Browsing by Issue Date, starting with "2021-12-16"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- O assalto sexual no campus universitário : análise crítica da literaturaPublication . Curto, Inês Filipa de Carvalho; Ornelas, José Henrique PinheiroO assalto sexual no campus universitário é um urgente problema social, que é cada vez mais reconhecido, e é de estrema importância elaborar estratégias de prevenção e de intervenção. Muitas vezes, o medo e a vergonha dominam tanto mulheres como homens e, consequentemente, a queixa não é apresentada, porém este evento traumático deixa severas marcas tanto a nível físico como a nível psicológico e social. Este fenómeno é bastante debatido nos Estados Unidos da América, porém, em Portugal, ainda é um tema pouco estudado. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo elaborar uma análise critica de modo a caracterizar este fenómeno, as suas consequências e analisar a eficácia dos programas de prevenção e intervenção. Para realizar este estudo foi elaborada uma análise critica da literatura e uma análise temática, com testemunhos reais, utilizando o documentário “The hunting Ground”.
- As lederanças : vários caminhos de transformação social estudo qualitativoPublication . Lopes, Vera-Lúcia Brito; Moniz, Maria João VargasA liderança comunitária é um modelo de liderança no qual a liderança é partilhada por um grupo de pessoas e cada pessoa é chamada a tomar parte na liderança do grupo propondo ideias e visões. Neste modelo a direção não nasce necessariamente de um líder único mas da contribuição de múltiplos elementos e o objetivo de forma geral é incrementar o processo de mudança social. Neste estudo tinhamos por objetivo compreender quais eram os fatores essenciais para a ativação de processos de liderança. O estudo teve um delineamento qualitativo, elaboramos um guião com base na literatura e objetivos do estudo. Realizamos entrevistas semi-diretivas a sete participantes com idades compreendidas entre 31 e 80 anos, todos com ascendentes Caboverdiana. Recolhemos os dados na região de Lisboa nos bairros Cova da Moura, Casal de São Brás, Bairro de Zambujal, na região de Almada, nos Bairros do Monte de Caparica e no Bairro da Bela Vista em Setúbal. Para além das entrevistas também realizadas, observação não estruturada, visitamos os locais e todas as entrevistas foram presenciais. Realizamos a transcrição das entrevistas, organizamos os dados, fizemos a análise temáticas das mesmas. Identificamos quatro temas principais: (1) os fatores contextuais que ativaram os processos de liderança, (2) os processos de desenvolvimento da liderança, (3) A dimensão individual da liderança e (4) os desafios. Os resultados apontam para existência de fatores contextuais histórico-sociais que ativam processos de conscientização e que a história de vida, a cultura, o sentimento de comunidade podem contribuir para que a pessoa se envolva nos processos de liderança.
- Mudança nos processos narrativo-emocionais em três abordagens terapêuticasPublication . Silva, Dominique dos Santos; Pires, António Augusto PazoEnquadramento: Existem vários estudos sobre as mudanças narrativas em sessão que têm contribuído para compreender as mudanças em psicoterapias, no entanto, não existe uma revisão sistemática que compare as vários abordagens terapêuticas. Objetivo: Realizar uma revisão sistemática dos estudos que usam Narrative Process Coding System (NPCS; Angus, Hardtke, & Levitt, 1992, 1996) e o Narrative-Emotion Process Coding System (NEPCS 1.0; Boritz, Bryntwick, Angus, Greenberg, & Carpenter, 2012; NEPCS 2.0; Angus Narrative-Emotion Marker Lab., 2015) procurando saber em que abordagem terapêutica se observam mais mudanças de narrativa e mudanças narrativas produtivas. Método: realizaram-se pesquisas eletrónicas sistemáticas pela fórmula NEPCS or Narrative-Emotion Process Coding System or narrative-emotion markers treatment or intervention AND therapy or approaches or strategies or techniques or methods nas bases de dados EBSCO Book Collection, PsycINFO, PsycARTICLES, PsycBOOKS, PEP Archive, Psychology and Behavioral Sciences Colletion, Academic Search Complete e na Web of Knowledge. Foram adicionados manualmente estudos selecionados através das referências bibliográficas. Resultados: Foram selecionados oito estudos que utilizaram a codificação NEPCS 2.0 e versões anteriores em diferentes abordagens terapêuticas e foram incluídos mais quatro estudos, que apesarem de não compararem os marcadores NE-P entre abordagens, é possível verificar as mudanças de narrativa e a flexibilidade de narrativas em modelo de tratamento EFT, CBT e BDT. Conclusões: os sistemas de codificação dos processos narrativos foram aplicados a diferentes abordagens terapêuticas (EFT, CBT, BDT, CCT, PPT, PT, CT) e em diferentes patologias (depressão, PTSD, stress e GAD), validando a relevância na identificação de diferentes processos narrativos que contribuem para a mudança psicoterapêutica, faltando estudos que comparem as diferentes abordagens teóricas.
- A face da reincidência : o impacto das representações implícitas de sujeitos reincidentes e não reincidentes na ativação de estereótipos criminaisPublication . Silva, Ana Catarina Achando de Jesus; Pereira, Miguel BastoIntrodução: A existência de estereótipos criminais aumenta a probabilidade de enviesamentos nas tomadas de decisão no sistema de justiça. O presente estudo tem como objetivos: 1) aceder à representação implícita de um sujeito reincidente; 2) perceber que estereótipos são associados à face de um reincidente em duas categorias: dimensões básicas da perceção e dimensões fundamentais do julgamento social; 3) perceber se a introdução do LS/CMI é responsável por tornar a representação mental do sujeito reincidente menos negativa. Método: A amostra do estudo piloto (n=44) realizou uma RCT para aceder à representação implícita do reincidente. A amostra do segundo estudo (n=257) respondeu a um questionário online de avaliação dos estereótipos relativos às faces. Resultados: A MANOVA two-way demonstrou significância estatística na visualização das faces e antifaces, bem como diferenças significativas nas variáveis: sexo, idade, grupo asiático, grupo cigano, competência, sociabilidade, moralidade, unicamente humano e natureza humana. Existiu também um efeito significativo de interação entre o efeito da visualização das faces ou antifaces e o efeito da utilização do instrumento nas variáveis, bem como diferenças significativas nas variáveis sexo, grupo asiático e sociabilidade. Conclusões: A face do sujeito reincidente foi classificada com características mais negativas em comparação com a face do sujeito não reincidente. Foi também verificado um impacto positivo da utilização do instrumento, o que levou a que as características da face criada através da visualização do instrumento fossem menos negativas do que as da face criada sem a visualização do instrumento.
- Narrativas adolescentes sobre as suas experiências de comportamentos autolesivosPublication . Teixeira, Bárbara Alexandra Capelas; Pereira, Maria GouveiaAinda que os comportamentos autolesivos sejam um tema cada vez mais investigado, poucas são as investigações que procuram abordar o tema de forma qualitativa atendendo às narrativas dos adolescentes. Desta forma, a presente investigação tem como objetivo principal analisar as narrativas dos adolescentes relativas à vez mais marcante em que realizaram os comportamentos, compreender quais são as narrativas dominantes relativas a essa, e perceber se existe uma severidade do método de comportamento com que estas mais se relacionem. Para isto, utilizou-se o questionário Inventário dos Comportamentos Autolesivos (ICAL) e um breve questionário sociodemográfico. Assim, este estudo comtempla uma amostra de 311 adolescentes oriundos de meio comunitário e clínico, tendo todos praticado comportamentos autolesivos pelo menos uma vez na vida. Os resultados demonstram que, ainda que o método mais utilizado pelos adolescentes deste estudo seja o Bater, o método predominante na vez mais marcante são os Cortes. As narrativas dominantes dos adolescentes deste estudo são as narrativas de Conflitos, principalmente Conflitos Familiares, que neste estudo se relaciona com comportamentos autolesivos de severidade leve/moderada. É possível também observar que as narrativas de Conflitos de Familiares e de Conflitos de Pares (Bullying) demonstram uma correlação significativa parcial com os comportamentos autolesivos de elevada severidade, enquanto que as narrativas referentes a Conflitos Amorosos demonstram uma proeminência mais elevada nos comportamentos psicoativos do que nos comportamentos de severidade mais elevada. Neste estudo não foram encontradas relações significativas entre as narrativas de Autorregulação Emocional. Baixa Autoestima e Desvalorização Pessoal com os comportamentos de elevada severidade.
- Associações entre as práticas parentais, os problemas emocionais, de conduta e o comportamento pró- social em crianças do 1º CicloPublication . Florindo, Daniela Martins; Veríssimo, ManuelaAs práticas parentais, definidas como os comportamentos específicos através dos quais os pais desempenham os seus deveres parentais, é a construção parental que tem sido teorizada para ter o impacto mais imediato na saúde mental das crianças. Existem provas substanciais que ligam a parentalidade e os fatores de risco familiar ao desenvolvimento de graves problemas nas crianças. Estes incluem a falta de uma relação calorosa e positiva com os pais; apego inseguro; práticas disciplinares duras, inflexíveis, rígidas ou inconsistentes e supervisão inadequada. Estes fatores aumentam o risco de as crianças desenvolverem grandes problemas comportamentais e emocionais, incluindo problemas de conduta, comportamento antissocial e desenvolvimento de comportamentos desviantes. Em oposição se uma família manifesta processos familiares positivos, nomeadamente relações familiares coesas, comunicações e interações positivas, e apoio mútuo entre os membros, as crianças podem apresentar resultados positivos de desenvolvimento bem como de comportamento pró-social. O estudo tem como objetivos analisar possíveis associações significativas entre a Restritividade, Afetuosidade, Problemas Emocionais, Problemas de Conduta e, Comportamento Pró-social e verificar possíveis diferenças significativas ao nível das diferentes variáveis em estudo entre o género masculino vs. feminino. A amostra foi constituída por 162 mães de crianças com idades compreendidas entre os 7 e os 10 anos. Os instrumentos utilizados foram o Child-Rearing Practices Report (CRPR) e o Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ). Os resultados revelaram associações significativas entre as variáveis: Afetuosidade correlacionada negativamente com os Problemas de Conduta; Restritividade associada positivamente com os Problemas Emocionais e de Conduta das Crianças; os Problemas de Conduta e os Problemas Emocionais associados positivamente e por fim uma associação negativa entre os Problemas de Conduta e o Comportamento Pró-social. Relativamente ao segundo objetivo verificaram-se diferenças significativas entre a Afetuosidade e o género feminino e as raparigas apresentam maiores resultados de comportamentos pró-sociais.
- Perícias de avaliação psicológica forense em casos de promoção e proteção de menores - uma perspetiva do futuro da justiça em PortugalPublication . Salva, Ana Margarida da Silva Gomes; Almeida, Telma Sofia de SousaNos últimos anos, em Portugal, tem vindo a verificar-se um aumento das denúncias por maus-tratos a crianças, assim como um incremento no número de processos de Promoção e Proteção de Menores instaurados. Sendo a perícia psicológica forense um elemento de prova essencial neste tipo de casos, torna-se bastante pertinente investigar a forma como este elemento é percecionado pelos decisores judiciais. O presente estudo centrou-se no discurso dos estudantes de magistratura, e teve como principal objetivo compreender a perspetiva destes acerca do contributo e valoração das Perícias Psicológicas Forenses (PPF) em casos de Promoção e Proteção de Menores (PPM). Os participantes preencheram um questionário online e os resultados foram inseridos numa grelha de análise de conteúdo. Constatou-se que a maioria do grupo de estagiários considera que os maiores desafios são adequar as respostas ao superior interesse da criança, trabalhar com as emoções e o tempo de resposta. Por sua vez, afirmam que a avaliação deve centrar-se em agressores e vítimas, quando necessário, sendo importante avaliar as responsabilidades parentais e as consequências sofridas pela criança. Relativamente à perícia, os elementos mais valorizados foram a clareza e rigor na escrita do relatório pericial e as conclusões apresentadas no mesmo. Consideram favorável a presença e testemunho do perito em tribunal, vendo este contributo como positivo e apresentando expectativas positivas relativamente aos resultados das perícias, independentemente de serem ou não estagiários.
- Neurociência do brincar : revisão scopingPublication . Valente, Cláudia Alexandra Gonçalves; Nunes, Maria Vânia SilvaO Brincar tem sido pouco explorado e tem sido investigado sobretudo como um meio para alcançar um objetivo. Com os avanços da neurociência é possível aumentar o conhecimento sobre as relações cérebro-comportamento. O brincar na visão neurocientífica tem sido essencialmente explorado com base no modelo animal. Neste contexto, a presente revisão Scoping tem como objetivo identificar o estado da arte sobre a neurociência do brincar em mamíferos. No total dos seis estudos incluídos, cinco avaliaram as bases neurais do brincar social em ratos, inclusive rough and tumble play. Apenas um dos estudos analisados abordou o brincar simbólico em humanos. Nas investigações realizadas o brincar foi avaliado através da análise comportamental e da componente neural, com técnica de imagem fNRIS e análise molecular. Os resultados encontrados apontam que durante o brincar ocorre uma ativação de estruturas cerebrais do sistema límbico (hipotálamo, amígdala, cíngulo, tálamo e habénula), do córtex pré-frontal e orbitofrontal e do sulco temporal superior posterior. Sinaliza-se também a atividade química de opióides, endocanabinóides, dopamina, oxitocina e noradrenalina. Com os estudos observados é possível verificar que o brincar envolve três circuitos neurais: circuitos responsáveis pela motivação (estruturas límbicas), pela motricidade (estruturas somatossensoriais) e pelo funcionamento executivo (córtex frontal).
- A perda de animais de companhia: vínculo, processo de luto e sintomatologia sentida pelos seus tutoresPublication . Jerónimo, Inês Manuela Lopes; Gonzalez, António José César de AlmeidaO intuito deste estudo é o de compreender a sintomatologia experienciada durante o processo de luto após a perda de um animal de companhia, bem como a influência que a vinculação tem nesta relação. A amostra é constituída por 286 participantes, com idades compreendidas entre os 18 e os 78 anos, que responderam a um questionário online sobre as reações à perda de um animal de companhia. De modo a avaliar a sintomatologia experienciada após a perda de um animal de companhia recorreu-se à utilização da Depression Anxiety Stress Scales (Lovibond & Lovibond, 1995) com adaptação portuguesa: Escalas de Ansiedade Depressão e Stress (Ribeiro, et al., 2004). Para avaliar as reações decorrentes do luto foi adaptada a escala Pet Bereavement Questionnaire (Hunt, & Padilla, 2006) para a língua portuguesa. De modo a avaliar o vínculo humano-animal, foi utilizada a escala Lexington Attachment to Pets Scale (Johnson, et al., 1992), adaptada por Miranda (2011). Os resultados indicam que o vínculo humano-animal está associado à sintomatologia experienciada pelo indivíduo, que as reações experienciadas pelo indivíduo no processo de luto estão relacionadas com a sintomatologia depressiva e que a causa de morte de um animal se relaciona com a experiência de sentimentos de culpa e raiva