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Authors
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Abstract(s)
Pretendemos com este estudo investigar, se um programa de leitura
dialógica com crianças em idade pré-escolar, tem implicações no desenvol -
vimento da sua linguagem oral, especificamente, ao nível do reconto de histórias.
Esta investigação contou com a colaboração de 26 crianças de 5 anos de
idade. A presente investigação é de natureza quase-experimental, sendo composta
por várias fases sequenciais: (1) fase de pré-teste, na qual as crianças
foram submetidas a uma avaliação individual; (2) fase de intervenção, na qual
foram estabelecidos 2 grupos-um grupo experimental com quem foi implemen -
tado um programa de leitura dialógica e um grupo de controlo com quem foi
desenvolvido um programa de leitura tradicional; (3) fase de pós-teste, com
vista a uma nova reavaliação nas mesmas áreas do pré-teste. É possível observar
a partir dos resultados que no pré-teste o grupo experimental e de controlo
apresentam resultados relativamente próximos e que após a implementação dos
programas as crianças do grupo experimental tiveram melhores resultados no
reconto de histórias, comparativamente com as crianças do grupo de controlo.
Diremos em conclusão que a leitura dialógica de histórias parece ser uma prática
a incorporar no quotidiano das rotinas de jardim-de-infância.
Description
Keywords
Leitura dialógica Leitura de histórias Crianças de idade préescolar
Citation
In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Educar hoje: Diálogos entre psicologia, educação e currículo (7-20). Lisboa: Edições ISPA.