Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
124.36 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente estudo teve como principal objetivo avaliar a importância da
expressão sonoro-musical no desenvolvimento e avaliação de competências em
crianças e jovens com necessidades educativas especiais. Pretendeu-se recolher e
analisar dados de forma a contribuir empiricamente para um mapeamento do perfil
sonoro-musical individual de desenvolvimento de crianças e jovens com necessidades
educativas especiais. Procedeu-se à tradução, adaptação e imple mentação
de um programa musical específico, o programa Sounds of Intent, que trabalha o
desenvolvimento e a avaliação de comportamentos musicais em crianças e jovens
com necessidades educativas especiais. Pretendeu-se, assim, focar como alvo de
medição comportamentos distais, proximais, cognitivos e emocionais na criança e
jovem com necessidades educativas especiais. Os participantes deste estudo,
foram crianças e jovens diagnosticados com necessidades educativas especiais,
que se encontravam inseridos em unidades de ensino estruturado, de multideficiência,
instituições e, respetivos professores/técnicos de educação espe cial.
Tendo em mente o objetivo do estudo e para o clarificar, recorreu-se a uma metodologia
de investigação-ação, com estudo de caso múltiplo longitudinal, metodologia
esta que assume um carácter qualitativo e experimental. Exigindo esta metodologia
a descrição detalhada dos participantes, foram também usados, como instrumentos
para recolha de informação, grelhas de avaliação de desenvol vimento,
destinadas a avaliar este tipo de intervenção, entrevistas dirigidas aos professores
e a análise documental do processo. Os resultados obtidos sugeriram que é possível
observar e avaliar de forma sistemática, através da manifestação de comportamentos
sonoro-musicais, o desenvolvimento dos alunos com NEE, ao longo de
um determinado período de tempo, através de um programa como o SOI. Os
dados recolhidos através da grelha e do perfil concêntrico dos alunos, demonstraram
uma ampla variedade de manifestações sonoro-musicais ao longo do período
de intervenção. Todos os alunos demonstraram diferentes níveis de progresso no
que diz respeito aos seus comportamentos musicais.
Description
Keywords
Expressão sonoro-musical Necessidades educativas especiais Investigação-ação Avaliação Desenvolvimento
Citation
In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Educar hoje: Diálogos entre psicologia, educação e currículo (43-58). Lisboa: Edições ISPA.