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Advisor(s)
Abstract(s)
A revisão de literatura tem vindo a demonstrar cada vez mais o enorme
impacto que os programas de intervenção na linguagem escrita em idades mais
precoces exercem na posterior aprendizagem formal da leitura e da escrita. Estes são
cruciais pois permitem às crianças a construção de novos conhecimentos essenciais
para o desenvolvimento da literacia emergente. Sendo assim, o presente estudo
procurou desenvolver um programa de intervenção capaz de promover a evolução da
linguagem escrita em crianças surdas em idade pré-escolar. Foi através de um estudo
de caso com uma criança surda profunda que foi possível a realização de um pré-
-teste onde se avaliou os conhecimentos já existentes da criança sobre a linguagem
escrita, a execução de um programa de intervenção baseado em princípios construti -
vistas e a aplicação de um pós-teste para se verificar o impacto deste programa. Recor -
rendo a diversas atividades relacionadas com a linguagem escrita, e tendo sempre em
consideração a sua adaptação às características cognitivas e motivacionais da criança,
conseguimos levar esta a compreender que as palavras são compostas por letras numa
determinada sequência, a reforçar as relações entre os gestos, as imagens e as palavras
impressas e a desenvolver a linguagem em situações comunicativas. Desta forma,
concluiu-se que a promoção da reflexão acerca da linguagem escrita teve um impacto
significativo na evolução do desenvolvimento da linguagem escrita ao permitir à
criança colocar novas hipóteses infantis acerca do mundo da escrita, adquirindo
conhecimentos relacionados com o princípio alfabético. Linhas orientadoras para o
desenvolvimento da linguagem escrita em alunos surdos são sugeridas.
Description
Keywords
Programa de intervenção Linguagem escrita Crianças surdas
Citation
In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Atas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação (9-22). Lisboa: Edições ISPA.
Publisher
EDições ISPA