Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 10 of 14
  • Factores contributivos para o sucesso escolar de alunos com necessidades educativas
    Publication . Morgado, José António Marques; Silva, José Maria Castro
    O presente estudo teve por objectivo estudar os factores que os professores que desempenham funções nos apoios educativos (n=76) consideram determinantes para o sucesso educativo de alunos com necessidades educativas especiais. Afim de estudar as crenças dos professores, solicitou-se para responderem a um conjunto de itens que visavam analisar as suas atitudes face às variáveis ‘Desenho Curricular’, ‘Estilos de Ensino’, ‘Implementação do Programa’ e ‘Interacções Professor-Aluno’. O tratamento estatístico dos dados quantitativos do questionário utilizado evidencia algumas diferenças ao nível das variáveis demográficas. Relativamente à «Idade», verificou-se que os professores com idades compreendidas entre os 40 e os 50 anos centram-se em variáveis explicativas do sucesso escolar que remetem para o ‘Desenho Curricular’. Esta análise veio pôr ainda em evidência que os professores que possuem «Tempo de Serviço Docente » entre os 15 e os 25 anos atribuem uma maior importância à variável identificada atrás. Constatou-se, igualmente, que os professores que possuem menos Tempo de Serviço Docente valorizam mais as variáveis ligadas à cooperação entre os vários técnicos envolvidos no processo de ensino. Os resultados da prova de Kruskall-Wallis mostraram que os professores que têm tempo de experiência docente na área da educação especial entre os 10 e os 20 anos atribuem uma maior relevância à categoria identificada por ‘Implementação do Programa Educativo’. O estudo de diferenças entre os grupos constituídos para a variável «Habilitações Profissionais» revelou que os professores com formação específica no ensino especial valorizam mais os aspectos ligados ao ‘Desenho Curricular’, contrariamente aos professores que não têm formação que dão maior importância à ‘Implementação do Programa Educativo’ e à qualidade das ‘Interacções entre Professor e Aluno’. ------- ABSTRACT ------- To investigate the nature of beliefs about educational outcomes of children with special needs we asked 76 special educational teachers (71 women and 5 men) to complete a questionnaire concerning their attitudes toward the following variables – ‘Curriculum Development’, ‘Teaching Practices’, ‘Program Implementation’ and ‘Teacher-Student Interactions’. Also investigated were teacher background variables associated with beliefs concerning schooling outcomes. Statistically significant variations in teacher responses were found for the variables of age, teaching experience and experience with special needs students. ANOVA’s comparing teachers’ beliefs indicated that subjects aged between 40-50 differ significantly from others. Comparison of means showed that those teachers had higher scores on the variable ‘Curriculum Development’. The overall F-test on the variable Teaching Experience revealed that teachers in the group aged 15-25 had higher scores than teachers who had few or many years of experience on the variable identified above. Kruskal-Wallis test highlighted differences between groups. The post hoc analysis showed that teachers who received Training in Special Education focused on the variable ‘Curriculum Design’, while teachers with no training emphasized the variables ‘Program Implementation’ and ‘Teacher-Student Interactions’.
  • A expressão sonoro musical no desenvolvimento e avaliação em crianças e jovens com necessidades educativas especiais
    Publication . Maia, Ana Rita Laureano; Morgado, José António Marques
    O presente estudo teve como principal objetivo avaliar a importância da expressão sonoro-musical no desenvolvimento e avaliação de competências em crianças e jovens com necessidades educativas especiais. Pretendeu-se recolher e analisar dados de forma a contribuir empiricamente para um mapeamento do perfil sonoro-musical individual de desenvolvimento de crianças e jovens com necessidades educativas especiais. Procedeu-se à tradução, adaptação e imple mentação de um programa musical específico, o programa Sounds of Intent, que trabalha o desenvolvimento e a avaliação de comportamentos musicais em crianças e jovens com necessidades educativas especiais. Pretendeu-se, assim, focar como alvo de medição comportamentos distais, proximais, cognitivos e emocionais na criança e jovem com necessidades educativas especiais. Os participantes deste estudo, foram crianças e jovens diagnosticados com necessidades educativas especiais, que se encontravam inseridos em unidades de ensino estruturado, de multideficiência, instituições e, respetivos professores/técnicos de educação espe cial. Tendo em mente o objetivo do estudo e para o clarificar, recorreu-se a uma metodologia de investigação-ação, com estudo de caso múltiplo longitudinal, metodologia esta que assume um carácter qualitativo e experimental. Exigindo esta metodologia a descrição detalhada dos participantes, foram também usados, como instrumentos para recolha de informação, grelhas de avaliação de desenvol vimento, destinadas a avaliar este tipo de intervenção, entrevistas dirigidas aos professores e a análise documental do processo. Os resultados obtidos sugeriram que é possível observar e avaliar de forma sistemática, através da manifestação de comportamentos sonoro-musicais, o desenvolvimento dos alunos com NEE, ao longo de um determinado período de tempo, através de um programa como o SOI. Os dados recolhidos através da grelha e do perfil concêntrico dos alunos, demonstraram uma ampla variedade de manifestações sonoro-musicais ao longo do período de intervenção. Todos os alunos demonstraram diferentes níveis de progresso no que diz respeito aos seus comportamentos musicais.
  • Estudo da eficácia e resultados de parcerias em contextos comunitários
    Publication . Moniz, Maria João Vargas; Morgado, José António Marques
    O estudo analisa a eficácia percepcionada e a resposta na comunidade das Comissões de Protecção de Crianças e Jovens em Portugal. São Comissões criadas por Lei (147/ 99 1 de Set.), sendo obrigatório que cada Concelho de todo o território nacional crie pelo menos uma Comissão para coordenar acções a nível local. Apesar de a Lei abranger conteúdos formais e programáticos, constata-se um enorme grau de variabilidade da eficácia percepcionada e das dificuldades de colaboração relatadas. Sendo um estudo multi-contexto procura-se: 1) explorar em que medida as Comissões promovem mudança em termos de prevenção e de resposta articulada na comunidade; 2) delinear os factores que contribuem para o envolvimento dos membros e o seu conhecimento e 3) identificar factores que contribuem para a mudança social face às situações de risco ou perigo de crianças e jovens em Portugal.
  • 12º Colóquio Psicologia e Educação - Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática - Actas
    Publication . Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves; Peixoto, Francisco; Morgado, José António Marques; Silva, José Maria Castro; Monteiro, Vera
    De 21 a 23 de Junho de 2012 o ISPA-Instituto Universitário organizou o 12º Colóquio de Psicologia e Educação subordinado ao tema “Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento: Olhares Contemporâneos através da Investigação e da Prática”. À semelhança das edições anteriores, a organização teve como objectivo central promover o debate e a reflexão sobre a investigação e práticas no âmbito da Psicologia da Educação e, de forma mais alargada, os contributos da Psicologia para a qualidade dos processos educativos nos seus diferentes contextos e níveis. Pretendeu-se ainda que o Colóquio se constituísse como espaço de debate e partilha entre investigadores e profissionais de diferentes áreas, promovendo-se a interdisciplinaridade e a ligação entre a teoria e a prática. Esta articulação é, naturalmente, imprescindível, num tempo caracterizado pelas rápidas mudanças sociais, culturais e científica, alargando o campo de reflexão e de intervenção da Psicologia, em particular, no universo da educação. O 12º Colóquio de Psicologia e Educação sendo especialmente direccionado para investigadores, professores, educadores de infância e, técnicos da área da psicologia e/ou da educação recebeu uma apreciável quantidade de contributos científicos ou de reflexões sobre as práticas e questões que abarcaram múltiplos campos e temáticas, de acordo com o Programa, o que permitiu construir um conjunto muito rico e significativo de trabalhos científicos que, em diversos formatos, foram apresentados a que se juntou um conjunto de conferências cuja qualidade merece registo. Finalmente, com este livro de actas pretende-se potenciar a divulgação das conferências, trabalhos e reflexões apresentados no 12º Colóquio de Psicologia e Educação, cuja qualidade e pertinência assim o exige.
  • School climate, principal support and collaboration among portuguese teachers
    Publication . Silva, José Maria Castro; Amante, Lúcia da Graça; Morgado, José António Marques
    This article analyses the relationship between school principal support and teacher collaboration among Portuguese teachers. Data were collected from a random sample of 234 teachers in middle and secondary schools. The use of a combined approach using linear and multiple regression tests concluded that the school principal support, through the influence of the variables ‘emotional and informational support’ and ‘support for professional development’, can predict teacher’s involvement in collaboration. This global data is discussed in light of a theoretical framework and compared to data from previous research. The implications of the main findings are discussed and some recommendations are made.
  • The relationship between portuguese adolescent perception of parental styles, social support, and school behaviour
    Publication . Silva, José Maria Castro; Morgado, José António Marques; Maroco, João
    The present article describes preliminary results of a study that aims to analyse the relationship among Portuguese adolescent perception of parental styles, social support received from family and peers and their school behaviour. Participants were 537 adolescents aged between 14 and 16. The “Parental Author- ity Questionnaire”, the “Perceived Social Support-Friends Scale” and “Perceived Social Support-Family Scale” were used to measure adolescent perceptions. Overall, Portuguese adolescents perceive their par-ents as using predominantly a democratic parental style. Associations between school behaviour and pa-rental styles show that “well-behaved” adolescents perceive their parents as less permissive. On the other hand, adolescents who misbehave perceive their parents as more permissive and authoritarian. As regards the relationship between perceived school behaviour and social support, adolescents recognise receiving greater support from peers than from family, and adolescents who “often behave badly” are those who re-fer to receiving less social support, either from the family or peers.
  • Support teachers’ beliefs about the academic achievement of students with special educational needs
    Publication . Silva, José Maria Castro; Morgado, José António Marques
    José Castro Silva, lecturer in sciences of education, and José Morgado, assistant professor, both work at the Instituto Superior de Psicologica Aplicada in Lisboa, Portugal. In this article, they describe their study of support teachers’ beliefs about the academic achievement of school students with special educational needs. The ‘support teachers’ who were the subject of this study work in mainstream schools where the majority of pupils with special educational needs are educated in mainstream classes run by ‘general teachers’. The work of the support teachers is supervised and supported by ‘special education team co-o rd i n a t o r s ’ . The study reported here set out to elicit the support teachers’ beliefs about the factors that contribute to success at school for pupils with special educational needs. Results suggest that the support teachers consider that factors including ‘school climate’, ‘curriculum design’ and ‘teaching approach’ contribute significantly to achievements among these pupils. On the other hand, analysis reveals that the support teachers attribute difficulties and lack of achievement significantly to ‘out-of-school’ contextual variables. These findings are related to a detailed review of the literature and the authors discuss the implications for policy, practice and professional development.
  • Política educativa, educação inclusiva e diferenciação ou «Como posso fazer pedagogia diferenciada se tenho vinte e oito alunos e quatro são diferentes dos outros?»
    Publication . Morgado, José António Marques
    Este trabalho procura desenvolver algumas reflexões sobre «Política Educativa, Educação Inclusiva e Pedagogia Diferenciada» e organiza-se considerando quatro temas centrais: autonomia, diferenciação, cooperação e valores e conceitos. Em cada um destes temas desenvolvem-se alguns aspectos considerados relevantes. Finalmente, desenha-se uma perspectiva de desenvolvimento relativo à construção de escolas inclusivas que respondam, portanto, às necessidades de todos os alunos.
  • Atitudes de alunos dos 5.º e 6.º anos de escolaridade face à integração escolar de alunos com Trissomia 21
    Publication . Morgado, José António Marques; Silva, José Maria Castro
    Este trabalho teve como objectivo estudar as atitudes de alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico (10-12 anos de idade) face à integração escolar de alunos com Trissomia 21, considerando como variável principal a existência (ou não) de contacto com esses alunos. Foram entrevistados dois grupos de trinta alunos. O primeiro grupo frequentava uma turma de ensino regular com uma criança com Trissomia 21 (Grupo de Contacto Próximo) e o segundo grupo frequentava escolas onde não existiam crianças com Trissomia 21 ou qualquer outra deficiência integrada (Grupo de Contacto Nulo). Os dados recolhidos através de entrevistas foram sujeitos a análise de conteúdo sendo posteriormente objecto de análise estatística de tipo descritivo e inferencial (teste não paramétrico de Mann-Whitney, considerando o nível de significância a=0.05). Os resultados mostraram que os alunos com contacto próximo manifestam atitudes mais positivas relativamente à integração escolar de crianças com Síndrome de Down do que os alunos com contacto nulo. Podemos, no entanto, concluir que ambos os grupos revelaram, na generalidade, atitudes positivas face à possível integração de crianças com a Síndrome de Down no meio escolar. ------ RESUMÈ ------ L’article a pour but d’étudier les attitudes d’élèves du 2ème Cycle de l’Ensei-gnement Basique (10-12 annés d’âge) par rapport à l’intégration scolaire d’élèves atteints de Trisomie 21, en considérant comme variable principale l’existence (ou non) de contact avec ces élèves. Deux groupes de trente élèves ont été interrogés le premier groupe fréquentait un établissement scolaire régulier intégrant un enfant atteint de Trisomie 21 (Groupe de Contact Proche) et le second groupe fréquentait des écoles dans lesquelles il n’y avait pas d’intégration d’enfants trisomiques (Groupe de Contact Nul). Les données rassemblées à travers les entrevues ont été soumises à une analyse de contenu, puis dans un deuxième temps à une analyse statistique descriptive. Les résultats ont montré que les élèves qui fréquentent un établissement scolaire qui accueille un enfant atteint de Trisomie 21 manifestent des attitudes plus positives à l’égard de l’intégration scolaire d’enfants avec Syndrome de Down que ceux qui ne côtoient pas d’enfants atteint de Trisomie 21 dans leur établissement. Par ailleurs, l’étude a permis de montrer que l’ensemble des enfants interrogés ont manifesté, en géneral, une attitude positive à l’égard d’une éventuelle intégration d’enfants trisomiques.
  • Atas XIII Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
    Publication . Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves; Martins, Margarida Alves; Monteiro, Vera; Morgado, José António Marques; Peixoto, Francisco; Silva, Ana Cristina; Silva, José Maria Castro
    O Departamento de Psicologia da Educação e o Centro de Investigação em Educação do ISPA-Instituto Universitário organizaram de 25 a 27 de Junho de 2015 o 13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação subordinado ao tema “Diversidade e Educação: Desafios Atuais. Um dos grandes desafios que as comunidades atuais enfrentam é justamente a diversidade, a heterogeneidade de atores e contextos. Neste sentido, a Organização do 13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação propôs-se promover o debate e a reflexão sobre a investigação e práticas no âmbito da Psicologia da Educação e dos seus contributos para as respostas aos desafios que a diversidade nos coloca e exige. Pretendeu-se assim, que o Colóquio se constituísse como espaço de debate e partilha entre investigadores e profissionais de diferentes áreas, promovendo-se a interdisciplinaridade e a ligação entre a teoria e a prática. Esta articulação é naturalmente, imprescindível, num tempo caracterizado pelas rápidas mudanças sociais, culturais e científicas, alargando o campo de reflexão e de intervenção da Psicologia, em particular, no universo da Educação. O programa do 13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação integrou uma apreciável quantidade de comunicações que abarcaram múltiplos campos e temáticas, e que foram apresentados em diversos formatos e organizados em simpósios, mesas de comunicações orais e sessões de posters, para além de contemplar cinco conferências plenárias de elevada qualidade. Com este livro de Atas pretende-se reunir uma parte significativa dos trabalhos apresentados no 13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, de modo a promover uma divulgação mais alargada dos mesmos dando, deste modo, mais