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Representações de vinculação dos pais e práticas de punição física perante comportamentos de desobediência de crianças em idade pré-escolar e escolar (3 aos 10 anos)

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Abstract(s)

A punição física é uma forma de violência contra as crianças, condenada em vários países. A investigação examinou os correlatos sociodemográficos da punição física. Continuam por clarificar as associações entre as representações de vinculação maternas e a punição física em amostras comunitárias, especialmente em Portugal. Esta dissertação procurou (1) descrever as atribuições, reações emocionais e práticas disciplinares maternas perante comportamentos de desobediência, em função do sexo e faixa etária da criança, e (2) investigar as associações entre representações de vinculação maternas e as atribuições, reações emocionais e práticas disciplinares maternas. Participaram 133 mães de crianças entre os 3 e os 10 anos que preencheram online a Escala de Experiências Próximas e as Vinhetas de Comportamento de Desobediência das Crianças. As mães de crianças em idade escolar relataram atribuições e reações emocionais mais negativas e práticas verbalmente (mas não fisicamente) mais punitivas do que as mães de crianças em idade pré-escolar. Contrariamente à literatura, a propensão das mães para recorrer a práticas fisicamente punitivas foi mais elevada para as raparigas do que para os rapazes em contexto privado. Os relatos de ansiedade, especialmente na relação com o pai, associaram-se a uma menor propensão para recorrer a práticas verbalmente mais punitivas. Os relatos de evitamento, especialmente na relação com a mãe, associaram-se a uma menor propensão para considerar os comportamentos como graves, descrever reações emocionais negativas e recorrer à retirada de privilégios. Estes resultados parecem reforçar a necessidade de estudos em amostras comunitárias e de intervenções desenvolvimentalmente e contextualmente sensíveis.
Physical punishment is a form of violence against children that is condemned in many countries. Research has examined the sociodemographic correlates of physical punishment. The associations between maternal attachment representations and physical punishment in communitary samples continue to be clarified, especially in Portugal. This dissertation aimed to (1) describe the maternal attributions, emotional reactions and disciplinary practices toward misbehaviors, according to children's sex and age, and (2) investigate the associations between maternal attachment representations and maternal attributions, emotional reactions and disciplinary practices. One hundred and thirty-three mothers of children aged 3 to 10 years completed online the Experiences in Close Relationships and the Vignettes of Children's Misbehaviors. Mothers of school-aged children reported more negative attributions and emotional reactions and more verbally (but not physically) punitive practices than mothers of preschool children. Contrary to the literature, the proneness of mothers to use physically punitive practices was higher for girls than for boys. Maternal reports of anxiety, especially in the relationship with the father, were associated with a lower proneness to use more verbally punitive practices. Maternal reports of avoidance, especially in the relationship with the mother, were associated with a lower proneness to consider misbehaviors as severe, to describe negative emotional reactions and to use privileges' removal. These findings appear to support the need of further research in community samples and of developmentally and contextually sensitive interventions.

Description

Dissertação de Mestrado apresentada no Ispa – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia e Psicopatologia do Desenvolvimento

Keywords

Punição fisíca Vinculação do adulto Idade escolar Idade pré-escolar Physical punishment Adult attachment School age Preschool age

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