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Advisor(s)
Abstract(s)
A inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE), tem vindo a
ganhar particular relevância nas escolas. Assim, torna-se fundamental compreender as atitudes dos
pais e professores perante a inclusão, sendo este o principal objectivo deste estudo de carácter
qualitativo. Para o efeito foram realizadas entrevistas livres constituídas por uma questão aberta, a
64 participantes, dos quais 34 professores e 30 pais, neste último grupo, 15 apresentavam contacto
com inclusão e outros 15 não apresentavam contacto com inclusão. Os dados obtidos foram
sujeitos a análise e tratamento com base no método de análise de conteúdo de Bardin e ainda a um
processo de análise estatística com recurso ao SPSS. Os participantes, no geral, demonstraram
atitudes positivas perante a inclusão enumerando vantagens tanto para as crianças com NEE, como
para as crianças sem NEE, principalmente ao nível da aceitação social. Mencionaram também que
as principais dificuldades se verificam essencialmente em duas áreas: por parte das escolas, mais
especificamente ao nível da escassez de recursos humanos; e ainda por parte dos professores,
sobretudo no que diz respeito a questões relacionadas com a gestão de sala de aula, referindo ainda
a falta de formação dos professores para lidarem com crianças com NEE, como uma das
dificuldades mais sentidas.
Description
Keywords
Inclusão Atitudes Pais Professores
Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 471-491). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
ISPA - Instituto Universitário