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- O impacto de um treino de prática deliberada na melhoria de intervenções empáticas para estudantes de psicologia clínicaPublication . Tomás, Margarida Maria Silva; Sousa, Daniel Cunha Monteiro deA prática deliberada (PD) tem sido apresentada como resposta para a melhoria da performance dos terapeutas e, consequentemente, para uma melhor qualidade dos serviços de saúde mental. No entanto, a sua aplicação na psicoterapia é recente, verificando-se uma escassez de evidência científica sobre o seu impacto na área, o que se acentua no caso dos estudantes de psicologia. Objetivos: O presente estudo pretendeu analisar o impacto de um treino PD na qualidade das intervenções empáticas de estudantes de psicologia clínica, comparativamente a um treino tradicional. Método: Foi realizado um estudo quantitativo no qual os participantes (N = 42) foram aleatoriamente distribuídos entre um grupo PD e um grupo de treino tradicional. Durante um período de 4 semanas, os participantes frequentaram 3 sessões de treino semanais, e submeteram respostas empáticas a dois vídeos semanais na plataforma Theravue em quatro momentos de avaliação diferentes. Resultados: Os participantes no grupo PD demonstraram uma melhoria significativa na qualidade das intervenções empáticas, comparativamente à condição de treino tradicional. Especificamente dentro do grupo PD, não se verificaram diferenças significativas nas competências empáticas ao longo dos quatro momentos de avaliação. Demais, na condição de treino tradicional, houve uma melhoria inicial na qualidade das intervenções empáticas, que mais tarde culminou num declínio significativo. Conclusão: Os resultados do presente estudo são consistentes com a escassa literatura existente sobre a aplicação da PD em estudantes de psicologia, reforçando o impacto positivo que este método de treino pode ter no desenvolvimento de competências clínicas essenciais nesta população
- Música e emoção: Os efeitos da música nos afetosPublication . Lourenço, Joana Raquel Lopes; Neto, David DiasVárias investigações apontam para a relação entre as preferências musicais e os afetos (e.g., Miranda & Claes, 2007; Bonneville-Roussy et al., 2013). O presente estudo procurou analisar se a regulação emocional medeia essa relação. A amostra é constituída por 301 participantes: 215 do sexo feminino (71,4%) e 86 do sexo masculino (28,6%), com idades compreendidas entre os 17 e os 30 anos, com uma média de 23.77 (DP=3,47). Os participantes responderam a três questionários de auto-relato: Short Test Of Music Preference (STOMP-R) (Rentfrow & Gosling, 2009), Positive and Negative Affect Schedule (PANAS) (Watson et. al, 1988) e Difficulties in Emotion Regulation Scale (DERS) (Gratz & Roemer, 2004). Como esperado, foram encontradas relações estatisticamente moderadas e significativas entre o nível de afeto e a preferência musical. No entanto, ao contrário do espectável, não se comprovou a existência de um efeito de mediação da regulação emocional nesta relação. Posto isto, a regulação emocional parece não contribuir para um efeito mediador no modelo proposto. Assim, o presente trabalho permitiu confirmar que níveis elevados de afeto positivo se relacionam particularmente com uma maior preferência por música Reflexiva e Complexa e, de um modo geral, que os afetos se encontram associados às preferências musicais.
- Donders sleep and memory lab. efficacy of virtual reality training sessions in enhancing self-reported lucidity: as measured by the dream lucidity questionnairePublication . Cunha, Olga Oliveira; Dresler, MartinLucid dreaming is the phenomenon where one becomes aware that one is dreaming, and this occurs during ongoing sleep (Baird et al. 2019). Spontaneous lucidity is quite rare but can be increased through cognitive training techniques (Schadow et al., 2018) or, as seen in previous studies, video game play has also been suggested to increase lucidity in dreams (Gackenbach, 2006). Therefore, the present study explores the effects that exposure to virtual reality environments have on self-reported lucidity scores, as measure by the Dream Lucidity Questionnaire. In total, 39 participants were equally randomized and distributed by three groups, that ranged from full training to no training whatsoever: Virtual Reality, Active Control and, Passive Control. It was found that participants in the Virtual Reality condition had significantly increased their scores in comparison with the Passive Control Condition (p=0.003). This study comes to strengthen the hypothesis that VR tech might be a useful tool in lucid dream research or simply to whomever wishes to develop this “skill”.