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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O objectivo deste trabalho foi o de estudar as características
de dois contextos educativos diferentes - a
Creche Familiar e a Creche Colectiva - analisando
os efeitos, ao nível do desenvolvimento infantil,
nomeadamente em alguns aspectos referentes ao
desenvolvimento das capacidades comunicativas e
características do jogo, provenientes da inserção de
crianças nestas duas instituições.
Foram feitos inquéritos aos pais e técnicos de educação
(amas e educadoras de infância) de cada uma
das creches referidas bem como o estudo comparativo
de dois grupos de crianças com idades compreendidas
entre os 2 e os 3 anos.
A todas as crianças foi aplicada a Escala de Desenvolvimento
de Ruth Griffiths e as crianças foram
observadas em trios, sendo a situação de observação
uma situação de jogo livre.
A nível do desenvolvimento cognitivo não se observaram
diferenças significativas nas crianças de ambos
os grupos.
No entanto, os resultados obtidos apontam para a
existência de algumas diferenças ao nível das crianças
que frequentam a Creche Colectiva e a Creche Familiar,
com mais incidência nos aspectos referentes A
natureza da actividade verbal.
Assim como, diferenças ao nível das teorias implícitas
do desenvolvimento e da educação dos agentes
educativos.
Description
Keywords
Inexistente
Citation
Análise Psicológica, 7, 423-433.
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada