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- 2º Congresso ibérico de psicologia clínica e da saúde: Livro de actasPublication . Cláudio, Victor; Martins, Cristina; Marques, Maria Emília; Sá, Maria Teresa; Alcobia, Maria Manuela Gonçalves; Silva, Nélia Ribeiro da; Sousa, Paula R.Com o I Congresso Ibérico de Psicologia Clinica, da Saúde e do Desporto (Sevilha, 2013) começámos a desenhar um lugar ao Sul, onde os Psicólogos Ibéricos partilharam e cruzaram pensamentos, investigações, práticas, linguagens, questionamentos, respostas. Animados pelos bons ventos dessa primeira viagem, em que confirmámos que nas semelhanças e nas diferenças se abre um vasto e fértil campo a cultivar, agendámos a nossa próxima paragem para Lisboa, em Março de 2017. Algo de novo nos interpela hoje na Psicologia Clínica e da Saúde, algo que queiramos trazer para este Encontro? É difícil a escolha. Concluímos que são numerosos os temas, as questões, os desafios que o tempo que vivemos coloca à teoria psicológica, à clínica, às instituições e a cada um de nós. Se o questionamento, a procura de sentido (s) para os pedidos que nos chegam e a busca do lugar conveniente para o encontro com o Outro é a essência do nosso trabalho quotidiano, sentimos que vivemos um particular tempo de incerteza (s) que contem em si tanto de inquietação quanto de possibilidades de abertura. E vimo-nos uma vez mais com Saramago numa Jangada de Pedra “(…) uma grande Ilha flutuante, movendo-se sem remos, nem velas, nem hélice, em direção ao sul do mundo, massa de pedra e terra, coberta de cidades, aldeias, rios, bosques, fábricas, matos bravios, campos cultivados, com a sua gente e os seus animais, a caminho de uma utopia nova” . Designámos pois o II Congresso Ibérico de Psicologia Clínica e da Saúde “o tempo de todas as incertezas/el tiempo de todas las incertidumbres”, convite para que continuemos a fazer esta arriscada e estimulante viagem em comum.
- A construção do Eu adolescente na relação com o(s) Outro(s): o igual, o diferente e o complementar através do RorschachPublication . Cunha, Isabel Maria Gonzalez Duarte da; Marques, Maria EmíliaNo presente trabalho as autoras procuram constituir o Outro como um organizador do processo de desenvolvimento adolescente. Através da articulação entre as concepções sobre a adolescência e as noções de sujeito e de objecto, Eu-Outro, foi possível constituir três dimensões do Outro durante o processo de desenvolvimento adolescente: o igual, o diferente e o complementar. Como método de acesso ao sujeito psicológico foi utilizado o Rorschach, inscrito por um lado na escola Francesa, com os parâmetros Representação de Si e Representação das Relações e, por outro lado, no modelo transformacional que privilegia a relação de comunicação, de simbolização, de criação e de expansão. Foram analisados protocolos de adolescentes com 13 e 17 anos, de ambos os sexos, de modo a ser possível observar de que modo é que decorre a relação entre o Eu e o(s) Outro(s) neste período do desenvolvimento. ABSTRACT In the present work the authors try to constitute the Other as an organizer of the development process in the adolescence. Using the connection between the conceptions concerned to adolescence and notions of the subject and object, Self-Other, it was possible to constitute three dimensions along the development process of the adolescent: the Equal, the Different and the Complementary. Rorschach was used as an instrument to access the psychological subject, inserted in the French School, with the parameters, Self Representation and Relation Representation, and secondly, the transformational model that privileges the communication relation, the symbolization, the creation and the expansion. Protocols were obtained from adolescents from 13 to 17 years old, of both genders, in the aim to observe the development between the Self and the Other(s) in this period of development.
- The creation of meaning during pregnancyPublication . Rosado, Filipa Bouhon Valente Rosa Falcão Borges; Marques, Maria EmíliaIn this paper, we share some initial findings from PhD research on the psychic processes of pregnancy. Our aim is to make visible the invisible work of the pregnant woman’s mind. As Tyler and Baraitser (2013) note, ‘the 1960s marked the rise of foetal celebrity, and the 1990s witnessed the breaking of a taboo on the visibility of the pregnant body’ (p. 7). But as these authors also note, ‘today pregnancy is a disciplinary ‘body project’ which women are instructed to covet and enjoy’ (p. 7). This, we believe, may be another way of rendering the subjective experience of pregnancy invisible, as it is an instruction that women are supposed to comply with. An instruction that silences the extreme, conflicting and confusing emotions that, beneath the skin, on the dark side of the womb (Raphael-Leff, 2015), pregnancy also is. We then hope to illuminate that invisible and always subjective experience, by exploring some aspects of a narrative from a woman we have called ‘Petra,’ a pregnant woman interviewed as a participant in our study.
- Investigação para o acesso à saúde e à educação : estudo qualitativo co-construído com migrantes e profissionaisPublication . Dickinson, Andreia; Carvalho, Beatriz de Palma; Pereira, Ana Isabel; Costa, Casandra; Fernandes, Catarina; Ferreira, Nuno; Felino, Manuel; Palha, Martinho; Cancelliere, Francesca; Marques, Maria EmíliaResumo: Entre 2019 e 2021 procedeu-se à implementação estratégica de um projeto de investigação-ação, psicanaliticamente informado, com o objetivo de caracterizar o acesso à saúde e à educação, desenvolvido junto de populações migrantes da freguesia de Arroios, em Lisboa. Os participantes incluíram migrantes de várias nacionalidades na sua qualidade de utentes de serviços de saúde e/ou educação, e diferentes tipos de profissionais desses serviços. A metodologia, de tipo qualitativo, assentou numa lógica de complementaridade pluridisciplinar e co-participação. Sendo o fenómeno em estudo caracterizado por dimensões subjetivas, intersubjetivas e de circularidade interno-externo, optou-se por colher dados de diferentes naturezas: Observação Participante, Free Association Narrative Interviews e Focus Groups. A recolha ocorreu em espaços públicos da comunidade, duas Unidades de Saúde Familiares e um Agrupamento de Escolas. A análise do material obtido foi executada por grupos de intervisão, através da triangulação dos diferentes tipos de dados que convergiram sob olhares interdisciplinares e clinicamente informados, possibilitando a análise das narrativas e a clarificação das dinâmicas socioinstitucionais. Os resultados revelam a existência de conflito entre a diversidade dos indivíduos no terreno – utentes e profissionais – e as práticas uniformizadoras das estruturas que os acolhem, quer nos contextos educativos quer de saúde. Foi proposta a criação de dinâmicas de co-construção participadas por todos os intervenientes, onde práticas, dificuldades e soluções possam ser debatidas conjuntamente por profissionais de todas as funções, migrantes e redes locais identificadas.
- O pensar: Suas (im)possibilidades em sujeitos com fibrose quística, através do RorschachPublication . Pinheiro, Catarina Bray; Marques, Maria EmíliaA partir de conceitos como o pensar e a simbolização, as autoras propõem conceptualizar a relação corpo-mente numa doença particular, a Fibrose Quística. Recorrem e aprofundam a prova Rorschach, enquanto instrumento privilegiado de acesso à qualidade dos processos de pensamento e de simbolização em quatro adolescentes com a referida doença. ABSTRACT The authors propose to conceptualize the mind-body relationship in a particular illness, cystic fibrosis, resorting to concepts such as thought and symbolization. They turn to, and thoroughly examine the Rorschach, as a privileged instrument that has access to the quality of the thought and symbolization processes in four adolescents with the said illness.
- A metodologia projectiva e a avaliação psicológica na(s) adolescência(s): O(s) sentido(s) do(s) sentido(s)Publication . Marques, Maria EmíliaO percurso a estabelecer no processo de avaliação psicológica, no processo de constituição e construção de conhecimento sobre e com um sujeito, deve operar num processo de atribuição de sentido, construido num espaço e num tempo limitados e delimitados, e deve ser realizado com o recurso a uma conceptualização teórica e a uma metodologia claramente definidas e convergentes. Na conclusão do processo de avaliação devem evidenciar-se, claramente, as características desadaptativas de um processo ou estado psicológico, mas devem evidenciar-se, igualmente, as Características adaptativas, que possibilitam o crescimento, a mudança, a transformação e a expansão que nos revelam as vias para a intervenção possível e desejável. O Rorschach e o T.A.T. são apresentados como instrumentos que possibilitam e facilitam o processo de constituição e construção de conhecimento.
- As dimensões antedipianas das organizações limite na narrativa RorschachPublication . Rosado, Filipa Falcão; Marques, Maria EmíliaPropõe-se uma ampliação das possibilidades interpretativas da técnica Rorschach a partir dos desenvolvimentos teóricos de Racamier sobre o Antédipo. Esta teoria é apresentada e alargada de forma a ser aplicada às organizações limite da personalidade. São descritos os procedimentos de análise interpretativa da narrativa Rorschach no que diz respeito aos organizadores específicos do antédipo limite. Um protocolo serve de ilustração à técnica interpretativa utilizada. ABSTRACT An amplification of the interpretative possibilities of the Rorschach’s technique is proposed, based on the theorique developments of Racamier about the Antoedip. This theory is presented and widened so it can be applied to borderline personality organization. The utilization of borderline antoedipian organizers on the interpretative analysis of the Rorschach’s narrative is described and illustrated with a protocol
- A natureza e especificidade do espaço mental através do Rorschach. Um espaço potencial? – Análise de um protocolo de uma paciente limitePublication . Oneto, Marta Miriam; Marques, Maria Emília; Pinheiro, Catarina BrayNeste artigo, mostramos a possibilidade de ler, através do Rorschach, o conceito de espaço mental/potencial. A partir dos trabalhos de Winnicott (1971/1975, 1988, 1990), Grotstein (1978) e Ogden (1985; 1992) sobre o desenvolvimento e características do espaço mental constituímos três tipos de espaço mental que se podem formar num sujeito: espaço mental unidimensional ou universo do ponto, espaço mental bidimensional ou universo da linha e espaço mental tridimensional, universo do plano ou espaço potencial. Estudamos este conceito na estrutura de personalidade limite. Apresentamos uma grelha de procedimentos Rorschach que criámos para ler o conceito de espaço mental e aplicamo-la na análise de um protocolo de uma paciente limite. A análise do protocolo de Rorschach evidencia a existência de um espaço mental bidimensional, com a presença de elementos mais característicos de um espaço mental unidimensional. ABSTRACT In this article, we show the possibility to red, through the Rorschach, the concept of mental space/potential space. Based on works of Winnicott (1971/1975, 1988, 1990), Grotstein (1978), and Ogden (1985; 1992) about development and characteristics of the mental space we constitute three types of mental space that if can form in a subject: one-dimensional mental space or universe of the point, two-dimensional mental space or universe of the line and three-dimensional mental space, universe of the plane or potential space. We study this concept in the borderline structure. We present a list of Rorschach’s procedures that we created to read the concept of mental space and we employ it in the analysis of a protocol of a borderline patient. The analysis of the Rorschach’s protocol show the existence of a two-dimensional mental space, with a presence of characteristic elements of a onedimensional space.
- O Rorschach em psicologia da saúde: contributos para uma reflexão sobre o seu uso numa maternidade.Publication . Leal, Isabel Pereira; Marques, Maria EmíliaOs novos domínios de intervenção da Psicologia obrigam-nos a proceder a uma reflexão que procure ajustar os saberes e o saber-fazer (clássicos) aos novos contextos. As referências teóricas e metodológicas que nos informam como Psicólogos devem então ser moduladas e adaptadas a novas intervenções. O uso do Rorschach nos contextos de uma Maternidade exige uma aprofundada reflexão, dado que as habituais referêcias diagnósticas que o sustentam são de pouca utilidade. Propomo-nos, assim, apresentar as grandes linhas daquilo que pensamos dever ser tido em conta: ( I ) A necessidade de estabelecer ovasmodalidades de aplicação, análise e interpretação do Rorschach; (2)A necessidade de estabelecer novas linhas de investigação, sobre e com o Rorschach, que nos permitam conhecer melhor os processos e vicissitudes da gravidez e da maternidade, deixando de lado as preocupações em estabelecer perfis psicológicos que dêem conta dos insucessos da gravidez, como, por exemplo, a morte fetal e a infertilidade. A dimensão psicológica corpo feminino, à qual o Rorschach acede com alguma facilidade, poderá ser um eixo de reflexão e investigação sobre os processos e as vicissitudes da gravidez e da maternidade.
- Do desejo de saber ao saber do desejo: Contributos para a caracterização da situação projectivaPublication . Marques, Maria EmíliaA autora propõe uma modificação na atitude de escuta e de interpretação da situação projectiva, extensível a situação de teste e de avaliação psicológica, aproximando-as das atitudes que presidem a toda a situação clínica. A partir das noções de intersubjectividade, situação catastrófica, transformação e invariância e formaçáo-expressão do pensamento, estabelece aquilo que considera ser um contributo para a caracterização da situação projectiva.
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