Neurociências
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Neurociências by Title
Now showing 1 - 10 of 47
Results Per Page
Sort Options
- Allometric relationship between number of neurons and brain size in a cichlid fish (Oreochromis oossambicus)Publication . Melo, Gonçalo Mota Nobre deEm peixes, crescer em diferentes densidades, aquando do desenvolvimento do indivíduo originam diferenças no comprimento standard do mesmo. Com o intuito de estudar a relação alométrica entre o número de neurónios e o tamanho do cérebro, foi realizado um estudo utilizando o Fraccionador Isotrópico na Tilápia de moçambique (O. mossambicus). De modo a criar diferenças significativas no tamanho standard, vários indivíduos foram colocados a crescer em quatro densidades diferentes (15, 30, 60 e 120). Foram analisados dois pontos de desenvolvimento, sendo estes os cinco meses e os doze meses com 10 indivíduos para cada densidade. Desta forma, observamos que o aumento do comprimento standard leva a um aumento do tamanho do cérebro e por consequente a um aumento das macro-áreas a ele associadas (tronco cerebral, cerebelo, diencéfalo, teto ótico e telencéfalo). Foi ainda observado que a quantidade das células neuronais e não-neuronais tendem a aumentar proporcionalmente ao aumento do tamanho do cérebro. Por último foi observado que existe uma diferença no tamanho do núcleo das células neuronais em comparação com as células não neuronais. Desta forma, os resultados obtidos apontam para uma relação alométrica entre o número de neurónios, o tamanho dos núcleos das células e o tamanho do cérebro.
- Alterações nos padrões de sono/vigília induzidos por manipulação farmacológica do sistema endocanabinóide: Uma revisão sistemática de estudos pré-clínicosPublication . Junior, Caio César de Araújo; Nunes, Maria Vânia SilvaO sistema endocanabinóide pertence a uma rede neuromodulatória que participa da regulação de diversas funções biológicas, inclusive o sono. Essa modulação é feita principalmente através de sinapses glutamatérgicas e GABAérgicas, que representam os neurotransmissores excitatórios e inibitórios mais abundantes no cérebro, porém os mecanismos desse controle sobre o ciclo sono-vigília ainda não estão claramente estabelecidos. Para sintetizar e analisar a informação disponível relativa aos efeitos da manipulação farmacológica do sistema endocanabinóide, nos padrões de sono-vigília realizámos uma revisão sistemática da literatura em estudos pré-clínicos. Através de uma busca exaustiva nas bases de dados Pubmed, Cochrane library, PsicInfo, Web Of Science e Scopus, esta revisão sistemática identificou 29 artigos, que avaliam a participação dos elementos do sistema endocanabinóide na regulação do ciclo sono-vigília através da manipulação farmacológica desse sistema. A medição dos efeitos em todos os artigos foi avaliada através de EEG/EMG em ratos. Os resultados mostram que a estimulação dos recetores CB1 se relaciona com a promoção do sono REM e NREM, e que o seu bloqueio promove vigília. A anandamida, o seu ligante endógeno, promove tanto sono REM como NREM, sendo que pelo menos parte desse efeito é mediado pelo controle colinérgico no caso da geração do sono REM e pelo aumento dos níveis de adenosina na geração de sono NREM. O 2-AG, outro ligante endógeno, também possui efeito na promoção de sono, podendo apresentar efeito bifásico, no sentido de que doses menores promovem o sono e doses maiores promovem vigília. O Transportador de anandamida, quando bloqueado, demonstra promover o sono por aumentar a disponibilidade desta molécula. Já a inibição das enzimas do sistema, nomeadamente, a fatty acid amid hydrolase (FAAH), enzima responsável pela finalização da sinalização endocanabinóide através doa metabolização da anandamida, ao contrário do que é de se esperar, aumentam a vigília, pois a inativação dessa enzima, além de aumentar os níveis de anandamida, promove também em maior proporção, a acúmulo de outros substratos que possuem efeitos estimulantes como palmitoilietanolamida e oleoiletanolamida. A inibição da monoacilglicerol lípase (MAGL) promove sono pelo aumento da disponibilidade de 2-AG. Finalmente, a oleamida demonstrou ser um potente inibidor de sono.
- Associação entre treino musical e componentes do processamento socioemocional em jovens adultosPublication . Fonseca, Maria Estella Ferreira de Lima Anselmo; Nunes, Maria Vânia SilvaAs competências socioemocionais, adquiridas desde fases iniciais da vida, são consideradas como essenciais para o ser humano, pois é com elas que construímos e preservamos relações interpessoais saudáveis. Na literatura, encontramos diversos fatores que influenciam o desenvolvimento destas competências e, um deles, é estar envolvido de algum modo com a música. Dessa forma, a presente dissertação teve como principal objetivo associar o treino musical e as componentes do processamento socioemocional, mais precisamente, a empatia e o comportamento pró-social. A amostra total (N = 98) foi composta por jovens adultos com diversos níveis de experiência musical, desde músicos a ouvintes sem qualquer treino musical, no qual responderam a um conjunto de questionários e tarefas (QCAE, SRQ-A, Gold-MSI, MaRs-IB). O objetivo deste estudo foi continuado através de um estudo quase-experimental, qualitativo com abordagem exploratória e quantitativo com abordagem descritiva. A análise de dados foi realizada através do Software IBM SPSS, no qual foram utilizados Testes de Hipóteses Paramétricos, como t-Student, ANOVA e ANCOVA. Foi evidenciado que o treino musical está associado à empatia e ao comportamento pró-social, também que os músicos apresentam média significativamente superior do que os não-músicos. E, tanto os músicos, quanto os não-músicos com altos níveis de sofisticação musical, apresentaram vantagens parecidas. Este estudo revela resultados satisfatórios e destaca a importância do treino musical para o desenvolvimento e manutenção das competências socioemocionais
- Avaliação da intervenção assistida por animais em pessoas com demência em estádio moderado e severoPublication . Mendes, Rita Maria Ventura; Nunes, Maria Vânia SilvaIntrodução: a elevada prevalência de sintomas comportamentais e psicológicos é uma característica presente nas pessoas com demência, agravando-se no decurso da doença. A intervenção assistida por animais atua na gestão destes sintomas, nos parâmetros da agitação, comportamento social, humor, bem-estar, qualidade de vida e atividade motora, com robusta evidência nos estádios ligeiro e moderado, e com pouca evidência nos estádios mais avançados ou severos, respondendo à necessidade de investigação para validação de terapias não farmacológicas na demência. Metodologia: através de um estudo observacional, observou-se o comportamento de 16 pessoas com demência (8 em estádio moderado e 8 em estádio severo), com recurso ao preenchimento de uma check-list de observação de comportamentos, por 2 observadores em simultâneo, durante 3 momentos: 1 hora antes da intervenção assistida por animais, durante a intervenção assistida por animais e 1 hora depois da intervenção assistida por animais, durante 9 sessões. Resultados e conclusões: os resultados evidenciaram diferenças nos 2 grupos (demência em estádio moderado e severo), nos vários domínios: aumento na comunicação, aumento da atividade motora, redução da sintomatologia associada ao humor/depressão e aumento do bem-estar e qualidade de vida durante a intervenção, tendo-se esta eficácia mantido no tempo em todos estes domínios principalmente no estádio severo. A intervenção assistida por animais tem um impacto positivo na gestão dos sintomas comportamentais e psicológicos na demência sendo a sua eficácia mais evidente no estádio severo da demência, justificando a necessidade de mais investigação nesta área.
- Avaliação do controlo inibitório e viés atencional através de eye-tracking: Um novo paradigma stop-signal emocionalPublication . Barros, Gonçalo Dias de Carvalho; Ribeiro, FilipaO objetivo desta tese foi desenvolver e validar uma Tarefa Stop-Signal Emocional Modificada (MESST), com recurso à tecnologia de rastreio ocular (Eye-tracking), para avaliar a resposta inibitória e os vieses atencionais em resposta a estímulos emocionais. Embora o estudo tenha sido conduzido numa amostra normativa, esta validação inicial visa, futuramente, aplicar o paradigma em populações clínicas, como a Perturbação Obsessivo-Compulsiva (POC), dado que a tarefa inclui estímulos idiossincráticos com potencial para explorar marcadores cognitivos relevantes para esta condição. A amostra foi composta por 33 participantes normativos (18-29 anos), sendo que o estudo avaliou variáveis como o StopSignal Reaction Time (SSRT) e métricas de Eye-tracking, incluindo a latência à primeira fixação e o tempo total de permanência no estímulo. Também se explorou como os traços de impulsividade e ansiedade da amostra influenciam o desempenho na MESST. Os resultados indicam que estímulos emocionalmente carregados aumentam, significativamente, as dificuldades inibitórias e induzem vieses atencionais, sobretudo na manutenção do olhar. Embora não tenha sido observada uma correlação significativa entre os traços de ansiedade e impulsividade nos marcadores centrais como o SSRT, latência à primeira fixação e tempo total de permanência do olhar nas funções cognitivas avaliadas, foi identificado que níveis mais elevados de impulsividade estão associados a uma menor precisão na avaliação emocional de estímulos aversivos genéricos. A tecnologia de Eye-tracking permitiu uma análise contínua e detalhada do comportamento visual atencional, fornecendo uma compreensão mais aprofundada dos processos cognitivos associados à inibição e ao processamento emocional. Esta validação inicial fornece uma base sólida para continuar a validação e aplicação futura do paradigma em populações clínicas com POC.
- Caracterização do perfil de desenvolvimento de uma amostra de crianças com Perturbação Neuromotora associada a Síndrome GenéticoPublication . Pavão, Isaac Viveiros; Nunes, Maria Vânia Silva; Gil, IolandaExistem evidências de longa data que indicam que alguns pacientes com perturbações neuromotoras, como a paralisia cerebral podem ter causas genéticas. Na Paralisia Cerebral existem variadas etiologias e manifestações. Hoje em dia, ao contrário do que se acreditava no passado, muitos dos pacientes que apresentam problemáticas relativas a alterações das funções motoras tem etiologias genéticas associadas. A heterogeneidade dos fenótipos é uma marca dos indivíduos com este tipo de perturbações neuromotoras de origem genética. Existe uma variação considerável do funcionamento cognitivo nestas crianças, no entanto, como grupo, estas revelam muitas vezes uma baixa capacidade intelectual associada a disfunções executivas. É importante sublinhar ainda, que nestes casos clínicos, podemos encontrar perturbações do neurodesenvolvimento associada a lesões neurológicas, limitações tónicas, musculares e no controlo motor voluntario e involuntário. Uma amostra de 26 crianças com síndromes genéticas associada a perturbações neuromotoras, com idade média de 64 meses, foi coletada ao longo de seis meses num centro de reabilitação. O perfil de desenvolvimento dessas crianças foi caracterizado usando a escala de desenvolvimento Griffiths III, a fim de identificar as áreas mais deficitárias, bem como as áreas em que têm habilidades mais fortes. Nos resultados foi possível observar limitações marcadas em todas áreas do desenvolvimento. Por fim, com esta divulgação espera-se contribuir para a sensibilização da importância da avaliação precoce, de forma a criar janelas de oportunidade para o trabalho feito com crianças com etiologia genética.
- Cognitive impairment in neurodegenerative diseases: A trans-diagnostic approach using a lesion-symptom mapping analysisPublication . Morais, Ricardo Félix; Pires, Ricardo; Jesus, Tiago; Baptista de Lemos Guerra de Oliveira, Raquel Maria; Duro, Diana; Lima, Marisa; Baldeiras, Inês; Oliveira, Tiago Gil; Santana, IsabelIntroduction: Neurodegenerative disorders, such as Alzheimer’s disease (AD) and frontotemporal dementia (bvFTD), reflect a spectrum of cognitive impairments unified by cognitive decline. Traditional diagnostic approaches often overlook shared landscapes of these disorders. A transdiagnostic approach, cutting across conventional boundaries, may improve understanding of shared mechanisms. This study uses lesion-symptom mapping (LSM) to identify critical brain structures responsible for cognitive impairments. Methods: Patients diagnosed with Mild Cognitive Impairment (MCI), probable AD, and probable bvFTD were recruited from our memory clinic. Diagnoses were made by a multidisciplinary team using established criteria. Participants underwent detailed medical and neurological examinations, neuroimaging, cerebrospinal fluid analysis, and neuropsychological assessment. MRI scans were processed using FreeSurfer. LSM was used to assess correlations between brain structures and cognitive performance. Results: Significant correlations were found between neuropsychological test scores and reduced volume in specific brain regions. The Free and Cued Selective Reminding Test was linked to the right hippocampus and left nucleus accumbens. The Brief Visuospatial Memory Test-Revised correlated with the right hippocampus, left nucleus accumbens, and right middle temporal gyrus. Verbal fluency was linked to the left superior temporal sulcus and left middle temporal gyrus. Digit Span forward correlated with left superior frontal gyrus and left inferior parietal region, while Digit Span backward was linked to the right precuneus. Digit-Symbol Coding was associated with the left inferior parietal region. Conclusions: This study highlights common neural targets in MCI, AD, and bvFTD and their link with cognitive impairment, emphasizing the value of LSM within a transdiagnostic approach to neurodegenerative diseases.
- Dinâmicas emocionais e assimetria cortical: O prazer na música tristePublication . Borges, Guilherme Manuel Martins; Nunes, Maria VâniaEnquadramento Teórico: Emoções como tristeza e prazer coexistem frequentemente em experiências paradoxais, como ocorre ao ouvir música triste, desafiando a visão tradicional das emoções. Apesar dos avanços no estudo dessas emoções, os mecanismos neurobiológicos que as medeiam ainda são os que mais carecem de compreensão. O paradoxo do prazer na tristeza representa uma oportunidade única para explorar as dinâmicas neurais envolvidas na modulação de estados emocionais complexos. Objetivo: Investigar como a assimetria alfa frontal (AAF) é influenciada pela perceção de prazer em músicas percebidas como tristes ou associadas a valência emocional negativa. O estudo visa aprofundar o conhecimento sobre a interação entre a perceção de emoções complexas e a sua modulação de respostas neurais refletidas na AAF. Metodologia: A amostra foi composta por 20 participantes. Foram recolhidos dados de eletroencefalografia durante a escuta de 30 excertos musicais, a AAF foi calculada para cada um destes. No fim de cada excerto, os participantes avaliaram subjetivamente a perceção de prazer, tristeza, valência, ativação e familiaridade. A análise estatística incluiu estatística descritiva, testes de Kruskal-Wallis, Mann-Whitney e respetivas correções. Resultados: A AAF apresentou uma relação direta com o prazer, com uma diferença estatisticamente significativa entre o prazer baixo (M = -0.0105) e o prazer alto (M = 0.0346) nas músicas tristes. Na música percebida como neutra, a AAF apresentou valores consistentemente positivos, tanto no prazer baixo (M = 0.0051), como no médio (M = 0.0231) e alto (M = 0.0360), contudo sem mudanças tão marcantes entre os níveis de prazer. Nas valências emocionais, a AAF foi menos pronunciada nas condições de valência positiva (entre M = 0.0025 e M = 0.0287) e mais elevada nas valências negativas, com valores que variaram de M = -0.0024 no prazer baixo a M = 0.0316 no prazer alto. Discussão: A ativação acentuada do hemisfério esquerdo, refletida pela AAF positiva, pode contribuir para a perceção de prazer em músicas tristes, indicando uma possível reavaliação cognitiva. A música neutra revela uma AAF com menores diferenças, enquanto na música triste a sobreposição de prazer e tristeza aparenta reduzir a AAF. As valências positivas divergiramda literatura, talvezdevido à dificuldade em evocar alegria. Este estudo evidencia como a interação entre prazer e tristeza pode modular a AAF, sugerindo um processamento neural complexo em respostas emocionais ambíguas.
- Do dogs (canis familiaris) predict a conspecific´s next action based on its gaze?Publication . Bacelar, Catarina Luísa Espanca; Virányi, ZsófiaWhere someone is looking is one of the most reliable cue predicting her/his next action. Here we set out to investigate whether pet dogs predict which of two objects another dog is likely to approach based on its gaze direction. We used a violation-of-expectation paradigm, where the dogs’ looking time can tell if they created an expectation where another dog will look for food after they have seen it watching one of two food locations. Looking times were measured with an eye-tracker. In Experiment 1, subjects saw two kinds of video clips. In the congruent condition, the actor dog looked at one of two bowls and then ate from the same bowl. In the incongruent condition, the actor looked at one bowl, but then was visible eating from the other bowl. We found that subjects looked longer at actor eating in the first incongruent trial than in the first congruent trial whereas they tended to watch the bowl the actor was eating from longer in the congruent than in the incongruent trial. In Experiment 2, similar test trials were compared to control trials where the actor provided no gaze cue before eating from a bowl. Here we found no differences between test and control trials. Findings suggest that dogs can use gaze to predict a conspecific's next action and they may also recognize the referential content of gaze.
- Donders sleep and memory lab. efficacy of virtual reality training sessions in enhancing self-reported lucidity: as measured by the dream lucidity questionnairePublication . Cunha, Olga Oliveira; Dresler, MartinLucid dreaming is the phenomenon where one becomes aware that one is dreaming, and this occurs during ongoing sleep (Baird et al. 2019). Spontaneous lucidity is quite rare but can be increased through cognitive training techniques (Schadow et al., 2018) or, as seen in previous studies, video game play has also been suggested to increase lucidity in dreams (Gackenbach, 2006). Therefore, the present study explores the effects that exposure to virtual reality environments have on self-reported lucidity scores, as measure by the Dream Lucidity Questionnaire. In total, 39 participants were equally randomized and distributed by three groups, that ranged from full training to no training whatsoever: Virtual Reality, Active Control and, Passive Control. It was found that participants in the Virtual Reality condition had significantly increased their scores in comparison with the Passive Control Condition (p=0.003). This study comes to strengthen the hypothesis that VR tech might be a useful tool in lucid dream research or simply to whomever wishes to develop this “skill”.