PCOG - Artigos em revistas nacionais
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing PCOG - Artigos em revistas nacionais by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 31
Results Per Page
Sort Options
- Conflito sócio-cognitivo e desenvolvimento cognitivoPublication . Mugny, Gabriel; Levy, May; Doise, WillemThis study investigates different modalities of social interaction and their effects on the progressiv mastery of spatial representations in children of age 5 to 6 years and 8 months. More precisely, children are confronted in four experimental situations with spatial transformations that are performed by an adult. These transformations are either 1) correct, 2) incorrect at a level superior to the subject’s initial one, 3) incorrect at an inferior level but still possessing a certain systematic structure, 4) completely absurd. In a control situation subjects work with the same material; however, this time there is no interaction with an adult. One finding is that models superior to the subject’s level can provoke progress. Another, perhaps even more important finding is that progress can also be provoked by inferior models to the subject’s initial level. This result was corroborated in a complementary experiment which further demonstrated that repetitiv interactions with an adult model proposing an inferior performance can stabilise the subject’s progress.
- Mecanismos de regulação narcísica no Rorschach. Contribuição para o estudo da HisteriaPublication . Boekholt, MoniqueTaking into acount the structual analysis of Narcisism by G. Rosolato on me side, and the concept of self-representation in Rorschach worked out by N. Rauch de Traubenberg on the other side, this work aims at identifying, in Rorschach, the indicators of the narcissic mental activity considered as a main regative prolperty for the cohesiveness of the self. A study of some psychopathogical structures is pre psed, hysteria is given here as an example.
- Raciocínio e esquecimento na depressãoPublication . Quelhas, Ana Cristina; Cláudio, Victor; Power, Michael J.É descrito um estudo no âmbito do raciocínio e do esquecimento dirigido na depressão. A tarefa de raciocínio utilizada, consiste em silogismos lineares que incorporam informação com valência emocional para o secf, quer nas premissas quer nas conclusões. Na tarefa de esquecimento dirigido, utilizam-se adjectivos com características positivas e negativas. A amostra é constítuida por estudantes universitários, sujeitos a avaliação experimental e a uma auto- -avaliação clínica no âmbito da depressão e da ansiedade. ------ ABSTRACT ------ ABSTRACT A studie is described wich investigates reasoning and directed forgetting in depression. Alinear syllogism reasoning task was utilized wich incorporated emotionally vdent information relwant to the self in both premisses and the conclusion. The directed forgetting task used positive and negative material.The task was given to samples of universitary students who were also assessed for their levels of anxiety and depression.
- Amor: Objecto de amor/amor de objectoPublication . Rodrigues, Suzana F.Neste artigo aborda-se a temática das relações de objecto e suas consequências ao longo da vida do indivíduo. Foca-se fundamentalmente o universo da organização mental e psíquica como reflexo da falência ou do sucesso do tipo de amor que o objecto primário tem para oferecer. Aborda-se também a vertente amorosa no casal. ------ ABSTRACT ------ In this paper one broach the subject of the object relations and its consequences through the individual’s life. Fundamentaly, the author focalize the universe of the mental and psychic organization, as a refiex from the rupture or sucess dependent of the kind of love that the first object has to offer. One broach also, the loving slope in the couple. 482
- Raciocínio condicional : Silogismos e tarefa de selecçãoPublication . Quelhas, Ana Cristina; Gilly, MichelNas duas experiências apresentadas pretende-se testar hipóteses com base em duas teorias: a teoria dos modelos mentais (Johnson-Laird, 1983; Johnson-Laird & Byrne, 1991); e a teoria dos esquemas pragmáticos de raciocínio (Cheng & Holyoak, 1985, 1989). No domínio do raciocínio condicional foram utilizados dois tipos de tarefa: silogismos condicionais (inferência Modus Ponens e Modus Tollens) e a tarefa de selecção de cartões (Wason, 1966). As frases condicionais que presidem a estas duas tarefas são as mesmas, sendo em ambos os casos apresentadas como regras. Foi manipulado o tipo de condicional (Deôntica ou Neutra), bem como o seu conteúdo (Familiar, Plausível ou Arbitrário), em amostras de sujeitos de diferentes idades (8 anos, 11 anos, 14 anos e ≥ 18 anos). A maior parte dos resultados encontrados pode ser explicado no âmbito da teoria dos modelos mentais, e não corrobora as previsões da teoria dos esquemas pragmáticos de raciocínio. É ainda salientado, na tarefa com silogismos, a utilidade de usar outras formas de classificar as respostas, diferente da habitual dualidade entre respostas Correctas e Não Correctas.
- Os modelos log-lineares em investigação psicológicaPublication . Garcia-Marques, Teresa; Quelhas, Ana Cristina; Gomes, Jorge, F.O recurso aos modelos log-lineares em psicologia começa a ganhar relevo por permitir uma compreensão mais estruturada dos dados de planos experimentais associados a variáveis de natureza nominal. Nomeadamente, planos experimentais factoriais com uma ou mais variáveis dependentes discretas (frequências) e planos correlacionais, onde todas as variáveis de medida têm uma natureza nominal e se pretende estudar as associações entre elas. Neste artigo pretendemos apresentar a abordagem log-linear, referindo-nos igualmente ao modelo logit. Ilustraremos o uso da técnica no âmbito de um estudo de raciocínio dedutivo, comparando-a com uma abordagem fragmentada em tabelas de contingência bivariadas (recurso a testes de homogeneidade e independência).
- O processo de esquecimento dirigido e as alterações do estado de humor.Publication . Cláudio, VictorNeste trabalho estudámos o processo de esquecimento dirigido, em dois grupos de estudantes universitários, não deprimidos e deprimidos, atendendo aos valores obtidos no BDI. Obsrevamos uma perda do «bias» positivo no segundo estudo, no grupo de deprimidos, que se prende com o facto de neste estudo os adjectivos serem processados em relação ao self. Enquanto que no primeiro estudo isto não acontecia. Observámos nos dois estudos, que os sujeitos deprimidos apresentam uma desinibição do acesso a informação negativa. Interpretamos estes resultados com base nos modelos mentais negativos que os deprimidos geram.