Browsing by Author "Palma, Patrícia Jardim Trindade Martins da"
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- Comportamento organizacional positivo e empreendedorismo: Uma influência mutuamente vantajosaPublication . Palma, Patrícia Jardim Trindade Martins da; Cunha, Miguel Pina E; Basto-Pereira, MiguelO comportamento organizacional positivo (COP) e o empreendedorismo têm procurado distinguir-se enquanto campos de referência no estudo das organizações. Contudo, ambas as áreas podem ainda beneficiar de melhorias ao nível conceptual, metodológico ou interventivo. Com base no estado da arte das duas áreas, o presente artigo procura estabelecer sinergias entre o COP e o empreendedorismo, de modo a contribuir para um desenvolvimento mais sustentado de ambas as disciplinas. Por influência da literatura sobre empreendedorismo, o COP pode beneficiar da introdução de uma maior preocupação com o impacto societal, de uma abordagem integrada e de uma perspectiva temporal no estudo das capacidades psicológicas. A investigação sobre empreendedorismo pode ficar mais favorecida ao evidenciar o uso de critérios de êxito mais claros, a preocupação com o rigor metodológico e a utilidade de uma visão desenvolvimentista dos empreendedores, todas elas características patentes nos estudos do COP.
- O contrato psicológico em organizações empreendedoras: Perspectivas do empreendedor e da equipaPublication . Leiria, Andreia Carneiro; Palma, Patrícia Jardim Trindade Martins da; Cunha, Miguel Pina eEste estudo apresenta como primeiro objectivo, definir o conteúdo do Contrato psicológico segundo as perspectivas dos empreendedores e da sua equipa, e como segundo objectivo identificar os factores responsáveis pela formação do Contrato psicológico numa organização empreendedora. É um estudo de caso exploratório, tendo sido realizado numa organização empreendedora do ramo financeiro. Os dados demonstraram que o Contrato psicológico dos colaboradores se aproxima do pólo relacional, enquanto que o dos empreendedores se aproxima do pólo transaccional, existindo, no entanto, alguma convergência entre ambas as perpectivas no que toca ao conteúdo do mesmo.Emergiram como factores que contribuem para a formação do Contrato psicológico o compromisso estabelecido pela organização, o conhecimento prévio dos colegas, a experiência profissional prévia e a experiência anterior de incumprimento, os quais se parecem enquadrar na literatura vigente. Para além destes emergiu um novo factor, a orientação empreendedora da organização, que demonstra a influência do contexto macro-organizacional no desenvolvimento do Contrato psicológico. Limitações e estudos futuros são igualmente discutidos.
- Em busca de uma aprendizagem organizacional eficaz: O papel do tipo e da abrangência culturalPublication . Palma, Patrícia Jardim Trindade Martins da; Lopes, Miguel PereiraO presente estudo apresenta como objectivo analisar qual o papel que o tipo e a abrangência cultural desempenham na promoção da aprendizagem organizacional, operacionalizada em termos do funcionamento de mecanismos de aprendizagem organizacional. Os dados foram recolhidos, via questionário, em três departamentos distintos. Os resultados encontrados, através da realização de uma ANOVA, apoiam a hipótese de que o departamento que apresenta predominantemente uma cultura de apoio denota uma maior aprendizagem. A hipótese que postula que o departamento onde o tipo de cultura de apoio é predominante apresenta uma maior percepção de eficácia em termos de aprendizagem, foi parcialmente confirmada, com o recurso a testes não paramétricos. A terceira hipótese, que indica que o departamento com maior abrangência cultural apresenta maior aprendizagem, foi, igualmente, confirmada. Serão também discutidas as principais conclusões e implicações do estudo.
- Empreender na primeira pessoa: Uma entrevista com Artur NunesPublication . Palma, Patrícia Jardim Trindade Martins daInexistente
- New Challanges in Entrepreneurship: Introduction to the special issuePublication . Palma, Patrícia Jardim Trindade Martins da; Cunha, Miguel Pina eInexistente
- Sindicato Nacional dos Psicólogos: Um caso de mudançaPublication . Barreiros, Marco António Pinto; Palma, Patrícia Jardim Trindade Martins daO presente estudo procura analisar de que forma foi o Sindicato Nacional dos Psicólogos influenciado, a nível organizacional, pelos factores que potenciaram os principais momentos de mudança ocorridos ao longo da sua história. O objectivo central do trabalho é descrever um traçado histórico da instituição, centrado nos seus principais momentos de mudança. Ao nível bibliográfico, o estudo apresenta o seu contributo no seu contexto específico, ou seja, descrevendo a história da instituição, sob o ponto de vista de um fenómeno organizacional – a mudança. Inerente ao objectivo, surgiu a necessidade de identificar a fase do ciclo de vida organizacional em que se encontra o SNP, de acordo com o modelo de Hisrich e Peters (2002). Este é um estudo de caso de carácter essencialmente descritivo. Com base em dados recolhidos a partir de entrevistas, documentos de arquivo e outra documentação, concluiuse que a história do SNP se centra em sete momentos essenciais, encontrando-se a instituição, no presente, numa fase de renascimento, ou mesmo numa nova fase de crescimento, de acordo com o referido modelo. ABSTRACT This study aims to analyze how the Portuguese National Union of Psychologists (Sindicato Nacional dos Psicólogos) has been influenced in organizational terms by the factors that have brought about the principal changes in its history. The central aim of the study is to provide a historical outline of the institution’s history, focused on its principal moments of change. By doing so, the study accomplishes it’s theoretical contribute by analyzing the history of the institution from an organizational phenomenon’s point of view – change. Inherent to completing this central aim was the need to identify which organizational lifecycle phase the SNP is currently in, as per the Hisrich and Peters model (2002). This case study is, primarily, descriptive in nature. Based on data collected from oral interviews, archives and other documentation, the study concludes that the history of the SNP has been influenced by seven key moments, and that in terms of the above-mentioned model, the institution is currently in a rebirth phase, or possibly even in a new growth phase.
- The best of two worlds:how privatization affects the identity of a public organizationPublication . Palma, Patrícia Jardim Trindade Martins da; Cunha, Miguel Pina e; Lopes, Miguel PereiraPolicies have been introduced in the public sector to increase efficiency. Following a privatization, there is a split between operational and strategic control. In this study, we explored how a public organization restores its identity after losing its operational structure. Based on a case study of a seaport, we found that when the self-defining properties were lost, the organizational identity dissolved into a managerial public identity. The organizational meaning that provided security and guided behavior was lost and the new identity was unable to serve as a provider of meaning. Implications for new public management policy and practice are discussed.
- Todos diferentes ou todos iguais : o desenvolvimento da identidade nas organizações empreendedoras de baixo e de elevado crescimentoPublication . Palma, Patrícia Jardim Trindade Martins da; Cunha, Miguel Pina ePerante as evidências de morte prematura das organizações recém-criadas, a comunidade científica tem afastado o foco da criação para o crescimento. O crescimento, contudo, tem sido limitado a uma progressiva institucionalização e aumento do número de colaboradores. Face ao ritmo diferencial de crescimento das organizações empreendedoras, importa explorar como as características centrais e distintivas se desenvolvem, por forma a incentivar as organizações que crescem mais e geram mais valor para a sociedade. Desta forma, o presente estudo tem como objectivo explorar como as mudanças organizacionais afectam a identidade das organizações empreendedoras de crescimento elevado e de crescimento modesto. Seis organizações empreendedoras com dois anos de vida foram estudadas durante dois anos. Utilizando os designs do estudo de caso e da Grounded Theory, emergiram dois modelos – um que explica como as mudanças organizacionais afectam a identidade organizacional e um outro que analisa as quatro formas de identidade organizacional que derivam desse impacto. Com vista a determinar a razão pela qual as organizações empreendedoras de elevado crescimento desenvolveram uma identidade organizacional partilhada por todos os membros da organização, procedeu-se a uma nova fase de recolha de dados - segunda fase do estudo. Da análise dos dados emergiu um novo conceito - a entrega - que define a forma como empreendedores e colaboradores das organizações empreendedoras de elevado crescimento se dedicam à sua organização por forma a fazê-la crescer. No final, são discutidas as principais implicações para o campo do empreendedorismo e da identidade organizacional. ***** ABSTRACT ***** Several studies have evidenced the high propensity that new ventures have to die. As such, the cientific community are now moving away their focus from the creation to the organizational growth. However, growth has been mostly related with higher institutionalization and more employees. Given that the entrepreneurial firms have different growth rates, it is importante to explore how the central and distinctive properties of the organization develop, in order to promote the emergence of highgrowth organizations. The purpose of our study is to explore how organizational changes affect the organizational identity of both the high and modest-growth organizations. We have studied six two-year-old ventures for two years. Using case study and Grounded Theory approach two models have emerged. The first model explains how organizational changes affect identity and the second one deals with the four forms of organizational identity that we can find in new ventures. After that, we run the second phase of the study to understand why high-growth firms have developed a common identity. From data analysis, a new construct have emerged, which we called selfgiving, defining the process through which both entreprepreneurs and employees give themselves to the organization in order to make it grow. Main implications to the state of the art in entrepreneurship and organizational identity are discussed.
- Tolerance is not enough: The moderating role of optimism on perceptions of regional economic performancePublication . Lopes, Miguel Pereira; Palma, Patrícia Jardim Trindade Martins da; Cunha, Miguel Pina eCurrent theories on economic growth are stressing the important role of creativity and innovation as a main driver of regional development. Some perspectives, like Richard Florida’s ‘creative class theory’, have elected tolerance and diversity as a core concept in explaining differential development between different places, but his assumptions are challenged by other empirical and theoretical studies. In this article, we raise the possibility that tolerance is a necessary yet not a sufficient ingredient to trigger economic development in regions, and explore the role of subjective well-being (life-satisfaction, happiness, and optimism) as a moderator. Using a nationwide survey of 3,757 respondents from 21 different municipalities, the results show that optimism played the role of moderator, thus evidencing that psychological variables should be taken into account when trying to understand regional economic development.