Browsing by Issue Date, starting with "2017-03"
Now showing 1 - 10 of 19
Results Per Page
Sort Options
- Asking simultaneously about truth and familiarity may disrupt truth effectsPublication . Garcia-Marques, Teresa; Silva, Rita Rocha da; Mello, Joana José deAbstract: Tell me something that sounds familiar and I will believe it to be true. This is a statement that we should believe because it summarizes a well-documented and empirically supported effect: the illusion of truth effect (see Dechêne, Stahl, Hansen, & Wänke, 2010 for a review). The fact is we are more likely to believe in a statement if we have been previously exposed to it (e.g., Bacon, 1979; Hasher, Goldstein, & Toppino, 1977). Repetition increases truth-value, generating the illusion that repeated statements are more valid than information we never heard or read before. A general assumption of the explanations of the truth effect is that the subjective experience of processing a familiar statement is interpreted as informing about the validity of the statement (see Dechêne et al., 2010). This implies that a process of misattribution underlies repetition’s effect on judgments of truth (e.g., Bornstein & D’Agostino, 1994; Mandler, Nakamura, & Van Zandt, 1987; Schwarz & Clore, 1983). In this paper we present an experiment that tests such misattribution process by making more or less explicit the real source of the feeling of familiarity with the statements. In this way we test whether illusions of truth decrease when it is clear (vs. unclear) that familiarity is due to previous exposure.
- Percepções dos portugueses sobre os imigrantes : indispensabilidade, acção colectiva e distância socialPublication . António, Raquel; Guerra, Rita; Gaertner, Samuel L.; Deegan, MatthewResumo: O presente estudo analisa o impacto de diferentes formas de indispensabilidade grupal na acção colectiva e distância social de um grupo maioritário em relação a diferentes grupos de imigrantes. Mais especificamente, examinamos se a indispensabilidade percebida de diferentes grupos de imigrantes, para a identidade nacional e para o funcionamento da sociedade, (a) reduz a distância social e (b) aumenta o apoio a acções colectivas que beneficiam os imigrantes, (c) através da adopção de diferentes representações grupais (grupo-único, dupla-identidade). 172 Portugueses nativos preencheram um questionário com as medidas de interesse. Os resultados revelaram a mediação esperada. As percepções dos Portugueses acerca da indispensabilidade dos imigrantes estavam associadas a menor distância social e a uma maior participação em acções colectivas, através da adopção de representações identitárias mais inclusivas. Replicando estudos anteriores, estes efeitos positivos devem-se a diferentes tipos de indispensabilidade, para os diferentes grupos de imigrantes, dadas as diferenças nas suas relações históricas com a sociedade de acolhimento.
- 2º Congresso ibérico de psicologia clínica e da saúde: Livro de actasPublication . Cláudio, Victor; Martins, Cristina; Marques, Maria Emília; Sá, Maria Teresa; Alcobia, Maria Manuela Gonçalves; Silva, Nélia Ribeiro da; Sousa, Paula R.Com o I Congresso Ibérico de Psicologia Clinica, da Saúde e do Desporto (Sevilha, 2013) começámos a desenhar um lugar ao Sul, onde os Psicólogos Ibéricos partilharam e cruzaram pensamentos, investigações, práticas, linguagens, questionamentos, respostas. Animados pelos bons ventos dessa primeira viagem, em que confirmámos que nas semelhanças e nas diferenças se abre um vasto e fértil campo a cultivar, agendámos a nossa próxima paragem para Lisboa, em Março de 2017. Algo de novo nos interpela hoje na Psicologia Clínica e da Saúde, algo que queiramos trazer para este Encontro? É difícil a escolha. Concluímos que são numerosos os temas, as questões, os desafios que o tempo que vivemos coloca à teoria psicológica, à clínica, às instituições e a cada um de nós. Se o questionamento, a procura de sentido (s) para os pedidos que nos chegam e a busca do lugar conveniente para o encontro com o Outro é a essência do nosso trabalho quotidiano, sentimos que vivemos um particular tempo de incerteza (s) que contem em si tanto de inquietação quanto de possibilidades de abertura. E vimo-nos uma vez mais com Saramago numa Jangada de Pedra “(…) uma grande Ilha flutuante, movendo-se sem remos, nem velas, nem hélice, em direção ao sul do mundo, massa de pedra e terra, coberta de cidades, aldeias, rios, bosques, fábricas, matos bravios, campos cultivados, com a sua gente e os seus animais, a caminho de uma utopia nova” . Designámos pois o II Congresso Ibérico de Psicologia Clínica e da Saúde “o tempo de todas as incertezas/el tiempo de todas las incertidumbres”, convite para que continuemos a fazer esta arriscada e estimulante viagem em comum.
- Cognitive systems evolution: Immigrant last generations and cognitive mapping changingPublication . Figueiredo, Sandra; Martins, Margarida Alves; Silva, Carlos Fernandes daThere is little evidence on the correlation between immigration effects and the evolution of the mind and cognition, especially concerning children. Last generations of young immigrants are expected to experience adaptive strategies to respond to the school environment in order to achieve success. Specifically concerning the new language learning in the diversity of the host countries (plus the diversity of the countries of origin and home languages/cultures), it should be analyzed how the human cognitive aptitude (language aptitude and problem solving) is being reorganized in terms of thought, concepts and cultural orientations previously developed in a certain native culture. The native culture (aspects of the nationality and of the home language) is mentally associated to concepts and generates the self-regulation which implies consciousness in a home culture as a reference. How does it works for new immigrants that were separated (including cases of forced immigration) from their unique cognitive reference? Different cognitive achievements and language deficits would be constrained in their natural development and differences in academic achievement are expected. This lead to implications for the biological hypothesis of critical period concerning the new waves of immigration and ethnic differentiation in current generations. Age would be considered along with other unexpected variables such as nationality. The present study examines populations’ differences – ethnic and age – on specific language and cognitive tasks considering immigrant students in Portuguese schools (M=13 years old; SD= 2,7) with origin in different world areas: Western Europe, Eastern Europe, African countries, Latin America, Asia (Indian Asia) and China and with different home languages and cultures. Data showed a variability of groups’ achievements in cognates, text recall, lexical recall and dichotic listening tasks. Disparities among the minorities will be discussed considering educational and ethological implications. Population evolutionary characteristics might be concluded from those disparities.
- Analysis of the relationship between the syndrome of frailty and cognitive deficit in older adults with independent livingPublication . Da Cunha, Gilson Luis; Cabral, Sueli Maria; Dos Santos, Geraldine AlvesAbstract: Elderly frailty is a syndrome composed of motor and metabolic factors and aspects of cognitive decline. The objective of this work was to evaluate the relationship between indicators of frailty and cognitive deficit in older adults with independent life, living in the city of Ivoti, Rio Grande do Sul State, Brazil. This study had a cross-sectional quantitative design, considering sociodemographic variables, cognitive status, and frailty syndrome components. Inclusion criteria were to have 65 years, understand the instructions, agree to participate and be a permanent resident at home and census tract. Data were analyzed using Pearson's bivariate correlation test. The results showed 15 correlations between frailty and other variables of the study, 9 of them also occur in the cognitive deficits and 6 are present only in the frailty syndrome. Cognitive deficit and frailty syndrome are not mutually exclusive in the subjects studied, but influence each other. In this study, 27 variables were tested for correlation with frailty and cognitive deficit. 21 of them were correlated to cognitive deficit. 15 were correlated to the frailty syndrome. This slight predominance of issues unrelated to the motor performance suggests psychosocial factors may have a significant impact on the establishment of the frailty syndrome.
- Interface trabalho-família, vinculação romântica e parentalidadePublication . Pereira, Ana Virgínia; Vieira, Joana Marina; Matos, Paula MenaResumo: Este estudo pretende (a) compreender as associações entre conciliação trabalho-família e a vivência satisfatória e/ou stressante da parentalidade, (b) analisar a variabilidade destas associações em função do sexo da figura parental, e (c) testar o papel moderador da vinculação romântica nestas associações. Recolheram-se, transversalmente, dados de 346 participantes (173 homens e 173 mulheres) que responderam a instrumentos de autorrelato, designadamente, a Work-Family Conflict Scale, a Work-Family Enrichment Scale, a Parental Stress Scale e a Experiences in Close Relationship Scale. Foram encontradas diferenças na satisfação parental, sendo significativamente mais elevada nas mulheres do que nos homens. Encontraram-se igualmente diferenças em função do sexo na predição dos efeitos do conflito e enriquecimento trabalho-família sobre as dimensões de satisfação e stress parentais. O papel moderador da vinculação romântica na relação entre enriquecimento/conflito e satisfação/stress parentais não se verificou, embora o evitamento prediga negativamente a satisfação parental nos homens.
- Propriedades psicométricas da versão portuguesa do Obsessive-Compulsive Inventory – RevisedPublication . Faria, Miguel Nuno; Cardoso, IsmaelResumo: Foram examinadas as propriedades psicométricas da versão Portuguesa do Obsessive-Compulsive Inventory – Revised (OCI-R; Foa et al., 2002) em duas amostras não-clínicas (N=509). A estrutura original de seis fatores correlacionados foi confirmada através de uma análise fatorial confirmatória, tendo sido igualmente evidenciada a invariância estrutural segundo o sexo do OCI-R. Os resultados, para a escala total e cada uma das subescalas, revelaram boa consistência interna, validade convergente e divergente e confiabilidade teste-reteste após um intervalo de um mês. Conclui-se que a versão em Português do OCI-R retém as boas propriedades psicométricas da versão original sendo um instrumento adequado para avaliar os sintomas obsessivo-compulsivos em amostras não-clínicas.
- Escala de Avaliação das Estratégias Sociais : um estudo de validação com crianças em idade pré-escolarPublication . Fialho, Margarida; Aguiar, CecíliaResumo: A Escala de Avaliação das Estratégias Sociais (EAES; Aguiar, 2007) destina-se a avaliar as estratégias sociais específicas que as crianças em idade pré-escolar utilizam nas tarefas sociais de entrada no grupo de pares, manutenção do jogo e resolução de conflitos. Neste estudo, avaliamos as características psicométricas dos dados obtidos com a EAES e com o Sistema de Avaliação das Competências Sociais (SACS; Aguiar, 2007) em 349 crianças Portuguesas em idade pré-escolar. Internamente consistentes, correlacionadas com uma medida estabelecida de competência social, e com algumas variações em função do sexo e idade das crianças, as estratégias sociais de Manutenção do jogo, Iniciação harmoniosa, Iniciação ativa e Resolução de conflitos poderão relevar-se úteis para a investigação sobre relações entre pares.
- O relacionamento e a auto-definição de acordo com a perspectiva de Sidney Blatt : conceptualização e implicações clínicasPublication . Campos, Rui C.Resumo: Este trabalho de natureza teórica pretende apresentar o modelo de Sidney Blatt e discutir em torno de algumas das suas implicações clínicas. O artigo está organizado em diferentes secções. Começamos por abordar a conceptualização do autor sobre a depressão, de seguida descrevemos a sua proposta sobre o desenvolvimento da personalidade e os dois estilos de personalidade que concebeu, anaclítico e introjectivo. De seguida referimo-nos às estruturas ou esquemas cognitivo-afectivos e às duas configurações psicopatológicas descritas por Blatt. Continuamos discutindo em torno das relações existentes entre essas duas configurações psicopatológicas e fazemos depois uma síntese/reflexão sobre o modelo. O artigo termina com uma discussão sobre as implicações clínicas do modelo.
- Diferenças entre expectativas e adaptação acadêmica de universitários de diversas áreas do conhecimentoPublication . Porto, Ana Maria da Silva; Soares, Adriana BenevidesResumo: O objetivo desse estudo foi investigar diferenças entre estudantes de diversas áreas do conhecimento em relação a expectativas e adaptação acadêmica. Participaram desse estudo 400 alunos de instituições públicas e privadas do estado do Rio de Janeiro, com idades entre 18 e 59 anos. Foram aplicados três questionários, um sociodemográfico, o Questionário de Envolvimento Acadêmico (QEA) versão A que avalia as expectativas e a B versão comportamentos, composto das subescalas (Envolvimento Institucional; Envolvimento Vocacional; Utilização de Recursos; Envolvimento Social; Envolvimento Curricular) e o Questionário de Vivências Acadêmicas (QVA-r) versão reduzida sobre as vivências acadêmicas, formado pelas dimensões (Pessoal; Interpessoal; Carreira; Estudo; Institucional). Considerando-se as expectativas/comportamentos, os resultados indicaram expectativas mais elevadas com diferença significativa no fator Utilização de Recursos para os alunos das áreas das Ciências Exatas e Humanas. Entretanto, quanto melhor adaptação foi encontrada diferença significativa na dimensão Pessoal, para os alunos das áreas das Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, na Carreira para os de Humanas e Saúde e na Institucional para os de Humanas e Exatas. Os calouros que ingressam na universidade muitas vezes apresentam expectativas diferentes em relação ao curso, bem como características pessoais de conhecimentos e competências, que podem refletir no seu sucesso acadêmico.