PORG - Dissertações de Mestrado
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Browsing PORG - Dissertações de Mestrado by advisor "Almeida, Pedro Henrique Garcia Lopes de"
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- As 24 horas – Cooperação e performance em dois eventos formativosPublication . Evangelista, Ana Rita da Silva; Almeida, Pedro Henrique Garcia Lopes deA cooperação é definida como “um grupo de indivíduos que trabalham juntos para atingir um objectivo comum” (Deutsch, 1949, 1962, cit. por Tauer e Harackiewicz, 2004). A performance é definida como comportamentos/acções relevantes para os objectivos da organização (McCloy, Campbell e Cudeck, 1994, cit. por Shao e Skarlicki, 2009, p. 195). Um trabalho complexo pode obter melhores resultados se for efectuado em equipa, uma vez que os colaboradores ao cooperarem vão obter uma maior performance (Tjosvold, 1995, cit por Levi, 2001). Este estudo teve como objectivo analisar a relação entre a cooperação e a performance, e a existência de diferenças significativas na percepção de cooperação nos dois momentos avaliativos. A amostra foi constituída por 107 participantes, 63 do sexo masculino e 44 do sexo feminino, com idades entre os 17 e os 48 anos, que participaram em dois eventos formativos (gestão – 62 sujeitos; logística – 45 sujeitos). Os resultados mostraram que no primeiro momento de aplicação do questionário foram encontradas correlações negativas entre a subescala de cooperação incondicionada e a performance para o grupo de gestão, e no segundo momento de aplicação do questionário foram encontradas correlações negativas entre a subescala cooperação incondicionada e a performance para a amostra total, e para o grupo de logística entre a subescala de cooperação condicionada e a performance e entre a subescala de cooperação com a chefia e colegas e a performance. Nos dois momentos em que a cooperação foi medida não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas.
- Analisando uma possível relação entre cooperação e eficácia colectivaPublication . Gualdino, Daniel Filipe Loureiro; Almeida, Pedro Henrique Garcia Lopes deEste trabalho foi realizado com o objectivo de analisar a existência de uma relação entre a variável Cooperação e a variável Eficácia Colectiva, no contexto desportivo. Para tal recorreu-se a uma amostra de 260 atletas de ambos os sexos, os quais se dividiam entre as seguintes modalidades: Futebol; Futsal; Andebol; Hóquei; Basquete; e Râguebi. A estes atletas foi pedido que preenchessem o “Questionário de Eficácia Colectiva para o Desporto” desenvolvido por Short, Sullivan e Feltz, para avaliar a eficácia colectiva, e o “Questionário de Cooperação Desportiva” desenvolvido por García-Mas, para avaliar a cooperação. Os resultados obtidos neste trabalho remetem para a existência de uma relação entre as duas variáveis. Contudo, face ao carácter inovador deste estudo não se pode generalizar para já estes resultados, pelo menos enquanto não houverem mais estudos realizados que combinem as duas variáveis.
- Análise do processo de coachingPublication . Cabral, Andreia Filipa Domingues; Almeida, Pedro Henrique Garcia Lopes deO presente estudo é de natureza qualitativa e descritiva. Tem como objectivo perceber se o processo de coaching praticado pelos coaches da nossa amostra vai de encontro ao que se encontra na literatura ou, se, o que a literatura nos diz não é mais que a retórica; e se a percepção de coaches e coachees é a mesma nos respectivos casos. Para tal, foram construídos guiões de entrevistas que foram preenchidos por quatro coaches e quatro coachees. Os participantes têm idades compreendidas entre os 33 e os 55 anos, são Portugueses e as áreas de actuação, dos coachees, são diversificadas. Após recepção dos guiões de entrevista, procedeu-se à categorização da informação. As categorias que emergiram foram muito variadas e, regra geral, vão ao encontro do que está presente na literatura. Através deste estudo verifica-se que a percepção de coaches e coachees de um mesmo caso são idênticas, partilhando a mesma percepção do processo. O processo de coaching utilizado pelos coaches da nossa amostra parece ir ao encontro do que a literatura nos mostra. Os resultados demonstram que os coachees conseguiriam melhorar aspectos que inicialmente tinham identificado. Para estudos futuros, sugere-se o aumento da amostra e a realização de entrevistas, por forma, a haver uma recolha da informação mais enriquecida e detalhada. Seria interessante que se tentasse perceber como os coaches preparam as sessões e que técnicas utilizam na condução de entrevistas. Será que são técnicas existentes na literatura ou cada coach tem uma maneira própria de conduzir a entrevista.
- Bem-estar subjetivo, bem-estar no trabalho e satisfação no trabalhoPublication . Viegas, Rita Isabel Sampaio; Almeida, Pedro Henrique Garcia Lopes deO presente estudo teve como objetivo avaliar o bem estar subjetivo, o bem estar no trabalho e a satisfação no trabalho em trabalhadores cujas entidades patronais pertencem ao regime Público e ao Regime Privado de modo a identificar correlações significativas entre estas variáveis, tal como refere a literatura, mas também a proceder à comparação entre os resultados das suas amostras, com a expectativa de que diferenças significativas seriam encontradas. Foram utilizados como instrumentos a escala PANAS (Galinha e Pais Ribeiro, 2005) e a Escala de Satisfação Com a Vida - ESCV (Neto, 1993), a UWES-9 e o Questionário de Satisfação com a Prática Profissional de Pais Ribeiro e Maia. Os resultados vão, de uma forma geral, ao encontro do definido na literatura para as variáveis em estudo, no entanto apenas foram encontradas diferenças significativas entre as duas amostras no bem estar no trabalho, revelando a amostra de trabalhadores do regime publico, um maior nível de bem estar no trabalho. Foram ainda encontradas diferenças entre estes 2 grupos na dimensão “Reconhecimento pelos outros do trabalho realizado” da escala de Satisfação com a Prática Profissional.
- O coach real vs. o coach ideal: características e competências dos profissionais de coachingPublication . Maria do Rosário Coelho Vidinha Ferreira; Almeida, Pedro Henrique Garcia Lopes deA presente investigação teve como objetivo compreender a realidade do Coaching em Portugal. Para tal foram escolhidas variáveis que permitissem caracterizar o perfil dos Coaches portugueses e compreender como a população em geral representa o perfil destes profissionais. Foram realizados dois estudos: o Estudo 1, para analisar as características e competências dos Coaches com uma amostra de 10 sujeitos, com idades compreendidas entre os 28 e os 60 anos e o Estudo 2, para compreender como a população em geral representa o profissional de Coaching, com uma amostra de 93 sujeitos com idades compreendidas entre os 23 e os 79 anos. Ambos são estudos exploratórios, com abordagem quantitativa e delineamento correlacional. No Estudo 1 foram escolhidas as variáveis autoeficácia avaliada através (Coach´s self-efficacy in regard to coaching skills de Baron e Morin, 2009), a inteligência emocional (questionário desenvolvido por Fernandes, 2005) e, os traços de personalidade (BFI-44). No Estudo 2 foi avaliado o estilo de tomada de decisão (REI-40) e os traços de personalidade (BFI-44) que, idealmente, de acordo com a opinião dos participantes, deverão ter estes profissionais. Os resultados indicam que estes profissionais dão extrema importância à relação estabelecida com o Coachee e que, as suas competências mais relevantes passam pelo auto encorajamento, a compreensão das próprias emoções e a empatia, sendo indivíduos abertos à experiência, amáveis e extrovertidos. A população em geral caracteriza o perfil ideal destes profissionais como conscienciosos, extrovertidos, abertos à experiencia e amáveis, demonstrando uma preferência por Coaches com um estilo mais intuitivo.
- Comunicação não verbal e estilo instrucional em treinadores de futebolPublication . Castanho, Goncalo Luis Farinho Caracol; Almeida, Pedro Henrique Garcia Lopes deO objectivo do estudo é compreender as relações que existem entre a comunicação não verbal e o estilo instrucional dos treinadores de futebol, com a finalidade de complementar as análises sobre os seus comportamentos com a comunicação não verbal adjacente. Foi utilizada a versão adaptada e reduzida do Sistema de Observação de Comportamentos de Treinadores – Coach Behavioral Assesssment System, CBAS, Smith et al., 1977), e o Sistema de Observação de Comunicação Não Verbal (SOCNV, Garcia-Mas, Castanho e Almeida, 2007) com um conjunto de treinadores de futebol juvenil de cariz competitivo. Os resultados apresentam o perfil comunicacional não verbal dos treinadores em estudo, mostram a existência de relações entre os distintos estilos instrucionais e algumas categorias específicas da Comunicação Não Verbal (Por exemplo Contacto Visual, Expressão Facial, Postura Corporal, ainda Postura Corporal ou Tom e Ritmo de Voz) diferenciando claramente os estilos Punição, Instrução ou Reforçador. Por último, é abordado o possível significado das características da Comunicação Não Verbal associada a cada estilo de Comportamento; as possíveis aplicações do instrumento de observação de Comunicação Não Verbal e as limitações do Estudo.
- Cooperação e bem-estar psicológico Em contexto comercialPublication . Cunha, Mafalda Maria Pessoa Soares da; Almeida, Pedro Henrique Garcia Lopes deO presente trabalho pretende analisar a ligação entre cooperação organizacional e bem-estar psicológico, numa amostra de 295 vendedores em diversas áreas de actuação (idades com uma média de 36,43 anos e um desvio-padrão de 10,738), averiguando ainda qual a função desempenhada pelos objectivos de venda nesta relação. O instrumento é composto por um conjunto de questões sócio-demográficas, pelo Questionário de Cooperação em Contexto Organizacional (Oliveira, 2010) e pela EBEP-R (Novo et al., 2006). Os resultados obtidos permitem confirmar que há evidências estatísticas de uma correlação positiva entre cooperação incondicionada e bem-estar psicológico; pelo contrário, a correlação existente entre cooperação condicionada e bem-estar psicológico é negativa, revelando-se que os objectivos de venda têm influência no modelo da relação. Demonstra-se ainda que as variáveis sócio-demográficas induzem algumas diferenças significativas entre grupos no que concerne à cooperação, mas o mesmo não acontece para o bem-estar psicológico.
- Cooperação e liderança: Uma possível relaçãoPublication . Roques, Andreia Sofia Rodrigues Guerreiro; Almeida, Pedro Henrique Garcia Lopes deO presente trabalho tem por objectivo averiguar a possível relação que se pode estabelecer entre cooperação e liderança. Para levar a cabo a investigação foram utilizados dois questionários estruturados: o questionário de cooperação desportiva (QCD), desenvolvido por García-Mas e a escala de liderança no desporto (LSS), desenvolvida por Chelladurai. Os questionários foram apresentados a um grupo de 260 atletas, dos escalões juniores e seniores, de ambos os sexos e praticantes das seguintes modalidades: futebol, andebol, basquete, futsal, rugby e hóquei. As questões colocadas visaram conhecer o posicionamento dos participantes face às percepções das diferentes vertentes da cooperação e da liderança. A análise dos resultados permitiu perceber que a cooperação se correlaciona significativamente com algumas das dimensões da liderança, havendo no entanto a necessidade de surgirem mais estudos que corroborem estes resultados, devido ao carácter inovador.
- Cooperação e orientação motivacional em corporações de bombeirosPublication . Gouveia, Ana Rita Marques; Almeida, Pedro Henrique Garcia Lopes deA cooperação e a motivação já têm sido avaliadas em conjunto, mas na grande maioria em contexto desportivo. Neste estudo, o objectivo passou aplicar duas escalas, validadas recentemente em organizações, mas neste caso seria numa organização diferente (Bombeiros), analisando assim se existe influência na cooperação quando a motivação aumenta ou diminui. As escalas utilizadas foram, o Questionário de Cooperação Desportiva de Garcia-mas, adaptado ás organizações por Oliveira, (2010) e a escala de Multi-Factorial de Motivação no Trabalho (Multi-Moti) de Ferreira, A.; Diogo; Ferreira,; Valente, (2006). A amostra foi constituída por 101 bombeiros de duas corporações, uma da região norte e outra da região centro do país. Sendo que, 51 bombeiros eram da região norte (37 so sexo masculino e 14 do sexo feminino) e 50 da região centro (22 do sexo feminino e 28 do sexo masculino). A média de idades encontram-se compreendida nos 30,2 anos com um desvio padrão de 8,9. Os resultados obtidos, não foram significativos, sendo que nenhuma das hipóteses se confirmou.
- Cooperação e percepção de competência em elementos de equipas virtuais : Estudo exploratório em contexto organizacionalPublication . Vitoriano, Andreia Susana Marquês; Almeida, Pedro Henrique Garcia Lopes deCom o presente estudo pretendeu-se explorar no contexto organizacional, as relações de Cooperação, e de Percepção de Competência, em elementos de equipas, de acordo com a frequência com que utilizam meios “virtuais” para comunicar com a equipa. Neste sentido, foram utilizados dois instrumentos, validados para a população portuguesa, sendo esses o questionário de Cooperação, de García-Mas, Olmedilla, Morilla, Rivas, Quinteiro e Toro, (2006), e o questionário de Percepção de Competências, de McAuley, Wraith, & Duncan, (1991). Procedeu-se à recolha de dados na população portuguesa por progressão geométrica, através de e-mail e redes sociais facebook e linkedin. A amostra consistiu em 134 participantes, com idades compreendidas entre os 19 e os 58 anos, que se distribuem por 5 grupos independentes, distinguidos de acordo com a frequência de uso de meios virtuais na comunicação com a equipa. Os resultados obtidos, não demostram relação entre a cooperação, ou entre a percepção de competência e os diferentes “níveis” ou grupos de comunicação virtual, utilizados pelos participantes. Foram, no entanto, encontradas diferenças em relação ao género dos participantes nas variáveis estudadas. Concluiu-se, no entanto, que o questionário global, composto pelas variáveis de cooperação e percepção de competência, apresenta uma razoável consistência interna, sendo um instrumento útil para futuros estudos sobre o tema.