Browsing by Issue Date, starting with "2018-12"
Now showing 1 - 10 of 69
Results Per Page
Sort Options
- Associação entre infertilidade e satisfação relacional : estudo comparativo de díades consoante a situação reprodutivaPublication . Andrade, Soraia; Martins, MarianaResumo: Estudos recentes sugerem que a infertilidade tanto pode ser benéfica como danosa à relação conjugal. Esta divergência deve-se, em parte, à falta de grupos de controlo adequados e à não utilização da díade como unidade de análise. Este estudo teve como objetivo testar a existência de diferenças significativas ao nível da satisfação relacional e do consenso diádico nesta variável em 358 casais, divididos em quatro grupos consoante a experiência de infertilidade e de parentalidade. Recorrendo a análises multivariadas de covariância, foram utilizadas como variáveis dependentes a satisfação relacional feminina e masculina e o respetivo consenso diádico, e como variáveis de controlo as idades feminina e masculina, a duração da relação, e a satisfação reportada pelo parceiro. Não se verificaram efeitos significativos da satisfação reprodutiva nos níveis feminino e masculino de satisfação relacional e no consenso diádico nos quatro grupos, mantendo-se os resultados após introdução das covariáveis. Pese embora a necessidade de investigações futuras que possam acompanhar os casais longitudinalmente e idealmente antes ainda de iniciar o projeto de parentalidade, estes resultados sugerem que a vivência de barreiras à fertilidade por si só não afeta a satisfação relacional.
- A influência do sentido de vida e de fatores psicossociais na qualidade de vida de doentes com esclerose múltiplaPublication . Pinto, Catarina Ramos; Guerra, MarinaResumo: Este estudo tem como objetivo analisar a influência do sentido de vida, suporte social, ansiedade e depressão na perceção de qualidade de vida de pessoas com Esclerose Múltipla (EM). A amostra, constituída por 30 indivíduos com diagnóstico médico confirmado de EM, sendo 56.7% mulheres, e com uma média de idade de 48.17 anos, respondeu aos seguintes instrumentos: questionário sociodemográfico, Escala de Sentido de Vida, Escala de Suporte Social, HADS e WHOQOL-Bref. Efetuaram-se modelos de regressão para analisar os determinantes dos vários domínios da qualidade de vida, tendo-se observado os seguintes determinantes: para a faceta Geral da Qualidade de Vida e para o domínio de Relações Sociais, a Depressão; para o domínio Físico, a Depressão e Subdiagnóstico de EM; para os domínios Psicológico e Ambiente da Qualidade de Vida observou-se um efeito significativo do Sentido de Vida e da Ansiedade. Este estudo aponta para a relevância da intervenção psicológica na melhoria da qualidade de vida na EM e, designadamente, para a importância da diminuição da sintomatologia ansiosa e depressiva e redescoberta do sentido de vida.
- Práticas colaborativas dos psicólogos escolares portugueses : uma análise de tipologias e contextosPublication . Mendes, Sofia A.; Pinto, Ana Isabel; Lima, Isabel Macedo Pinto Abreu; Almeida, Leandro SilvaResumo: A colaboração entre psicólogos escolares e os vários serviços e profissionais da comunidade educativa é essencial para a prestação de serviços compreensivos, integrados e eficazes a alunos e famílias. Tendo por base a resposta de 477 profissionais a um inquérito eletrónico, este estudo investiga as práticas colaborativas intra e interinstitucionais dos psicólogos escolares portugueses. Os resultados encontrados sugerem que estes profissionais colaboram de forma regular, e com uma vasta gama de propósitos, com uma grande diversidade de entidades, serviços e equipas, internos e externos à escola. Entre as práticas colaborativas reportadas com mais frequência, destaca-se a colaboração dos psicólogos escolares com conselhos de turma, equipas de educação especial, comissões de proteção de crianças e jovens, e serviços de saúde. Os objetivos e a natureza das atividades desenvolvidas no contexto destas e de outras colaborações são explicitados, permitindo concretizar e colocar em evidência a natureza multifacetada do papel dos psicólogos escolares e os seus múltiplos contributos para as escolas. Implicações para a prática profissional, o desenvolvimento da profissão e futuras investigações são apresentadas.
- Contributos da literacia em saúde para a promoção e racionalização de custos na saúdePublication . Antunes, Maria da Luz; Lopes, CarlosA Organização Mundial da Saúde define a literacia em saúde como o conjunto de competências cognitivas e sociais e a capacidade que o indivíduo tem para obter, interpretar e compreender a informação básica de saúde e serviços de uma forma que seja promotora da saúde. A transmissão de informação sobre saúde é mais eficaz quando os seus conteúdos são especificamente desenhados para uma pessoa ou para um grupo populacional e quando a mensagem é bem delimitada, realçando os benefícios (ganhos) e os custos (perdas) associados aos comportamentos e às tomadas de decisão. A autoconfiança e a implementação de comportamentos saudáveis são também evidentes quando existe a preocupação de definir instruções específicas para um comportamento de saúde; por exemplo, ao invés de mensagens assustadoras e negativas promove-se a motivação com mensagens positivas. Mais do que transmitir informação, a literacia em saúde implica a aquisição de competências em adquirir a informação e aplicá-la com sucesso à sua própria realidade. Mas a literacia em saúde é um tipo distinto de literacia ou apenas literacia num contexto de saúde? O objetivo deste estudo de revisão é a análise do conceito de literacia em saúde através da interação doente/profissionais de saúde/sistema de saúde. Procura-se responder às seguintes questões: Em que consiste a literacia em saúde? Em que medida interfere na comunicação entre doentes, profissionais de saúde e sistema de saúde? Que consequências tem na saúde pública? Apresenta-se o conceito de literacia em saúde e a associação da sua baixa literacia aos gastos e aos comportamentos em saúde. Efetua-se uma análise da literatura científica publicada sobre a baixa literacia em saúde e a sua implicação nos custos na saúde usando, para este propósito, oito bases de dados. Em complemento, aponta-se a importância da literacia em saúde na comunicação médico-doente com vista à promoção da saúde.
- Sentimento psicológico de comunidade : estudo da escala SCI-2 num contexto associativoPublication . Cunha, Olga Oliveira; Ornelas, José; Moniz, Maria João VargasResumo: O Sentimento de Comunidade é um dos conceitos fundamentais da Psicologia Comunitária. Seymour Sarason, em 1974, define-o como a perceção de pertença, interdependência e compromisso mútuo que liga os indivíduos de uma comunidade. No modelo proposto por McMillan e Chavis (1986) identificam-se quatro dimensões: estatuto de membro, integração e satisfação de necessidades, influência e relações emocionais partilhadas. A investigação tem procurado desenvolver medidas adequadas para o sentimento psicológico de comunidade pelo que no presente artigo é objetivo dos autores apresentar uma tradução e adaptação cultural da SCI-2 desenvolvida por Chavis, Lee e Acosta (2008) para um contexto associativo centrada nos seus membros voluntários (n=811). Através da análise fatorial confirmatória, verificámos que a escala evidencia um constructo multidimensional constituído pelos quatro fatores do modelo referido tendo apenas sido eliminados 2 dos 24 itens da escala original sendo que se discute a sua pertinência face ao original. O modelo resultante permite analisar e discutir o sentimento de comunidade no contexto estudado.
- Estilos parentais, género e idade, e representações sobre indisciplina em jovens do 3º cicloPublication . Tibério, Catarina Sofia Abreu; Morgado, JoséEste estudo teve como objetivo principal averiguar se existe relação entre os estilos parentais e as representações que os jovens do 3º ciclo têm sobre a indisciplina. Para aprofundar mais o estudo das representações sobre a indisciplina, foi também estudado a relação entre duas variáveis, o género e a idade. Para tal, realizou-se um estudo exploratório quantitativo, de caráter comparativo e correlacional. Todas as hipóteses a que se pretendia dar resposta foram respondidas através de um inquérito por questionário preenchido pelos alunos. A amostra é constituída por 296 alunos (157 do sexo feminino e 139 do sexo masculino) do 3º ciclo, com idades compreendidas entre os 11 e os 17 anos, de duas escolas da rede pública do distrito de Setúbal. Através da análise dos resultados, concluiu-se que existem diferenças significativas nas representações que os jovens têm sobre indisciplina quando relacionadas com o estilo parental, o género e a idade, confirmando assim todas as hipóteses colocadas.
- Teatro das emoções : dinâmicas de grupoPublication . Luiz, PaulaEste livro apresenta o método teatral como ferramenta de identificação, reconhecimento e expressão das emoções, para a criação de empatia na comunicação e para o desenvolvimento pessoal e colectivo da Consciência Emocional. As técnicas do trabalho do actor na preparação da sua personagem são úteis para o auto-conhecimento e desenvolvimento das competências emocionais e talentos pessoais. Nesse sentido, são destacados diversos exercícios que funcionam como ferramentas práticas para psicólogos, formadores, professores, educadores, gestores de equipas, animadores e para o público em geral. Este livro é texto de apoio à formação Expressar Emoções, regularmente realizada no Departamento de Formação Avançada do ISPA – Instituto Universitário.
- As novas tecnologias no 1º ciclo do ensino básico : educação para o séc. XxiPublication . Viola, Mariana Condesso Lopes França; Gerardo, Maria IsabelO presente relatório foi realizado no âmbito da Prática do Ensino Supervisionada, no âmbito do Curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico na Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich e do Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. Nele se visa apresentar uma descrição e análise do contexto observado, durante a prática pedagógica com uma turma de 3º ano, numa instituição privada, certificada pela Microsoft, no concelho de Oeiras. O tema “As Novas Tecnologias no 1º Ciclo do Ensino Básico: Educação para o Séc. XXI ” resulta de eu ter realizado a minha prática supervisionada numa Instituição onde a tecnologia estava presente no quotidiano dos alunos, como ferramenta nas suas aprendizagens. O objetivo deste relatório é entender de que forma é que a tecnologia pode ser um auxílio nas aprendizagens dos alunos, assim como no trabalho realizado pelos professores. Desta forma foram criadas questões orientadoras para a realização deste relatório. Para esta investigação optei pela metodologia qualitativa e foram utilizadas técnicas de recolha de dados, recorrendo a instrumentos como a observação participante, questionários a professores da própria Instituição e a professores do Ensino Público e notas de campo de observações realizadas durante a prática supervisionada. Com a realização deste relatório pretende-se refletir sobre a utilização das novas tecnologias no contexto de 1º ciclo do Ensino Básico e da sua influência na sociedade, assim como que tipo de ferramentas são utilizadas em sala de aula e de que forma estas auxiliam os alunos nas suas aprendizagens.
- Desenvolvimento positivo dos jovens : estudo exploratório realizado com estudantes portuguesesPublication . Esperança, Jorge Luís; Dias, Cláudia; Brustad, Robert John; Fonseca, Antonio ManuelResumo: Este estudo teve por objetivo procurar perceber como se situam os jovens portugueses relativamente a alguns parâmetros que têm sido associados com o desenvolvimento positivo dos jovens. Para o efeito, foi considerado o modelo dos 5C’s (Lerner et al., 2005), nomeadamente no que concerne à sua proposta de avaliação. Novecentos e sete alunos portugueses, de ambos os sexos e com idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos preencheram o PYDp/red (Esperança, Dias, Brustad, & Fonseca, 2017), a versão portuguesa do Measure of PYD (Lerner et al., 2005). Os resultados permitiram constatar que os jovens apresentavam resultados mais elevados nas questões que se prendiam com o autoconceito e com uma visão positiva das suas próprias ações, demonstrando valores menos elevados no respeito pelas regras sociais e padrões corretos de comportamento, bem como na compreensão pelos outros e nos vínculos positivos. Constatou-se ainda que as raparigas apresentavam resultados médios mais elevados do que os rapazes, mas apenas se verificavam diferenças estatisticamente significativas na dimensão caráter. No que concerne à idade, existiam diferenças acentuadas nos resultados, sendo os resultados inferiores, em todas as dimensões, nos jovens que se encontravam no final da puberdade, comparativamente aos de outras faixas etárias.
- A narrativa da adoção: Experiências subjetivas de três mulheresPublication . Mira, Daniel Rúben do Nascimento; Marques, Maria EmíliaNo presente estudo foram recolhidas as narrativas de três mulheres relativamente à sua experiência com a adoção de crianças em Portugal. Cada participante se encontrava numa fase diferente do processo envolvido na adoção de uma criança: pré-candidatura, candidatura submetida/aprovada, criança integrada na família adotiva. Optou-se pelo Método da Entrevista Narrativa em Associação Livre, através do qual foi possível obter três narrativas. Estas foram sujeitas a diferentes níveis de analise (individual e comparativa), à luz da teoria psicanalítica, a fim de se identificar os aspetos comuns e singulares da experiência subjetiva de cada uma das mulheres. Os resultados aqui apresentados encontram ressonância nos pressupostos teóricos psicanalíticos e inscrevem-se naqueles que têm sido registados por outros estudos e artigos, nomeadamente em Portugal, Brasil e Estados Unidos. A destacar, a transversalidade dos grandes temas comuns – a identidade e o feminino materno, e as singularidades com emergência mais intensa individualmente – a relação com as imagos parentais, a filiação e o feminino e os imperativos/impositivos sociais.