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Advisor(s)
Abstract(s)
O presente estudo teve por objectivo estudar os
factores que os professores que desempenham funções
nos apoios educativos (n=76) consideram determinantes
para o sucesso educativo de alunos com necessidades
educativas especiais. Afim de estudar as crenças
dos professores, solicitou-se para responderem a um
conjunto de itens que visavam analisar as suas atitudes
face às variáveis ‘Desenho Curricular’, ‘Estilos de
Ensino’, ‘Implementação do Programa’ e ‘Interacções
Professor-Aluno’.
O tratamento estatístico dos dados quantitativos do
questionário utilizado evidencia algumas diferenças ao
nível das variáveis demográficas. Relativamente à
«Idade», verificou-se que os professores com idades
compreendidas entre os 40 e os 50 anos centram-se em
variáveis explicativas do sucesso escolar que remetem
para o ‘Desenho Curricular’.
Esta análise veio pôr ainda em evidência que os
professores que possuem «Tempo de Serviço Docente
» entre os 15 e os 25 anos atribuem uma maior importância
à variável identificada atrás. Constatou-se,
igualmente, que os professores que possuem menos
Tempo de Serviço Docente valorizam mais as variáveis
ligadas à cooperação entre os vários técnicos envolvidos
no processo de ensino.
Os resultados da prova de Kruskall-Wallis mostraram
que os professores que têm tempo de experiência
docente na área da educação especial entre os 10 e os
20 anos atribuem uma maior relevância à categoria
identificada por ‘Implementação do Programa Educativo’.
O estudo de diferenças entre os grupos constituídos
para a variável «Habilitações Profissionais» revelou
que os professores com formação específica no ensino
especial valorizam mais os aspectos ligados ao
‘Desenho Curricular’, contrariamente aos professores
que não têm formação que dão maior importância à
‘Implementação do Programa Educativo’ e à qualidade
das ‘Interacções entre Professor e Aluno’. ------- ABSTRACT ------- To investigate the nature of beliefs about educational
outcomes of children with special needs we asked
76 special educational teachers (71 women and 5
men) to complete a questionnaire concerning their
attitudes toward the following variables – ‘Curriculum
Development’, ‘Teaching Practices’, ‘Program Implementation’
and ‘Teacher-Student Interactions’.
Also investigated were teacher background variables
associated with beliefs concerning schooling outcomes.
Statistically significant variations in teacher
responses were found for the variables of age, teaching
experience and experience with special needs students.
ANOVA’s comparing teachers’ beliefs indicated
that subjects aged between 40-50 differ significantly
from others. Comparison of means showed that those
teachers had higher scores on the variable ‘Curriculum
Development’.
The overall F-test on the variable Teaching Experience
revealed that teachers in the group aged 15-25
had higher scores than teachers who had few or many
years of experience on the variable identified above.
Kruskal-Wallis test highlighted differences between
groups. The post hoc analysis showed that teachers
who received Training in Special Education focused
on the variable ‘Curriculum Design’, while teachers
with no training emphasized the variables ‘Program
Implementation’ and ‘Teacher-Student Interactions’.
Description
Keywords
Sucesso educativo Aprendizagem escolar Papel dos docentes dos apoios educativos Educational achievement School learning variables Special educator’s role
Citation
Análise Psicológica, 17 (1), 127-142
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada