Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

As representações de experiências sociais enquanto mediadoras do processo de construção de significações partilhadas

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
1999_1_39.pdf882.28 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O nosso trabalho inspira-se na dupla enfatização do carácter socio-cultural do desenvolvimento, presente na obra de Vygotsky: a importância da interacção social e a apropriação dos instrumentos culturais, que vão possibilitar uma actividade mediada. Temos explorado o papel das representações de experiências sociais, enquanto mediadores da interacção social e da actividade cognitiva. Os resultados mostram como o processo de apropriação de estruturas esquemáticas (de tipo script e formato narrativo) é revelador da grande complexidade presente no processo de reconstrução a nível representativo da experiência social. Mostram ainda, a importância deste tipo de estruturas esquemáticas enquanto organizadores da actividade socio-cognitiva.
Our research is based on the Vygotskian sociocultural theory and on the premise that children's development is inherent to participation in social life. From this point social interaction and appropriation of mediational tools are crucial to a developmental process. In our presentation, we explore the assumption that child representational system is based on understanding events of everyday life. Familiar routine events are schematized in the child's knowledge representational system (e.g. as scripts narratives). These symbolic representations provide a contextual support to interaction and to cognitive and linguistic development.

Description

Keywords

Experiência social Interacção social Scripts Narrativa Mediação semiótica Representação de acontecimentos Sociocultural experience Social interaction Narrative Event representations Modalities of semiotic mediation

Citation

Análise Psicológica, 1(17), 39-48.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Superior de Psicologia Aplicada