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- Qual o papel do educador/a de infância e da instituição no apoio à parentalidade?Publication . Sabino, Cármen Solange Nunes de Almeida; Mata, LourdesO tema do presente Relatório de Prática de Ensino Supervisionada (RPES) desenvolve-se dentro da questão “Qual a o papel do educador/a e da instituição no apoio á Parentalidade?”. O Relatório procura determinar que estratégias, recursos e instrumentos o educador e a instituição podem desenvolver, com o objetivo de apoiar os pais na sua ação educativa, quando os pais colocam questões e dúvidas no exercício da sua parentalidade, para as quais não conseguem encontrar solução. Procurámos perceber quais as dificuldades e necessidades que os pais têm no processo de educação dos filhos, e entender se o envolvimento dos pais na vida educativa das crianças enquadrado na parceria existente entre a instituição, educadores e famílias, poderá contribuir para uma melhor qualidade na sua parentalidade. O relatório foi desenvolvido durante a prática educativa supervisionada, decorrida numa instituição de ensino privado de cariz religioso com os pais de um grupo de 12 crianças entre os 3 e 5 anos de idade. A metodologia utilizada recorreu a uma análise mista, com recurso à observação participante e não-participante, e à administração de um questionário aos pais. A principal conclusão é a de que o nosso papel como educadores não só é fundamental no apoio aos pais, mas que, muitas vezes, são os próprios pais a solicitar esse apoio. Deste modo, o desenvolvimento de estratégias, recursos e instrumentos que possam ajudar a facilitar a comunicação entre as famílias e a instituição, e ajudar os pais na sua ação educativa não só é pertinente, como pode contribuir ativamente para uma melhoria na relação entre a instituição e a família e ajudar a solucionar as principais questões dos pais.
- O efeito moderador da autonomia na relação entre job crafting, satisfação e desempenho individual no trabalhoPublication . Lourenço, Ana Lúcia Pinheiro; Andrade, Luís José NunesO objetivo e pertinência do atual estudo concentra-se na importância atribuída ao contexto e/ou o efeito de moderação da Autonomia em impulsionar ou atenuar o impacto do Job Crafting nos resultados individuais como a Satisfação no Trabalho e Desempenho Individual (percecionado). O Job Craftting possibilita ao colaborador modificar e/ou personalizar os limites do sentido do seu trabalho. Neste sentido, espera-se confirmar a relação positiva entre o Job Crafting (subdividido nas dimensões Tarefa; Cognição e Relação) e os resultados individuais: Satisfação no Trabalho (unidimensional) e Desempenho Individual (subdividido em Comportamentos orientados para a Tarefa; Comportamentos de Cidadania Organizacional orientados para o/s Indivíduo/s ou CCO-I e os Comportamentos de Cidadania Organizacional orientados para a Organização ou CCO-O) e confirmar o efeito de moderação da Autonomia (unidimensional) na relação entre as variáveis citadas. O questionário alvo de recolha de dados constituiu 4 escalas cumprindo uma amostra total de 117 participantes das quais identificam-se 90 participantes do sexo feminino (76,9%) e 27 participantes do sexo masculino (23,1%) com idades compreendidas entre os 19 e 66 anos. Confirmaram-se, parcialmente, relações positivas e significativas entre o Job Crafting (Tarefa e Cognição) e a Satisfação no Trabalho (H1) e entre o Job Crafting e Desempenho Individual (H2). A respeito do efeito de moderação da Autonomia, este não foi demonstrado na relação entre o Job Crafting e Satisfação (H3), sendo parcial e significativamente demonstrado na relação entre o Job Crafting de Relação e CCO-I, bem como na relação da mesma dimensão do Job Crafting com os CCO-O (H4).
- Qual o papel do educador/a de infância e da instituição no apoio à parentalidade?Publication . Sabino, Cármen Solange Nunes de Almeida; Mata, LourdesO tema do presente Relatório de Prática de Ensino Supervisionada (RPES) desenvolve-se dentro da questão “Qual a o papel do educador/a e da instituição no apoio á Parentalidade?”. O Relatório procura determinar que estratégias, recursos e instrumentos o educador e a instituição podem desenvolver, com o objetivo de apoiar os pais na sua ação educativa, quando os pais colocam questões e dúvidas no exercício da sua parentalidade, para as quais não conseguem encontrar solução. Procurámos perceber quais as dificuldades e necessidades que os pais têm no processo de educação dos filhos, e entender se o envolvimento dos pais na vida educativa das crianças enquadrado na parceria existente entre a instituição, educadores e famílias, poderá contribuir para uma melhor qualidade na sua parentalidade. O relatório foi desenvolvido durante a prática educativa supervisionada, decorrida numa instituição de ensino privado de cariz religioso com os pais de um grupo de 12 crianças entre os 3 e 5 anos de idade. A metodologia utilizada recorreu a uma análise mista, com recurso à observação participante e não-participante, e à administração de um questionário aos pais. A principal conclusão é a de que o nosso papel como educadores não só é fundamental no apoio aos pais, mas que, muitas vezes, são os próprios pais a solicitar esse apoio. Deste modo, o desenvolvimento de estratégias, recursos e instrumentos que possam ajudar a facilitar a comunicação entre as famílias e a instituição, e ajudar os pais na sua ação educativa não só é pertinente, como pode contribuir ativamente para uma melhoria na relação entre a instituição e a família e ajudar a solucionar as principais questões dos pais.