Browsing by Author "Matta, Isabel"
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- Aprender vivendo: as experiências de vida no desenvolvimento e na aprendizagemPublication . Matta, IsabelAs perspectivas actuais da Psicologia representam um progresso significativo nas relações entre factores sócio-culturais e cognição. Se está mais ou menos assente que estes factores são inseparáveis, a explicação das suas intersecções tem variado segundo diferentes autores. A maioria dos estudos tem oscilado entre o estudo das práticas sociais e a mente da criança. Preocupamo- -nos em estudar a criança num mundo sócio-cultural, agindo e percebendo, tornando-se um participante competente em acontecimentos sócio-culturais, e as consequências cognitivas dessa participação. O foco é a criança com uma visão emergente da realidade e os meios que emprega para interpretar e (re)construir essa realidade. Defendemos a ideia de que os modos de representação esquemática de experiências de vida proporcionam uma estrutura que permite a comunicação e compreensão mútua (actividade social), mas também são instrumentos mediadores da actividade cognitiva. Neste processo, necessariamente associados aos progressos na linguagem, a narrativa assume um papel preponderante. Começando como organizador da comunicação e da experiência vívida com a necessidade de a narrar para um outro, depressa se revela como organizador cognitivo. A reflexão teórica é apoiada em dados de investigações empíricas que temos vindo a desenvolver. *****ABSTRACT***** Current perspectives in Psychology present significant progress in terms of the theorisation of the relations between socio-cultural factors and cognition. The idea that these factors are inseparable is widely agreed upon, but the ways in which their intersections are explained has varied among authors. Most studies have oscillated between the study of social practices and the mind of the child. We are concerned with studying the child in a socio-cultural world, acting and understanding, becoming a competent participant in socio-cultural events, and the cognitive consequences of this participation. The focus is on the child with an emerging vision of reality and the means (s)he uses to interpret and (re)construct that reality. We argue that the modes of schematic representation of life experiences provide a structure that enables communication and mutual understanding (social activity), and are also mediating instruments of cognitive activity. In this process, necessarily associated with language processes, narrative plays a central role. Starting as an organiser of the communication of lived experience, it quickly becomes a cognitive organiser. The theoretical discussion will be supported by data from empirical studies which we have undertaken.
- Avaliação em língua materna e matemática do 1.º ciclo do ensino básico: Critérios referidos e utilizados por professores e percepcionados por alunos com sucesso e insucesso escolar.1991Publication . Martins, Margarida Alves; Matta, Isabel; Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves; Nunes, Cristinainexistente
- As concepções sobre as práticas educativas das crianças de Alfama - Análise a partir de dramatizaçõesPublication . Martins, Margarida Alves; Matta, IsabelO objectivo deste trabalho foi estudar as representações de crianças do bairro de Alfama/Lisboa (enquadrada num projecto mais lato de investigação/ intervenção educativa nesta zona) sobre dois contextos educativos contrastados: escola e centro de actividades de tempos livres. Partimos da seguinte interrogação: Em que medida e como é que as crianças ao nível das suas representações ligam contextos educativos a sequências interactivas diferenciadas. Utilizámos uma metodologia inovadora no estudo das representações - registo e análise de dramatizações com fantoches. Centrámos a nossa atenção em variáveis ligadas a gestão, instrução, avaliação, feed-back e comportamento. Procedemos a dois tipos de análise: importância relativa destas variáveis em cada um dos contextos educativos. Análise qualitativa dos comportamentos interactivos que ocorrem em cada uma destas situações. Concluimos da existência de uma diferença significativa entre as formas de representação da escola e centro de actividades de tempos livres nomeadamente ao nível das frequências de comportamentos relativos às diferentes categorias de análise, ao nível da possibilidade da participação sentida pelas crianças na gestão, e ao nível do tipo de feed-back.
- Creche colectiva/ creche familiar e desenvolvimento infantilPublication . Matta, Isabel; Almeida, IsauraO objectivo deste trabalho foi o de estudar as características de dois contextos educativos diferentes - a Creche Familiar e a Creche Colectiva - analisando os efeitos, ao nível do desenvolvimento infantil, nomeadamente em alguns aspectos referentes ao desenvolvimento das capacidades comunicativas e características do jogo, provenientes da inserção de crianças nestas duas instituições. Foram feitos inquéritos aos pais e técnicos de educação (amas e educadoras de infância) de cada uma das creches referidas bem como o estudo comparativo de dois grupos de crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 3 anos. A todas as crianças foi aplicada a Escala de Desenvolvimento de Ruth Griffiths e as crianças foram observadas em trios, sendo a situação de observação uma situação de jogo livre. A nível do desenvolvimento cognitivo não se observaram diferenças significativas nas crianças de ambos os grupos. No entanto, os resultados obtidos apontam para a existência de algumas diferenças ao nível das crianças que frequentam a Creche Colectiva e a Creche Familiar, com mais incidência nos aspectos referentes A natureza da actividade verbal. Assim como, diferenças ao nível das teorias implícitas do desenvolvimento e da educação dos agentes educativos.
- Efeitos do tipo de instrução/objectivo na memorização e recordaçãoPublication . Matta, Isabel; Gomes, MartaEste artigo descreve um trabalho desenvolvido com crianças de 6 anos do 1º ano de escolaridade do ensino básico, sobre a influência do tipo de instrução/ objectivo nos processos de memorização e recordação. Comparámos uma instrução com um objectivo significativo, prático e funcional com uma instrução sem um objectivo prático, funcional e significativo. A tarefa apresentada consistiu na apresentação de uma lista de palavras às crianças. Na análise de resultados verificámos que a existência de um objectivo significativo se assumiu como um importante meio de memorização e recordação. As crianças memorizaram mais facilmente o material com uma instrução com um objectivo prático, funcional e significativo.
- Falar para lembrar: Tipo de discurso e recordação de intervençãoPublication . Matta, Isabel; Rebelo, Sally Franco; Martins, Cátia SofiaCom o fim de aprofundar o papel mediador do formato discursivo na retenção e recordação de informação de crianças de pré-escolar e 1.º ciclo, realizaram- -se dois estudos a propósito de uma pintura de Picasso e de uma visita ao Oceanário de Lisboa. Os resultados evidenciam a importância da verbalização da informação para posterior recordação e que a estrutura enquadradora do tipo narrativo é adequada nestas duas situações, pois, para além de não inibir a efabulação e capacidade de inventar, não funcionou como distractor na observação e retenção da informação exterior, mas sobretudo, facilitou a retenção da informação previamente verbalizada e organização da recordação. *****ABSTRACT**** In order to analyse the mediating role of the discursive format in the retention and recall of information among pre-school and primary school children, two studies focusing on a Picasso painting and a trip to the Oceanário were carried out. The results demonstrate the importance of verbalisation of information for posterior recall and show that a narrative framing structure was adequate in both situations because it facilitated the retention of previously verbalised information and the organisation of recall, and did not inhibit the capacity to invent or distract from observation.
- O problema da inclusão de classes - A influência de alguns factores linguísticosPublication . Matta, Isabel; Ramos, DíliaInexistente
- Processos de entrada em comunicação das crianças de 3 anosPublication . Matta, IsabelO objectivo do trabalho foi estudar os processos de entrada em comunicação utilizados por crianças de 2-3 anos. As crianças foram observadas em pares da mesma idade e sexo e não se conheciam. A situação de observação foi uma situação de jogo livre. 0s resultados mostram que as crianças desta idade utilizam uma frequência dupla de processos não vocais, relativamente aos vocais, para estabelecer uma comunicação com o par. O processo não vocal mais utilizado foi «Orientação social». Também foi efectuada uma análise sobre a sucessão/simultaneidade dos processos utilizados, tendo-se concluído que não há um modelo-tipo de sequência.
- As representações de experiências sociais enquanto mediadoras do processo de construção de significações partilhadasPublication . Matta, IsabelO nosso trabalho inspira-se na dupla enfatização do carácter socio-cultural do desenvolvimento, presente na obra de Vygotsky: a importância da interacção social e a apropriação dos instrumentos culturais, que vão possibilitar uma actividade mediada. Temos explorado o papel das representações de experiências sociais, enquanto mediadores da interacção social e da actividade cognitiva. Os resultados mostram como o processo de apropriação de estruturas esquemáticas (de tipo script e formato narrativo) é revelador da grande complexidade presente no processo de reconstrução a nível representativo da experiência social. Mostram ainda, a importância deste tipo de estruturas esquemáticas enquanto organizadores da actividade socio-cognitiva.