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Advisor(s)
Abstract(s)
O objectivo deste trabalho foi estudar as representações
de crianças do bairro de Alfama/Lisboa
(enquadrada num projecto mais lato de investigação/
intervenção educativa nesta zona) sobre dois contextos
educativos contrastados: escola e centro de
actividades de tempos livres.
Partimos da seguinte interrogação:
Em que medida e como é que as crianças ao nível
das suas representações ligam contextos educativos a
sequências interactivas diferenciadas.
Utilizámos uma metodologia inovadora no estudo
das representações - registo e análise de dramatizações
com fantoches.
Centrámos a nossa atenção em variáveis ligadas a
gestão, instrução, avaliação, feed-back e comportamento.
Procedemos a dois tipos de análise: importância
relativa destas variáveis em cada um dos contextos
educativos.
Análise qualitativa dos comportamentos interactivos
que ocorrem em cada uma destas situações.
Concluimos da existência de uma diferença significativa
entre as formas de representação da escola e
centro de actividades de tempos livres nomeadamente
ao nível das frequências de comportamentos relativos
às diferentes categorias de análise, ao nível da possibilidade
da participação sentida pelas crianças na gestão,
e ao nível do tipo de feed-back.
Description
Keywords
Inexistente
Citation
Análise Psicológica, 7, 393-402.
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada