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- Representações da figura paterna de crianças expostas à violência interparental: Estudo exploratórioPublication . Henriques, Maria José Figueiredo Diniz; Salgueiro, Emílio Eduardo GuerraA literatura evidencia a ausência de estudos sobre a qualidade da relação pai-criança em contextos familiares marcados por conflitualidade violenta entre as figuras parentais. Este trabalho pretendeu contribuir para a sua compreensão, estabelecendo como objectivo aceder às representações da figura paterna de crianças expostas à violência interparental. Foram realizadas entrevistas e aplicadas provas de desenho da família imaginada e real, a uma amostra constituída por cinco crianças em acolhimento em casa abrigo e cinco crianças em pós-acolhimento, com idades compreendidas entre seis e onze anos. Entrevistámos as suas mães para aceder às representações do ex-parceiro enquanto pai. O modelo teórico construído de acordo com a Grounded Theory, a análise das entrevistas às crianças, evidenciou a sua necessidade em manter separadas duas representações antagónicas da figura paterna. As crianças avaliaram alternadamente o comportamento do pai na conjugalidade e na paternidade, revelando capacidade para agir em conformidade com as suas reacções e humores. A clivagem permitiu-lhes manter a ligação ao pai e gerir um conflito de lealdades na fase em que viviam juntos. A separação dos pais e as actuais condições de vida contribuíram para uma focalização numa das facetas do pai. As crianças em acolhimento mantêm o foco na sua faceta violenta e procuram manter a distância, enquanto as crianças em pós-acolhimento avaliam o seu envolvimento e respondem de forma recíproca. A análise dos desenhos reforçou pressupostos do nosso modelo teórico. As entrevistas às mães evidenciaram uma avaliação negativa/ambivalente da paternidade dos ex-parceiros e o seu desagrado pela expectativa de reaproximação ou continuidade da relação pai-criança.
- A importância da formação profissional sobre o compromisso organizacional e a insegurança laboralPublication . Correia, Tânia Patrícia Fontoura; Cesário, Francisco José SantosEste estudo pretende analisar se a perceção da importância da Formação Profissional promovida pela Organização aumenta o Compromisso Organizacional, tendo em consideração os elementos: normativo, afetivo e calculativo; e se reduz a Insegurança Laboral. Participaram neste estudo 525 participantes, colaboradores de diferentes Organizações de todo o território português. Os resultados revelaram um efeito positivo e significativo entre a perceção da relevância da Formação Profissional nas três componentes do Compromisso Organizacional; e um efeito negativo e significativo entre a perceção da importância da Formação Profissional e a Insegurança Laboral.
- A entrevista com base nas rotinas na intervenção precoce: Formadores e formandos em avaliaçãoPublication . Dias, Alexandra Alice Monteiro; Côrte-Real, JuditeAs perspectivas ecológico-transaccionais abriram portas à visão de intervenção precoce actual, que vê a família como um todo, valorizando os suportes, recursos e redes sociais que têm disponíveis e procurando responder às suas necessidades através de uma prestação de serviços que apoie e fortaleça a capacidade da família para melhorar e promover o desenvolvimento e aprendizagem da criança. Neste modelo, centrado na família, os profissionais e as famílias trabalham de mão-dada, no sentido de reconhecer como se podem estruturar as práticas e criar programas que funcionem como meios de protecção. Escolher o curso e os métodos para a intervenção, é uma tarefa complexa a que McWilliam (2010) se tem dedicado, afirmando que se deve trabalhar, sempre que possível, em consonância com as rotinas e contextos onde as crianças passam a maior parte do seu tempo de aprendizagem. Este trabalho tem por objectivo a análise de alguns dados, resultantes de uma formação sobre a Entrevista com Base nas Rotinas (EBR), no âmbito de um estudo sobre a ‘Promoção da qualidade dos objetivos do Programa Educativo Individual/Plano Individual’, aplicando-se para o efeito a Lista de Verificação da Entrevista com base nas Rotinas (EBR) e questões relativas à avaliação da qualidade da formação. O grupo inclui 123 participantes, com uma média de 37,7 anos, sendo composto maioritariamente por elementos do sexo feminino (91,9%). Os resultados indicam que os formandos focaram, na sua maioria, aspectos positivos na formação, salientando sobretudo o seu conteúdo, impacto e metodologia; verificaram-se também algumas dificuldades na aplicação da EBR pelos formandos, sobretudo em itens associados à compreensão da perspectiva da família. Deste estudo pode-se concluir a necessidade de se apostar mais em formações que ajudem estes profissionais a desenvolver práticas centradas na família.
- Voltei à escola: Perceção dos alunos de 3º ciclo face ao envolvimento parental: Um estudo realizado em Cuba do AlentejoPublication . Caeiro, Sara Raquel Pacheco; Morgado, JoséA presente investigação visa estudar as perceções dos alunos no que diz respeito: ao nível de apoio dos pais em relação às tarefas escolares, em relação á comunicação sobre a escolaridade, á mediação cultural praticada pelos pais, e por fim, em relação á participação escolar e extraescolar exercida pelos pais. Vários autores referem a importância aquando da participação dos alunos no momento de avaliar o envolvimento praticado pelos pais, no que diz respeito às práticas educativas. Ouvir os alunos é assim essencial, uma vez que, estes podem causar mudanças quer a nível escolar, quer a nível familiar. Participaram neste estudo, 88 estudantes do 7º. 8º, e 9º ano de uma escola básica do distrito de Beja com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos, sendo que 48% são do sexo masculino, e 52 % do sexo feminino. Todas as dimensões de envolvimento parental foram realizadas em função do género e ano de escolaridade dos alunos, e habilitações académicas dos encarregados de educação. No geral os resultados revelaram que tanto os rapazes como as raparigas percecionam de maneira idêntica as práticas de envolvimento parental. Em relação às habilitações académicas dos encarregados de educação, os alunos percecionaram que, quer os pais tenham escolaridade baixa ou escolaridade elevada, as práticas familiares são idênticas. Por fim, foram verificadas diferenças em relação ao ano de escolaridade, uma vez que, segundo a literatura, á medida que o ano escolar aumenta, os jovens começam a ter uma certa autonomia face aos encarregados de educação.
- O envolvimento parental das minorias étnicas na escolaridade dos filhosPublication . Ramos, Bárbara Sofia Teixeira; Peixoto, Francisco José BritoO envolvimento parental na escolaridade dos filhos tem ganho maior relevância na investigação e práticas educativas das escolas, visto que constitui um dos aspetos mais importantes para o sucesso académico dos jovens. Tendo em conta que os contextos escolares multiculturais são uma realidade atual, e que as famílias provenientes de minorias étnicas podem apresentar mais barreiras ao envolvimento, torna-se relevante perceber a dinâmica das práticas de envolvimento destas famílias, nomeadamente, numa fase de transição escolar, que traz desafios de adaptação para pais e filhos. Neste sentido, procuramos explorar as representações de pais e filhos sobre o envolvimento, analisar os efeitos da transição de ciclo na dinâmica do envolvimento e identificar fatores que motivem ou constranjam o envolvimento destas famílias, de forma a retirar possíveis pistas de intervenção. Tendo em conta a problemática, objetivos e especificidade cultural da amostra, recorremos a uma abordagem qualitativa, através da realização de entrevistas semiestruturadas a 14 famílias (pais e filhos) provenientes de minorias étnicas, com filhos a frequentar o 5º ano de escolaridade. Os resultados mostram que estas famílias apresentam perceções positivas do envolvimento parental, destacando-se a importância das crenças motivacionais dos pais sobre o seu papel educativo, das solicitações externas dos filhos e da escola, pela perceção de desejabilidade sentida, enquanto fatores motivadores para o envolvimento parental, verificando-se o papel crucial que a escola tem na promoção do envolvimento destas famílias. Os efeitos de transição têm impacto sobre algumas práticas educativas dos pais, mostrando que estes procuram adaptar-se às mudanças e manter-se envolvidos.
- O que é uma boa morte? Estudo de validação de um instrumentoPublication . Jordão, Joana da Silva; Leal, Isabel PereiraSegundo a Estratégia para o desenvolvimento do Programa Nacional de Cuidados Paliativos (2010) existe a necessidade de realizar um inquérito à população portuguesa que possibilite um conhecimento sobre o que as pessoas pensam sobre a morte digna e quais as expetativas relativamente à própria morte. A presente investigação ajudou a colmatar esta necessidade através do estudo do conceito de Boa Morte numa amostra de conveniência da população portuguesa (N=205). Para a prossecução deste objetivo foi necessário validar a Escala de Conceito de Boa Morte da autoria de Carolyne E. Schwartz e colaborados (2003). Os resultados mostram que o conceito de boa morte está relacionado com o Sexo, Idade, Estado Civil, Formação e com a Experiência com pacientes em fim de vida. A validade da escala, feita nos mesmo moldes preconizados pela autora, permite-nos afirmar que é aceitável para a medição deste conceito (KMO=0,671).
- Melhor é (im) possível: Um estudo através do Hermeneutic Single‐Case Efficacy DesignPublication . Campelo, Maria Margarida de Sacadura Botte de Melo; Gonzalez, António José César de AlmeidaO Objectivo deste estudo é avaliar a eficácia e os processos de mudanças que ocorrem em contexto terapêutico. Neste sentido, monitorizou-se o processo de um sujeito de um grupo de Psicodrama durante sensivelmente um ano. Foi utilizado o modelo de análise “Hermeneutic Single-Case Efficacy Design” proposto por Robert Elliott. Este modelo utiliza instrumentos que avaliam o processo e o resultado da terapia, servindo-se de métodos qualitativos e quantitativos. Este modelo inicia-se com a recolha de uma vasta informação sobre o sujeito e de seguida averiguam-se outros factores responsáveis pela mudança aparte da terapia. Os resultados sugerem um conjunto de transformações na vida do sujeito associadas a eventos ocorridos no contexto terapêutico.
- Influence of macrohabitat preferences on the distribution of European brook and river lampreys: Implications for conservation and managementPublication . Ferreira, Ana F.; Quintella, Bernardo R.; Maia, Carla; Alexandre, Carlos S.; Capinha, Cesar; Almeida, Pedro R.The European river lamprey, Lampetra fluviatilis (L.), and the European brook lamprey, Lampetra planeri (Bloch, 1784), are considered highly threatened in Portugal. However, the lack of information about the ecology and distribution of these species poses difficulties to the identification of concrete actions directed to their conservation. A total of 401 sampling sites, randomly distributed throughout the entire Portuguese mainland territory were selected, and Lampetra sp. ammocoetes presence or absence checked with electrofishing. These data, together with 11 macrohabitat predictors, were analyzed using Boosted Regression Trees (BRTs). The BRT models consistently identified five environmental variables as the most important for predicting the distribution of European brook and river lamprey ammocoetes: altitude, distance to coast, sand, maximum temperature of the warmest month and precipitation of the driest month. The relationships of these variables with the species probability of occurrence suggest that lampreys occur in low altitude river stretches (<170 m), relatively close to the coast (<150 km) and with a sandy substrate (>70% sand). In addition, intermediate values of temperature and precipitation were also found to have a positive correlation with the species occurrence. A map with the probability of occurrence of Lampetra sp. in Portugal was generated and stretches of rivers were delimited with different conservation priorities. Rivers classified with the highest level of conservation priority were considered to be proposed as Special Areas of Conservation, under the Natura 2000 Networking Programme.
- Ted Bundy: Estudo de casoPublication . Empis, Luisa de Jesus; Sá, EduardoO presente trabalho tem como objectivo principal abordagem e compreensão da personalidade de Ted Bundy, com o recurso a uma metodologia de investigação qualitativa, o estudo de caso, submetida aos parâmetros da análise de conteúdo, constituindo-se desta forma um estudo de caracter transversal e exploratório. É proposto então uma analise da personalidade de um individuo, de acordo com uma perspectiva psicopatológica, de forma a serem possíveis respostas para questões de “como” e “porquê” que caracterizaram a evolução do presente estudo. Numa primeira fase do estudo, o mesmo debruçou-se na obra biográfica de Ted Bundy escrita por Michaud & Aynesworth, que se constituiu instrumento fundamental para o presente trabalho Num segundo momento foram consultadas obras complementares e indispensáveis à revisão e sustentação teórica da fase precedente. A análise e discussão incidiram sobre bibliografia consultada, que foi articulada e intersectada com a perspectiva psicanalítica para uma compreensão mais holística deste caso psicopatológico. Os resultados obtidos permitiram uma compreensão de Ted Bundy enquanto sujeito com características marcadamente psicopáticas.
- Eventos significativos na díade em psicoterapia existencialPublication . Caldeira, João José Garcia; Sousa, Daniel Cunha Monteiro deObjectivo: Identificar, categorizar, qual o nível de coincidências de eventos significativos (ES) que emergem na díade em psicoterapia existencial; análise dos níveis de ajuda destes ES; práticas terapêuticas aplicadas neste estudo que se traduziram na emergência destes ES. Método: Participaram 10 díades em processo terapêutico no paradigma existencial. Foi pedido uma descrição do que teriam considerado ser E.S. positivo ou negativo e que nível de ajuda reputava a esse ES. Foi fornecido formulário para preenchimento no final de sessão. Utilizou-se o método qualitativo Grounded Theory. Resultados: Destas díades resultaram 222 ES coincidentes (111 match), que correspondem 46,4% do total. Dos 111 match dos ES, destacam-se 5 subcategorias representando 87% dos ES: verbalização/exploração de sentimentos e vivências; identificação e aprofundamento de significados; consciencialização; desafio/confrontação/questionamento; percepção de mudança/ empowerment. Nos níveis de ajuda, obtiveram-se 28 coincidências em 111 (25%), tendo os participantes considerado estes eventos como tendo proporcionado níveis de ajuda 4 e 5. Das 17 práticas aplicadas, destacam-se 6, representam 60% do total, (120/201). Conclusões: Destaca-se a elevada percentagem de match nos ES. Difere dos estudos de outras abordagens teóricas o surgimento da categoria terapeuta / práticas, chamando a atenção para o modo de estar do psicoterapeuta do paradigma existencial. Parece existir uma relação entre as principais 5 subcategorias apuradas e as principais 6 práticas que os psicoterapeutas aplicaram. Reputamos de importantes os elevados níveis de ajuda atribuídos aos ES identificados. O encontro terapêutico é base de suporte para esta dinâmica e consequentes resultados.