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- Alerta: Fake newsPublication . Almeida, Cristina Vaz de; Pinheiro, Diana; Brito, Duarte Vital; Godinho, Leonor Vaz; Subedi, Shristi; Costa, Vânia; Lima, VâniaApesar de uma enorme vaga de desinformação, sobretudo com o início e o decurso da pandemia, que difundem muito amplamente as falsas notícias, críticas para as consequências sobre a saúde, começamos a observar, sobretudo através das redes sociais, indivíduos e grupos de cidadãos alertam e denunciam essas fakenews. Este relatório integra a pesquisa de um conjunto de investigadores que procederam a uma avaliação, durante um período de tempo curto (janeiro a fevereiro de 2022), em redes sociais como o LinkedIn (mais dedicada a profissionais) e no facebook (mais generalizada) para retirar comentários de alerta, que denunciam o que pensam ser de notícia falsa. Verificamos um maior número de pessoas do género masculino a fazerem essas denúncias nas redes, mais críticos e incisivos nas denúncias, geralmente com uma carga negativa pronunciada e de chamada de atenção do público. Estes alertas vão sendo apreendidos pela população, e, poderão eventualmente ser uma força poderosa de crescimento de maior consciência sobre o perigo da desinformação.
- Chainprevent final report: Executive summary and policy recommendationsPublication . Basto-Pereira, Miguel
- Círculo de diálogos e partilha sobre a COVID-19 : relatório de projetoPublication . Pereira, Ana Isabel; Carvalho, Beatriz; Felino, Manuel; Fernandes, Catarina Veiga; Marques, Maria EmíliaResumo: No presente relatório pretendemos divulgar a implementação de um projeto de intervenção em saúde mental comunitária, psicanalítica e culturalmente informado, junto de populações vulnerabilizadas da área metropolitana de Lisboa e Vale do Tejo, maioritariamente populações migrantes, desenvolvido em parceria pelo Centro de Etnopsicologia Clínica (CEC) do Ispa com a Médicos Sem Fronteiras (MSF), no âmbito da prevenção da Covid-19. O projeto teve como objetivo uma resposta às queixas de sofrimento psicológico identificadas pelas populações no âmbito do contexto pandémico, utilizando como alavanca terapêutica os recursos culturais das próprias comunidades. Para além da criação de respostas clínicas diretas aos beneficiários, o projeto desenvolveu também, junto da equipa MSF e líderes das comunidades no terreno, um trabalho de sensibilização e capacitação em saúde mental. A metodologia do projeto, inscrita nas conceções de investigação desenvolvidas pelo CEC, inclui a passagem da investigação para a intervenção e explora também a passagem de um serviço tradicionalmente de segunda linha para um serviço de prevenção/primeira linha. Este projeto permite discutir a criação de metodologias de intervenção onde as próprias comunidades participam em todas as fases de conceção, implementação e avaliação das atividades e onde os aspetos ligados ao trabalho de resgate da subjetividade em contextos de emergência/crise podem ter um lugar central.
- EMPOWER-Grief: Reforçar e mobilizar o potencial para o bem-estar e resiliência emocional prevenção no luto no lutoPublication . Coelho, Alexandra; Albuquerque, Sara; Dias Neto, David; Silva, Ana Nunes Da; Resende, Andrea; Nogueira, Daniela; Tavares, Tatiana; Minhós, InêsO EMPOWER-Grief é uma intervenção cognitivo-comportamental baseada na aceitação, destina-se a pessoas que vivenciam o luto após a perda de um ente querido. Desenvolvido para prevenir a Perturbação de Luto Prolongado (PLP), o programa visa reduzir o evitamento experiencial, comum entre as pessoas em luto, através da exposição regulada ao distress e estratégias baseadas na aceitação. O EMPOWER-Grief por seis sessões, cada uma com duração de 50 minutos e duas adicionais de follow-up. O presente manual fornece descrições detalhadas das sessões, incluindo objetivos específicos e tarefas a serem administradas de forma flexível. Além disso, oferece materiais de apoio, como exercícios de grounding e treino de respiração, destinados a ajudar as pessoas em luto na regulação emocional e no processamento cognitivo. O propósito do manual é capacitar os profissionais a implementar uma intervenção eficaz, promovendo o bem-estar e a resiliência emocional das pessoas durante o processo de luto.
- Estudo Storytelling: Pela voz e criatividade de profissionais das áreas da saúdePublication . Almeida, Cristina Vaz de; Lopes, Carlos; Gonçalves, Beatriz; Nascimento, Carla Alexandra Fernandes do; Bernardes, Carla De Paula; Marques, Catarina; Mendonça, Clara Jasmins; Santos, Diogo Manuel Franco; Rocha, Eliana; Feio, Graça; Sampaio, Helena; Fernandes, Isabel; Fonseca, Mariana; Simões, Patrícia; Taborda, Paula; Silva, Raquel; Rita, Francisco; Nogueira, Rui; Pires, SusanaContar histórias, ou partilhar uma perspetiva pessoal, é uma forma essencial de comunicação e um veículo de ligação humana. Os seres humanos são intrinsecamente narradores de histórias. As histórias são uma das formas fundamentais de dar sentido ao mundo, aprender e compreender. A leitura de narrativas - storytelling - permite, nas áreas da saúde, um efeito muito positivo. O storytelling tem provado que, através da narrativa e da associação a elementos que fortalecem a imaginação, os seus destinatários compreendem melhor a mensagem porque esta fica associada à criatividade, imaginação e a um certo humor, levando as pessoas a agirem mais facilmente. Partindo do princípio que se pretende que as pessoas compreendam melhor como gerir a sua saúde em todo o seu ciclo de vida, o storytelling consegue captar a atenção, de uma forma simples e acessível, trabalhando as memórias, a intenção de comportamento, o envolvimento e, por fim, a ação conducente a uma melhor saúde. Neste sentido, um grupo ativo de vinte profissionais das áreas da saúde juntou-se para oferecer ao público estas narrativas escritas e orais (podcast) com conteúdos sobre saúde: vacinação, medicação, exercício físico e longevidade. O objetivo deste projeto foi tratar de assuntos de saúde através da narração de histórias do dia-a-dia que podem ser contadas e passadas em vários ambientes de saúde, desde hospitais, clínicas, unidades de saúde e outros espaços. Neste âmbito, através de uma metodologia qualitativa de cocriação, foi criado um podcast que reúne, pela primeira vez, um projeto de storytelling feito por profissionais das várias áreas da saúde no âmbito da área da literacia em saúde na prática, constituído por sete histórias narradas, de acordo com os princípios do storytelling, com o intuito de contribuir para melhores resultados em saúde através da melhoria do bem-estar de quem as ouve. As narrações sobre saúde, contadas de modo a estimular a fantasia e a agradabilidade da audição, poderão ser uma ferramenta promotora de um melhor acesso, compreensão e uso da informação em saúde, que conduz a melhores tomadas de decisão e, por isso, melhores resultados em saúde. O que tem de inovação é a capacidade transformadora que os profissionais das áreas da saúde têm para desenvolver, para além das competências técnicas, as suas competências relacionais e criativas que visam melhorar a saúde das pessoas e tornar este mundo complexo da saúde mais acessível. As implicações práticas deste projeto visam estimular e incentivar outros profissionais das áreas da saúde, sociais e da educação a contribuírem com o seu talento, criatividade e imaginação a criarem narrativas que, juntando a emoção e a razão, permitam uma melhor literacia em saúde do cidadão.
- Evolução do Repositório do ISPA (2009-2020)Publication . Lopes, Carlos; Nunes, Paulo Pinhão; Santos, Patrícia
- Investigação para o acesso à saúde e à educação : estudo qualitativo co-construído com migrantes e profissionaisPublication . Dickinson, Andreia; Carvalho, Beatriz de Palma; Pereira, Ana Isabel; Costa, Casandra; Fernandes, Catarina; Ferreira, Nuno; Felino, Manuel; Palha, Martinho; Cancelliere, Francesca; Marques, Maria EmíliaResumo: Entre 2019 e 2021 procedeu-se à implementação estratégica de um projeto de investigação-ação, psicanaliticamente informado, com o objetivo de caracterizar o acesso à saúde e à educação, desenvolvido junto de populações migrantes da freguesia de Arroios, em Lisboa. Os participantes incluíram migrantes de várias nacionalidades na sua qualidade de utentes de serviços de saúde e/ou educação, e diferentes tipos de profissionais desses serviços. A metodologia, de tipo qualitativo, assentou numa lógica de complementaridade pluridisciplinar e co-participação. Sendo o fenómeno em estudo caracterizado por dimensões subjetivas, intersubjetivas e de circularidade interno-externo, optou-se por colher dados de diferentes naturezas: Observação Participante, Free Association Narrative Interviews e Focus Groups. A recolha ocorreu em espaços públicos da comunidade, duas Unidades de Saúde Familiares e um Agrupamento de Escolas. A análise do material obtido foi executada por grupos de intervisão, através da triangulação dos diferentes tipos de dados que convergiram sob olhares interdisciplinares e clinicamente informados, possibilitando a análise das narrativas e a clarificação das dinâmicas socioinstitucionais. Os resultados revelam a existência de conflito entre a diversidade dos indivíduos no terreno – utentes e profissionais – e as práticas uniformizadoras das estruturas que os acolhem, quer nos contextos educativos quer de saúde. Foi proposta a criação de dinâmicas de co-construção participadas por todos os intervenientes, onde práticas, dificuldades e soluções possam ser debatidas conjuntamente por profissionais de todas as funções, migrantes e redes locais identificadas.
- Literacia em saúde e práticas de sustentabilidade nas organizações, nas comunidadesPublication . Almeida, Cristina Vaz de; Ranha, Ana Cristina; Moita, Helena Castro; Paulo, Inês Miranda; Coelho, Isabel Pinto; Coelho, Joana; Freire, Joana; Gonçalves, Maria do Rosário; Braga, Mariana; Gil, Paula María; Silva, Rafaela; Paulino, Rita; Alves, Ana Maria; Gonçalves, Ana Maria; Leite, Diana; Escaleira, Marta; Silva, Sílvia; Medeiros, Teresa Rodrigues; Lopes, CarlosUma Agenda 2030 das Nações Unidas e os seus “17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” servem para nos fazer refletir. No âmbito da Pós-Graduação em Literacia em Saúde na Prática, ISPA, na Unidade Curricular de Marketing em Saúde a oportunidade para debater o tema surge facilmente. Até porque estamos a falar de pessoas, de serviços, de valor, distribuição e promoção. A sustentabilidade encaixa em todas estas matérias que movimentam continuamente pessoas, produtos e serviços no mundo, e estes estão necessariamente acoplados em ideias, estratégias, e , sobretudo com a finalidade de implementação em algumas ações concretas. Para concretizar este objetivo solicitou-se aos participantes uma reflexão conjunta numa primeira fase, e, depois uma análise individual sobre o contributo de cada um no processo de melhorar a sustentabilidade dentro das suas comunidades e das organizações. Este e-book resulta assim no delineamento de estratégias muito concretas de melhorar, ampliar, reconhecer a importância de alguns dos 17 objetivos sustentáveis do milénio (17 ODS), e depois a sua aplicação no terreno em situações de “pequenos grandes passos” face ao efeito ampliado que tem cada uma destas soluções agora apresentadas e que podem ser replicadas por outras organizações. Num pensamento sempre crítico e construtivo, propõem-se assim um renovado desenvolvimento de competências de literacia em saúde, destes autores, que no final de 2023 aumentarão as boas e úteis fileiras dos Especialistas em Literacia em Saúde em Portugal.