PLEG - Artigos em revistas nacionais
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing PLEG - Artigos em revistas nacionais by Title
Now showing 1 - 10 of 74
Results Per Page
Sort Options
- Abuso sexual na infância e adolescência : Resiliência, competência e copingPublication . Antunes, Carla; Machado, CarlaO presente trabalho reporta uma revisão crítica da literatura ao nível da resiliência no domínio do abuso sexual na infância e adolescência. Esta é uma área que tem sido pouco explorada, em certa medida, devido a problemas metodológicos e de conceptualização do constructo. Não obstante a diversidade e controvérsia de propostas conceptuais, é relativamente consensual que a resiliência não é sinónimo de invulnerabilidade mas que significa uma maior capacidade da criança/jovem para manter o curso desenvolvimental normativo face a uma situação de stress ou adversidade. Assim, no presente artigo é discutido o conceito de resiliência enquanto resultado desenvolvimental adaptativo na sequência de uma experiência adversa. Neste âmbito, são exploradas as principais linhas de investigação nas últimas décadas, e sistematizadas conclusões centrais neste domínio. Do mesmo modo, são ainda definidos desafios e direcções futuras em termos de investigação. As conclusões da presente revisão advertem para o papel interactivo e generativo da criança/jovem vítima e dos seus contextos de vida no percurso de mudança desenvolvimental. Neste sentido, a adaptação positiva não é uma tarefa individual da vítima mas de todos os intervenientes envolvidos, nomeadamente em termos de disponibilidade de condições e redes de suporte favoráveis a uma recuperação adaptativa.
- Adolescentes e álcool: Estudo do comportamento de consumo de álcool na adolescênciaPublication . Trindade, Isabel; Correia, RitaOs autores apresentam os resultados da primeira fase de um estudo sobre a relação dos comportamentos de consumo de álcool na adolescência com a autoestima, a ansiedade e as expectativas face aos efeitos do álcool, realizado no âmbito das actividades de educação para a saúde e prevenção do Centro de Saúde da Parede.
- Adolescentes institucionalizados: O papel das figuras significativas na predição da assertividade, empatia e autocontroloPublication . Mota, Catarina Pinheiro; Matos, Paula MenaNuma perspectiva ecológica foram analisadas as percepções de 109 adolescentes institucionalizados (Midade=16,19; DP=1,37) relativas à qualidade das relações estabelecidas com adultos significativos na escola (professores e funcionários), bem como com funcionários da instituição. Este estudo teve como objectivo determinar o contributo das variáveis relacionais na predição de competências sociais tais como a assertividade, a empatia e o autocontrolo. Pretendeu-se ainda testar o papel mediador da qualidade da relação com os pares na predição das competências sociais. A análise mediante equações estruturais identificou um modelo capaz de predizer uma contribuição indirecta dos professores e funcionários da escola na assertividade e na empatia, enquanto a qualidade da relação com os pares apresentou um efeito directo nas mesmas variáveis. Não foi confirmado o papel mediador da qualidade da relação aos pares na associação entre a qualidade da relação com professores e os funcionários da escola e o desenvolvimento de competências sociais. No entanto, encontrou-se um efeito directo da qualidade da relação com os funcionários da instituição nas competências de autocontrolo. Adolescentes institucionalizados parecem ser sensíveis à qualidade da relação que estabelecem com adultos significativos para além da família, percebendo diferentes papéis nos adultos do contexto escolar e da instituição permitindo-lhes desenvolver diferentes competências sociais.
- Alternatives to inpatient evaluations of fitness to stand trialPublication . Zapf, Patricia A.; Ronald, RoeschThe article is focused on the issue of competency to stand trial and the need for reform in the manner in which individuals are evaluated by mental health professionals. The authors argue that criminal defendants for the purpose of evaluation are unnecessarily detered in forensic facilities for the purpose of evaluation fitness to stand trial. A large number of studies have demonstrated that community-based screening of fitness is both feasible and cost effective. Legal and Mental Health professionals will need to work toghether to ensure that this reform is realized.
- Análise biográfica de indivíduos com história de consumo de substânciasPublication . Nunes, Laura M.; Alves, SóniaO estudo, exploratório e descritivo, visou a busca de uma eventual constância nos trajectos existenciais de indivíduos toxicodependentes. A amostra, homogénea, constou de 10 participantes com história de abuso de substâncias, portadores do vírus de imunodeficiência humana em fase de síndroma de imunodeficiência adquirida sujeitos a tratamento antiretrovírico e à administração de metadona. Verificou-se a presença de características comuns, nomeadamente em termos afectivos, de pobreza de imaginário e de participação em actos de delito, entre outras similaridades.
- Approche comprehensive du meurtre et des meurtriers dans une perspective psychobiologiquePublication . Timsit, M.; Timsit-Berthier, M.A fraca incidência de perturbações mentais como determinantes do comportamento homicida reduziu o interesse das classificaões psiquiátricas geralmente utilizadas. O objectivo deste artigo é o de apresentar uma nova categorização, elaborada a partir de observações realizadas no quadro de exames médico-legais de 90 homicidas - 75 homens e 15 mulheres. Os autores sublinham O interesse de uma categorização que tenha em conta, numa dupla perspectiva psicobiológica e psicodinâmica, as dimensões motivacionais e relacionais. Em relação ao eixo motivacional, distinguem a conduta aversiva - (a) - que visa «pôr fim a uma emoção dolorosa episódica ou a uma dor moral mais durável, ao agir sobre a situação que lhe esteve na origem» (Karli, 1987), da conduta apetitiva - (b) - cujo objectivo é o de se (apropriar de um objecto cobiçado e que se pretende possuir com antecipação da emoção agradável que dai é suposto resultar. » No que respeita ao eixo relacional, distinguem homicídios cometidos na Pessoa de indivíduos próximos e familiares - (c) - e na Pessoa de desconhecidos e não-familiares - (d).Aplicado ao estudo dos Potenciais Lentos Cerebrak, cujo interesse esta demonstrado no conhecimento em processos cognitivos e emocionais e nos fenómenos neurobiológicos subjacentes, este sistema classificatório revelou-se particularmente pertinente. Permitiu esclarecer, ao níve1 dos parâmetros de Amplitude e de duração da Variação Contingente Negativa, diferenças significativas entre os perfis apurados em duas categorias tipicas: por um lado, os homicidas passionais - (a) e (c) - e , por outro lado, os psicopatas que cometeram crimes com fins lucrativos - @) e (d) -. Nos primeiros, aumento da amplitude e duração prolongada; nos segundos, amplitude fraca e duração breve.
- Aspectos da política de tratamento prisional na região da Ásia e do pacífico: Interligação a factores de ordem psicossociológicaPublication . Santos, TeresaA autora situa a problemática do tratamento Prisional na Região da Asia e do Pacífico, enquanto realidade dinâmica nos vários universos culturais, procurando compreendê- la por referência a aspectos de ordem psico-social. Simultaneamente destaca a génese precoce do fenómeno da delinquência apontando a necessidade, não só do recurso a meios e técnicas de abordagem específicas, mas também de medidas de prevenção e de redefinição das estruturas do sistema social.
- Aspects criminologiques de l’oeuvre de F. J. GallPublication . Lanteri-Laura, G.O autor aborda neste artigo a frenologia e, particularmente,as suas concepções criminologicas: prevençâo, instruçâo do processo, julgamento e escolha de sançâo, determinisrno dos comportamentos.
- Avaliação da simulação ou esforço insuficiente com o Rey 15-item memory test (15-IMT): Estudos de validação em grupos de adultos idososPublication . Simões, Mário R.; Sousa, Liliana, B.; Duarte, Paula; Firmino, Horácio; Pinho, Maria Salomé; Gaspar, Nuno; Pires, Luís; Batista, Pedro; Silva, Ana Rita E. S.; Silva, Sandra Pinto da; Ferreira, Ana Rita; França, SaraA crescente evidência da possibilidade de desempenhos enganosos ou fraudulentos em contexto de exame neuropsicológico forense, incluindo casos envolvendo adultos idosos (por exemplo, determinação de incapacidade ou pedidos de reforma antecipada), torna imperativa a inclusão de medidas específicas de simulação e esforço insuficiente nos protocolos de avaliação. O Rey 15-Item Memory Test (15-IMT) é um dos testes mais utilizados neste âmbito. Contudo, apesar de se reconhecer que o efeito de tecto subjacente ao desenvolvimento dos testes de esforço insuficiente pode não resultar do mesmo modo em pessoas com doença mental ou demência, grupos de adultos idosos com determinadas condições clínicas, como as perturbações neurodegenerativas, são habitualmente excluídos dos estudos de validação. Pretendemos analisar o desempenho de diferentes grupos de adultos idosos (Saudáveis, com Problemas Cognitivos e com Depressão), contrapondo a um grupo de jovens adultos (Controlo), com o objectivo de examinar a validade dos resultados e necessidade de distintos pontos de corte nesta prova. Os resultados obtidos apontam para uma excelente especificidade do ponto de corte de <9 no Ensaio de Evocação Imediata e <20 no Resultado Combinado do Reconhecimento no grupo de jovens adultos. Contudo, estes mesmos pontos de corte não são aplicáveis em amostras de adultos idosos, sugerindo a sua inadequação para analisar os desempenhos de pessoas com défices verdadeiros ou mesmo de idosos sem problemas cognitivos.
- Avaliação de risco de violência conjugal: Versão para polícias (SARA: PV)Publication . Almeida, Iris; Soeiro, CristinaO objectivo da presente investigação é adaptar a checklist Avaliação de Risco de Violência Conjugal: Versão para Polícias (SARA: PV, Kropp, Hart, & Belfrage, 2005) para a população portuguesa. Este instrumento avalia o risco de violência conjugal, identificando os factores que estão associados ao risco reincidência da violência. Os instrumentos utilizados foram o SARA: PV e o Conflict Tactics Scale (CTS, Straus, 1979), na versão portuguesa. A amostra foi recolhida pela GNR e pela PSP. Participaram 87 vítimas de violência conjugal. Os resultados mostram que os factores de risco associados à história de violência conjugal estão mais presentes do que os associados ao ajustamento psicossocial. Os agressores com história de violência conjugal apresentam resultados mais elevados nos resultados do SARA: PV. Os resultados mostram, ainda, correlações significativas e positivas entre ambos os instrumentos, indicando boas qualidades psicométricas na sua adaptação à população portuguesa.