UIPCDE - Artigos em revistas nacionais
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- Alfabetização e escola em Portugal no século XX: Censos Nacionais e estudos de casoPublication . Candeias, António; Simões, EduardaO objectivo deste artigo é o de contribuir para a compreensão da forma como durante este século, se construíram em Portugal os processos de alfabetização e de escolarização. Na primeira parte, comparamos as taxas de alfabetização e de escolarização portuguesas com as mesmas taxas referentes a outras sociedades europeias e de seguida analisamos e discutimos os resultados forecidos pelos Censos Populacionais compreendidos entre os anos de 1900 e 1960, concluindo que até A primeira metade deste século os portugueses acederam ao mundo das letras de uma forma autónoma e informal, negligenciando em parte as formas de escolarização estandardizadas. Na segunda parte deste artigo, introduzimos um estudo de caso referente a uma freguesia rural de Ferreira do Zêzere, analisando os percursos de alfabetização e de escolarização em três gerações nascidas entre 1888 e 1969, e relacionando tais percursos com o género, estatuto social e formas de mobilidade social. Procurámos também fixar e comparar as imagens sociais relativas A escola e A sua relação com o trabalho, tempos livres e rotinas do quotidiano em duas gerações («avós» e «netos»), tentando demonstrar que questões relativas A evolução dos processos de alfabetização e de escolarização têm que necessariamente ser relacionadas com transformações sociais e económicas mais gerais e complexas.
- A alvorada e o crepúsculo do homem: A propósito da psicologia evolutiva grupal de Trotter a BionPublication . Torres, NunoÉ proposta uma posição epistemologica segundo a qual as ideias de mente individual e de mente desincorporada representam reducionismos que dificultam radicalmente a compreensão dos fenómenos humanos; esta posição integra as noções de contextos culturais, campos socio-emocionais, pressões sociais, estruturas somáticas da emoção, selecção natural e selecção sexual e extinção de espécies. Argumenta-se que cada mente humana pode ser representada metafóricamente como uma arena na qual a subjectividade individual luta com as pressões do grupo e integra experiências e memórias filogenéticas acumuladas durante milhões de anos de evolução das espécies e que estão registadas no corpo-cérebro. ------ ABSTRACT ------ A radical stance is proposed, according to which the ideas of a) an ‘individual’ mind, as well as of b) a ‘disembodied’ mind, are no more than reductionisms that hinder seriously the understanding of humanity, integrating the notions of cultural contexts, socio-emotional fields, social pressures; about generation of thoughts, and absence of thinking, somatic structures of emotion, natural selection and sexual selection, and thriving and extinction of species. It is argued that every human mind is an arena where our ‘individual’ subjectivity struggles with its own group pressures, and also with the experiences and philogenetic memories accumulated for millions of year of evolution of a whole species, unconsciously imprinted in the body-brain.
- Análise do fenómeno de base segura em contexto familiar: As relações criança/mãe e criança/paiPublication . Monteiro, Lígia Maria Santos; Veríssimo, Manuela; Vaughn, Brian E.; Santos, António José; Fernandes, MaríliaO estudo analisa, no contexto da teoria de Bowlby e Ainsworth, o modo como a criança utiliza as figuras parentais como base segura, explorando a especificidade da organização destes comportamentos nas duas relações. Analisa, ainda, a existência de semelhanças ou diferenças nas classificações da criança em relação à mãe e ao pai. Os participantes são 56 díades mãe/criança e pai/criança, tendo as crianças idades compreendidas entre os 29 e os 38 meses. Observadores independentes realizaram visitas domiciliárias com a criança/mãe e com a criança/pai, utilizando o AQS (Waters, 1995). Não foram encontradas diferenças significativas entre os valores de segurança para a mãe e para o pai. Com base nas escalas do AQS, obtiveram- se diferenças significativas na Proximidade e no Contacto Físico. Assim, a criança utiliza ambos os pais como base segura, embora os estilos de interacção possam apresentar características específicas. Verificou-se, ainda, a existência de uma correlação significativa entre os valores de segurança da criança em relação à mãe e ao pai, o que vai ao encontro dos resultados obtidos por Veríssimo et al. (2006). Esta correlação poderá ser explicada pela semelhança nos cuidados parentais. ------ ABSTRACT ------- This paper high lights the importance of a family system approach to the study of attachment, in a naturalistic environment, by analysing the way the child uses both mother and father as a secure base, as well as, the concurrence or independence of this attachment relationships. 56 mother/child and father/child díades participated in the study. Children’s ages range between 29 and 38 months. Independent observers, made home observations of the child with the mother and the child with the father, using the AQS (Waters, 1995). No differences were found between mean averages for security scores for mothers and fathers, showing that the child is able to use both parents as secure-bases. Significant differences were found in the Proximity and Physical Contact scales between both parents, suggesting that mothers and fathers probably have different communicative styles. A significant correlation was found between security scores for mother and father, a result comparable to the one obtained by Veríssimo et al. (2006). This could be explained by the similarity on parental caregiving behaviour.
- A análise factorial de correspondências na investigação em psicologia: Uma aplicação ao estudo das representações sociais do suicídio adolescentePublication . Oliveira, Abílio; Amaral, Virgílio RibeiroApresentamos a Análise Factorial de Correspondências (AFC), uma técnica de análise de dados qualitativos com grande adequabilidade e aplicação no estudo de diferentes objectos, situações e fenómenos, nos mais diversos domínios da psicologia, em particular, no vasto campo das representações sociais. A AFC é um método de estatística descritiva multivariada que evidencia as afinidades entre as linhas e colunas de uma matriz de dados, e baseia-se na hipótese da independência entre as linhas e as colunas dessa mesma tabela (e.g. Doise, Clémence & Lorenzi-Cioldi, 1992; Lorenzi-Cioldi, 1983). Definimos a AFC no âmbito das análises factoriais, em geral, caracterizamo-la nos seus aspectos essenciais, de utilização e interpretação, e comparamo-la com outros métodos de análise de dados qualitativos. Exemplificamos a aplicabilidade deste técnica de análise de dados recorrendo a alguns resultados parciais de um estudo, em que os dados foram tratados e interpretados a partir de AFCs, à luz da teoria das representações sociais. Este estudo integra uma vasta investigação empírica, desenvolvida no âmbito de um trabalho de doutoramento em psicologia social, centrado nas representações sociais da morte, do suicídio e da música na adolescência (cf. Oliveira, 2004, 2007). ------ ABSTRACT ------ In this article, the authors present a model for qualitative data analysis, the Correspondence Factorial Analysis (CFA), which can be used in researches of different phenomena in the area of psychology. Correspondent factorial analysis is a multivariate descriptive statistic methodology that shows similarity between rows and columns of a data matrix, and is based in the hypothesis on the independence between rows and columns of such matrix (eg. Doise, Clémence & Lorenzi-Cioldi, 1992; Lorenzi-Cioldi, 1983). The authors conceptualise the correspondence factor analysis in the ambit of general factor analysis, and characterise it in terms of the main aspects, uses and interpretation, and compare it with other qualitative data analysis methodology. The authors exemplify the application of correspondence factorial analysis with the treatment of qualitative data of a research on social representations, which is part of a broader empirical study on social representations of death, suicide and music in adolescence developed in the ambit of a doctoral dissertation in social psychology (cf. Oliveira, 2004, 2007).
- Apresentação de uma grelha desenvolvimentista da leitura enquanto um instrumento para a formação de professoresPublication . Silva, Ana CristinaO objectivo deste artigo é a apresentação de um instrumento para a formação dos professores no domínio da aprendizagem da leitura. São discutidas as questões da inovação pedagógica nesta área de aprendizagem. Posteriormente são apresentadas os vários conteúdos sobre os quais o instrumento incide, nomeadamente as fases na aprendizagem da leitura obstáculo e dificuldades conceptuais a ultrapassar pelas crianças ao longo da sua evolução nesta competência.
- A avaliação das práticas como contributo para a promoção da qualidade dos programas de intervenção precocePublication . Pimentel, Júlia van Zeller de Serpa; Correia, Nélia Cristina Rodrigues; Marcelino, SusanaAs práticas actuais em Intervenção Precoce na Infância (IPI) recomendam uma intervenção centrada na família e nos contextos naturais de aprendizagem e rotinas de vida. Neste artigo apresentamos dois estudos de caso cujos programas foram avaliados por observação, entrevistas e análise documental. No primeiro caso, com apoio domiciliário, a educadora especializada actuou de acordo com as práticas recomendadas, enfatizando a resposta às necessidades expressas pela mãe e capacitando-a para a promoção do desenvolvimento do bebé. No final do programa, a mãe mostrava-se mais confiante e autónoma na procura de respostas para a sua família. No segundo caso, com apoio no jardim-de-infância, avaliado em dois anos lectivos, nenhuma das educadoras implementou uma intervenção centrada na família. No primeiro ano a intervenção implementada foi dirigida à criança fora do seu contexto natural de aprendizagem. No segundo ano o apoio foi parcialmente prestado em contexto da sala de JI, podendo ter contribuído para uma maior participação da criança em situações de interacção com a educadora e os seus pares. Embora as percepções dos profissionais sobre as práticas implementadas refiram a partilha destes princípios, estes dois casos de observação de práticas mostram que os profissionais têm, ainda, dificuldades em implementar uma intervenção centrada na família e nos contextos naturais de aprendizagem.
- Brincar com a escrita: Um assunto sérioPublication . Mata, Maria de Lourdes Estorninho NevesInexistente
- O conflito na sala de aula: Representações mobilizadas por professoresPublication . Carita, AnaPretende-se dar conta de parte de uma investigação realizada no âmbito da relação pedagógica e particularmente da relação pedagógica em situação de conflito na aula. Visou-se, entre outros objectivos, explorar as representações sociais de professores do 3º ciclo sobre o conflito na aula - a significação e origem que lhe atribuem e as modalidades de gestão que vulgarmente mobilizam. O artigo apresenta a seguinte estrutura: em primeiro lugar definimos o campo da relação pedagógica tal como nós a postulamos. Em segundo lugar referimo- -nos ao estudo da relação pedagógica, sumariando brevemente algumas correntes de investigação e desenvolvendo a referência a estudos que valorizam a exploração dos fenómenos representacionais como um contributo importante para a compreensão da relação pedagógica (Gilly, Mollo, Meyer, Estrela). De seguida apresentam-se e comentam-se os dados recolhidos no âmbito da nossa investigação, os dados relativos a representação do conflito na aula.
- Cultura nacional e orientação empreendedora: Um estudo comparativo entre Brasil e PortugalPublication . Silva, Marco Antonio Oliveira Monteiro da; Correia, Manuela Faia; Scholten, Marc; Gomes, Luiz Flavio Autran MonteiroEste artigo descreve um estudo realizado com o propósito de comparar empreendedoresproprietários de empresas em incubadoras no Brasil e em Portugal. A comparação entre estes dois países justificou-se pelo passado histórico comum, notadamente pela influência portuguesa na formaçã cultural brasileira, espelhada no estudo transcultural de Hofstede (1980). O objetivo deste estudo é comparar a orientação empreendedora desses empreendedores-proprietários de ambos os países. A orientação empreendedora revelou-se mais elevada no Brasil do que em Portugal, destacando-se as dimensões de propensão para o risco e a acompetitividade agressiva. Os empreendedores brasileiros, curiosamente, revelam uma maior rejeição a incertezas futuras mas concomitantemente, demonstram ter uma maior propensão para assumir riscos e se expor a incertezas. O presente estudo levanta questões sobre diferentes drives para empreender, e ao despertar a curiosidade sobre o assunto deixa como sugestões futuras de pesquisas o aprofundamento da análise do empreendedorismo por oportunidade e por necessidade nos dois países.
- De triunfante a terrível: Avaliação de valência e familiaridade de adjectivos em língua portuguesaPublication . Prada, Marília; Silva, Rita Rocha daApresentam-se, neste artigo, normas de valência e familiaridade subjectivas de 400 adjectivos em Língua portuguesa avaliados por uma amostra total de 173 estudantes universitários. Especificamente, cada adjectivo foi avaliado em ambas as dimensões em escalas de 7 pontos ancoradas em Negativo/Positivo e Nada Familiar/Muito Familiar, por uma subamostra constituída por um número máximo de 22 participantes. Tais avaliações (i.e., médias, desviospadrão e intervalos de confiança a 95%) são aqui apresentadas com o objectivo de contribuir para o enriquecimento das normas de palavras em português. ------ ABSTRACT ------ In this study, we present subjective valence and familiarity norms for a set of 400 Portuguese adjectives evaluated by a sample of 173 college students. Specifically, each adjective was assessed in both dimensions on 7 points scales, Negative/Positive and Not at all Familiar/Very Familiar, by a subsample that included up to 22 participants. Such evaluations are presented here (i.e., means, standarddeviations and confidence intervals at the 95% level) in order to contribute to the enrichment of word norms in Portuguese.