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- Explaining the mental health consequences of internalized racism: The mediating roles of family resilience and collective actionPublication . Ribas, Anna Luiza Steiger; Miranda, MarianaABSTRACT: Racial oppression’s institutional and interpersonal levels have had a substantial amount of empirical attention. Little is known, however, about internalized racism and the paths through which it has such negative effects on mental health. In this study with 226 participants who self identify as Black we focus on internalized racism’s effect on depression and propose explanatory processes through which this effect is carried out. We argued that this detrimental effect happens though internalized racism’s limiting power over positive identity mechanisms. Specifically, when exploring family resilience and collective action’s role in this association, results showed that internalized racism’s effect on depression was mediated by family communication and problem solving dimension of family resilience. The support for the Black Lives Matter movement was also a significant mediator, but was, however, positively associated with depression. Clinical implications are discussed.
- Um estudo preliminar do questionário de grupo - Uma análise acerca da clareza do instrumento.Publication . Silva, Luísa Ribeiro Caetano da; Gonzalez, António José César de AlmeidaO presente estudo está inserido em um projeto de investigação em colaboração com a OQ Measures e a Clínica Ispa, cujo objetivo é a validação da versão portuguesa do Questionário de Grupo. Este tem como objetivo a análise dos níveis de concordância relativamente à clareza das instruções, do formato de resposta e dos itens do Questionário de Grupo. Para isso, o estudo foi dividido em duas fases complementares. Na primeira, participaram 20 indivíduos, considerados não-especialistas no tema, que se encontravam inseridos em grupos (terapêutico e de trabalho). Na segunda fase do estudo, 11 especialistas em grupos terapêuticos compuseram a amostra. Todos os participantes preencheram um formulário on-line no qual deveriam responder se as instruções, o formato de resposta e os itens estavam claros juntamente com um consentimento informado. Caso a resposta fosse negativa, os mesmos deveriam sugerir melhorias para o item em questão. Na primeira fase, o Questionário de Grupo apresentou um bom nível de acordo relativamente à clareza e não sofreu nenhuma alteração. Contudo, o mesmo não se verificou na segunda fase. Neste sentido, três itens foram sinalizados para uma possível melhoria, apresentando um nível de concordância inferior a 80%. Para além destas modificações, foram realizadas alterações em outros três itens e também foi incluído o plural para a palavra “líder” e o pronome feminino. Serão necessários mais estudos com novas amostras para uma verificação das novas alterações sugeridas bem como a verificação da validade de conteúdo dos itens.
- Associação entre treino musical e componentes do processamento socioemocional em jovens adultosPublication . Fonseca, Maria Estella Ferreira de Lima Anselmo; Nunes, Maria Vânia SilvaAs competências socioemocionais, adquiridas desde fases iniciais da vida, são consideradas como essenciais para o ser humano, pois é com elas que construímos e preservamos relações interpessoais saudáveis. Na literatura, encontramos diversos fatores que influenciam o desenvolvimento destas competências e, um deles, é estar envolvido de algum modo com a música. Dessa forma, a presente dissertação teve como principal objetivo associar o treino musical e as componentes do processamento socioemocional, mais precisamente, a empatia e o comportamento pró-social. A amostra total (N = 98) foi composta por jovens adultos com diversos níveis de experiência musical, desde músicos a ouvintes sem qualquer treino musical, no qual responderam a um conjunto de questionários e tarefas (QCAE, SRQ-A, Gold-MSI, MaRs-IB). O objetivo deste estudo foi continuado através de um estudo quase-experimental, qualitativo com abordagem exploratória e quantitativo com abordagem descritiva. A análise de dados foi realizada através do Software IBM SPSS, no qual foram utilizados Testes de Hipóteses Paramétricos, como t-Student, ANOVA e ANCOVA. Foi evidenciado que o treino musical está associado à empatia e ao comportamento pró-social, também que os músicos apresentam média significativamente superior do que os não-músicos. E, tanto os músicos, quanto os não-músicos com altos níveis de sofisticação musical, apresentaram vantagens parecidas. Este estudo revela resultados satisfatórios e destaca a importância do treino musical para o desenvolvimento e manutenção das competências socioemocionais