Psicologia Comunitária
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Browsing Psicologia Comunitária by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Psicologia"
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- Associativismo e Integração: O papel das associações no apoio à construção da integração de migrantes brasileirosPublication . Sandins, Bruna Gabriela Laureano; Vargas-Moniz, Maria JoãoNesta dissertação investiga-se o papel das associações de migrantes e o impacto de sua intervenção no processo de adaptação e integração de pessoas migrantes brasileiras em Portugal. A pesquisa explora como estas organizações contribuem para a inclusão social, econômica e cultural, proporcionando apoio e promovendo a coesão comunitária. A partir de uma abordagem qualitativa, foram realizadas 9 entrevistas em profundidade com pessoas migrantes brasileiras residentes em Lisboa e que acessaram por alguma razão os serviços das Associações de migrantes. Os resultados indicam que apesar dos desafios e adversidades enfrentadas pelos entrevistados, a experiência é positiva revelando que as associações desempenham um papel crucial na orientação legal e na criação de redes de suporte e, desta forma, viabilizam a adaptação e integração da população atendida apesar das limitações apresentadas. Este estudo contribui para uma compreensão mais aprofundada do papel associativismo no contexto migratório, oferecendo recomendações para futuras discussões sobre a sobrevivência destas instituições frente às mudanças no cenário atual nas políticas na área das migrações em Portugal.
- Co-construção de uma rede de pares de autorepresentantes contra a violência de género promovendo o seu empoderamento em portugalPublication . Medina, Ana Beatriz Vieira; Moniz, Maria João VargasA violência contra as mulheres encontra-se em todas as partes do globo, não escolhe caras, pode acontecer a qualquer momento em variados contextos (Aghtaie & Gangoli, 2015). Neste trabalho procuramos estudar um processo de Co-construção de uma rede, através de métodos mistros convergentes (Creswell e Clark, 2018). (questionário- quantitativo; Reuniões qualitativas), para que possibilite uma visão alargada dos testemunhos e situações que tanto as técnicas como as sobreviventes têm de superar e transformar. A metodologia de co construção acaba por se mostrar eficaz para esta Rede de mulheres pares, bem como causou avanços na partilha de conhecimento científico para ser aplicado na pártica, abrindo as portas à transformação.
- Comunidades de prática virtuais: Preditores da sua eficácia em contexto empresarialPublication . Pestana, Nuno Luz Câmara; Caetano, AntónioPropósito – Com a necessidade de saber em que medida as empresas podem potenciar os resultados de Comunidades de Prática Virtuais em linha com os objetivos de negócio, este estudo tem como principal objetivo analisar se a existência de condições organizacionais facilitadoras para a participação, a performance da plataforma digital e a satisfação com as atividades desenvolvidas enquanto mediadora, podem ser fatores preditores da perceção de eficácia das Comunidades de Prática Virtuais. Metodologia - Com base nas variáveis acima mencionadas foram criadas hipóteses e construído o modelo de análise para testar a equação formulada. A amostra é constituída por 175 respostas a um questionário online submetido aos membros pertencentes a nove Comunidades de Prática Virtuais de uma empresa do setor privado. Descobertas - Os resultados obtidos revelam que os membros têm uma maior perceção da eficácia das Comunidades de Prática Virtuais quando a empresa cria condições facilitadoras para a sua participação e a plataforma digital de suporte ao ambiente virtual facilita a comunicação e arquiva o conhecimento partilhado. A satisfação dos membros com as atividades desenvolvidas revelou ser um mediador estatisticamente significativo desta relação. Originalidade – Este estudo é um dos primeiros a analisar os fatores contribuintes para a eficácia das Comunidades de Prática Virtuais em empresas do setor privado.
- Contributos do modelo "Empowerment - Comunidade" para a mudança transformativa na saúde mental comunitária : Análise comparativaPublication . Monteiro, Maria Fátima Jorge; Ornelas, José H.A presente Tese designada Contributos do Modelo “Empowerment-Comunidade” para a Mudança Transformativa na Saúde Mental Comunitária: Análise Comparativa é um estudo transversal usando metodologias e técnicas mistas (quantitativas e qualitativas). A investigação assentou no pressuposto de que, adoptando processos organizacionais transformativos, as organizações comunitárias de saúde mental poderão funcionar como contextos relacionais mediadores do empowerment individual e, consequente facilitadores do recovery e da integração comunitária. Com o propósito geral de avaliar os resultados da participação das pessoas com experiência de doença mental em intervenções de saúde mental consideradas transformativas foram estabelecidos três objectivos gerais: 1 - adaptar o modelo conceptual dos contextos comunitários empoderadores para os serviços de saúde mental enquanto recurso para prática da intervenção e da investigação e testar a validade de aplicação através de um estudo de caso; 2 - adaptar para a Língua Portuguesa e validar as medidas de empowerment e de recovery para a utilização no contexto da saúde mental comunitária; 3 - avaliar o impacto do modelo de intervenção: a) nos resultados individuais de empowerment, recovery e integração comunitária dos participantes e b) na implementação e envolvimento de participantes em programas com elevada orientação para o recovery, tais como a habitação independente e o emprego apoiado. O desenho misto da investigação foi aplicado através dos seguintes instrumentos de recolha de dados: Entrevista por Questionário e a Entrevista Qualitativa que podem ser consultados no Anexo 1 e Anexo 2 da Tese. Em termos da recolha de dados, esta decorreu em cinco organizações comunitárias de saúde mental com respostas articuladas dos sectores da saúde e sector social (âmbito do DC nº 407/98), constantes numa lista de organizações filiadas na entidade representativa das organizações não governamentais (Federação Nacional das Entidades de Reabilitação de Doentes Mentais) a prestarem serviços de saúde mental na comunidade à data do estudo. Os resultados permitiram sustentar a proposição teórica de que os programas de saúde mental na comunidade podem e devem encetar mudanças transformativas organizacionais adoptando um funcionamento empoderador e centrado na comunidade (EMP-COM), o qual tem um efeito transformativo na vida das pessoas com experiência de doença mental. As análises confirmaram também a validade das medidas de empowerment (ES-P) e de recovery (RAS-P) para a respectiva utilização no contexto português da saúde mental comunitária. A investigação realizada permitiu extrair conclusões e implicações para a prática da intervenção e da investigação no âmbito do sistema de saúde mental. O relatório de Tese foi composto nas seguintes partes: a Introdução Geral, onde se apresenta a revisão da literatura geral organizada por temáticas dominantes (o empowerment e os contextos comunitários empoderadores, a orientação de recovery na saúde mental, a integração comunitária), os Procedimentos Gerais onde se descreve o desenho geral, os objectivos gerais); a Secção Empírica, organizada em quatro capítulos relativos às análises principais desta investigação em formato de artigo; a Discussão Geral, as Conclusões e Implicações para a Prática, e os Anexos.
- Da situação de sem abrigo ao empowerment através do housing first : relatos de mulheres sobre violência e discriminaçãoPublication . Belo, Patrícia dos Santos; Moniz, Maria João VargasMuitas mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade extrema e acabando em situação de sem abrigo, devem a sua situação a vários fatores como o desemprego, falta da rede de suporte, mas em particular às situações de violência doméstica. O número de mulheres que se encontra em situação de sem abrigo e precaridade habitacional não é conhecida na sua totalidade, visto que muitas evitam os serviços tradicionais. Isto deve-se ao facto destes serviços serem vocacionados maioritariamente para a população masculina, não conseguindo garantir o a segurança e bem-estar destas mulheres, fazendo com que muitas procurem alternativas fora dos serviços. O estudo elaborado utilizou um método misto, recolha de dados qualitativos através de uma entrevista semi-estruturada e método quantitativo, apenas descritivo, com a aplicação da escala SVAWS (Marshall, 1992). O objetivo é compreender que forma as situações de violência doméstica e a sua severidade contribuem para os casos de mulheres em situação de sem abrigo e de que forma o modelo Housing Fisrt lhes confere o empowerment para retomarem o controlo das suas vidas e perfectivas de futuro após integração em habitação integrada e autónoma, não transitória.
- Desempenho dos estudantes cabo-verdianos nos cursos de formação profissional em portugal: estudo de algumas variáveis explicativasPublication . Rodrigues, Antonia Amílcar; Ribeiro, Rui BártoloO presente estudo teve como objectivo analisar e caracterizar o desempenho na formação de um grupo de estudantes cabo-verdianos que se encontram a frequentar cursos de formação profissional em algumas escolas profissionais em Portugal e por outro lado estudar que outras variáveis poderão estar a influenciar a sua aprendizagem, nomeadamente a auto-estima e a motivação enquanto variáveis metacognitivas relacionando-as com os aspectos sócio-demográficos destes sujeitos. Para a sua realização, fez-se uma recolha de dados através da aplicação de 2 questionários a uma amostra de 108 estudantes cabo-verdianos, num universo de 1360, correspondente a cerca de 10%, distribuídos um pouco por todo o país, de acordo com a listagem disponibilizada pela Embaixada de Cabo Verde em Lisboa. Posteriormente para tratarmos os dados obtidos, utilizamos o Software Informático SPSS versão 16, bem como, a análise de conteúdos de algumas questões abertas do questionário sócio-demográfico e das entrevistas exploratórias iniciais realizadas. Este estudo permitiu-nos concluir que: a) existe uma correlação entre as variáveis metacognitivas e o empenho na tarefa da formação, assim como a auto estima, apesar de existirem outras variáveis que também influenciam estes resultados b) os estudantes caboverdianos tem uma auto-estima média alta, sendo que mais de 50% está acima dos 40 na escala 28-40 c) a maioria pretende regressar ao país de origem e trabalhar por conta própria e respondem que querem contribuir para o desenvolvimento do seu país.
- Development and validation of the achieved capabilities questionnaire for community mental health (ACQ-CMH)Publication . Sacchetto, Beatrice Ilaria Mariasole; Ornelas, José H.A presente Tese de Doutoramento, intitulada “Desenvolvimento e Validação do Questionário das Capacidades Alcançadas para a Saúde Mental Comunitária (QCA-SMC)” consiste numa investigação que procura contribuir para a avaliação e inovação dos programas comunitários de saúde mental, através de uma nova medida baseada no referencial teórico das capacidades e construída de forma colaborativa. Assim, foram definidos dois objetivos principais, nomeadamente: desenvolver uma medida inspirada na abordagem das capacidades, através de um processo colaborativo entre académicos e utilizadores de serviços; validar a medida construída, analisando as qualidades psicométricas e a estrutura fatorial. Para atingir estes objetivos, foram desenhados estudos e etapas sequenciais com amostras independentes. O primeiro estudo consiste na construção colaborativa do questionário e abrange diversas fases, como a realização de focus group para a recolha dos dados; a constituição de um steering committee composto por 3 utilizadores e 2 académico para a análise dos dados e a formulação dos itens; a análise da validade facial com um grupo de 15 utilizadores voluntários. O questionário obtido é composto por 104 itens organizados em 10 capacidades teóricas listadas pela autora Nussbaum. O segundo estudo avaliou a validade de conteúdo envolvendo um painel de 3 utilizadores, 3 profissionais de serviços e 2 académicos, reduzindo a medida para 98 itens. O processo participativo permitiu identificar indicadores relevantes e adequadamente formulados para a população em estudo. Desta forma, promoveu-se a validade ecológica do instrumento, a transformação dos papéis tradicionais de investigação e o empowerment dos/as participantes. No terceiro estudo, foi realizada uma análise fatorial exploratória que permitiu identificar uma estrutura de 6 componentes e 48 itens. Seguiram-se análises de confiabilidade (inclusive test-retest) e validade de constructo, observando a associação com escalas de qualidade de vida, recovery, empowerment e distress psicológico. Por fim, no quarto estudo, através da análise fatorial confirmatória, resultou uma solução de 43 itens e 5 dimensões. Realizaram-se análises de confiabilidade, sensibilidade e validade discriminante dos fatores, bem como de validade convergente e divergente. Estes dois últimos estudos revelaram bons resultados psicométricos do QCA-SMC, e possibilitaram uma adaptação das 10 capacidades teóricas, produzindo dimensões relevantes para o contexto que podem ser utilizadas como linhas orientadoras para avaliar em que medida os programas promovem as capacidades das/os suas/seus participantes, bem como para promover uma mudança transformativa do sistema de saúde mental. O relatório de Tese é composto por três partes principais. A primeira é a Introdução Geral, que realça a) a inovação do referencial teórico das capacidades, tendo em conta o background histórico e atual do sistema de saúde mental, bem como a interligação com a psicologia comunitária; b) a pertinência da abordagem colaborativa na investigação e avaliação na área da saúde mental. Na primeira seção também são apresentados o desenho e o contexto de investigação, os métodos e procedimentos, as medidas e análises aplicadas. A segunda parte consiste na Seção Empírica e apresenta três artigos que refletem os estudos realizados. Por fim, as Conclusões Gerais resumem e discutem os resultados e as suas implicações para uma mudança transformativa, bem como as reflexões sobre limitações e estudos futuros.
- “Uma diferença muito grande”: Estudo narrativo exploratório com pessoas inquilinas no Programa Housing First com experiência de situação de sem-abrigoPublication . Mota, Francisca Ribeiro de Sá; Moniz, Maria João VargasO principal objetivo desta investigação passou por procurar perceber como são os dias típicos de pessoas atualmente integrantes do Programa Housing First, anteriormente em situação de sem-abrigo. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas de base exploratória em profundidade com 5 participantes inquilinos(as) do Programa Casas Primeiro - Housing First, da Associação para o Estudo e Integração Psicossocial - AEIPS -, em 23 momentos diferentes. Em conjunto, colaborativamente, desenharam-se as rotinas num mapa de Lisboa, no sentido de compreender a amplitude dos seus percursos. As entrevistas foram analisadas segundo método da análise temática e os resultados mostraram que não existem dias típicos, mas idiossincráticos às situações específicas e prioridades do momento dos(as) inquilinos(as). Os(as) participantes testemunharam as alterações das suas rotinas e sentimentos, comparativamente a quando estavam em situação de sem-abrigo. As pessoas acederam a recursos novos, que diferiram entre si, mas que contribuíram para a sua integração psicossocial. Um tema importante que emergiu foi a gestão monetária, que influenciou os percursos e atividades realizadas. As pessoas perspetivavam, no futuro, ingressar no mercado de trabalho, ter um emprego estável com contrato, sem depender de apoios e subsídios do Estado, possibilitando o aumento da sua qualidade de vida. Com este estudo procura-se ampliar a voz de pessoas com experiência de situação de sem-abrigo e o seu percurso no Housing First, enfatizando que a habitação se constitui como um direito do ser humano e como um ponto básico para o desenvolvimento de novas regularidades sociais inclusivas e diversificadas.
- O Envolvimento parental e a parceria escola-família: a importância da colaboração na perspetiva da família em tempos de pandemiaPublication . Crespo, Sofia dos Santos; Moniz, Maria João VargasEste estudo enquadra-se numa realidade onde a criança tem um papel principal, na comunidade parental e escolar. O mesmo tem como objetivos avaliar, essencialmente, a perceção dos encarregados de educação de crianças do 1º ao 4º ano de escolaridade da área geográfica do Algarve, sobre a sua comunicação, o envolvimento e a gestão de recursos durante a pandemia Covid-19. Participaram no estudo 305 encarregados de educação (80% do sexo feminino), na sua maioria com idades compreendidas entre os 30 e os 40 anos (52%). Os participantes responderam ao Questionário de Envolvimento de Pais e Professores, originalmente criado por Miller-Johnson e Maumary-Gremaud (1995), em formato online. Os resultados deste estudo revelaram que os encarregados de educação percecionam existir um elevado envolvimento entre pais e professores em todas as suas vertentes. Foi possível concluir também que a perceção dos encarregados de educação com diferentes rendimentos familiares não diferiu, significativamente, na maior parte das dimensões do envolvimento entre pais e professores. A partir da análise do envolvimento em termos de género, pôde concluir-se que as encarregadas de educação percecionam ter uma melhor comunicação com a escola conferindo, igualmente, um maior apoio na aprendizagem e tarefas escolares dos seus educandos em comparação com os encarregados de educação. No que se refere à comunicação, apurou-se que a maior parte dos encarregados de educação percecionaram ter havido uma alteração na relação/comunicação dos mesmos com a escola causada pelo contexto pandémico. Implicações e sugestões para a prática e investigação futura serão discutidas mais à frente neste trabalho.
- Escala de fidelidade Housing First: Avaliação da fidelidade do programa Casas Primeiro, LisboaPublication . Costa, Patrícia Jacob Martins da; Ornelas, José H.Este estudo tem como objetivo apresentar os resultados da avaliação da fidelidade do programa Casas Primeiro (CP) em relação ao modelo Housing First (HF) . O programa Casas Primeiro foi implementado na cidade de Lisboa por uma organização da área da saúde mental (AEIPS), que adotou este modelo de habitação independente com prática baseada nas evidências. O conceito de fidelidade em projetos tem sido tradicionalmente ligado à cópia integral do modelo original, no entanto, alguns investigadores argumentam que é necessário para as organizações fazerem adaptações ao modelo original tendo em conta circunstâncias particulares. Sabe-se que algumas adaptações poderão entrar em conflito direto com a filosofia subjacente ao modelo original. A escala de fidelidade foi desenvolvida especificamente para este modelo e está ser aplicada em vários programas inspirados no modelo HF, na Europa, Estados Unidos e Canada. Pretendemos investigar de que forma este instrumento contribui para o sucesso na implementação de programas inspirados no modelo HF, bem como perceber e estudar os desvios ao modelo original. Através de uma metodologia mista procedemos a avaliação: a) de forma quantitativa através do questionário de avaliação da fidelidade traduzido para Português, AEIPS., 2016 , « Escala de fidelidade Housing First», VP de ( Gilmer, T., Stefancic, A., Sklar, M., & Tsemberis, S. (2013).« Housing First fidelity Survey» e b) qualitativa através da análise das entrevistas aos informadores chave, com objetivo de explorar os resultados e justificar os índices de alta ou baixa fidelidade. A leitura dos resultados, elevados no que diz respeito à fidelidade do programa ao modelo original, permite-nos ir mais longe e identificar a presença de inúmeros desafios e contributos determinantes para a manutenção, disseminação e influência para mudança das políticas ligadas à habitação, que possam garantir a continuidade do programa, preservando as características originais do modelo. Foram identificados alguns domínios em que se colocam desafios para o desenvolvimento do programa Casas Primeiro, nomeadamente no que diz respeito à Estrutura da Equipa/Programa e Variedade de Serviços. Os resultados da avaliação da fidelidade foram interpretados no contexto da restante informação recolhida, incluindo entrevista a informadores chave e restante equipa.