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- As tutorias no ensino superior: Avaliação pelos estudantesPublication . Almeida-Rocha, T.; Queiroz, F.; Loureiro, F.; Primoroso, D.; Vargas-Moniz, M. J.; Ispa - Instituto UniversitárioNo contexto académico, a Tutoria abrange todo o apoio e orientação disponibilizado por um/a responsável (o/a Tutor/a) a um/a estudante (o/a tutorando/a) que estabelecem um contacto formal focado no processo de superação de eventuais dificuldades e/ou na aquisição de competências específicas relacionadas com a vida académica . 1 As tutorias no Ensino Superior são uma estratégia que facilita a integração académica e social dos/as estudantes, uma vez que promove : Dinâmicas de integração do estudante na comunidade académica; conhecimento acerca de procedimentos e práticas institucionais; formação académica, profissional e pessoal do estudante; gestão de expetativas e de dificuldades reais e antecipadas. 2 Desde 2010 que o ISPA adotou um sistema de Tutorias para orientação e suporte que procura desenvolver competências académicas, cognitivas, afetivas, de autonomia, comunicacionais, sociais e culturais dos/as estudantes. Objetivo: Introduzir uma dinâmica de reflexão e análise conjunta para compreender o contributo do programa tutoria para o desenvolvimento académico e pessoal de estudantes, orientadas para o bem-estar e integração de estudantes nos contextos do ensino superior.
- O porquê da importância do desenvolvimento de competências de literacia da informação no ensino superior? Exemplos com IAPublication . Lopes, Carlos; Antunes, Maria da Luz; Sanches, TatianaO ensino superior representa um ambiente complexo, exigente e exigente. Os estudantes desejam ampliar o seu conhecimento e compreensão da informação, necessitando navegar e utilizar as fontes de informação de forma ética e legal. Em 2023, a tecnologia de IA generativa registou taxas de adoção sem precedentes, tornando a tecnologia solicitada mais rapidamente na história. Assistimos a uma exploração contínua das ferramentas de IA geradoras de impacto potencial e, regularizando o seu potencial, dividindo-nos entre excitação e escrutínio cauteloso. Vamos avaliar o impacto e as experiências que já existem na implementação destas tecnologias. Questões como enganos, falácias e desinformação podem prejudicar o ensino e formação. Portanto, é vital que a utilização da IA seja feita com cautela e que se desenvolvam proteções contra o uso indevido. Existe uma possível resposta ou ajuda proveniente da alfabetização da informação?
- Social learning and culture in birds: Emerging patterns and relevance to conservationPublication . Aplin, Lucy; Crates, Ross; Flack, Andrea; McGregor, PeterThere is now abundant evidence for a role of social learning and culture in shaping behaviour in a range of avian species across multiple contexts, from migration routes in geese and foraging behaviour in crows, to passerine song. Recent emerging evidence has further linked culture to fitness outcomes in some birds, highlighting its potential importance for conservation. Here, we first summarize the state of knowledge on social learning and culture in birds, focusing on the best-studied contexts of migration, foraging, predation and song. We identify extensive knowledge gaps for some taxa but argue that existing evidence suggests that: (i) social learning and culture are taxonomically clustered and that (ii) reliance on social learning in one behavioural domain does not predict reliance across others. Together, we use this to build a predictive framework to aid conservationists in species-specific decision-making under imperfect knowledge. Second, we review evidence for a link between culture and conservation in birds. We argue that understanding which behaviours birds are likely to learn socially can help refine conservation strategies, improving the trajectories of threatened populations. Last, we present practical steps for how consideration of culture can be integrated into conservation actions including reintroductions, translocations and captive breeding programmes. This article is part of the theme issue ‘Animal culture: conservation in a changing world’.
- Cognitive impairment in neurodegenerative diseases: A trans-diagnostic approach using a lesion-symptom mapping analysisPublication . Morais, Ricardo Félix; Pires, Ricardo; Jesus, Tiago; Baptista de Lemos Guerra de Oliveira, Raquel Maria; Duro, Diana; Lima, Marisa; Baldeiras, Inês; Oliveira, Tiago Gil; Santana, IsabelIntroduction: Neurodegenerative disorders, such as Alzheimer’s disease (AD) and frontotemporal dementia (bvFTD), reflect a spectrum of cognitive impairments unified by cognitive decline. Traditional diagnostic approaches often overlook shared landscapes of these disorders. A transdiagnostic approach, cutting across conventional boundaries, may improve understanding of shared mechanisms. This study uses lesion-symptom mapping (LSM) to identify critical brain structures responsible for cognitive impairments. Methods: Patients diagnosed with Mild Cognitive Impairment (MCI), probable AD, and probable bvFTD were recruited from our memory clinic. Diagnoses were made by a multidisciplinary team using established criteria. Participants underwent detailed medical and neurological examinations, neuroimaging, cerebrospinal fluid analysis, and neuropsychological assessment. MRI scans were processed using FreeSurfer. LSM was used to assess correlations between brain structures and cognitive performance. Results: Significant correlations were found between neuropsychological test scores and reduced volume in specific brain regions. The Free and Cued Selective Reminding Test was linked to the right hippocampus and left nucleus accumbens. The Brief Visuospatial Memory Test-Revised correlated with the right hippocampus, left nucleus accumbens, and right middle temporal gyrus. Verbal fluency was linked to the left superior temporal sulcus and left middle temporal gyrus. Digit Span forward correlated with left superior frontal gyrus and left inferior parietal region, while Digit Span backward was linked to the right precuneus. Digit-Symbol Coding was associated with the left inferior parietal region. Conclusions: This study highlights common neural targets in MCI, AD, and bvFTD and their link with cognitive impairment, emphasizing the value of LSM within a transdiagnostic approach to neurodegenerative diseases.
- Portuguese Version of a Value Beliefs Scale: Psychometric properties among vocational secondary school studentsPublication . Pipa, Joana; Silva, Pedro Leite; Peixoto, FranciscoThe subjective task value (STV) aspect of Expectancy-Value Theory has recently gained significance in achievement motivation research. It posits that students are motivated to engage in a particular task due to its intrinsic value, attainment value, utility value, and perceived cost. More recently, these components have been divided into more specific facets. This study aimed to adapt Gaspard et al. (2017) value beliefs scale for Portuguese vocational secondary school students in the subjects of Portuguese and Mathematics. The confirmatory factor analysis conducted with 1859 students (Mage = 16.02) suggested that a hierarchical structure of STV fits the data adequately, with ten specific facets organized into four second-order components. Construct reliability, as well as convergent and discriminant validity, was also achieved. This instrument offers a useful tool for assessing students’ STV
- Apoio entre pares e mediação intercultural - Uma leitura psicanalítica das reorganizações identitárias com migrantes marcados pela experiência de deslocamento forçado por conflitos armadosPublication . Duarte, Mariana Bassoi; Marques, Maria EmíliaA presente proposta de investigação para o Programa de Doutoramento em Psicologia Clínica tem como objetivo principal explorar e discutir a prática de intervenção Peer Support/Apoio entre Pares e os processos intersubjetivos com migrantes marcados pela experiência de deslocamento forçado consequentes de conflitos armados, e seus efeitos nas identidades. Para tal pretende-se analisar, a partir dos conceitos da psicanálise e da etnopsicanálise, o dispositivo Peer Support ou Apoio entre Pares e perceber como é que os elementos compartilhados entre os pares se integram na próprias identidades dos sujeitos que vivenciam transformações sociais, psíquicas e físicas. Este dispositivo pretende privilegiar o cuidado centrado no paciente em contextos de guerra e/ou conflito. Com esse propósito, propõe-se como metodologia um estudo longitudinal qualitativo que utiliza o instrumento FANI – Free Association Narrative Interviewpara a recolha e análise de dados. Este instrumento permite aceder a processos de intersubjetividade priorizando a observação e análise do conteúdo trazido pelo próprio participante, ao invés de um tema pré estabelecido pelo investigador. A recolha de dados foi feita a partir de entrevistas com os participantes e coordenadores dos grupos Peer Support. Os participantes na investigação são migrantes marcados por experiências de deslocamento forçado no decorrer de conflitos armados, guerras ou ocupação militar, alguns apresentam trauma físico e/ou queimadura no corpo decorrentes dos ambientes de conflito e ocupação. A análise dos dados pretende convocar reflexões da prática clínica vinculada a contextos transculturais em articulação com a psicanálise, política e cultura. A partir da análise das entrevistas emergiram cinco grandes temas para a discussão dos resultados: Identidades Roubadas; Cronologia e Trauma: sintoma ou criação?; Tornando-se um Peer: deparar-se com sua própria história, criar pontes e se reabitar; O Apoio entre Pares e o re-enlace social: os (des)encontros e suas (im)possibilidades; O Apoio entre Pares: potencialidades e desafios. Como resultado da investigação, o Apoio entre Pares pode ser compreendido como um recurso terapêutico, funcionando como um instrumento de acolhimento para o sofrimento psíquico, moldado pelas influências culturais e sociais. O Peer Support surge como uma intervenção possível, facilitada pela via da identificação. Os aspectos identificatórios são a base desse encontro e, ao longo do processo, podem gerar efeitos em ambas as partes envolvidas, remodelando subjetividades nesse processo de transformação. As pontes estabelecidas pela linguagem e escrita, dirigidas ao outro como testemunho de histórias pessoais e coletivas, possuem um valor rehumanizador, atuando como suturas que amenizam as fraturas cronológicas. Novos aspectos identificatórios são incorporados a partir do encontro com o outro, enriquecendo a experiência e o vínculo estabelecido.
- From people to places: The role of perceived personality in forming impressions of tourist destinationsPublication . Martins, João David Ferreira Oliveira; Garcia-Marques, TeresaVasta investigação sobre perceção de pessoas mostra que, ao aprender e formar impressões avaliativas sobre os outros, a informação recebida é codificada organizada de forma não aleatória. Neste processo, a personalidade – sobre a qual partilhamos um conhecimento implícito – funciona como um modelo ou princípio organizador. A investigação sobre atitudes, incluindo as relativas a objetos não sociais, foca, por outro lado, o resultado da avaliação e as circunstâncias em que esse resultado pode ser alterado. Este, e não a organização da informação, tem sido o foco dos estudos sobre objetos que não pessoas, ou diretamente associados a pessoas. No estudo de como percebemos outros objetos, tanto quanto sabemos, não existem esforços significativos para compreender como a informação recebida sobre o mesmo, com objetivos avaliativos, é estruturada ou organizada. Este projeto situa-se no meio destas perspetivas, abordando, através de indicadores específicos, se e como estruturamos a informação sobre um objeto não humano face ao qual estabelecemos uma atitude. A existir tal organização, esperamos que esta seja gerida pela personalidade percebida desse objeto (caso esta seja comprovada). Consequentemente, abordamos um objeto não-humano que é percecionado como tendo uma personalidade semelhante à humana (isto é, ao qual atribuímos traços humanos): o destino turístico. Em proximidade com a personalidade humana, também a personalidade do destino é dimensional, variando no grau em que é considerada excitante, convivial, ou sincera. Com vista aos nossos objetivos, foram desenvolvidos três conjuntos de estudos. O primeiro expande a literatura sobre personalidade de destino turísticos, até agora baseada exclusivamente em traços, ao avaliar e validar, em quatro estudos, quais as características de um destino que estão associadas às suas três dimensões de personalidade. Os estudos seguintes abordam o processo de formação de impressões de destinos turísticos, recorrendo a teorias e paradigmas metodológicos de perceção de pessoas. Nestes, utiliza-se a dimensão (traço) excitante, e abordam-se indicadores específicos de que esta dimensão subjaz a organização mnésica de informação relativa ao objeto: os outputs de tarefas de memória que podem sugerir a presença de efeitos de incongruência e de padrões de probabilidades condicionais de recordações emparelhadas. Nestes estudos focam-se objetos de diferente complexidade: um "destino" geral, no Estudo 1; um bairro, no Estudo 2, seguindo literatura que demonstra que um objeto menos complexo e mais homogéneo favorece a ocorrência do efeito de incongruência (por exemplo, alvos unitários, como pessoas, vs. múltiplos, grupos). Os resultados dos ambos os estudos sugerem, porém, uma organização aparentemente baseada não no traço, mas sim na valência da informação recebida – uma recordação preferencial de informação pouco excitante que, coincidentemente, tem valência negativa (i.e., um efeito de negatividade). O terceiro e último conjunto de estudos procura perceber o papel da valência e conteúdo do traço, distinguindo-os. Assim, os estudos replicam o paradigma experimental dos estudos anteriores, eliminando variações percebidas na valência ao utilizar informação tanto excitante como não excitante, que demonstrámos ser percebida como igualmente positiva. Sob valência constante, a evidência empírica dá relevo ao traço; a personalidade percebida exerce um efeito ao induzir uma preferência pela recordação (e subsequentes probabilidades condicionais de recordação emparelhada) dos itens mais informativos do traço. Identificamos nestes resultados um efeito de informatividade, já patente na literatura de formação de impressões. Em suma, os principais resultados dos estudos realizados indicam que a personalidade percebida de um objeto, em conjunto com a valência de informação recebida, pode guiar a organização da informação sobre um objeto não humano durante a formação de atitudes. As semelhanças com a perceção de pessoas, bem como os pontos de divergência, são discutidos detalhadamente ao longo do projeto, assim como as várias possibilidades para investigação futura que poderá usar este trabalho como ponto de partida.
- Spatial behaviour and nesting dynamics of green turtles in a west african marine protected areaPublication . Raposo, Cheila Sofia Ferreira; Catry, PauloCompreender a distribuição espacial e a dinâmica de nidificação das tartarugas marinhas, um grupo carismático de megafauna marinha, é fundamental para a sua conservação, especialmente no caso de grandes populações que se concentram num único local de idificação geograficamente restritivo e para as quais ainda existem lacunas de conhecimento. O Parque Nacional Marinho João Vieira e Poilão (doravante ‘PNMJVP’), uma área marinha protegida localizada no sudeste do Arquipélago dos Bijagós, na Guiné-Bissau, abriga uma das maiores populações de tartarugas-verdes Chelonia mydas do mundo, sendo que a maior parte dos ninhos está concentrada na pequena e isolada ilha de Poilão. Nesta tese de doutoramento, avaliei parâmetros ecológicos essenciais da população de tartarugasverdes do PNMJVP. Inicialmente, foquei-me nos movimentos de fêmeas reprodutoras no período entre desovas para investigar a sua distribuição espacial, fidelidade ao local e conexões entre ilhas do PNMJVP. De seguida, estimei o sucesso reprodutor na ilha de Poilão e nas restantes três principais ilhas do PNMJVP, com base na análise de dados previamente recolhidos sobre a sobrevivência dos ninhos e respetivas ameaças, como a predação e a inundação. Posteriormente, examinei o aporte de nutrientes proveniente dos ovos e tartarugas recém-eclodidas nas comunidades costeiras do PNMJVP. Para alcançar estes objetivos, foram utilizados vários métodos, como a marcação e o seguimento de tartarugas com recurso a anilhas e dispositivos de localização eletrónicos, respetivamente, e a quantificação de isótopos estáveis. Os resultados mostraram que as tartarugas-verdes ermaneceram numa área restrita ao redor de Poilão durante o período entre desovas, com cerca de metade do seu território incluído na zona central de proteção integral do PNMJVP, demonstrando uma forte fidelidade aos locais de permanência entre desovas. A predação e a inundação dos ninhos de tartaruga-verde no PNMJVP foram mais elevadas nas ilhas adjacentes a Poilão, verificando-se um número limitado de conexões entre as principais ilhas do PNMJVP pelas tartarugas. Isto sugere uma possível dinâmica fonte-sumidouro, em que as ilhas com baixa produção de descendência funcionam como habitats sumidouros utilizados por indivíduos que migram de Poilão (fonte), que atualmente oferece as melhores condições para a sobrevivência dos ninhos. Localmente, as tartarugas-verdes contribuem com nutrientes para o ecossistema costeiro de Poilão, beneficiando principalmente as espécies localizadas diretamente nos locais de nidificação ou na sua proximidade. Por último, apresento a primeira revisão sobre o comportamento de fidelidade aos locais de reprodução e alimentação das tartarugas marinhas. Nesta revisão, identifico lacunas no conhecimento atual e destaco como a investigação científica no futuro pode abordar estas questões, além da necessidade de adotar um conceito padronizado de fidelidade ao local em estudos futuros. Esta tese contém dados sobre o comportamento e a ecologia das tartarugas-verdes no PNMJVP, que podem informar os gestores do parque sobre o planeamento espacial marinho e a priorização de esforços de conservação, de forma a apoiar a preservação das tartarugas marinhas.