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- Aprender e Ensinar ortografia no primeiro cicloPublication . Silva, Ana Cristina
- Ciência aberta e literacia da informação: estudo de caso num centro de investigaçãoPublication . Antunes, Maria Da Luz; Lopes, Carlos; Sanches, TatianaEm 2016, a publicação das Recomendações para as Bibliotecas do Ensino Superior de Portugal procurou, numa das suas prerrogativas, a construção de uma relação de confiança e de parceria entre as bibliotecas, os seus profissionais e os investigadores. Os ganhos de competências de uns e de outros no apoio à investigação, publicação e disseminação seriam benéficos para ambos. No mesmo ano, a unidade de investigação Applied Psychology Research Center Capabilities & Inclusion (APPsyCI) incorporou, no conjunto das suas áreas de atuação, uma linha de investigação no âmbito da Ciência Aberta em articulação com a Literacia da Informação. Com este desiderato, procurou a APPsyCI implementar os pressupostos da Ciência Aberta através de diversas ações: na prossecução da gestão do repositório, na formação dos docentes e investigadores, no apoio à escolha de revistas onde publicar, na divulgação e promoção do conhecimento científico dentro dos princípios FAIR. Quais as áreas de atuação desta linha de investigação? A Ciência Aberta e a inovação em investigação; o compromisso cívico e o desenvolvimento educacional; a literacia da informação no ensino superior, onde o estudo e a aplicação de competências académicas e de informação assentes nos princípios da Ciência Aberta se traduzem numa estratégia colaborativa e de disseminação transparente, potenciando a transferência do conhecimento e o seu uso prático em prol das pessoas e da sociedade. Qual o impacto social desta linha de investigação? Associando a literacia da informação à Ciência Aberta ampliam-se horizontes e é lançada alguma luz sobre o panorama nacional em relação à inovação em investigação. A natureza transversal desta matéria resultou num conjunto de redes nacionais e de grupos de trabalho; num curso de pós-graduação de Literacia em Saúde; no primeiro ebook em língua portuguesa, editado em Portugal, sobre literacia da informação no ensino superior; em workshops, seminários e webinars sobre literacia da informação; na colaboração da tradução do Open Science Training Handbook para o idioma Português; na participação em comités e comissões científicas nacionais (APBAD, APDIS) e internacionais (ConfOA, EAHIL, ECIL, TEEM). De igual modo, os resultados deste trabalho estão a consolidar-se em vários outcomes: artigos, capítulos de livro, proceedings paper, entre outros. No futuro, esta linha de investigação pretende: incentivar os investigadores a associarem-se ao movimento da Ciência Aberta; aumentar as parcerias efetivas entre investigadores, profissionais da informação, bibliotecários, gestores de ciência, instituições e agências de financiamento; investir no desenvolvimento de competências dos profissionais da informação, incluindo a gestão de dados e a criatividade (pós-graduação em Literacia da Informação – work in progress); participar ativamente em projetos específicos de literacia da informação e Ciência Aberta e na sua implementação social. Em síntese, a criação desta linha de investigação no seio da APPsyCI vem evidenciar que a associação da Ciência Aberta com a Literacia da Informação pode ser considerada como caminho e objetivo (meio e fim) da investigação aplicada. Este é, portanto, um compromisso cívico e científico para o desenvolvimento educacional e investigativo, que abraça os desafios que têm reconfigurado as dinâmicas da ciência e do ensino/aprendizagem no ensino superior.
- Componentes afetivas nos processos de aprendizagemPublication . Peixoto, Francisco
- Comunicação académica como diálogoPublication . Sanches, Tatiana; Antunes, Maria Da Luz; Lopes, Carlos; Association of College & Research LibrariesA comunidade académica, de investigadores e de outros profissionais, envolve-se num diálogo sustentado com novos insights e descobertas que ocorrem ao longo do tempo, em resultado de diferentes perspetivas e interpretações.
- Coping strategies for menopausal woman with urinary incontinence: Validation of the coping strategies instrumentPublication . Porto, Marta; Maroco, Joao Paulo; Mascarenhas, Teresa; Leitão, Mafalda; Queiroz-Garcia, Inês; Pimenta, FilipaInexistente
- Criação de informação como um processoPublication . Sanches, Tatiana; Antunes, Maria Da Luz; Lopes, Carlos; Association of College & Research LibrariesA informação pode ser produzida e transmitida sob qualquer formato ou método. O processo iterativo de pesquisar, criar, rever e divulgar informação varia e o produto resultante reflete essas diferenças.
- Factors associated with cervical cancer screening among migrant women in Europe: a systematic scoping review protocolPublication . Marques, Patrícia; Nunes, Mariana; Antunes, Maria da Luz; Heleno, Bruno; Dias, SóniaCervical cancer is the 4th most common cancer in women in Europe. Cervical cancer screening (CCS) reduces its incidence and mortality, but its effectiveness relies on the quality of screening and women's participation. Migrant women show low participation in CCS, which might compromise an early diagnosis of the disease. Since migration rates are high in Europe, it is important to understand which barriers and facilitators influence participation in CCS among migrants to develop strategies to increase their participation. The main objective of this study is to analyze existing evidence about the factors associated with CCS participation among migrant women in Europe,
- O hospital e as criançasPublication . Rocha, ElianaOs medos das crianças em relação ao hospital estão muitas vezes enraizados em crenças. É necessário desmitificá-los, por forma a permitir um contacto com o hospital que lhes transmita maior segurança, com maior informação, o que lhes facilitará a navegação pelos serviços de saúde. Estes aliás, são os princípios da literacia em saúde – acesso, compreensão e uso. Deste modo, através de um estudo qualitativo exploratório, em que foi utilizada a técnica de grupos focais, mas também uma abordagem quantitativa com recurso a um questionário, e alicerçados no Modelo ACP (Assertividade, Clareza e Positividade) da comunicação, foram investigados quais os principais medos das crianças de idade pré-escolar (3 a 5 anos), quais as estratégias utilizadas para minimizá-los ou combatê-los, através do ponto de vista dos pais e das crianças. Analisou-se também quais os tipos de histórias que as crianças gostam mais e os personagens mais significativos. Os resultados deste estudo, mostram que os principais medos em relação ao hospital das crianças em idade pré-escolar são: seringas, separação dos pais, profissionais de saúde e as estratégias que usam para diminuir o medo são: preparar a criança com antecedência, utilizar técnicas de distração, falar do material que vai encontrar. Permitiu ainda perceber que o tipo de histórias que gostam são as de animais, princesas e de lutas/força. Histórias de amor, de superpoderes e com um final feliz são as que mais as fazem sorrir. Assim, e com base nos resultados obtidos no estudo e sustentados na literatura, bem como nas bases da literacia em saúde, foram construídas quatro histórias que deram origem a este ebook, onde também é deixada uma sugestão para os pais/educadores com estratégias de como poderão ajudar a criança a lidar com o medo do hospital.
- Literacia da informação e pensamento crítico no Ensino Superior: combater a desinformação: relatório final do projetoPublication . Sanches, Tatiana; Antunes, Maria Da Luz; Lopes, CarlosAtualmente o contexto informacional é marcado por uma proliferação de informações e notícias provenientes de várias fontes, incluindo meios de comunicação tradicionais, redes sociais, blogs e outros canais online. A disseminação rápida e ampla de informações, muitas vezes acompanhada pela desinformação, pode criar desafios significativos para os cidadãos na sua busca por informações precisas e confiáveis. A desinformação, definida como o conjunto de informações falsas ou enganosas deliberadamente divulgadas com o objetivo de enganar, também é um desafio no contexto informacional em Portugal, assim como em muitos outros países ao redor do mundo. A desinformação pode ser disseminada em várias áreas, como política, saúde, ambiente, economia e noutras matérias importantes, e pode ter consequências negativas para a sociedade, incluindo a formação de opiniões distorcidas, a polarização e a perda de confiança nas instituições e nos media. No entanto, também há esforços para combater a desinformação e promover a literacia da informação em Portugal. Organizações da sociedade civil, instituições de ensino, entidades governamentais e outras partes interessadas têm trabalhado na promoção de habilidades de literacia da informação, educação mediática e consciencialização sobre a desinformação. Isso inclui o desenvolvimento de programas educacionais, a promoção de ferramentas de verificação de factos, a realização de campanhas de sensibilização e a promoção de princípios éticos na disseminação de informações. É importante notar que o contexto informacional está em constante evolução e pode variar ao longo do tempo e em diferentes contextos. É fundamental que os cidadãos estejam cientes dos desafios associados à desinformação e desenvolvam habilidades de literacia da informação para avaliar criticamente as informações que encontram, verificar a confiabilidade das fontes e formar opiniões informadas com base em evidências confiáveis. Foi este o contexto que mobilizou os autores do presente livro a desenvolver o Projeto Literacia da Informação e Pensamento Crítico no Ensino Superior: Combater a Desinformação. Introdução Literacia da Informação e pensamento crítico n