Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Cooperação e bem-estar psicológico Em contexto comercial

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
13778.pdf2.95 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente trabalho pretende analisar a ligação entre cooperação organizacional e bem-estar psicológico, numa amostra de 295 vendedores em diversas áreas de actuação (idades com uma média de 36,43 anos e um desvio-padrão de 10,738), averiguando ainda qual a função desempenhada pelos objectivos de venda nesta relação. O instrumento é composto por um conjunto de questões sócio-demográficas, pelo Questionário de Cooperação em Contexto Organizacional (Oliveira, 2010) e pela EBEP-R (Novo et al., 2006). Os resultados obtidos permitem confirmar que há evidências estatísticas de uma correlação positiva entre cooperação incondicionada e bem-estar psicológico; pelo contrário, a correlação existente entre cooperação condicionada e bem-estar psicológico é negativa, revelando-se que os objectivos de venda têm influência no modelo da relação. Demonstra-se ainda que as variáveis sócio-demográficas induzem algumas diferenças significativas entre grupos no que concerne à cooperação, mas o mesmo não acontece para o bem-estar psicológico.
ABSTRACT: This study aims to explore the link between organizational cooperation and psychological well-being, using a sample of 295 salespeople in several business areas (with an average age of 36.43 years and a standard-deviation of 10.738), intending also to analyze the role played by the assigned selling goals in this connection. The instrument consists of a set of socio-demographic questions, Questionário de Cooperação em Contexto Organizacional (Oliveira, 2010) and EBEP-R (Novo et al., 2006). The results obtained confirm that there is statistical evidence of a positive correlation between unconditional cooperation and psychological well-being; on the contrary, the relation between conditional cooperation and psychological well-being is negative, and it’s established that the selling goals are influential in the relationship’s model. It’s also shown that the socio-demographic variables induce some significant differences in groups with regard to cooperation, but not when it concerns to psychological well-being.

Description

Keywords

Cooperação organizacional Bem-estar psicológico Vendedores Organizational cooperation Psychological well-being Salespeople

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License