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UIPCDE - Artigos em revistas nacionais

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  • O envolvimento de crianças com necessidades educativas especiais em contexto de creche e de jardim-de-infância
    Publication . Grande, Catarina; Pinto, Ana Isabel
    Este estudo pretende analisar o envolvimento observado em 50 crianças com incapacidades integradas em contexto de creche/jardim-de-infância da Área Metropolitana do Porto, comparando os níveis e tipos de envolvimento observado em dois contextos de actividade: na presença da educadora da educação especial e na sua ausência. O perfil de incapacidade das crianças foi obtido com base no Índex de Capacidades (Simeonsson & Bailey, 1991) e os dados de envolvimento observado foram obtidos através da aplicação do Engagement Quality Observation System III (McWilliam & de Kruif, 1998). Centrando-se nas competências interactivas da criança em situações de jogo ou em actividades de rotina, o envolvimento tem sido estudado como um factor de aprendizagem e desenvolvimento que ilustra as experiências diárias da criança, bem como a qualidade das oportunidades que lhe são proporcionadas nos seus contextos educativos. Os resultados indicam que a sofisticação, bem como o foco de envolvimento da criança são influenciados por características da criança (idade e grau de incapacidade), bem como por factores do meio educativo em que ela interage (presença da educadora de educação especial), sublinhado a relevância desta linha de investigação e fornecendo evidência empírica acerca do construto de envolvimento enquanto indicador de processos interactivos com valor desenvolvimental.
  • A avaliação das práticas como contributo para a promoção da qualidade dos programas de intervenção precoce
    Publication . Pimentel, Júlia van Zeller de Serpa; Correia, Nélia Cristina Rodrigues; Marcelino, Susana
    As práticas actuais em Intervenção Precoce na Infância (IPI) recomendam uma intervenção centrada na família e nos contextos naturais de aprendizagem e rotinas de vida. Neste artigo apresentamos dois estudos de caso cujos programas foram avaliados por observação, entrevistas e análise documental. No primeiro caso, com apoio domiciliário, a educadora especializada actuou de acordo com as práticas recomendadas, enfatizando a resposta às necessidades expressas pela mãe e capacitando-a para a promoção do desenvolvimento do bebé. No final do programa, a mãe mostrava-se mais confiante e autónoma na procura de respostas para a sua família. No segundo caso, com apoio no jardim-de-infância, avaliado em dois anos lectivos, nenhuma das educadoras implementou uma intervenção centrada na família. No primeiro ano a intervenção implementada foi dirigida à criança fora do seu contexto natural de aprendizagem. No segundo ano o apoio foi parcialmente prestado em contexto da sala de JI, podendo ter contribuído para uma maior participação da criança em situações de interacção com a educadora e os seus pares. Embora as percepções dos profissionais sobre as práticas implementadas refiram a partilha destes princípios, estes dois casos de observação de práticas mostram que os profissionais têm, ainda, dificuldades em implementar uma intervenção centrada na família e nos contextos naturais de aprendizagem.
  • Desenhos de investigação de sujeito único em educação especial
    Publication . Aguiar, Cecília; Moiteiro, Ana Rita; Correia, Nadine; Pimentel, Júlia van Zeller de Serpa
    De carácter quantitativo e experimental, os desenhos de investigação de sujeito único constituem um conjunto de métodos científicos rigorosos, reconhecidos internacionalmente como fonte de evidências empíricas que permitem estabelecer a eficácia de práticas em educação especial. Este trabalho tem como objectivos descrever as principais características e critérios de qualidade deste tipo de desenhos de investigação, discutir a sua utilidade em educação especial e em intervenção precoce na infância e determinar a sua incidência no contexto da investigação nacional nestes domínios. Com base numa pesquisa bibliográfica sistemática nas publicações nacionais nos domínios da educação especial, educação e psicologia e em motores de busca online de carácter científico e generalista, foram identificadas apenas cinco teses de mestrado que recorreram a este tipo de métodos, sugerindo que, apesar do seu potencial, os desenhos de investigação de sujeito único não têm ainda expressão na investigação realizada em Portugal nos domínios da educação especial e da intervenção precoce na infância.
  • Apresentação de uma grelha desenvolvimentista da leitura enquanto um instrumento para a formação de professores
    Publication . Silva, Ana Cristina
    O objectivo deste artigo é a apresentação de um instrumento para a formação dos professores no domínio da aprendizagem da leitura. São discutidas as questões da inovação pedagógica nesta área de aprendizagem. Posteriormente são apresentadas os vários conteúdos sobre os quais o instrumento incide, nomeadamente as fases na aprendizagem da leitura obstáculo e dificuldades conceptuais a ultrapassar pelas crianças ao longo da sua evolução nesta competência.
  • Alfabetização e escola em Portugal no século XX: Censos Nacionais e estudos de caso
    Publication . Candeias, António; Simões, Eduarda
    O objectivo deste artigo é o de contribuir para a compreensão da forma como durante este século, se construíram em Portugal os processos de alfabetização e de escolarização. Na primeira parte, comparamos as taxas de alfabetização e de escolarização portuguesas com as mesmas taxas referentes a outras sociedades europeias e de seguida analisamos e discutimos os resultados forecidos pelos Censos Populacionais compreendidos entre os anos de 1900 e 1960, concluindo que até A primeira metade deste século os portugueses acederam ao mundo das letras de uma forma autónoma e informal, negligenciando em parte as formas de escolarização estandardizadas. Na segunda parte deste artigo, introduzimos um estudo de caso referente a uma freguesia rural de Ferreira do Zêzere, analisando os percursos de alfabetização e de escolarização em três gerações nascidas entre 1888 e 1969, e relacionando tais percursos com o género, estatuto social e formas de mobilidade social. Procurámos também fixar e comparar as imagens sociais relativas A escola e A sua relação com o trabalho, tempos livres e rotinas do quotidiano em duas gerações («avós» e «netos»), tentando demonstrar que questões relativas A evolução dos processos de alfabetização e de escolarização têm que necessariamente ser relacionadas com transformações sociais e económicas mais gerais e complexas.
  • Reflexões sobre a avaliação de Programas de Intervenção Precoce
    Publication . Pimentel, Júlia van Zeller de Serpa
    Após uma reflexão sobre os modelos conceptuais subjacentes aos programas de intervenção precoce, faz-se uma revisão de vários tipos de estudos de avaliação da sua eficácia. Reflectindo sobre o que se passa em Portugal no campo da intervenção precoce, nomeadamente ausência de legislação nesta matéria, formulamos algumas questões de investigação no campo da avaliação de programas de intervenção precoce. Salientamos ainda a importância de avaliar o grau de satisfação dos pais, as suas percepções sobre os serviços que estão a receber, comparando posteriormente as suas respostas com a opinião dos profissionais sobre as práticas necessárias para um programa de intervenção precoce de qualidade.
  • Política educativa, educação inclusiva e diferenciação ou «Como posso fazer pedagogia diferenciada se tenho vinte e oito alunos e quatro são diferentes dos outros?»
    Publication . Morgado, José António Marques
    Este trabalho procura desenvolver algumas reflexões sobre «Política Educativa, Educação Inclusiva e Pedagogia Diferenciada» e organiza-se considerando quatro temas centrais: autonomia, diferenciação, cooperação e valores e conceitos. Em cada um destes temas desenvolvem-se alguns aspectos considerados relevantes. Finalmente, desenha-se uma perspectiva de desenvolvimento relativo à construção de escolas inclusivas que respondam, portanto, às necessidades de todos os alunos.
  • Escola e representações sociais da inteligência
    Publication . Amaral, Virgílio Ribeiro
    Neste artigo procede-se a uma revisão de trabalhos empíricos articulando teorias de senso comum sobre a inteligência com dinâmicas escolares, dando-se particular relevo a pesquisas que se inserem no filão de estudos da teoria das representações sociais. As investigações são analisadas nas dimensões sociogenética e ontogenética das teorias de senso comum sobre a inteligência A teoria das concepções pessoais sobre a inteligência, desenvolvida por Carol Dweck, é também analisada, sendo referidas algumas conclusões de um interessante estudo português, que articula factores ontogenéticos e sociogenéticos.
  • As famílias na comunidade educativa
    Publication . Pedro, Isaura
    A importância do domínio das relações interpessoais no contexto educativo, leva-nos a equacionar a natureza do relacionamento estabelecido entre a escola e as famílias, bem como o seu impacto, no processo de escolarização dos jovens. A abordagem desta interacção faz-se a partir da apreensão das representações e processos de categorização construidos pelos diferentes sujeitos nos seus grupos sociais, enquanto dimensão interpessoal e intergrupal. Problematiza-se ainda o processo de desenvolvimento e construção desta relação, nomeadamente em função da necessidade de reconhecimento por parte das famílias, das estratégias desenvolvidas pela escola no sentido de os envolver e no estabelecimento de um processo de confiança mútuo.
  • Experiência escolar e julgamentos acerca da autoridade
    Publication . Pereira, Maria Gouveia; Pires, Sara Sá
    Neste artigo apresentamos uma pesquisa sobre as atitudes dos adolescentes acerca da autoridade escolar e institucional. Argumentamos que a escola é uma fonte de experiência neste domínio, proporcionando as crianças a sua primeira experiência das regras institucionais e as suas relações com os pares como fontes de referência no processo de construção das orientações face a autoridade escolar e formal dum modo geral. Um total de 337 adolescentes foram questionados sobre 2 escalas diferentes (Emler & Reicher, 1987; Rubini & Palmonari, 1995): 1) avaliação da experiência escolar subjectiva e 2) atitudes acerca da autoridade institucional. Foram analisadas algumas variáveis: sexo, estatuto académico, estatuto disciplinar, pertença ao tipo de grupo (formal vs informal) e o grau de identificação com o grupo de pares. Da análise factorial em componentes principais foram extraídas 6 dimensões: (In)Adaptação as regras escolares, (In)Segurança face à avaliação escolar, Auto-estima em função da experiência escolar e Positividade face ao sistema legal e à autoridade escolar, Deveres/transgressões face à autoridade institucional e Parcialidade da autoridade legal. Os resultados através da MANOVA evidenciaram influência a nível de cinco dimensões extraídas da análise factorial em função das variáveis: sexo, rendimento escolar, estatuto académico, estatuto disciplinar. Os resultados indicaram, também, que as orientações face à autoridade depende do grau de identificação com o grupo de pares.