Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Raciocínio condicional : Silogismos e tarefa de selecção

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
AP_1996_4_533.pdf84.94 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Nas duas experiências apresentadas pretende-se testar hipóteses com base em duas teorias: a teoria dos modelos mentais (Johnson-Laird, 1983; Johnson-Laird & Byrne, 1991); e a teoria dos esquemas pragmáticos de raciocínio (Cheng & Holyoak, 1985, 1989). No domínio do raciocínio condicional foram utilizados dois tipos de tarefa: silogismos condicionais (inferência Modus Ponens e Modus Tollens) e a tarefa de selecção de cartões (Wason, 1966). As frases condicionais que presidem a estas duas tarefas são as mesmas, sendo em ambos os casos apresentadas como regras. Foi manipulado o tipo de condicional (Deôntica ou Neutra), bem como o seu conteúdo (Familiar, Plausível ou Arbitrário), em amostras de sujeitos de diferentes idades (8 anos, 11 anos, 14 anos e ≥ 18 anos). A maior parte dos resultados encontrados pode ser explicado no âmbito da teoria dos modelos mentais, e não corrobora as previsões da teoria dos esquemas pragmáticos de raciocínio. É ainda salientado, na tarefa com silogismos, a utilidade de usar outras formas de classificar as respostas, diferente da habitual dualidade entre respostas Correctas e Não Correctas.
ABSTRACT: Two experiments were developed with the purpose of test hypotheses based on two theories: the mental models theory (Johnson-Laird, 1983; Johnson-Laird & Byrne, 1991); and the pragmatic reasoning schemas theory (Cheng & Holyoak, 1985, 1989). Two types of tasks were used in the domain of conditional reasoning: conditional syllogisms (Modus Ponens and Modus Tollens inference) and the cards selection task (Wason, 1966). The conditional sentences that preside over these two tasks are the same and, in both cases, they are presented as rules. The type of conditional (Deontic or Neutral) as well as its content (Familiar, Plausible or Arbitrary) were manipulated, in samples of subjects of different ages (8 years old, 11 years old, 14 years old and ≥ 18 years old). The majority of the obtained results may be explained in the scope of the mental models theory and does not corroborate the predictions of the pragmatic reasoning schemas theory. In the syllogisms task, the usefulness of using other forms of answers` classification, forms that are different from the usual dualism between Correct and Non-Correct answers, is also stressed.

Description

Keywords

Raciocínio condicional Modelos mentais Esquemas pragmáticos Modus ponens Modus tollens Tarefa de selecção de cartões Conditional reasoning Mental models Pragmatic schemas Selection cards task

Citation

Análise Psicológica, 14, 533-552

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Superior de Psicologia Aplicada

CC License