Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Desenvolvimento das competências de liderança funcional: O papel da teoria e da prática

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
28378.pdf538.64 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente estudo teve como principal objetivo compreender em que medida o design da formação facilita o desenvolvimento das competências de liderança funcional, explorando o impacto das componentes teórica e prática do curso de formação militar. A amostra foi composta por 92 formandos do Curso de Formação de Sargentos da Marinha Portuguesa, tendo sido utilizadas heteroavaliações pelos formadores e regressões lineares múltiplas para cada uma das competências de liderança funcional. Os resultados suportam parcialmente as hipóteses do estudo, revelando que a aprendizagem teórica influencia positivamente as competências de clarificar a estratégia, coordenar a ação e facilitar a aprendizagem, enquanto as provas práticas de planeamento (PL) contribuem para clarificar a situação e clarificar a estratégia, e as tarefas práticas de liderança (TPL) influenciam a coordenação da ação. Estes resultados têm implicações práticas relevantes para o planeamento da formação em liderança funcional, reforçando a importância de uma abordagem multimodal, que integre teoria, planeamento e prática ajustada às diferentes competências. Relativamente às limitações do estudo, destaca-se a utilização de uma amostra reduzida e restrita a um único ramo das forças armadas, bem como o carácter transversal da investigação, o que impede a generalização dos resultados e a inferência de causalidade. Para estudos futuros, sugere-se a adoção de um design longitudinal, bem como a inclusão de variáveis como a autoeficácia em liderança e a coesão grupal.
The main aim of this study was to explore the extent to which training design facilitates the development of functional leadership competencies, by exploring the impact of the theoretical and practical components of a military training course. The sample consisted of 92 trainees from the Portuguese Navy’s NCO (Non-Commissioned Officer) Training Course. Trainer-based assessments were used, and multiple linear regression analysis was conducted for each of the four functional leadership competencies. The results partially support the study’s hypotheses, showing that theoretical learning positively influences the competencies of clarifying strategy, coordinating action, and facilitating learning. Additionally, practical planning exercises (PL) contributed to clarifying the situation and clarifying the strategy, while practical leadership tasks (TPL) had a significant impact on coordinating action. These results have significant practical implications for the design and implementation of functional leadership training programs, reinforcing the importance of a multimodal approach that integrates theory, planning, and practice, adapted to the specific competencies being developed. The study’s limitations are the small sample size, the restriction to a single branch of the armed forces, and the cross-sectional design, which limits the generalizability of results and the ability to infer causality. Future research should consider adopting a longitudinal design and include variables such as leadership self-efficacy and group cohesion.

Description

Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção do grau de Mestre na especialidade de Psicologia Social e das Organizações

Keywords

Liderança funcional Competências de liderança Aprendizagem teórica e prática Functional leadership Leadership competencies Theoretical and practical learning.

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue