Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A relação entre o controlo inibitório e o sistema numérico aproximado em crianças pré-escolares com fragilidades comportamentais

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
29770_Fabiana_Pini_dissertação.pdf2.04 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Introdução: As dificuldades no desempenho matemático durante a infância tendem a persistir ao longo da vida e estão associadas a menores perspetivas de sucesso académico e profissional. Em particular, crianças pré-escolares com fragilidades comportamentais podem apresentar dificuldades no controlo inibitório, uma função executiva essencial para o desenvolvimento de competências numéricas e para a regulação do comportamento. O presente estudo investiga a relação entre o controlo inibitório e o sistema numérico aproximado (SNA) em crianças com fragilidades comportamentais, considerando a relevância do desenvolvimento precoce de competências numéricas fundamentais. Metodologia: Foram avaliadas 101 crianças pré-escolares entre 5 e 6 anos, em que 37 apresentaram elevados índices em subescalas de hiperatividade e problemas de conduta, identificadas através do Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ). Todas as crianças realizaram tarefas Go/No-Go e de estimativa numérica de curta duração, Numeracy Screener. Resultados: No contexto desta população, não houve uma evidência estatisticamente relevante entre o desempenho em tarefas não simbólicas e o controlo inibitório para este grupo de crianças com fragilidade comportamental. Conclusão: Este estudo representa um passo na caracterização da interação entre competências numéricas e controlo de impulso em crianças pré-escolares portuguesas com indicadores de fragilidades comportamentais, recorrendo a instrumentos de avaliação padronizados.
Introduction: Difficulties in mathematical performance during childhood tend to persist throughout life and are associated with lower prospects for academic and professional success. In particular, preschool children with behavioral difficulties may exhibit challenges in inhibitory control, an executive function essential for the development of numerical skills and behavioral regulation. This study investigates the relationship between inhibitory control and the Approximate Number System (ANS) in children with behavioral difficulties, emphasizing the importance of early development of fundamental numerical skills. Methodology: A total of 101 preschool children aged 5 to 6 years were assessed, among whom 37 displayed high scores on the hyperactivity and conduct problems subscales of the Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ). All children completed Go/No-Go tasks and a short-duration numerical estimation task, the Numeracy Screener. Results: In this population, no statistically significant evidence was found between performance on non-symbolic tasks and inhibitory control for this group of children with behavioral difficulties. Conclusion: This study represents a step forward in characterizing the interaction between numerical skills and impulse control in Portuguese preschool children with behavioral difficulties, using standardized assessment tools.

Description

Dissertação apresentada à Universidade Católica Portuguesa e Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida para obtenção do grau de mestre em Neurociências Cognitivas e Comportamentais

Keywords

Controlo inibitório Sistema numérico aproximado Fragilidades comportamentais Pré-escolar Competências numéricas SDQ Inhibitory control Approximate number system Behavioral difficulties Preschool Numerical skills SDQ

Citation

Pini, F. C. B. (2025). A relação entre o controlo inibitório e o sistema numérico aproximado em crianças pré-escolares com fragilidades comportamentais [Dissertação de Mestrado]. Ispa - Instituto Universitário.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue