PCOM - Dissertações de Mestrado
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Browsing PCOM - Dissertações de Mestrado by advisor "Ornelas, José H."
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- Atitudes da comunidade face às pessoas com doença mentalPublication . Mósca, Teresa Maria Pereira; Ornelas, José H.O estigma é um atributo ou uma marca desvalorizante que torna o indivíduo que o possui diferente dos outros e reduzido a essa característica. A estigmatização das pessoas com experiência de doença mental tem consequências quer a nível pessoal, quer a nível público. O objectivo deste estudo qualitativo é descrever as atitudes da comunidade face às pessoas com doença mental, considerando o género e a idade dos participantes. Os 50 participantes (25 do sexo feminino) com idades compreendidas entre os 20 e os 55 anos completaram a Escala de Atitudes da Comunidade face ao Doente Mental (Taylor & Dear, 1981). A amostra revelou-se autoritária e socialmente restritiva em relação às pessoas com doença mental e, simultaneamente, menos benevolente e próxima de uma ideologia comunitária de saúde mental. Os participantes do sexo masculino mais velhos são os mais autoritários, benevolentes e socialmente restritivos. Os participantes mais jovens e de ambos os sexos identificam-se mais com a ideologia comunitária. Perante estes resultados, reflectimos sobre um modelo de campanhas anti-estigma baseado em estratégias de redução do estigma – protesto, educação e contacto.
- A eficácia das parcerias comunitárias na resposta a mulheres vítimas de violência domésticaPublication . Ferreira, Susana Cristina Rodrigues; Ornelas, José H.O presente trabalho de investigação é um estudo exploratório e descritivo, e tem como objectivo analisar o funcionamento de uma parceria comunitária na área da violência doméstica - “ Fórum Municipal Contra a Violência Doméstica” – localizada em Cascais. Utilizámos como instrumento, um questionário da professora Nicolle Allen, utilizado no seu estudo “An Examination of the Efectiveness of Domestic Violence Coordinating Council’s” e focámos a nossa análise em questões chave, tais como, a tomada de decisão na rede, a liderança e a missão partilhada. Concluímos, de acordo com os resultados, que a parceria apresenta um funcionamento eficaz e que trabalha de forma a beneficiar a comunidade e a aumentar a segurança das mulheres vítimas de violência doméstica.
- Escala de fidelidade Housing First: Avaliação da fidelidade do programa Casas Primeiro, LisboaPublication . Costa, Patrícia Jacob Martins da; Ornelas, José H.Este estudo tem como objetivo apresentar os resultados da avaliação da fidelidade do programa Casas Primeiro (CP) em relação ao modelo Housing First (HF) . O programa Casas Primeiro foi implementado na cidade de Lisboa por uma organização da área da saúde mental (AEIPS), que adotou este modelo de habitação independente com prática baseada nas evidências. O conceito de fidelidade em projetos tem sido tradicionalmente ligado à cópia integral do modelo original, no entanto, alguns investigadores argumentam que é necessário para as organizações fazerem adaptações ao modelo original tendo em conta circunstâncias particulares. Sabe-se que algumas adaptações poderão entrar em conflito direto com a filosofia subjacente ao modelo original. A escala de fidelidade foi desenvolvida especificamente para este modelo e está ser aplicada em vários programas inspirados no modelo HF, na Europa, Estados Unidos e Canada. Pretendemos investigar de que forma este instrumento contribui para o sucesso na implementação de programas inspirados no modelo HF, bem como perceber e estudar os desvios ao modelo original. Através de uma metodologia mista procedemos a avaliação: a) de forma quantitativa através do questionário de avaliação da fidelidade traduzido para Português, AEIPS., 2016 , « Escala de fidelidade Housing First», VP de ( Gilmer, T., Stefancic, A., Sklar, M., & Tsemberis, S. (2013).« Housing First fidelity Survey» e b) qualitativa através da análise das entrevistas aos informadores chave, com objetivo de explorar os resultados e justificar os índices de alta ou baixa fidelidade. A leitura dos resultados, elevados no que diz respeito à fidelidade do programa ao modelo original, permite-nos ir mais longe e identificar a presença de inúmeros desafios e contributos determinantes para a manutenção, disseminação e influência para mudança das políticas ligadas à habitação, que possam garantir a continuidade do programa, preservando as características originais do modelo. Foram identificados alguns domínios em que se colocam desafios para o desenvolvimento do programa Casas Primeiro, nomeadamente no que diz respeito à Estrutura da Equipa/Programa e Variedade de Serviços. Os resultados da avaliação da fidelidade foram interpretados no contexto da restante informação recolhida, incluindo entrevista a informadores chave e restante equipa.
- Escola inclusiva e Covid-19 - estado da artePublication . Pedroso, Vanda Isabel de Sousa; Ornelas, José H.Pretendeu-se com este trabalho fazer uma revisão da literatura relativa à Inclusão em Contexto Escolar, apresentando uma reflexão relativa ao facto de que em que medida, o novo Decreto-Lei que estabelece o Regime Jurídico da Educação Inclusiva em Portugal, o Decreto-Lei nº54/2018, promove as práticas da Educação Inclusiva. Porém, e tendo em conta a presente conjuntura de Pandemia de SARS-COV-2 COVID-19 em que nos encontramos, acresceu à nossa reflexão a questão de como aplicar, em contexto educativo, estratégias inclusivas ajustadas aos tempos de pandemia, promotoras de uma escola inclusiva, na realidade Portuguesa. Deste modo, procedeu-se a uma revisão de literatura subordinada aos temas (Inclusão, Educação Inclusiva, Covid-19, Pandemia), tendo em conta a informação produzida a partir de 2015 e informação de 2020 relativa à COVID-19, havendo, porém, alguns documentos que pela sua importância e conteúdo ainda atual têm data anterior. Realizou-se uma análise das conclusões a que os diversos autores chegaram, o que permitiu colocar em evidência as características, dimensões e estratégias relativas à Inclusão em Contexto Educativo, bem como evidenciar o impacto da Pandemia em geral e da COVID-19 em particular ao nível das práticas em contexto escolar, focando-se na realidade Portuguesa, identificando os procedimentos que procuraram manter as práticas inclusivas. As conclusões permitiram observar, por um lado, que o Decreto-Lei nº54/2018 apresenta uma boa base de sustentação teórica, preconizando uma política inclusiva, pois enquadra-se nos objetivos e estratégias a adotar para uma escola inclusiva preconizados pelos diversos acordos/declarações globais e pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS4 – Educação de Qualidade (ONU, ODS4 da Agenda 2030). Por outro, ao nível das práticas, ainda há que investir na formação dos professores por forma a dotá-los de estratégias pedagógicas que contemplem esta nova abordagem, reduzir a burocracia inerente à implementação das medidas preconizadas no Decreto-Lei, incrementar a interação da Escola com as Famílias e a Comunidade bem como o envolvimento dos alunos no seu percurso educativo e proceder às alterações físicas das estruturas dos equipamentos escolares, por forma a que, por exemplo, um cadeirante possa ter acesso a toda a escola. Por fim, ao nível das práticas inclusivas em tempos de pandemia, e dentro das dimensões consideradas importantes para a Inclusão (participação, sucesso e presença), alunos e suas famílias e pessoal docente e não docente ficaram limitados nas suas ações, em virtude dos constrangimentos provocados pela mesma.
- Estudo exploratório de factores potenciadores de stress e de suporte social percepcionados por famílias homoparentais adoptantesPublication . Fernandes, Inês Oliveira Monteiro; Ornelas, José H.Este estudo teve como objectivo identificar possíveis factores potenciadores de stress e de suporte social percepcionados por famílias homoparentais que recorreram à adopção individual. Participaram no estudo dois casais, um de homens gays e outro de mulheres lésbicas. Na recolha de dados foi utilizada a entrevista semi-estruturada, tendo emergido da Análise Temática sete grandes temas: Contexto Familiar, Adopção, Amigos, Comunidade Educativa, Meio Profissional, Comunidade Lésbica, Gay, Bissexual e Transgénero (LGBT) e Quadro Legal. Os principais resultados evidenciam que os factores de stress situam-se, fundamentalmente, ao nível do preconceito e discriminação em relação à homossexualidade, em diferentes contextos relacionais (particularmente Familiar e Meio profissional), reflectindo-se na Adopção devido sobretudo quer à internalização do estigma quer às limitações legais.O suporte da Família de origem e Amigos, foi indicado como capaz de colmatar o impacto do preconceito, contudo, estes contextos relacionais também evidenciaram poder constituir uma fonte de stress. O processo de adopção, e experiências adjacentes, foram percepcionados como factores promotores de stress, devido à orientação sexual e internalização do estigma, o que se deve, em grande parte, ao Quadro legal vigente em Portugal, discriminatório na adopção por casais homoparentais. A Comunidade Educativa é considerada um contexto com características de suporte, apesar de ser explicitamente manifesta a incompreensão da variedade familiar. A Comunidade LGBT foi identificada como estrutura de suporte na partilha de experiências, na aquisição de informação sobre a prática parental e na construção de uma identidade. Estas evidências sugerem a importância de compreender melhor e de forma mais aprofundada, as necessidades, a natureza e as causas da percepção do reduzido suporte social e do stress experienciado pelos casais homossexuais adoptantes, no sentido de serem desenvolvidas e implementadas intervenções adequadas e sustentáveis.
- O impacto da pandemia pela COVID-19 nos adolescentes e jovens : revisão crítica da literaturaPublication . Loureiro, Marta Catarina de Almeida Castelo Assis; Ornelas, José H.presente estudo tem por objetivo apresentar uma revisão crítica da literatura, sobre o impacto e os efeitos da pandemia causada pela COVID-19, junto de adolescentes e jovens, quer a nível nacional como internacional. Com o intuito de sumarizar os seus principais resultados e servir de base para investigações futuras foi, primeiramente, realizada uma análise das palavras-chave consideradas relevantes para o estudo, considerando alguns desafios pré-pandémicos já existentes, agrupados em três categorias distintas: educação e emprego, questões sociais e participação comunitária, e saúde mental. Cumprindo com o objetivo proposto, foram selecionados e analisados 46 artigos e relatórios com base nas mesmas três categorias atribuídas, entre abril e novembro de 2020, onde se pretendeu conhecer e explorar quais os aspetos e fatores mais impactantes e desafiantes que esta pandemia está a causar nas vidas dos adolescentes e jovens. Destaca-se a relevância desta temática para a compreensão e preparação das comunidades em geral, com particular enfoque para os profissionais das áreas da educação, do apoio psicossocial e da saúde, dado tratar-se de um fenómeno mundial sem precedentes na história moderna, com contornos multifacetados e complexos, mas de enorme importância para uma maior compreensão do desenvolvimento e dos papéis interventivos dos adolescentes e dos jovens, no mundo atual.
- A integração comunitária de pessoas com experiência de doença mental através do emprego apoiado – Estudo omparativoPublication . Silva, Ana Rita Pereira da; Ornelas, José H.Objectivo: Neste estudo pretendeu-se comparar os níveis de integração comunitária de utilizadores de serviços de saúde mental comunitários, integrados profissionalmente através de programas de emprego apoiado com utilizadores que não estão integrados profissionalmente, e ainda identificar os factores sociodemográficos que influenciam a integração comunitária. Método: Este estudo utilizou um método comparativo através de uma análise quantitativa. Participaram 62 utilizadores, recrutados através de uma selecção por conveniência. Ambos os grupos de utilizadores integrados e não integrados profissionalmente são constituídos por 31 participantes. Para medir a integração comunitária em termos das suas três dimensões (física, social e psicológica), utilizaram-se vários instrumentos e uma escala de sintomas. Resultados: Os resultados indicam uma similitude nos resultados de integração comunitária nos dois grupos. Encontraram-se diferenças significativas ao nível da experiência de trabalho entre os dois grupos e uma correlação positiva entre as subescalas utilizadas. No que se refere à caracterização da integração comunitária através de aspectos sociodemográficos, foram encontradas diferenças significativas no género, nos escalões etários e nas habilitações literárias. Encontraram-se também diferenças significativas na escala de sintomas relativamente ao diagnóstico psiquiátrico e à situação habitacional. Conclusões: O facto dos participantes deste estudo serem utilizadores de organizações de saúde mental orientadas para o recovery e para a integração comunitária, pode justificar a semelhança nos resultados de integração nos dois grupos. Assinala-se assim, a importância de promover programas orientados para a integração comunitária, como o emprego e educação apoiada e a habitação independente com vista a mudanças transformativas que podem ser alvo de pesquisa para futuras intervenções.
- Integração comunitária e auto-determinação num adulto com síndrome de aspergerPublication . Dias, Ana Luísa Cardoso; Ornelas, José H.A integração comunitária e a auto-determinação são temas largamente abordados na área da Saúde Mental Comunitária. Existe a preocupação com a valorização do indivíduo, com a igualdade de oportunidades e com o direito ao envolvimento social, procurando promover-se o empowerment das pessoas, inclusive dos indivíduos com perturbações do desenvolvimento. Construiu-se, assim, uma narrativa biográfica de um adulto, de 39 anos, do sexo masculino, com Síndrome de Asperger. Procurámos, assim, perceber até que ponto está integrado na comunidade e é auto-determinado, com base num modelo ecológico. Para recolha de informação, utilizou-se o método auto-biográfico BNIM (Wengraf, 2009), incluindo duas entrevistas (três sub-sessões) realizadas ao participante. A metodologia permitiu-nos perceber que, embora um adulto com Síndrome de Asperger possa desempenhar um papel socialmente activo e reunir características de auto-determinação, os sistemas de suporte comunitário são essenciais para que possa possuir um grau significativo de empowerment na sua vida.
- A música como recurso de promoção da saúde em contextos institucionais de cuidados de saúdePublication . Góis, Ana Paula Branco de; Ornelas, José H.A Música tem aparecido em vários contextos de investigação relacionados ao paradigma da Saúde e da promoção desta junto de comunidades desfavorecidas. Neste trabalho, investigamos o uso da Música como recurso da Promoção da Saúde em instituições de Cuidados de Saúde (empregando os fundamentos teórico-práticos da Psicologia Comunitária) com vista ao bem-estar, à qualidade de vida e ao empowerment dos envolvidos. Foram realizadas entrevistas em profundidade a oito profissionais de saúde que actuam num hospital em Portugal. As respostas foram analisadas qualitativamente, criando-se categorias a posteriori, em torno dos seguintes aspectos: música e arte na vida dos profissionais; intervenção musical no hospital; música, serviços e humanização; qualidade nas relações; características do profissional de música nos hospitais; desafios e perspectivas de futuro. A análise mostra que a Música tem se tornado um recurso importante para a melhoria das condições de trabalho dos profissionais e de hospitalização dos pacientes e seus familiares. Os princípios e orientações da psicologia comunitária desempenham importante papel para essa melhoria.
- Narrativas de homens feministas portuguesesPublication . Matias, Daniel Filipe Mendes; Ornelas, José H.A eclosão dos estudos sobre masculinidades tem vindo a proporcionar várias reflexões sobre as possibilidades de actuação por parte dos homens na construção de uma sociedade não opressiva, não sendo contudo uma área desenvolvida em Portugal. Neste sentido, o presente estudo teve como objectivo a recolha de narrativas biográficas parciais de dez homens portugueses que se afirmavam como feministas. Vários temas foram abordados, entre os quais as motivações subjacentes à adesão ao projecto feminista, a relação entre género e sexualidade e a mudança social. Através das suas narrativas, foi possível constatar o carácter múltiplo das suas experiências e posicionamentos, tendo como ponto em comum a constatação da necessidade da criação de contextos criativos e inovadores propiciadores da mudança social.