Psicologia Educacional
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Psicologia Educacional by Title
Now showing 1 - 10 of 1187
Results Per Page
Sort Options
- 1, 2, 3 conta-me tu desta vez!: programa de leitura dialógica de histórias com crianças de idade pré-escolarPublication . Rato, Leonor Moreira; Martins, M. A.Pretendemos com este estudo investigar, se um programa de leitura dialógica com crianças em idade pré-escolar, tem implicações no desenvol - vimento da sua linguagem oral, especificamente, ao nível do reconto de histórias. Esta investigação contou com a colaboração de 26 crianças de 5 anos de idade. A presente investigação é de natureza quase-experimental, sendo composta por várias fases sequenciais: (1) fase de pré-teste, na qual as crianças foram submetidas a uma avaliação individual; (2) fase de intervenção, na qual foram estabelecidos 2 grupos-um grupo experimental com quem foi implemen - tado um programa de leitura dialógica e um grupo de controlo com quem foi desenvolvido um programa de leitura tradicional; (3) fase de pós-teste, com vista a uma nova reavaliação nas mesmas áreas do pré-teste. É possível observar a partir dos resultados que no pré-teste o grupo experimental e de controlo apresentam resultados relativamente próximos e que após a implementação dos programas as crianças do grupo experimental tiveram melhores resultados no reconto de histórias, comparativamente com as crianças do grupo de controlo. Diremos em conclusão que a leitura dialógica de histórias parece ser uma prática a incorporar no quotidiano das rotinas de jardim-de-infância.
- 12º Colóquio Psicologia e Educação - Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática - ActasPublication . Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves; Peixoto, Francisco; Morgado, José António Marques; Silva, José Maria Castro; Monteiro, VeraDe 21 a 23 de Junho de 2012 o ISPA-Instituto Universitário organizou o 12º Colóquio de Psicologia e Educação subordinado ao tema “Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento: Olhares Contemporâneos através da Investigação e da Prática”. À semelhança das edições anteriores, a organização teve como objectivo central promover o debate e a reflexão sobre a investigação e práticas no âmbito da Psicologia da Educação e, de forma mais alargada, os contributos da Psicologia para a qualidade dos processos educativos nos seus diferentes contextos e níveis. Pretendeu-se ainda que o Colóquio se constituísse como espaço de debate e partilha entre investigadores e profissionais de diferentes áreas, promovendo-se a interdisciplinaridade e a ligação entre a teoria e a prática. Esta articulação é, naturalmente, imprescindível, num tempo caracterizado pelas rápidas mudanças sociais, culturais e científica, alargando o campo de reflexão e de intervenção da Psicologia, em particular, no universo da educação. O 12º Colóquio de Psicologia e Educação sendo especialmente direccionado para investigadores, professores, educadores de infância e, técnicos da área da psicologia e/ou da educação recebeu uma apreciável quantidade de contributos científicos ou de reflexões sobre as práticas e questões que abarcaram múltiplos campos e temáticas, de acordo com o Programa, o que permitiu construir um conjunto muito rico e significativo de trabalhos científicos que, em diversos formatos, foram apresentados a que se juntou um conjunto de conferências cuja qualidade merece registo. Finalmente, com este livro de actas pretende-se potenciar a divulgação das conferências, trabalhos e reflexões apresentados no 12º Colóquio de Psicologia e Educação, cuja qualidade e pertinência assim o exige.
- À descoberta do mundo da escrita: um programa de intervenção com uma criança surda no pré-escolarPublication . Palha, Sebastião Pereira; Martins, Margarida AlvesA revisão de literatura tem vindo a demonstrar cada vez mais o enorme impacto que os programas de intervenção na linguagem escrita em idades mais precoces exercem na posterior aprendizagem formal da leitura e da escrita. Estes são cruciais pois permitem às crianças a construção de novos conhecimentos essenciais para o desenvolvimento da literacia emergente. Sendo assim, o presente estudo procurou desenvolver um programa de intervenção capaz de promover a evolução da linguagem escrita em crianças surdas em idade pré-escolar. Foi através de um estudo de caso com uma criança surda profunda que foi possível a realização de um pré- -teste onde se avaliou os conhecimentos já existentes da criança sobre a linguagem escrita, a execução de um programa de intervenção baseado em princípios construti - vistas e a aplicação de um pós-teste para se verificar o impacto deste programa. Recor - rendo a diversas atividades relacionadas com a linguagem escrita, e tendo sempre em consideração a sua adaptação às características cognitivas e motivacionais da criança, conseguimos levar esta a compreender que as palavras são compostas por letras numa determinada sequência, a reforçar as relações entre os gestos, as imagens e as palavras impressas e a desenvolver a linguagem em situações comunicativas. Desta forma, concluiu-se que a promoção da reflexão acerca da linguagem escrita teve um impacto significativo na evolução do desenvolvimento da linguagem escrita ao permitir à criança colocar novas hipóteses infantis acerca do mundo da escrita, adquirindo conhecimentos relacionados com o princípio alfabético. Linhas orientadoras para o desenvolvimento da linguagem escrita em alunos surdos são sugeridas.
- À descoberta do mundo da escrita: um programa de intervenção com uma criança surda no pré-escolar.Publication . Palha, Sebastião de Andrade e Sousa Pereira; Martins, Margarida AlvesO presente estudo teve como objetivo geral desenvolver um programa de intervenção capaz de promover a evolução do desenvolvimento da linguagem escrita de crianças surdas, no pré-escolar. Recorreu-se a um estudo de caso com uma criança surda do tipo neuro sensorial e de grau profundo. Foi realizado um pré teste em que se avaliou os conhecimentos da criança sobre linguagem escrita, um programa de intervenção baseado em princípios construtivistas com 22 sessões e um pós-teste. O programa visou, através de atividades relacionadas com a linguagem escrita e adaptadas às características cognitivas e motivacionais da criança, levá-la a compreender que as palavras são compostas por letras numa determinada sequência, a reforçar as relações entre os gestos, as imagens e as palavras impressas e a desenvolver a linguagem em situações comunicativas. Foi realizada uma análise exaustiva do tipo de estratégias usadas que demonstraram um impacto significativo do programa de intervenção na evolução do desenvolvimento da linguagem escrita desta criança. Conclui-se, portanto, que promover a reflexão acerca da linguagem escrita permitiu à criança colocar novas hipóteses infantis acerca do mundo da escrita, adquirindo conhecimentos relacionados com o princípio alfabético. Analisaram-se finalmente as implicações educativas deste estudo.
- A relação entre a motivação, a resiliência, a intenção de abandono da profissão e os grupos de recrutamento dos professores na RAMPublication . Araújo, Diogo Ramos; Silva, José CastroUm dos tópicos mais falados e debatidos na atualidade é o estado da profissão docente. As constantes manifestações por todo o país, em conjunto com as queixas das escolas que não conseguem fornecer professores suficientes para os seus alunos, pintam um quadro perturbador relativamente ao possível futuro desta profissão. Nesse sentido, a literatura tem alterado o seu foco para compreender como conseguimos reter professores nas escolas, procurando desta forma combater o problema em vigor. Dois dos construtos que tem sido amplamente investigados são a motivação e a resiliência, assim como o seu fator preditor do abandono de profissão. Por outro lado, os grupos de recrutamento são um construto pouco investigado pela literatura, contudo, os autores desta área referem existir diferenças na maneira como os docentes agem, pensam e lecionam, suscitando o interesse na presente investigação. O presente estudo procurou analisar se estas variáveis sofriam alterações dependendo do grupo de recrutamento do professor, no contexto das escolas de 2º e 3º Ciclo da Região Autónoma da Madeira (RAM). Os dados foram recolhidos através de um questionário online, utilizando algumas perguntas de caráter sociodemográfico, uma escala referente à motivação, Factors Influencing Teaching (FIT)-Choice Scale e um instrumento avaliativo da resiliência Multidimensional Teacher´s Resilience Scale (MTRS). De notar que o abandono de profissão foi medido através de uma pergunta referente à intenção de abandonar a profissão, que é considerada uma medida que prevê o abandono em si. O estudo contou com 198 participantes, 145 do sexo feminino e 53 do sexo masculino, sendo que estes docentes possuíam entre 1 a 49 anos de experiência na profissão. Por fim, os resultados evidenciaram diferenças entre a motivação dos professores de diferentes grupos de recrutamento, permitiram observar a relação entre a motivação e a resiliência como preditores da intenção de abandono de profissão e adicionaram literatura importante para o contexto docente da RAM
- A relação entre as crenças sobre o erro dos alunos, as emoções e o clima do erro na disciplina de matemática em alunos do 3º e 4º anoPublication . Malaquias, Petra Andreia Correia; Peixoto, FranciscoA matemática e percecionada pelos alunos como um desafio, e a perceção que os alunos têm quanto ao seu ambiente em sala de aula pode ter um grande impacto na forma como aprendem. O erro ao ser praticamente inevitável durante o processo de aprendizagem, pode ser percecionado de diversas formas e ter repercussões quanto as suas emoções e crenças de aprendizagem em sala de aula. O estudo teve como objetivo analisar as relações entre a perceção que os alunos têm quanto ao ambiente em sala de aula em relação ao erro, a perspetiva dos alunos quanto aos erros e as emoções sentidas pelos alunos em sala de aula. Neste estudo participaram 197 alunos do 1º ciclo, sendo que 99 alunos frequentavam o 3º ano de escolaridade e 98 alunos frequentavam o 4o ano de escolaridade. A recolha de dados foi realizada em sala de aula através de três questionários que analisaram a perceção dos alunos relativamente ao clima em sala de aula e aos erros e as emoções relativamente a matemática. Os resultados obtidos indicaram que o clima de aprendizagem e uma variável que se apresenta correlacionada com diversas variáveis como as emoções, a reação negativa do professor e a utilização do erro para a aprendizagem.
- Abertura do colóquio: Algumas reflexões acerca de “Psicologia e Educação”Publication . Pereira, FredericoInexistente
- Abordagem à aprendizagem dos alunos do curso superior de fisioterapiaPublication . Cruz, Eduardo; Ramalho, GlóriaInexistente
- Abordagem à aprendizagem e resultados escolares obtidos noa alunos dos cursos de terapia ocupacional e fisioterapiaPublication . Pinto, Élia Maria C. P. da SilvaA presente investigação é um estudo descritivo e comparativo, enquadrado no modelo Presságio-Processo-Produto (modelo 3P) de Biggs, com base no qual se seleccionaram as variáveis e se estabeleceram as questões orientadoras. Este modelo 3P tem como significado a palavra P. as três dimensões intervenientes, presságio, processo e produto. O modelo considera que a dimensão presságio existe quando o aluno é confrontado com a situação de aprendizagem. Biggs (1985, 1987, 2001) caracteriza a dimensão presságio através de dois factores: os factores do estudante, que compreendem o conhecimento prévio, experiências educativas anteriores, capacidades (estilos cognitivos, coeficiente de inteligência), personalidade (locus de controle), idade, níveis de ensino dos pais e abordagens preferidas para a aprendizagem; e os factores do ensino que estão relacionados com as áreas de estudo, a estrutura do curso, os métodos de ensino, o tempo disponível para a execução da tarefa e o currículo. Contudo, cada um destes factores afecta o outro factor, de forma a que, por exemplo, a abordagem preferida do estudante se ajuste ao contexto e curso particular a ser leccionado, e ao sucesso ou, de outro modo, ao resultado. Para Biggs (2001) o coração do sistema de ensino/aprendizagem está ao nível do processo, onde a actividade relacionada com a aprendizagem produz ou não os resultados esperados. Pretendemos verificar, de acordo com o modelo 3P, quais os factores inerentes ao estudante que se relacionam entre si e com a abordagem (motivo e estratégia) e com os resultados por eles alcançados (classificação) e também comparar esses resultados com os obtidos por Cruz em 1998. Relativamente a este modelo verificamos quanto à dimensão presságio os factores do estudante e tivemos em conta a idade, o locus de controle, as habilitações literárias dos pais e a profissão destes. Na dimensão processo fomos ver quais as abordagens seleccionadas (estratégia e motivação) e no que concerne à dimensão produto verificamos quais os valores obtidos na classificação das disciplinas. Para atingir os objectivos do estudo foram utilizados três questionários: um de caracterização da amostra, um outro « Student Process Questionnaire» Biggs (1987, traduzido por Rosário, 1995) para identificar os processos de estudo e por último o questionário da Escala IPC de Levenson que pretende avaliar o locus de controle. Estes questionários foram ministrados aos alunos que frequentavam os 1o e os 3o anos dos Cursos Bietápicos de Licenciatura em Terapia Ocupacional e Fisioterapia. Com estes instrumentos obtivemos as respostas para alguns dos itens das dimensões descritas por Biggs, para os factores do estudante e para o tipo de abordagem seleccionado. Para a dimensão produto consultamos as classificações dos alunos. Os resultados desta investigação indicam que, genericamente, as abordagens e as concepções da aprendizagem são alto rendimento, segundo os valores obtidos através do questionário de processos de estudo. Os resultados obtidos na Escala IPC de Levenson apontam para valores significativos na expectativa de controle interno. Estes resultados revelam que o tipo de abordagem privilegiada é a abordagem alto rendimento existindo, assim, uma correlação significativa entre o tipo de abordagem profunda e de alto rendimento e a Escala IPC de Levenson demonstrando estes resultados que se identificam na sua plenitude com o que os autores afirmam. Segundo Dubois (1996), os indivíduos com expectativas de controle interno têm em geral mais sucesso académico e profissional, parecem mais motivados para o sucesso, mostram mais eficácia na selecção e utilização da informação e utilizam as suas experiências anteriores como fontes de informação. Este tipo de comportamento é usual nos indivíduos com abordagens profundas. Comparativamente com a investigação feita por Cruz (1998) os resultados deste foram diferentes dos nossos no que se refere ao tipo abordagens seleccionadas pelos alunos em 1998. Os alunos do 1o ano, do Curso de Fisioterapia em 1998, obtiveram valores significativos na estratégia superficial, na motivação profunda, na motivação e estratégia alto rendimento, na abordagem superficial e na abordagem alto rendimento, podemos dizer que estes alunos revelam um perfil de abordagem alto rendimento. Os alunos do 3o ano deste mesmo curso obtiveram valores significativos na estratégia alto rendimento. Os alunos dos 1o ano e 3o ano em 2004 apresentam valores significativos na variável estratégia e abordagem alto rendimento. Não obtivemos diferenças significativas em relação à variável motivação.
- Abordagem centrada na familia: Avaliação de práticas num projecto de intervenção precocePublication . Cara-Linda, Maria Antónia do Carmo Paulo ReisA evolução de modelos e práticas em Intervenção Precoce tem sofrido, nas últimas décadas grandes alterações em função dos avanços nas conceptualizações teóricas e investigações' associadas, mobilizando um número cada vez maior de estudos ao nível da comunidade científica. O estudo que apresentamos, enquadra-se no âmbito da investigação em Intervenção Precoce, e propõe-se avaliar as práticas desenvolvidas num Projecto de Intervenção Precoce, auscultando famílias, técnicos e estruturas educativas da comunidade, na perspectiva de melhorar e ajustar essas práticas aos actuais modelos conceptuais e às necessidades das famílias que são atendidas, tendo em conta o contexto onde o projecto se insere. Neste sentido definiram-se três objectivos de investigação: - Auscultar o parecer dos técnicos do PIP e estruturas educativas sobre as práticas desenvolvidas pelo mesmo. - Analisar a opinião das educadoras do ensino regular com crianças apoiadas pelo PIP sobre o apoio / orientação recebidas por parte deste. - Conhecer e analisar as percepções dos pais e técnicos sobre o envolvimento familiar nos processos de avaliação e intervenção. Para o desenvolvimento do estudo utilizamos uma metodologia de natureza essencialmente qualitativa. Aplicamos questionários para conhecer a opinião de técnicos, coordenadores e educadores das estruturas educativas. Para conhecer as percepções das famílias e técnicos sobre o envolvimento familiar nos processos de avaliação e intervenção optámos por um questionário aplicado às famílias em situação de entrevista, de forma a assegurarmo-nos que todas as questões eram compreendidas. Na mesma altura foi também solicitado em paralelo o preenchimento de um questionário paralelo ao técnico que acompanhava a família. Os resultados do estudo indicam uma prática de Intervenção Precoce, com uma articulação interserviços em que a equipa constituída por técnicos de formação diversificada assume um papel relevante de suporte e apoio às práticas. O envolvimento parental activo é referido por vários autores, como indispensável em Intervenção Precoce, devendo as práticas de IP devem implicar uma cooperação participada dos pais nos processos de avaliação, planificação e intervenção. Os resultados do estudo indicam que as famílias apoiadas se percepcionam envolvidas quer nos processos de avaliação, quer na intervenção e que esse envolvimento é igualmente percepcionado pelos técnicos. Numa análise comparativa, os resultados indicam que, nas práticas de intervenção, não há diferenças significativas entre pais e técnicos. No entanto, o envolvimento dos pais na avaliação é percepcionado pelos técnicos como mais elevado, havendo diferenças significativas relativamente às percepções dos pais. Os resultados mostram também que há alguns aspectos que a equipa deve reequacionar, nomeadamente no que se refere à formalização e entrega de registos escritos aos pais. Na sua globalidade, os resultados obtidos revelam indicadores de qualidade, na linha das principais teorias defendidas na revisão de literatura: no trabalho com as famílias, no trabalho de equipa e na articulação de serviços.