Métodos e Técnicas de Investigação
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Browsing Métodos e Técnicas de Investigação by Author "Albuquerque, Pedro B."
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- Construção e validação de questões de conhecimento geralPublication . Fundinho, João; Luna, Karlos; Albuquerque, Pedro B.Várias linhas de investigação da memória recorrem a questões de conhecimento geral como estímulo, utilizando dados de exatidão e confiança na resposta às mesmas. Estudos prévios revelam que a dificuldade das questões pode dificultar o estudo de vários fenómenos, pelo que é necessário controlo sobre a sua seleção. O presente estudo procurou desenvolver e testar um conjunto de questões de conhecimento geral que possam ser utilizados no futuro. Os participantes responderam a 40 questões de conhecimento geral e teceram julgamentos de confiança relativos à resposta a cada uma das questões. Nos resultados são apresentadas as médias de exatidão e confiança de cada questão. Este estudo providencia novo material a ser utilizado em investigações futuras, permitindo a escolha de questões pela sua exatidão e confiança ou até pelo viés de resposta.
- Determinação de atributos verbais para a análise sensorial : Estudo para a avaliação táctil de tecidos finos de lãPublication . Albuquerque, Pedro B.; Fernandes, AlexandraAtravés das tarefas apresentadas neste trabalho, procurou-se definir um conjunto de adjectivos que permitissem uma descrição consistente das propriedades tácteis de um conjunto de tecidos, durante provas de análise sensorial. Os atributos foram seleccionados recorrendo a participantes não – especialistas, uma estratégia distinta da habitual em estudos de análise sensorial. Procurou-se ainda definir rigorosamente os adjectivos utilizados previamente à introdução dos produtos a avaliar. Desta forma, as primeiras tarefas realizadas exploram os adjectivos de forma puramente conceptual, sendo introduzidos os tecidos a avaliar apenas na fase final do estudo de vocabulário, procurando validar os atributos seleccionados na ausência dos tecidos. Através de quatro tarefas – identificação categorial, caracterização do produto, clarificação de significado e eliminação de conceitos sobrepostos – foi possível isolar 8 atributos, bons descritores dos tecidos finos de lã, referentes a propriedades diferenciadas: delicado, grosso, leve, liso, macio, maleável, quente e resistente.
- Identificabilidade dos temas de listas formadas por associação retrógrada (backward) : Contributo para o estudo das memórias falsasPublication . Carneiro, Paula; Ramos, Tânia; Costa, Rui S.; Garcia-Marques, Leonel; Albuquerque, Pedro B.O paradigma DRM tem sido frequentemente usado no estudo das memórias falsas e baseia-se na utilização de listas de palavras associadas convergindo para um determinado tema. Neste estudo são apresentadas as percentagens de identificabilidade dos temas de 79 listas formadas por associação retrógrada. Cada grupo de listas (composto por 15/16 listas) foi testado por um número mínimo de 98 participantes. Após a apresentação auditiva de cada lista DRM, os participantes geraram uma palavra que consideraram como o melhor definidor do tema dessa lista. Os resultados evidenciam grande variabilidade na percentagem de identificação dos temas das listas e incentivam a realização de estudos futuros para melhor compreender o papel da identificabilidade dos temas das listas na formação de memórias falsas.
- Normas de associação livre de 16 palavras portuguesas para crianças de diferentes faixas etáriasPublication . Carneiro, Paula; Albuquerque, Pedro B.; Fernandez, AngelNeste estudo são apresentadas as normas de associação livre de 16 palavras portuguesas para 3 faixas etárias de crianças – 3/4 anos, 7/8 anos e 11/12 anos – e adultos. As comparações efectuadas entre as faixas etárias revelaram uma diferença significativa entre os 3/4 anos e os 7/8 anos ao nível do número de associados obtidos, provavelmente atribuída a um aumento considerável do vocabulário nesta fase do desenvolvimento. Mudanças conceptuais na organização do conhecimento foram também analisadas, verificando-se nos pré-escolares associações que revelam relações funcionais e um predomínio de relações taxonómicas a partir dos 7/8 anos.
- Normas de completamento de radicais de palavras portuguesasPublication . Pimentel, Eduarda; Albuquerque, Pedro B.O uso da memória implícita revela-se quando o desempenho numa tarefa é facilitado mesmo na ausência de recordação consciente da experiência prévia (Graf & Schacter, 1985). Grande parte da investigação sobre a recuperação não consciente baseou-se na utilização de tarefas de memória implícita que têm vindo igualmente a ser utilizadas no estudo da produção não consciente de memórias falsas no paradigma DRM (Deese, 1959; Roediger & McDermott, 1995). Este procedimento experimental consiste na apresentação de listas de palavras associadas a uma palavra-chave não apresentada, designada de item crítico, seguida de tarefas de evocação e/ou reconhecimento. O presente estudo debruça-se sobre a construção de normas de completamento de 223 radicais de palavras portuguesas, elaboradas a partir de listas de associados criadas de raiz para o contexto português (Albuquerque, 2005). O material aqui apresentado poderá ser usado em vários estudos, nomeadamente os que envolvam tarefas de memória implícita de completamento de palavras.
- Normas de familiaridade subjectiva, concreteza e valência emocional de itens críticos de listas de associados semânticos em língua portuguesaPublication . Pimentel, Eduarda; Albuquerque, Pedro B.O presente estudo apresenta dados normativos de familiaridade subjectiva, concreteza e valência emocional de 12 itens críticos de listas de associados semânticos em língua portuguesa (Albuquerque, 2005). Estas normas visam apoiar outros investigadores interessados em estudar o fenómeno de memórias falsas a partir do paradigma Deese-Roediger-McDermott.
- Normas de familiaridade, emocionalidade e actividade motora de acçõesPublication . Freitas, Marta C.; Albuquerque, Pedro B.Para a construção destas normas recorremos a 59 adultos de duas Universidades de Portugal, e aplicamos a adaptação de um instrumento de avaliação de normas para eventos de acções publicado por Molander e Arar (1998). O presente estudo avalia acções em três dimensões diferentes: familiaridade, emocionalidade e envolvimento motor. Os resultados demonstram que as acções presentes no questionário são susceptíveis de gerar uma variação suficiente de resposta quanto à avaliação das acções nas suas três dimensões. Ao contrário dos resultados de Molander e Arar (1998) constata-se uma independência das dimensões avaliadas.
- Produção de evocações e reconhecimentos falsos em 100 listas de palavras associadas portuguesasPublication . Albuquerque, Pedro B.O paradigma DRM tem sido usado de forma intensa na produção de ilusões de memória em contexto laboratorial a partir de materiais tão simples quanto o são listas de palavras associadas a um item crítico. O objectivo deste artigo é o de apresentar os índices de evocação falsa e reconhecimento falso para 100 listas de palavras portuguesas criadas a partir de uma tarefa de produção de associados (Albuquerque, 2001). Os participantes deste estudo foram estudantes universitários portugueses que realizaram o procedimento criado por Roediger e McDermott (1995, experiência 1). Os resultados, à semelhança do que acontece noutras línguas, revelam que as percentagens de falsa evocação e falso reconhecimento produzidas através do paradigma são muito robustas (30% e 59%, respectivamente).
- Produção de memórias falsas: Aplicação do paradigma DRMPublication . Carneiro, Paula; Albuquerque, Pedro B.O paradigma DRM, designação proposta a partir dos estudos de Deese (1959) e Roediger e McDermott (1995), é caraterizado pela apresentação de listas de palavras relacionadas com uma outra não apresentada (item crítico), apresentação que conduz o participante à produção de memórias falsas. Esta distorção da memória ocorre tanto em tarefas de recordação livre como em tarefas de reconhecimento. Neste artigo é apresentada uma síntese da investigação sobre memórias falsas realizada através do paradigma DRM. Neste sentido são abordados os seguintes temas: apresentação dos estudos originais que deram origem ao paradigma; metodologia habitualmente utilizada pelos investigadores; variações do paradigma; fatores que afetam as memórias falsas; e teorias explicativas do fenómeno DRM.