara Ferreira da; Pereira, Orlindo GouveiaO objectivo do presente estudo foi o de estudar a relação existente entre o stress (fontes de stress, experiências de stress e medidas de interferência cognitiva) e as tarefas geradoras de tensão, desempenhadas por enfermeiros especialistas em doentes crónicos / evolução prolongada e por doentes agudos, (stress/tarefa). O estudo envolveu três amostras distintas retiradas da população dos enfermeiros especialistas do quadro do Hospital Júlio de Matos, através da participação voluntária de 23 sujeitos, dos quais 5 são enfermeiros especialistas em serviços de doentes crónicos e 18 são enfermeiros em serviços de doentes agudos (estudo das fontes de stress). Da escolha aleatória de 15 sujeitos, que foram submetidos a entrevista 5 são enfermeiros especialistas em doentes crónicos e 10 são enfermeiros especialistas em doentes agudos (experiência de stress). Da realização voluntária de 61 sujeitos que realizaram o teste de Stroop, dos quais 22 trabalham com doentes crónicos e 39 com doentes agudos (níveis de stress como medida de interferência cognitiva). Os instrumentos utilizados formam respectivamente os diários de acontecimentos stressantes, as entrevistas individuais e o teste de Stroop). Os resultados obtidos evidenciam diferenças significativas nos enfermeiros especialistas em doentes crónicos no que diz respeito aos níveis de stress obtidos através da medida de interferência cognitiva, relativamente ao inicio e fim do terceiro e quinto períodos de trabalho, enquanto que nos enfermeiros especialistas em doentes agudos não se verificaram diferenças significativas em nenhum período de trabalho. Os resultados dos níveis de stress obtidos no inicio e no fim de cada período de trabalho são em termos absolutos superiores para os enfermeiros especialistas em doentes crónicos , à medida que se aproxima o final do período de trabalho. Relativamente às fontes de stress e às experiências de stress os enfermeiros especialistas em doentes agudos, evidenciam muito mais circunstâncias stressantes (organizacionais e extraorganizacionais) do que os enfermeiros especialistas em doentes crónicos, ambos dão importância à sobrecarga de trabalho. Porém, os enfermeiros especialistas em doentes agudos também consideram stressantes todas as situações que se ligam com a imprevisibilidade e agressividade dos doentes.
- Representação social do leitePublication . Pereira, Francisco José Costa; Reto, LuísO presente trabalho tem por finalidade determinar a representação social do leite nos consumidores de leite da Grande Lisboa, a partir de uma amostra de 380 sujeitos considerada representativa. Para tal procurou determinar-se a forma como as pessoas efectuam a objectivação, determinando os sintagmas que a constituem, em seguida procurou identificar-se a ancoragem, isto é, como as pessoas têm a sua representação incorporada em categorias, a partir de uma noção protótipica e como essas categorias estão relacionadas entre si. Efectuou-se ainda uma análise pelos vários sub¬grupos, agrupados em torno das variáveis demográficas de sexo e de idades, com o objectivo de identificar o tipo de representação social e como ela varia entre os sexos e ao longo das idades. Para além da representação social procurou determinar-se em que medida, as estratégias de comunicação em especial a publicidade a determinavam, procurando ir conhecer a sua proveniência. Para conseguir o descrito foi construído um questionário com base no elaborado por P. Verges (1993) para determinar a Representação Social da Economia e adaptado ao contexto em que ocorrem as investigações no comportamento de consumo. Este questionário pretendeu determinar, a partir de uma questão de evocação sobre a importância do consumo de leite e utilizando dados quantitativos e qualitativos, a objectivação e na perspectiva de Abric o núcleo da representação social, identificando-se o sistema central da representação e o periférico. A partir de uma análise prototípica tendo por base os sintagmas de maior frequência foram agrupados os termos em categorias de modo a poder determinar-se a ancoragem da representação social. Utilizando termos que enquadram as várias vertentes do consumo de leite, procurou analisar-se como as pessoas racionalmente formavam agrupamentos de conceitos. Para a origem da representação procurou analisar-se o impacto da publicidade na determinação dos sintagmas e das categorias e da forma como elas estão relacionadas entre si. Foi efectuada uma análise de conteúdo à publicidade efectuada pelas marcas de leite nos dois últimos anos, a qual determinou a quarta questão da segunda parte do questionário. Foram analisadas as marcas de leite e determinado o seu mapa perceptual, a partir de uma questão de evocação (em que as pessoas expressavam as marcas de leite de que se recordavam) utilizando-se técnicas estatísticas de análises de correpondências gráficas e escala multidimensional ( MDS ) Nos resultados verificou-se que a representação social era, na perspectiva de Moscovici, uma representação fechada, que mantinha quase inalterada em todos os grupos a mesma objectivação e só variava na ancoragem e nos sistemas periféricos da representação, em cada um dos vários grupos analisados. Das análises da publicidade e das marcas verificou-se que a representação era fortementemente determinada peias estratégias de comunicação das marcas. Este estudo mostra a necessidade de se desenvolverem estudos sobre a representação social e a comunicação de massas para se determinarem estratégias de comunicação em Marketing. O estudo parece apontar que, para uma comunicação em marketing ser bem sucedida, ela tem de passar pelo núcleo da representação social e associada com os sistemas periféricos da representação.
- Consumo de substâncias psicoactivas em empresas do distrito de LisboaPublication . Vitória, Paulo Duarte; Pereira, Orlindo GouveiaA Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que 70% das pessoas com problemas de consumo de álcool e 62% das pessoas com problemas de consumo de drogas ilegais estão enquadradas profissionalmente (OIT/OMS, 1988). Os dados disponíveis sobre a situação em Portugal sugerem uma realidade próxima das estimativas da OIT. Face a esta realidade, como estão a reagir as empresas portuguesas? Existe a percepção desta situação e da sua gravidade? As empresas estão preocupadas? Quais os problemas de trabalho cuja ocorrência é associada ao consumo de substâncias? As empresas têm realizado acções para prevenir os problemas provocados por esta situação? Procurando respostas para estas questões, foi elaborado um inquérito, baseado em estudos prévios realizados no âmbito da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da União Europeia. Colaboraram 437 empresas do Distrito de Lisboa com mais de 50 trabalhadores, respondendo a um questionário que ofereceu as seguintes indicações: - Relativamente ao consumo de álcool, a tendência principal das respostas é para considerar que o problema existe na empresa, mas sem gravidade. Cerca de 16% das respostas admitem que o problema existe com gravidade. No caso do consumo das drogas ilegais, a tendência principal das respostas é para considerar que o problema não existe na empresa. Cerca de 12% das respostas admitem que o problema existe com gravidade. - As empresas assumem que, nos últimos três anos, ocorreram nas empresas diversos problemas de trabalho associados ao consumo de substâncias pelos trabalhadores e a maioria admite a sua preocupação com a situação. Algumas empresas já realizaram acções de prevenção neste domínio. Nesta base, verifica-se que nas empresas existe consciência da gravidade da situação e algum interesse em desenvolver acções de prevenção. É importante criar estruturas e processos com o objectivo de incentivar este interesse e concretizar as potencialidades das empresas como meio privilegiado para prevenir os problemas de consumo de substâncias psicoactivas.
- Definição de objectivos e complexidade da tarefa : abordagem metacognitiva ao controlo de tráfego aéreoPublication . Oliveira, Teresa Cristina Clímaco Monteiro d'; Pereira, Orlindo GouveiaInexistente
- Constelações motivacionais dos patrões (empreendedores) portugueses 1988-1991Publication . Ramitos, Célia de Jesus Félix Madeira; Pereira, Orlindo GouveiaEsta dissertação é uma descrição das constelações motivacionais subjacentes ao discurso dos empresários portugueses no "Ranking actual" (Julho, 1992). Este estudo situa-se no âmbito da investigação em Psicologia das Organizações. O modelo psicológico de referência é em particular, a Teoria da Motivação de McClelland, Atkinson e colaboradores. No contexto organizacional, esta teoria conhece um desenvolvimento bastante significativo, a consubstanciá-lo encontramos os estudos sobre as constelações motivacionais dos empreendedores por Bludau (1976), Wainer e Rubin (1971), Terhune (1968), Andrews (1967), Kock (1965, 1974), bem como os estudos de Bradburn et al. (1960) comparando os níveis de Motivos entre Empreendedores e Profissionais em quatro países, e ainda a comparação de Managers do sector Público e Privado. Mais recentemente, Miner et al. nos seus trabalhos dão um novo enfoque à teoria da Motivação, demarcando-se já dos trabalhos atrás citados. Desenvolvo este trabalho em quatro capítulos. No Capítulo I abordo de forma sumária os trabalhos sobre as constelações motivacionais, os níveis de motivação dos empreendedores e profissionais em quatro países -Estados Unidos, Itália, Turquia e Polónia -, em empresas públicas e privadas, e finalmente as abordagens que "contrariam" o modelo de McClelland. Na análise dos motivos verifica-se que cada sujeito apresenta um valor inflaccionado num dos motivos e os outros dois apresentam valores mais baixos (Terhune, 1970). Os sujeitos fortemente motivados para o êxito são cooperantes e têm preferência pela negociação, sendo menos voltados para a ameaça. Os sujeitos fortemente motivados para o poder, mostram um comportamento ambivalente, com tendência à competição (Bludau, 1976). Um motivo de êxito alto combinado com um motivo de afiliação baixo encoraja ao sucesso económico, enquanto a força do motivo de poder é, aparentemente irrelevante (Litwin e Stringer, 1968). Kock (1965,1974) predisse o destino de alguns grandes negócios com base na constelação de motivos de êxito e de poder altos combinados com um motivo de afiliação baixo. Percorrem-se alguns estudos sobre diferenças nos níveis de motivação entre empreendedores e profissionais em quatro países em empresas públicas e privadas. Os empreendedores têm um valor de êxito mais alto do que os profissionais excepto na Turquia. Então, neste período em estudo, com a excepção da Turquia, os dados acerca dos níveis de motivo de êxito dos empreendedores de vários países está de acordo com a hipótese geral de que os níveis de valor de motivo de êxito reflectem a determinação para o avanço económico entre os grupos da elite responsáveis pela administração da economia de um país. Relativamente à questão dos níveis de motivação para o êxito no sector privado/pú¬blico, não há provas de que o sucesso empresarial esteja associado a um valor de motivo de êxito alto no sector público à excepção de situações em que os empresários públicos possam ser todos funcionários públicos. O ponto crucial, não é tanto se se trabalha no sector público ou privado, mas sim o tipo de indivíduo que trabalha em cada sector. Basicamente, pode-se defender que o valor de motivo de êxito, promove o sucesso apenas quando o emprego promove algum desafio ou risco, ao qual o indivíduo pode responder com actividades próprias para a resolução de problemas. A teoria de tarefa (Miner at al., 1981) dá mais ênfase ao conceito de função, em detrimento da motivação individual de êxito. No entanto, existem diferenças na motivação a favor dos empreendedores (Beller at al., 1989). No capítulo II descrevo a amostra. Incluem-se nela os patrões portugueses (anexo 1) seleccionados a partir dos discursos disponíveis para cotar. Foram seleccionados 21 empresários, que são representativos de algumas regiões do país. As principais modificações do sistema original de cotação foram introduzidas por Donley (1968), Donley e Winter (1970), Winter e Stuart (1971) e Hermann (1980a, 1980b), para a cotação de discursos políticos. Foram apurados os quatro motivos por conjuntos de 1000 palavras por dois juízes. No capítulo III apresento os resultados das constelações motivacionais empresário a empresário, comparativamente com o lugar ocupado no ranking. Procedo a uma análise de Clusters, o método utilizado é o hierárquico aglomerativo, uma vez que o processamento é feito através do "package" estatístico SPSS. No capítulo IV discuto os resultados obtidos. Através da análise de Clusters, encontramos quatro grupos. No primeiro temos dez sujeitos, com elevado êxito, seguido da inibição da acção, poder e afiliação a um mesmo nível. Três sujeitos com alto motivo de êxito, seguido da inibição, poder e mais baixa afiliação. Dois sujeitos com mais alto motivo de êxito, inibição da acção, afiliação e poder mais baixo. Um sujeito com elevado motivo de êxito, elevada afiliação, inibição e poder mais baixo. É de referir que todos os sujeitos apresentam um mais alto motivo de êxito, o que indica uma perspectiva de desenvolvimento económico futuro (apesar da conjuntura ser recessiva). Embora não se tenha propriamente procurado uma amostra representativa das regiões, verificamos o Norte mais desenvolvido do que o Sul, tal como em outros países. Os empresários representativos de Lisboa e Grande Lisboa, considerados no ran-king, encontram-se na terceira constelação (Clusters). Os empresários representativos do Porto e Grande Porto, situam-se na primeira e segunda constelações. Relativamente ao Sul (Norte Alentejano) temos uma constelação diferente, com elevado sucesso, seguido da afiliação, inibição e poder. Os indivíduos que ocupam os primeiros lugares do ranking, era suposto obterem a seguinte constelação: elevado êxito, poder, inibição e mais baixa afiliação, o que não se verifica inteiramente.