Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

À descoberta do mundo da escrita: um programa de intervenção com uma criança surda no pré-escolar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
ATAS-XIV-CI-PsicologiaEducacao 9-22.pdf121.57 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A revisão de literatura tem vindo a demonstrar cada vez mais o enorme impacto que os programas de intervenção na linguagem escrita em idades mais precoces exercem na posterior aprendizagem formal da leitura e da escrita. Estes são cruciais pois permitem às crianças a construção de novos conhecimentos essenciais para o desenvolvimento da literacia emergente. Sendo assim, o presente estudo procurou desenvolver um programa de intervenção capaz de promover a evolução da linguagem escrita em crianças surdas em idade pré-escolar. Foi através de um estudo de caso com uma criança surda profunda que foi possível a realização de um pré- -teste onde se avaliou os conhecimentos já existentes da criança sobre a linguagem escrita, a execução de um programa de intervenção baseado em princípios construti - vistas e a aplicação de um pós-teste para se verificar o impacto deste programa. Recor - rendo a diversas atividades relacionadas com a linguagem escrita, e tendo sempre em consideração a sua adaptação às características cognitivas e motivacionais da criança, conseguimos levar esta a compreender que as palavras são compostas por letras numa determinada sequência, a reforçar as relações entre os gestos, as imagens e as palavras impressas e a desenvolver a linguagem em situações comunicativas. Desta forma, concluiu-se que a promoção da reflexão acerca da linguagem escrita teve um impacto significativo na evolução do desenvolvimento da linguagem escrita ao permitir à criança colocar novas hipóteses infantis acerca do mundo da escrita, adquirindo conhecimentos relacionados com o princípio alfabético. Linhas orientadoras para o desenvolvimento da linguagem escrita em alunos surdos são sugeridas.

Description

Keywords

Programa de intervenção Linguagem escrita Crianças surdas

Citation

In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Atas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação (9-22). Lisboa: Edições ISPA.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue