Neurociências
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Browsing Neurociências by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Psicologia"
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- Associação entre treino musical e componentes do processamento socioemocional em jovens adultosPublication . Fonseca, Maria Estella Ferreira de Lima Anselmo; Nunes, Maria Vânia SilvaAs competências socioemocionais, adquiridas desde fases iniciais da vida, são consideradas como essenciais para o ser humano, pois é com elas que construímos e preservamos relações interpessoais saudáveis. Na literatura, encontramos diversos fatores que influenciam o desenvolvimento destas competências e, um deles, é estar envolvido de algum modo com a música. Dessa forma, a presente dissertação teve como principal objetivo associar o treino musical e as componentes do processamento socioemocional, mais precisamente, a empatia e o comportamento pró-social. A amostra total (N = 98) foi composta por jovens adultos com diversos níveis de experiência musical, desde músicos a ouvintes sem qualquer treino musical, no qual responderam a um conjunto de questionários e tarefas (QCAE, SRQ-A, Gold-MSI, MaRs-IB). O objetivo deste estudo foi continuado através de um estudo quase-experimental, qualitativo com abordagem exploratória e quantitativo com abordagem descritiva. A análise de dados foi realizada através do Software IBM SPSS, no qual foram utilizados Testes de Hipóteses Paramétricos, como t-Student, ANOVA e ANCOVA. Foi evidenciado que o treino musical está associado à empatia e ao comportamento pró-social, também que os músicos apresentam média significativamente superior do que os não-músicos. E, tanto os músicos, quanto os não-músicos com altos níveis de sofisticação musical, apresentaram vantagens parecidas. Este estudo revela resultados satisfatórios e destaca a importância do treino musical para o desenvolvimento e manutenção das competências socioemocionais
- Avaliação do controlo inibitório e viés atencional através de eye-tracking: Um novo paradigma stop-signal emocionalPublication . Barros, Gonçalo Dias de Carvalho; Ribeiro, FilipaO objetivo desta tese foi desenvolver e validar uma Tarefa Stop-Signal Emocional Modificada (MESST), com recurso à tecnologia de rastreio ocular (Eye-tracking), para avaliar a resposta inibitória e os vieses atencionais em resposta a estímulos emocionais. Embora o estudo tenha sido conduzido numa amostra normativa, esta validação inicial visa, futuramente, aplicar o paradigma em populações clínicas, como a Perturbação Obsessivo-Compulsiva (POC), dado que a tarefa inclui estímulos idiossincráticos com potencial para explorar marcadores cognitivos relevantes para esta condição. A amostra foi composta por 33 participantes normativos (18-29 anos), sendo que o estudo avaliou variáveis como o StopSignal Reaction Time (SSRT) e métricas de Eye-tracking, incluindo a latência à primeira fixação e o tempo total de permanência no estímulo. Também se explorou como os traços de impulsividade e ansiedade da amostra influenciam o desempenho na MESST. Os resultados indicam que estímulos emocionalmente carregados aumentam, significativamente, as dificuldades inibitórias e induzem vieses atencionais, sobretudo na manutenção do olhar. Embora não tenha sido observada uma correlação significativa entre os traços de ansiedade e impulsividade nos marcadores centrais como o SSRT, latência à primeira fixação e tempo total de permanência do olhar nas funções cognitivas avaliadas, foi identificado que níveis mais elevados de impulsividade estão associados a uma menor precisão na avaliação emocional de estímulos aversivos genéricos. A tecnologia de Eye-tracking permitiu uma análise contínua e detalhada do comportamento visual atencional, fornecendo uma compreensão mais aprofundada dos processos cognitivos associados à inibição e ao processamento emocional. Esta validação inicial fornece uma base sólida para continuar a validação e aplicação futura do paradigma em populações clínicas com POC.
- Cognitive impairment in neurodegenerative diseases: A trans-diagnostic approach using a lesion-symptom mapping analysisPublication . Morais, Ricardo Félix; Pires, Ricardo; Jesus, Tiago; Baptista de Lemos Guerra de Oliveira, Raquel Maria; Duro, Diana; Lima, Marisa; Baldeiras, Inês; Oliveira, Tiago Gil; Santana, IsabelIntroduction: Neurodegenerative disorders, such as Alzheimer’s disease (AD) and frontotemporal dementia (bvFTD), reflect a spectrum of cognitive impairments unified by cognitive decline. Traditional diagnostic approaches often overlook shared landscapes of these disorders. A transdiagnostic approach, cutting across conventional boundaries, may improve understanding of shared mechanisms. This study uses lesion-symptom mapping (LSM) to identify critical brain structures responsible for cognitive impairments. Methods: Patients diagnosed with Mild Cognitive Impairment (MCI), probable AD, and probable bvFTD were recruited from our memory clinic. Diagnoses were made by a multidisciplinary team using established criteria. Participants underwent detailed medical and neurological examinations, neuroimaging, cerebrospinal fluid analysis, and neuropsychological assessment. MRI scans were processed using FreeSurfer. LSM was used to assess correlations between brain structures and cognitive performance. Results: Significant correlations were found between neuropsychological test scores and reduced volume in specific brain regions. The Free and Cued Selective Reminding Test was linked to the right hippocampus and left nucleus accumbens. The Brief Visuospatial Memory Test-Revised correlated with the right hippocampus, left nucleus accumbens, and right middle temporal gyrus. Verbal fluency was linked to the left superior temporal sulcus and left middle temporal gyrus. Digit Span forward correlated with left superior frontal gyrus and left inferior parietal region, while Digit Span backward was linked to the right precuneus. Digit-Symbol Coding was associated with the left inferior parietal region. Conclusions: This study highlights common neural targets in MCI, AD, and bvFTD and their link with cognitive impairment, emphasizing the value of LSM within a transdiagnostic approach to neurodegenerative diseases.
- Do dogs (canis familiaris) predict a conspecific´s next action based on its gaze?Publication . Bacelar, Catarina Luísa Espanca; Virányi, ZsófiaWhere someone is looking is one of the most reliable cue predicting her/his next action. Here we set out to investigate whether pet dogs predict which of two objects another dog is likely to approach based on its gaze direction. We used a violation-of-expectation paradigm, where the dogs’ looking time can tell if they created an expectation where another dog will look for food after they have seen it watching one of two food locations. Looking times were measured with an eye-tracker. In Experiment 1, subjects saw two kinds of video clips. In the congruent condition, the actor dog looked at one of two bowls and then ate from the same bowl. In the incongruent condition, the actor looked at one bowl, but then was visible eating from the other bowl. We found that subjects looked longer at actor eating in the first incongruent trial than in the first congruent trial whereas they tended to watch the bowl the actor was eating from longer in the congruent than in the incongruent trial. In Experiment 2, similar test trials were compared to control trials where the actor provided no gaze cue before eating from a bowl. Here we found no differences between test and control trials. Findings suggest that dogs can use gaze to predict a conspecific's next action and they may also recognize the referential content of gaze.
- Emotional processing in alexithymia: Behavioral evidencePublication . Luís, Ana Isabel Dias dos Santos; Mares, InêsSocial cognition plays a crucial role in primate survival. A key facet of social cognition is the recognition of others’ emotions, which facilitates social interactions by providing insights into others’ mental states and enabling us to adjust our behaviors accordingly. This dissertation focuses on understanding emotional processing deficits associated with alexithymia - a personality trait characterized by difficulties identifying and describing emotions - in a neurotypical population. To achieve this goal, we designed two experiments to investigate whether the emotional processing deficits associated with alexithymia extend to neutral expressions (Experiment I) and to explore their possible connection to altered holistic processing (Experiment II). In both experiments, perceptual difficulty was increased by adding visual noise, known to exacerbate alexithymia-related deficits. Alexithymia traits were independently measured using the Toronto Alexithymia Scale (TAS-20). In the first experiment, 35 university students were presented with 30 images of fearful faces, neutral faces, and objects, which they were asked to categorize. Results showed lower accuracy across all categories associated with increasing alexithymia scores. In the second experiment, 90 upright and inverted faces (displaying fear, happiness, and neutral expressions) were presented to 49 university students in a similar design to Experiment I. Participants with higher alexithymia scores performed worse when holistic processing was disrupted by image inversion, compared to upright presentation. Our analysis suggests that individuals with higher levels of alexithymia exhibit a general impairment in perceptual categorization, contrasting with the anticipated emotion-specific deficits (Experiment I) and rely on holistic processing (Experiment II).
- Expectativa e dor: Um estudo experimental sobre a influência de instruções verbaisPublication . Rosa, Patrícia Gomes; Valente, Maria Alexandra FerreiraA experiência da dor é influenciada por fatores biológicos, psicológicos, sociais e culturais, sendo que a expectativa em relação a estímulos dolorosos, também desempenha um papel fundamental na modulação da experiência da dor. Este estudo tem como objetivo avaliar a relação entre a expectativa do estímulo e a intensidade da dor, tolerância à dor e níveis de stress em adultos saudáveis, utilizando o paradigma Cold Pressor Arm Wrap (CPAW) para indução de dor aguda. A amostra foi composta por 40 jovens adultos. Os participantes foram divididos em dois grupos, recebendo instruções de conotação negativa (grupo experimental) ou neutra (grupo controlo), com o objetivo de induzir diferentes expectativas em relação ao ensaio experimental. A intensidade da dor foi avaliada através de uma escala numérica de 0 a 10, a tolerância à dor foi medida pelo tempo até o desconforto se tornar insuportável para o participante, e o stress foi monitorizado através variabilidade da frequência cardíaca (VFC) como um marcador psicofisiológico. Os resultados não confirmaram a hipótese de que as instruções influenciariam significativamente as expectativas de dor, exceto no parâmetro da tolerância à dor, sugerindo que o efeito placebo é mais relevante ao quanto um individuo consegue suportar a dor, e não à dor em si. A segunda hipótese também não foi confirmada, sendo que a expectativa não está associada à intensidade da dor, à tolerância à dor e ao stress. A análise destacou ainda a variabilidade inter-individual presente no estudo nas respostas à dor, reforçando que fatores contextuais e emocionais desempenham um papel significativo na perceção da dor. Este estudo enfatiza a necessidade de metodologias mais robustas para explorar como as expectativas moldam a experiência individual da dor, contribuindo para uma melhor compreensão dos mecanismos subjacentes à modulação da dor.
- Neurociência do brincar : revisão scopingPublication . Valente, Cláudia Alexandra Gonçalves; Nunes, Maria Vânia SilvaO Brincar tem sido pouco explorado e tem sido investigado sobretudo como um meio para alcançar um objetivo. Com os avanços da neurociência é possível aumentar o conhecimento sobre as relações cérebro-comportamento. O brincar na visão neurocientífica tem sido essencialmente explorado com base no modelo animal. Neste contexto, a presente revisão Scoping tem como objetivo identificar o estado da arte sobre a neurociência do brincar em mamíferos. No total dos seis estudos incluídos, cinco avaliaram as bases neurais do brincar social em ratos, inclusive rough and tumble play. Apenas um dos estudos analisados abordou o brincar simbólico em humanos. Nas investigações realizadas o brincar foi avaliado através da análise comportamental e da componente neural, com técnica de imagem fNRIS e análise molecular. Os resultados encontrados apontam que durante o brincar ocorre uma ativação de estruturas cerebrais do sistema límbico (hipotálamo, amígdala, cíngulo, tálamo e habénula), do córtex pré-frontal e orbitofrontal e do sulco temporal superior posterior. Sinaliza-se também a atividade química de opióides, endocanabinóides, dopamina, oxitocina e noradrenalina. Com os estudos observados é possível verificar que o brincar envolve três circuitos neurais: circuitos responsáveis pela motivação (estruturas límbicas), pela motricidade (estruturas somatossensoriais) e pelo funcionamento executivo (córtex frontal).
- A relação entre o controlo inibitório e o sistema numérico aproximado em crianças pré-escolares com fragilidades comportamentaisPublication . Pini, Fabiana Cristina Barbosa; Rato, JoanaIntrodução: As dificuldades no desempenho matemático durante a infância tendem a persistir ao longo da vida e estão associadas a menores perspetivas de sucesso académico e profissional. Em particular, crianças pré-escolares com fragilidades comportamentais podem apresentar dificuldades no controlo inibitório, uma função executiva essencial para o desenvolvimento de competências numéricas e para a regulação do comportamento. O presente estudo investiga a relação entre o controlo inibitório e o sistema numérico aproximado (SNA) em crianças com fragilidades comportamentais, considerando a relevância do desenvolvimento precoce de competências numéricas fundamentais. Metodologia: Foram avaliadas 101 crianças pré-escolares entre 5 e 6 anos, em que 37 apresentaram elevados índices em subescalas de hiperatividade e problemas de conduta, identificadas através do Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ). Todas as crianças realizaram tarefas Go/No-Go e de estimativa numérica de curta duração, Numeracy Screener. Resultados: No contexto desta população, não houve uma evidência estatisticamente relevante entre o desempenho em tarefas não simbólicas e o controlo inibitório para este grupo de crianças com fragilidade comportamental. Conclusão: Este estudo representa um passo na caracterização da interação entre competências numéricas e controlo de impulso em crianças pré-escolares portuguesas com indicadores de fragilidades comportamentais, recorrendo a instrumentos de avaliação padronizados.
- Sono, competências e problemas em crianças em idade escolarPublication . Rodrigues, Inês Branco; Veríssimo, ManuelaOs problemas de sono têm vindo a ser associados a problemas e competências nas crianças. O presente estudo teve como objetivo analisar a relação entre sono e competências/problemas reportadas pelos professores, em crianças. A amostra foi constituída por um total de 38 alunos, com idades compreendidas entre os 6 e os 9 anos. Os dados de sono foram recolhidos com recurso a actígrafia (7 dias/noites) e a questionários completados pelos pais (CSHQ). As medidas de competências e problemas foram obtidas através do preenchimento de questionários (TCRS) por parte dos professores. Observou-se que a Hora de deitar geral está associada de forma negativa à Assertividade social; e que a Hora de levantar ao fim de semana está associada de forma positiva com os Problemas de aprendizagem, e de forma negativa a Bom aluno/Orientação para tarefas. Os Problemas de despertares noturnos, reportados pelos pais, mostraram estar relacionados de forma negativa com a Assertividade social, as Aptidões sociais com os pares e as Competências totais. Tendo em conta que os problemas de sono são algo frequentes na população infantil portuguesa, e que os problemas e os hábitos de sono apresentam associações com as competências/problemas, é importante que estes sejam tidos em consideração e seja procurada a sua resolução e/ou melhoria dos hábitos de sono.
- The relation between body ownership and sense of agency: an eeg studyPublication . Pinto, Beatriz Moreno Marinho; Pia, LorenzoUma questão ainda muito debatida no âmbito das neurociências é como a experiência do próprio corpo contribui para o sentimento de agency. A fim de investigar o papel da body ownership na execução de ações, integrámos duas assinaturas (um questionário ad hoc e o paradigma de sensory attenuation) de sense of agency (“essa ação é intencional e voluntária”) no paradigma da ilusão da mão de borracha (IMB). A principal conclusão do nosso estudo é que ownership ilusório de uma mão falsa (induzida pela IMB) pode desencadear um agency ilusório de movimentos apenas no nível implícito. Especificamente, quando a mão falsa (incorporada) pressionava um botão que fornecia um estímulo elétrico ao corpo do participante, a intensidade do estímulo foi atenuada, exatamente como acontece quando o movimento da própria mão desencdea o estímulo. Neste estudo foi possível obter evidência fisiológica através do uso da técnica de EEG. Embora as diferenças obtidas na amplitude do ERP dos componentes N1 e P2 foram consistentes com os resultados comportamentais, o movimento não foi atribuído à vontade do participante no nível explícito.