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Vinculação, Amizade e Solidão em Adolescentes Portugueses: Perspetivas no Contexto Digital

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A adolescência constitui uma etapa crucial do desenvolvimento, marcada por profundas mudanças nas relações sociais que influenciam fortemente o ajustamento emocional e a formação da identidade. O presente estudo investigou as associações entre representações de vinculação, qualidade da amizade e solidão em adolescentes portugueses, considerando igualmente os comportamentos online. Participaram 72 adolescentes, com idades entre os 10 e os 15 anos que preencheram questionários de autorrelato sobre a vinculação aos pais - Security Scale Questionnaire (SSQ; Kerns et al., 2015; Fernandes et al., 2020), a qualidade da sua melhor amizade - Friendship Quality Questionnaire (FQQ; Parker & Asher, 1993; Freitas et al., 2013), a solidão percebida nos contextos familiar e dos pares - Relational Provision Loneliness Questionnaire (RPLQ; Hayden-Thomson, 1989; Ribeiro et al. 2019), e informações sobre o seu comportamento online. Os resultados indicaram que representações de vinculação seguras se associaram positivamente à qualidade da amizade e negativamente à solidão. Amizades de maior qualidade associaram-se a níveis mais baixos de solidão, tanto no contexto familiar como no dos pares. Verificou-se ainda que a frequência de conversas online com amigos se relacionou negativamente com a solidão percebida entre pares, evidenciando a relevância da comunicação digital no ajustamento social dos adolescentes. Estes resultados reforçam o papel protetor da vinculação segura e das amizades de qualidade na redução da solidão, sublinhando a importância de integrar o contexto digital na compreensão das experiências relacionais na adolescência.
Adolescence is a crucial stage of development, marked by profound changes in social relationships that strongly influence emotional adjustment and identity formation. The present study examined associations between attachment representations, friendship quality, and loneliness in Portuguese adolescents, while also considering online behaviors. Participants were 72 adolescents aged 10-15 years who completed self-report questionnaires on attachment to parents - the Security Scale Questionnaire (SSQ; Kerns et al., 2015; Fernandes et al., 2020), the quality of their best friendship - the Friendship Quality Questionnaire (FQQ; Parker & Asher, 1993; Freitas et al., 2013), perceived loneliness in family and peer contexts - the Relational Provision Loneliness Questionnaire (RPLQ; Hayden-Thomson, 1989; Ribeiro et al., 2019), and information about their online behavior. Results indicated that secure attachment representations were positively associated with friendship quality and negatively associated with loneliness. Higher-quality friendships were linked to lower levels of loneliness in both family and peer contexts. The frequency of online conversations with friends was negatively related to perceived peer-related loneliness, highlighting the relevance of digital communication for adolescents' social adjustment. These findings reinforce the protective role of secure attachment and high-quality friendships in reducing loneliness and underscore the importance of integrating the digital context into the understanding of relational experiences in adolescence.

Description

Dissertação de Mestrada apresentada no Ispa - Instituto Universitário para obtenção do grau de mestre em Psicologia e Psicopatologia do Desenvolvimento.

Keywords

Adolescência Representações de vinculação Qualidade da amizade Solidão Interação online. Adolescence Attachment representations Friendship quality Loneliness Online interaction.

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