PDES - Dissertações de Mestrado
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Browsing PDES - Dissertações de Mestrado by Sustainable Development Goals (SDG) "03:Saúde de Qualidade"
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- Representações de vinculação dos pais e práticas de punição física perante comportamentos de desobediência de crianças em idade pré-escolar e escolar (3 aos 10 anos)Publication . Henriques, Catarina Isabel Marques; Guedes, MaryseA punição física é uma forma de violência contra as crianças, condenada em vários países. A investigação examinou os correlatos sociodemográficos da punição física. Continuam por clarificar as associações entre as representações de vinculação maternas e a punição física em amostras comunitárias, especialmente em Portugal. Esta dissertação procurou (1) descrever as atribuições, reações emocionais e práticas disciplinares maternas perante comportamentos de desobediência, em função do sexo e faixa etária da criança, e (2) investigar as associações entre representações de vinculação maternas e as atribuições, reações emocionais e práticas disciplinares maternas. Participaram 133 mães de crianças entre os 3 e os 10 anos que preencheram online a Escala de Experiências Próximas e as Vinhetas de Comportamento de Desobediência das Crianças. As mães de crianças em idade escolar relataram atribuições e reações emocionais mais negativas e práticas verbalmente (mas não fisicamente) mais punitivas do que as mães de crianças em idade pré-escolar. Contrariamente à literatura, a propensão das mães para recorrer a práticas fisicamente punitivas foi mais elevada para as raparigas do que para os rapazes em contexto privado. Os relatos de ansiedade, especialmente na relação com o pai, associaram-se a uma menor propensão para recorrer a práticas verbalmente mais punitivas. Os relatos de evitamento, especialmente na relação com a mãe, associaram-se a uma menor propensão para considerar os comportamentos como graves, descrever reações emocionais negativas e recorrer à retirada de privilégios. Estes resultados parecem reforçar a necessidade de estudos em amostras comunitárias e de intervenções desenvolvimentalmente e contextualmente sensíveis.