Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
183.21 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Com o fim de aprofundar o papel mediador do formato
discursivo na retenção e recordação de informação
de crianças de pré-escolar e 1.º ciclo, realizaram-
-se dois estudos a propósito de uma pintura de Picasso
e de uma visita ao Oceanário de Lisboa. Os resultados
evidenciam a importância da verbalização da informação
para posterior recordação e que a estrutura enquadradora
do tipo narrativo é adequada nestas duas situações,
pois, para além de não inibir a efabulação e
capacidade de inventar, não funcionou como distractor
na observação e retenção da informação exterior, mas
sobretudo, facilitou a retenção da informação previamente
verbalizada e organização da recordação.
*****ABSTRACT****
In order to analyse the mediating role of the discursive
format in the retention and recall of information
among pre-school and primary school children, two
studies focusing on a Picasso painting and a trip to the
Oceanário were carried out. The results demonstrate
the importance of verbalisation of information for posterior
recall and show that a narrative framing structure
was adequate in both situations because it facilitated
the retention of previously verbalised information and
the organisation of recall, and did not inhibit the capacity
to invent or distract from observation.
Description
Keywords
Verbalização e recordação Narrativa como organizador cognitivo Linguagem e memória Verbalisation and recall Narrative as a cognitive organiser Language and memory
Citation
Análise Psicológica, 22(1), 155-168.
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada