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- Educar hoje: diálogos entre psicologia, educação e currículoPublication . Monteiro, Vera; Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves; Martins, Margarida Alves; Morgado, José Antonio Marques; Silva, José Maria Castro; Silva, Ana Cristina; Gomes, MartaNos dias 9 e 10 de Julho de 2018 realizou-se em Lisboa, no ISPA – Instituto Universitário, o XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, subordinado ao tema geral “Educar Hoje: Diálogos entre Psicologia, Educação e Currículo”. O evento, organizado pelo Departamento de Psicologia da Educação e o Centro de Investigação em Educação do ISPA – Instituto Universitário (CIE-ISPA), pretendeu criar um espaço de encontro entre os actores do universo da Psicologia e da Educação no âmbito da investigação e da intervenção, desde a educação de infância ao ensino superior, promovendo trocas interdisciplinares que promovessem a partilha de conhecimento e a divulgação de praticas em contextos educativos, formais ou informais. Vivem-se tempos caracterizados por rápidas mudanças sociais, culturais e cientificas e pela diversidade das comunid2019-04-08 - ades educativas. Esta nova realidade exige continua reflexão sobre o conhecimento e a intervenção da Psicologia, em particular, no domínio da Educação, pelo que a estruturação de espaços de divulgação e discussão de natureza interdisciplinar são cruciais.
- Factores contributivos para o sucesso escolar de alunos com necessidades educativasPublication . Morgado, José António Marques; Silva, José Maria CastroO presente estudo teve por objectivo estudar os factores que os professores que desempenham funções nos apoios educativos (n=76) consideram determinantes para o sucesso educativo de alunos com necessidades educativas especiais. Afim de estudar as crenças dos professores, solicitou-se para responderem a um conjunto de itens que visavam analisar as suas atitudes face às variáveis ‘Desenho Curricular’, ‘Estilos de Ensino’, ‘Implementação do Programa’ e ‘Interacções Professor-Aluno’. O tratamento estatístico dos dados quantitativos do questionário utilizado evidencia algumas diferenças ao nível das variáveis demográficas. Relativamente à «Idade», verificou-se que os professores com idades compreendidas entre os 40 e os 50 anos centram-se em variáveis explicativas do sucesso escolar que remetem para o ‘Desenho Curricular’. Esta análise veio pôr ainda em evidência que os professores que possuem «Tempo de Serviço Docente » entre os 15 e os 25 anos atribuem uma maior importância à variável identificada atrás. Constatou-se, igualmente, que os professores que possuem menos Tempo de Serviço Docente valorizam mais as variáveis ligadas à cooperação entre os vários técnicos envolvidos no processo de ensino. Os resultados da prova de Kruskall-Wallis mostraram que os professores que têm tempo de experiência docente na área da educação especial entre os 10 e os 20 anos atribuem uma maior relevância à categoria identificada por ‘Implementação do Programa Educativo’. O estudo de diferenças entre os grupos constituídos para a variável «Habilitações Profissionais» revelou que os professores com formação específica no ensino especial valorizam mais os aspectos ligados ao ‘Desenho Curricular’, contrariamente aos professores que não têm formação que dão maior importância à ‘Implementação do Programa Educativo’ e à qualidade das ‘Interacções entre Professor e Aluno’. ------- ABSTRACT ------- To investigate the nature of beliefs about educational outcomes of children with special needs we asked 76 special educational teachers (71 women and 5 men) to complete a questionnaire concerning their attitudes toward the following variables – ‘Curriculum Development’, ‘Teaching Practices’, ‘Program Implementation’ and ‘Teacher-Student Interactions’. Also investigated were teacher background variables associated with beliefs concerning schooling outcomes. Statistically significant variations in teacher responses were found for the variables of age, teaching experience and experience with special needs students. ANOVA’s comparing teachers’ beliefs indicated that subjects aged between 40-50 differ significantly from others. Comparison of means showed that those teachers had higher scores on the variable ‘Curriculum Development’. The overall F-test on the variable Teaching Experience revealed that teachers in the group aged 15-25 had higher scores than teachers who had few or many years of experience on the variable identified above. Kruskal-Wallis test highlighted differences between groups. The post hoc analysis showed that teachers who received Training in Special Education focused on the variable ‘Curriculum Design’, while teachers with no training emphasized the variables ‘Program Implementation’ and ‘Teacher-Student Interactions’.
- Parcerias e coligações comunitárias: Potencialidades e desafios na criação de respostas articuladasPublication . Moniz, Maria João Vargas; Morgado, José António MarquesO artigo procura proporcionar uma panorâmica global sobre o enquadramento conceptual de parcerias e coligações comunitárias e como estas envolvem os esforços de colaboração entre indivíduos, grupos, organizações ou mesmo comunidades constituindo-se como veículos privilegiados para a activação de recursos locais e para a resolução de problemas que uma organização, serviço ou um grupo autonomamente não tem capacidade para resolver ou ultrapassar. Procura também enquadrar o papel das parcerias enquanto elemento crucial do desenvolvimento comunitário e finalmente abordar a investigação e avaliação nesta área, abrangendo estudos com um vasto número de parcerias e estudos de caso documentando histórias e como se tem criado um corpo consistente de evidência científica em torno das dimensões ou factores relevantes na implementação de esforços de colaboração com sucesso, que envolvem o clima social, a estrutura, o envolvimento dos membros e os resultados concretos alcançados em termos de mudança social. ABSTRACT The paper presents a panorama on the conceptual Framework of partnerships and coalitions in community contexts and how these involve collaborative efforts among individuals, groups, organizations and communities. Coalitions are seen privileged devices to activate local resources and problem solving that a single organization, service or group cannot autonomously solve or overcome. It is also an aim of this paper to present the role of coalitions within the crucial elements of community development. Finally, there is an overview on the current research and evaluation in the field, and how there is an increasing body of scientific evidence concerning the several dimensions and factors relevant for the successful collaborative efforts implementation, involving issues such as social climate, structure, member involvement, and social change achievements.
- A expressão sonoro musical no desenvolvimento e avaliação em crianças e jovens com necessidades educativas especiaisPublication . Maia, Ana Rita Laureano; Morgado, José António MarquesO presente estudo teve como principal objetivo avaliar a importância da expressão sonoro-musical no desenvolvimento e avaliação de competências em crianças e jovens com necessidades educativas especiais. Pretendeu-se recolher e analisar dados de forma a contribuir empiricamente para um mapeamento do perfil sonoro-musical individual de desenvolvimento de crianças e jovens com necessidades educativas especiais. Procedeu-se à tradução, adaptação e imple mentação de um programa musical específico, o programa Sounds of Intent, que trabalha o desenvolvimento e a avaliação de comportamentos musicais em crianças e jovens com necessidades educativas especiais. Pretendeu-se, assim, focar como alvo de medição comportamentos distais, proximais, cognitivos e emocionais na criança e jovem com necessidades educativas especiais. Os participantes deste estudo, foram crianças e jovens diagnosticados com necessidades educativas especiais, que se encontravam inseridos em unidades de ensino estruturado, de multideficiência, instituições e, respetivos professores/técnicos de educação espe cial. Tendo em mente o objetivo do estudo e para o clarificar, recorreu-se a uma metodologia de investigação-ação, com estudo de caso múltiplo longitudinal, metodologia esta que assume um carácter qualitativo e experimental. Exigindo esta metodologia a descrição detalhada dos participantes, foram também usados, como instrumentos para recolha de informação, grelhas de avaliação de desenvol vimento, destinadas a avaliar este tipo de intervenção, entrevistas dirigidas aos professores e a análise documental do processo. Os resultados obtidos sugeriram que é possível observar e avaliar de forma sistemática, através da manifestação de comportamentos sonoro-musicais, o desenvolvimento dos alunos com NEE, ao longo de um determinado período de tempo, através de um programa como o SOI. Os dados recolhidos através da grelha e do perfil concêntrico dos alunos, demonstraram uma ampla variedade de manifestações sonoro-musicais ao longo do período de intervenção. Todos os alunos demonstraram diferentes níveis de progresso no que diz respeito aos seus comportamentos musicais.
- Estudo da eficácia e resultados de parcerias em contextos comunitáriosPublication . Moniz, Maria João Vargas; Morgado, José António MarquesO estudo analisa a eficácia percepcionada e a resposta na comunidade das Comissões de Protecção de Crianças e Jovens em Portugal. São Comissões criadas por Lei (147/ 99 1 de Set.), sendo obrigatório que cada Concelho de todo o território nacional crie pelo menos uma Comissão para coordenar acções a nível local. Apesar de a Lei abranger conteúdos formais e programáticos, constata-se um enorme grau de variabilidade da eficácia percepcionada e das dificuldades de colaboração relatadas. Sendo um estudo multi-contexto procura-se: 1) explorar em que medida as Comissões promovem mudança em termos de prevenção e de resposta articulada na comunidade; 2) delinear os factores que contribuem para o envolvimento dos membros e o seu conhecimento e 3) identificar factores que contribuem para a mudança social face às situações de risco ou perigo de crianças e jovens em Portugal.
- 12º Colóquio Psicologia e Educação - Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática - ActasPublication . Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves; Peixoto, Francisco; Morgado, José António Marques; Silva, José Maria Castro; Monteiro, VeraDe 21 a 23 de Junho de 2012 o ISPA-Instituto Universitário organizou o 12º Colóquio de Psicologia e Educação subordinado ao tema “Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento: Olhares Contemporâneos através da Investigação e da Prática”. À semelhança das edições anteriores, a organização teve como objectivo central promover o debate e a reflexão sobre a investigação e práticas no âmbito da Psicologia da Educação e, de forma mais alargada, os contributos da Psicologia para a qualidade dos processos educativos nos seus diferentes contextos e níveis. Pretendeu-se ainda que o Colóquio se constituísse como espaço de debate e partilha entre investigadores e profissionais de diferentes áreas, promovendo-se a interdisciplinaridade e a ligação entre a teoria e a prática. Esta articulação é, naturalmente, imprescindível, num tempo caracterizado pelas rápidas mudanças sociais, culturais e científica, alargando o campo de reflexão e de intervenção da Psicologia, em particular, no universo da educação. O 12º Colóquio de Psicologia e Educação sendo especialmente direccionado para investigadores, professores, educadores de infância e, técnicos da área da psicologia e/ou da educação recebeu uma apreciável quantidade de contributos científicos ou de reflexões sobre as práticas e questões que abarcaram múltiplos campos e temáticas, de acordo com o Programa, o que permitiu construir um conjunto muito rico e significativo de trabalhos científicos que, em diversos formatos, foram apresentados a que se juntou um conjunto de conferências cuja qualidade merece registo. Finalmente, com este livro de actas pretende-se potenciar a divulgação das conferências, trabalhos e reflexões apresentados no 12º Colóquio de Psicologia e Educação, cuja qualidade e pertinência assim o exige.
- Atitudes de pais e professores perante a inclusãoPublication . Pinto, Nuno; Morgado, José António MarquesA inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE), tem vindo a ganhar particular relevância nas escolas. Assim, torna-se fundamental compreender as atitudes dos pais e professores perante a inclusão, sendo este o principal objectivo deste estudo de carácter qualitativo. Para o efeito foram realizadas entrevistas livres constituídas por uma questão aberta, a 64 participantes, dos quais 34 professores e 30 pais, neste último grupo, 15 apresentavam contacto com inclusão e outros 15 não apresentavam contacto com inclusão. Os dados obtidos foram sujeitos a análise e tratamento com base no método de análise de conteúdo de Bardin e ainda a um processo de análise estatística com recurso ao SPSS. Os participantes, no geral, demonstraram atitudes positivas perante a inclusão enumerando vantagens tanto para as crianças com NEE, como para as crianças sem NEE, principalmente ao nível da aceitação social. Mencionaram também que as principais dificuldades se verificam essencialmente em duas áreas: por parte das escolas, mais especificamente ao nível da escassez de recursos humanos; e ainda por parte dos professores, sobretudo no que diz respeito a questões relacionadas com a gestão de sala de aula, referindo ainda a falta de formação dos professores para lidarem com crianças com NEE, como uma das dificuldades mais sentidas.
- School climate, principal support and collaboration among portuguese teachersPublication . Silva, José Maria Castro; Amante, Lúcia da Graça; Morgado, José António MarquesThis article analyses the relationship between school principal support and teacher collaboration among Portuguese teachers. Data were collected from a random sample of 234 teachers in middle and secondary schools. The use of a combined approach using linear and multiple regression tests concluded that the school principal support, through the influence of the variables ‘emotional and informational support’ and ‘support for professional development’, can predict teacher’s involvement in collaboration. This global data is discussed in light of a theoretical framework and compared to data from previous research. The implications of the main findings are discussed and some recommendations are made.
- The relationship between portuguese adolescent perception of parental styles, social support, and school behaviourPublication . Silva, José Maria Castro; Morgado, José António Marques; Maroco, JoãoThe present article describes preliminary results of a study that aims to analyse the relationship among Portuguese adolescent perception of parental styles, social support received from family and peers and their school behaviour. Participants were 537 adolescents aged between 14 and 16. The “Parental Author- ity Questionnaire”, the “Perceived Social Support-Friends Scale” and “Perceived Social Support-Family Scale” were used to measure adolescent perceptions. Overall, Portuguese adolescents perceive their par-ents as using predominantly a democratic parental style. Associations between school behaviour and pa-rental styles show that “well-behaved” adolescents perceive their parents as less permissive. On the other hand, adolescents who misbehave perceive their parents as more permissive and authoritarian. As regards the relationship between perceived school behaviour and social support, adolescents recognise receiving greater support from peers than from family, and adolescents who “often behave badly” are those who re-fer to receiving less social support, either from the family or peers.
- Support teachers’ beliefs about the academic achievement of students with special educational needsPublication . Silva, José Maria Castro; Morgado, José António MarquesJosé Castro Silva, lecturer in sciences of education, and José Morgado, assistant professor, both work at the Instituto Superior de Psicologica Aplicada in Lisboa, Portugal. In this article, they describe their study of support teachers’ beliefs about the academic achievement of school students with special educational needs. The ‘support teachers’ who were the subject of this study work in mainstream schools where the majority of pupils with special educational needs are educated in mainstream classes run by ‘general teachers’. The work of the support teachers is supervised and supported by ‘special education team co-o rd i n a t o r s ’ . The study reported here set out to elicit the support teachers’ beliefs about the factors that contribute to success at school for pupils with special educational needs. Results suggest that the support teachers consider that factors including ‘school climate’, ‘curriculum design’ and ‘teaching approach’ contribute significantly to achievements among these pupils. On the other hand, analysis reveals that the support teachers attribute difficulties and lack of achievement significantly to ‘out-of-school’ contextual variables. These findings are related to a detailed review of the literature and the authors discuss the implications for policy, practice and professional development.