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- Vinculação, Amizade e Solidão em Adolescentes Portugueses: Perspetivas no Contexto DigitalPublication . Almeida, Tomás Reis Prudêncio Dias deA adolescência constitui uma etapa crucial do desenvolvimento, marcada por profundas mudanças nas relações sociais que influenciam fortemente o ajustamento emocional e a formação da identidade. O presente estudo investigou as associações entre representações de vinculação, qualidade da amizade e solidão em adolescentes portugueses, considerando igualmente os comportamentos online. Participaram 72 adolescentes, com idades entre os 10 e os 15 anos que preencheram questionários de autorrelato sobre a vinculação aos pais - Security Scale Questionnaire (SSQ; Kerns et al., 2015; Fernandes et al., 2020), a qualidade da sua melhor amizade - Friendship Quality Questionnaire (FQQ; Parker & Asher, 1993; Freitas et al., 2013), a solidão percebida nos contextos familiar e dos pares - Relational Provision Loneliness Questionnaire (RPLQ; Hayden-Thomson, 1989; Ribeiro et al. 2019), e informações sobre o seu comportamento online. Os resultados indicaram que representações de vinculação seguras se associaram positivamente à qualidade da amizade e negativamente à solidão. Amizades de maior qualidade associaram-se a níveis mais baixos de solidão, tanto no contexto familiar como no dos pares. Verificou-se ainda que a frequência de conversas online com amigos se relacionou negativamente com a solidão percebida entre pares, evidenciando a relevância da comunicação digital no ajustamento social dos adolescentes. Estes resultados reforçam o papel protetor da vinculação segura e das amizades de qualidade na redução da solidão, sublinhando a importância de integrar o contexto digital na compreensão das experiências relacionais na adolescência.
