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  • Evolução do Repositório do ISPA (2009-2020)
    Publication . Lopes, Carlos; Nunes, Paulo Pinhão; Santos, Patrícia
  • Literacia da informação em contexto universitário: da pesquisa à publicação
    Publication . Sanches, Tatiana; ML, Antunes; Lopes, Carlos
    Objetivos | A explosão de informação, não apenas impressa, mas em um contexto digital, tornou-se uma área fértil para explorar, transmitir e disseminar conhecimento científico, fomentando a aprendizagem e ensino baseados na transformação dessa informação e na criação de novos conhecimentos. Os estudantes e professores do ensino superior precisam de estar cientes de como se podem orientar no ecossistema da informação, incluindo treinar a capacidade de lidar com a informação em diversos meios, e compreendendo a literacia da informação como uma prioridade. Este webinar tem como objetivo elencar algumas das competências e habilidades a desenvolver em todo o ciclo de investigação, desde a pesquisa à publicação, em contexto universitário, reforçando-se ainda o papel que os bibliotecários podem ter no cumprimento destes objetivos.
  • Acesso remoto fácil e seguro ao conhecimento : OpenAthens
    Publication . Lopes, Carlos; Rodrigues, Arturo; Fernandes, Tiago
    Neste encontro o Prof. Carlos Lopes irá ilustrar a sua experiência de como, durante o confinamento por COVID-19, os utilizadores do ISPA acederam de forma pacífica, flexível e segura, aos conteúdos do Centro de Documentação sem depender do endereço IP, desde qualquer dispositivo. Simplesmente necessitaram de uma única senha de acesso para “abrir à porta e entrar” no Centro de Documentação ISPA.
  • Evolução do Repositório do ISPA (2009-2019)
    Publication . Lopes, Carlos; Nunes, Paulo Pinhão; Santos, Patrícia
    Apresenta-se um poster com informação relativa à evolução do Repositório do ISPA entre os anos 2009 e 2019. Com o presente poster procura-se traçar a evolução e caracterização do repositório do ISPA (2009-2019) e seus contributos para a Ciência Aberta. Objetivo: Partilhar a experiência e o trabalho desenvolvido numa instituição de ensino superior, ISPA – Instituto Universitário, no âmbito da difusão da evolução do repositório do ISPA, através de indicadores de desempenho ao nível de conteúdos e utilização. Metodologia: Módulo de estatísticas do repositório do ISPA, através de análise descritiva de indicadores. Resultados: O repositório do ISPA nasceu em outubro de 2009, caracteriza-se por integrar 27 comunidades, 120 coleções e disponibiliza 6.792 documentos (50% artigos de revistas nacionais e internacionais, 41% teses e dissertações de mestrado e 9% são outro tipo de documentos). O número médio de depósitos por ano é de 698. O número de downloads, foi de 2.238.439, sendo a maioria – 72% – realizada por países lusófonos: Portugal e Brasil. Os autores que mais artigos disponibilizam no repositório são: Leal, Isabel; Marôco, João; Garcia-Marques, Teresa e Teixeira, José A. Carvalho. As comunidades que contemplam mais documentos são: Psicologia Clínica, Psicologia Educacional e Psicologia da Saúde. Na análise à utilização regista-se que os três títulos de artigos com maior número de downloads são: How are habits formed: modeling habit formation in the real world (34.193); Práticas de gestão de recursos humanos e desempenho organizacional(25.942); Auto-estima, auto-conceito e dinâmicas relacionais em contexto escolar (13.847) . Por fim, os três autores de artigos com maior número de downloads são: João Marôco (96.782); Isabel Pereira Leal (67.450) e José A. Carvalho Teixeira (42.453). O perfil do repositório do ISPA caracteriza-se por 75% dos documentos estarem em acesso aberto, 20% em acesso restrito e 5% em acesso embargado. Conclusões: A divulgação de estatísticas anuais da evolução do repositório à comunidade académica traduz transparência nos processos e possibilita a monitorização do desempenho realizado pela equipa de suporte na sua gestão e administração. O trabalho apresentado procura contribuir para a importância dos repositórios no Acesso Aberto como nova via de comunicação em ciência. Acreditamos que as palavras-chave «comunicação», «disseminação» e «impactos dos repositórios institucionais» são o presente no futuro, como garantia de qualidade no Acesso Aberto e nos contributos à Ciência Aberta.
  • Evolução do Repositório do ISPA (2009-2018)
    Publication . Lopes, Carlos; Nunes, Paulo Pinhão; Santos, Ana Patrícia
    Apresenta-se um poster com informação relativa à evolução do Repositório do ISPA entre os anos 2009 e 2018. Com o presente poster procura-se traçar a evolução e caracterização do repositório do ISPA (2009-2018) e seus contributos para a Ciência Aberta. Objetivo: Partilhar a experiência e o trabalho desenvolvido numa instituição de ensino superior, ISPA – Instituto Universitário, no âmbito da difusão da evolução do repositório do ISPA, através de indicadores de desempenho ao nível de conteúdos e utilização. Metodologia: Módulo de estatísticas do repositório do ISPA, através de análise descritiva de indicadores. Resultados: O repositório do ISPA nasceu em outubro de 2009, caracteriza-se por integrar 27 comunidades, 114 coleções e disponibiliza 6.284 documentos (50% artigos de revistas nacionais e internacionais, 41% teses e dissertações de mestrado e 9% são outro tipo de documentos). O número médio de depósitos por ano é de 698. A análise à sua utilização permite-nos constatar que, no ano de 2018, ultrapassou-se o número mágico de um milhão de downloads, tendo atingido o número de 1.715.331, sendo a maioria – 73% – realizada por países lusófonos: Portugal e Brasil. Os autores que mais artigos disponibilizam no repositório são: Leal, Isabel; Marôco, João; Garcia-Marques, Teresa e Teixeira, José A. Carvalho. As comunidades que contemplam mais documentos são: Psicologia Clínica, Psicologia Educacional e Psicologia da Saúde. Na análise à utilização regista-se que os três títulos de artigos com maior número de downloads são: QUAL A FIABILIDADE DO ALFA DE CRONBACH? QUESTÕES ANTIGAS E SOLUÇÕES MODERNAS? (25.236); HOW ARE HABITS FORMED : MODELLING HABIT FORMATION IN THE REAL WORLD (22.922) e SPORT SPONSORSHIP: THE RELATIONSHIP BETWEEN TEAM LOYALTY, SPONSORSHIP AWARENESS, ATTITUDE TOWARD THE SPONSOR, AND PURCHASE INTENTIONS (18.546). Por fim, os três autores de artigos com maior número de downloads são: João Marôco (87.575); Isabel Pereira Leal (55.206) e Teresa Garcia-Marques (37.248). O perfil do repositório do ISPA caracteriza-se por 75% dos documentos estarem em acesso aberto, 20% em acesso restrito e 5% em acesso embargado. Conclusões: A divulgação de estatísticas anuais da evolução do repositório à comunidade académica traduz transparência nos processos e possibilita a monitorização do desempenho realizado pela equipa de suporte na sua gestão e administração. O trabalho apresentado procura contribuir para a importância dos repositórios no Acesso Aberto como nova via de comunicação em ciência. Acreditamos que as palavras-chave «comunicação», «disseminação» e «impactos dos repositórios institucionais» são o presente no futuro, como garantia de qualidade no Acesso Aberto e nos contributos à Ciência Aberta.
  • Repositório do ISPA: Contributos para a ciência aberta
    Publication . Nunes, Paulo Pinhão; Santos, Ana Patricia; Oliveira, Miguel
    Introdução: Todos os anos no mês de outubro, o Centro de Documentação participa com a equipa do Repositório na Semana Internacional de Acesso Aberto, através de um conjunto de iniciativas e atividades. Uma das atividades visa desenvolver um estudo com dados sobre a evolução do repositório institucional. Este estudo é afixado, em formato de póster, durante um ano na sala de informática, depositado no repositório e difundido através do microsite a toda a comunidade académica. Trata-se de uma iniciativa que visa comunicar a importância dos repositórios institucionais de acesso aberto como sistemas de informação no modelo de difusão e publicação de conhecimento científico. Com o presente póster procura-se traçar a evolução e caracterização do repositório do ISPA (2009-2017) e seus contributos para a Ciência Aberta. Objetivo: Partilhar a experiência e o trabalho desenvolvido numa instituição de ensino superior, ISPA – Instituto Universitário, no âmbito da difusão da evolução do repositório do ISPA, através de indicadores de desempenho ao nível de conteúdos e utilização. Metodologia: Módulo de estatísticas do repositório do ISPA, através de análise descritiva de indicadores. Resultados: O repositório do ISPA nasceu em outubro de 2009, caracteriza-se por integrar 25 comunidades, 104 coleções e disponibiliza 5.729 documentos (50% artigos de revistas nacionais e internacionais e 40% teses e dissertações de mestrado). O número médio de depósitos por ano é de 636. A análise aos conteúdos permite-nos constatar que, no ano de 2017, foi atingido o número mágico de um milhão de downloads, sendo a maioria – 75% – realizada por países lusófonos: Portugal e Brasil. Os autores que mais artigos disponibilizam no repositório são: João Marôco, Vítor Almada, Isabel Leal e Rui Oliveira. As comunidades que contemplam mais documentos são: Psicologia Clínica, Psicologia Educacional e Psicologia da Saúde. Na análise à utilização regista-se que os três títulos de artigos com maior número de downloads são: QUAL A FIABILIDADE DO ALFA DE CRONBACH? QUESTÕES ANTIGAS E SOLUÇÕES MODERNAS? (24.130); SPORT SPONSORSHIP: THE RELATIONSHIP BETWEEN TEAM LOYALTY, SPONSORSHIP AWARENESS, ATTITUDE TOWARD THE SPONSOR, AND PURCHASE INTENTIONS (16.401) e ESTUDOS SOBRE A INTERVENÇÃO PRECOCE EM PORTUGAL: IDEIAS DOS ESPECIALISTAS, DOS PROFISSIONAIS E DAS FAMÍLIAS (12.339). Por fim, os três autores de artigos com maior número de downloads são: João Marôco (70.876); Isabel Pereira Leal (34.176) e Teresa Garcia-Marques (33.274). O perfil do repositório do ISPA caracteriza-se por 75% dos documentos estarem em acesso aberto, 20% em acesso restrito e 5% em acesso embargado. Conclusões: A divulgação de estatísticas anuais da evolução do repositório à comunidade académica traduz transparência nos processos e possibilita a monitorização do desempenho realizado pela equipa de suporte na sua gestão e administração. O trabalho apresentado procura contribuir para a importância dos repositórios no Acesso Aberto como nova via de comunicação em ciência. Acreditamos que as palavras-chave «comunicação», «disseminação» e «impactos dos repositórios institucionais» são o presente no futuro, como garantia de qualidade no Acesso Aberto e nos contributos à Ciência Aberta.
  • Literacia da informação: O primeiro degrau para a ciência aberta
    Publication . Antunes, Maria Da Luz; Sanches, Tatiana; Lopes, Carlos
    Introdução – No ensino superior, bibliotecários e professores têm desenvolvido estratégias para apoiar o desempenho académico dos estudantes, particularmente no respeitante às competências de literacia da informação, as quais são consideradas como uma poderosa ferramenta de intervenção na esfera da produção do conhecimento. Também a Ciência Aberta, centrada no eixo pesquisar fontes abertas/organizar dados abertos/publicar em acesso aberto, sobrevive das mesmas competências e dos mesmos saberes. Objetivos – O objetivo deste estudo é fazer uma reflexão sobre a missão das bibliotecas de ensino superior e o seu contributo para a Ciência Aberta, enquanto fonte e resultado da investigação científica, do ensino e da aprendizagem, através do fornecimento de competências de literacia da informação. Métodos – Revisão da literatura sustentada nos eixos da literacia da informação e da Ciência Aberta, compreendendo: a) seleção de três estudos de caso, desenvolvidos por bibliotecários e bibliotecas de ensino superior em Portugal no fomento de boas práticas e no fornecimento de competências que envolvam o saber pesquisar, selecionar, avaliar e utilizar a informação; b) seleção de um programa europeu de formação para doutorados e investigadores sobre literacia da informação e seu impacto na Ciência Aberta. Resultados/Conclusões – Os três estudos, desenvolvidos em comunidades académicas, apontam para: a) a necessidade de orientar a aprendizagem individual dos estudantes com a aprendizagem guiada por um docente; b) as competências de literacia da informação devem ser incluídas e desenvolvidas nos planos de estudo; c) a literacia da informação está associada ao ciclo de produção, comunicação, recuperação e utilização do conhecimento. O desenho curricular do programa FOSTER segue o mesmo conceito de formação de profissionais autónomos, reflexivos e críticos, à semelhança dos estudos de caso apresentados, capacitando doutorandos e investigadores para a investigação e para a divulgação dos dados científicos em acesso aberto. A literacia da informação, em conclusão, assume-se como uma ferramenta de aprendizagem essencial para o desenvolvimento da Ciência Aberta, potenciando o entendimento crítico dos conteúdos, a par do desenvolvimento e do progresso da investigação.
  • Literacia da informação : o primeiro degrau para a ciência aberta
    Publication . Antunes, Maria Da Luz; Sanches, Tatiana; Lopes, Carlos; Soares Rodrigues, Bruno
    Inexistente