PDES - Dissertações de Mestrado
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Browsing PDES - Dissertações de Mestrado by Subject "Adolescence"
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- O papel mediador da regulação emocional na relação entre vinculação e solidão emocional e social na adolescênciaPublication . Pacheco, Beatriz Gomes Fouto; Veríssimo, ManuelaA literatura atual enfatiza a importância do estabelecimento de relações de vinculação de base segura, para o desenvolvimento de habilidades mais adaptativas de regulação emocional e, em concomitância, a aquisição de competências sociais que impeçam a emergência de sentimentos de solidão social e emocional. Por conseguinte, o objetivo central do presente estudo é examinar o papel mediador da regulação emocional, na relação entre a vinculação e solidão social e emocional na família e no grupo de pares, de adolescentes portugueses que frequentam o ensino secundário. A par disto, torna-se pertinente expandir o conhecimento atual às representações de vinculação do adolescente e conceptualizar a solidão como um construto multidimensional. A amostra compreendeu 100 adolescentes, sendo que 47 são do sexo feminino e 53 do sexo masculino. A média de idades corresponde a 16,67 e o desvio padrão a 1,064. Os instrumentos utilizados foram o Adolescent Script Assessment (ASA) para avaliar a qualidade da vinculação, o Relational Provisions Loneliness Questionnaire (RPLQ) para avaliar a solidão social e emocional na família e no grupo de pares e o Emotion Regulation Index for Children and Adolescents (ERICA) e Emotion Regulation Questionnaire for Children and Adolescents (ERQ-CA) para avaliar a regulação emocional. Os resultados demonstraram que o script de vinculação é preditor direto da supressão (β = -.41, p<.001), mas não da reavaliação cognitiva (β = -.05, p>.05). Para além disso, o script de vinculação é preditor direto da solidão na família (β = .33, p<.001), mas não da solidão com os pares (β = .004, p>.05). No entanto, os resultados reivindicam para uma mediação total entre a qualidade da vinculação, supressão e solidão com os pares. Desta forma, os jovens que apresentam valores mais baixos na qualidade da vinculação e mais supressão, dispõem de valores mais elevados de solidão com os pares.
- Qualidade da amizade na era digital: Associações entre a qualidade da amizade e os comportamentos online na adolescênciaPublication . Azevedo, Jussane Martha de; Fernandes, Marília Solange OrnelasAs relações de amizade na adolescência contribuem na contrução da identidade, autorregulação e raciocinio moral (Hartup,1993; Piaget, 1970; Rubin et al., 2010). A amizade é definida como uma relação de afeto voluntária onde há reciprocidade e compreensão mútua (Leibowitz, 2018; Parker et al, 2006; Youniss & Smollar, 1987 ). Envolve aspectos positivos (E.g.: validação, intimidade, apoio) (Rubin et al, 2008; Selman, 1980) e aspectos negativos (E.g.: conflitos e desentendimentos) (Hartup, 1993). Além dos contextos tradicionais, atualmente os adolescentes relacionam-se virtualmente (e.g. chats de mensagens, mídias sociais e jogos), favorecendo intimidade, suporte e gestão de conflitos. Durante o confinamento causado pela COVID-19 o uso das tecnologias para manutenção da amizade foi fator protetor na saude mental de jovens (Anasuyari et al, 2023; James et al, 2023). O impacto negativo das tecnologias é estudado há décadas (Greenfield, 1999; Griffiths, 2000; Morahan-Martin & Schumache, 2000; Young, 1998). Porém, o uso da internet favorece a aquisição e manutenção da amizade (Colasante et al., 2022; Davis, 2012; Kaye & Quinn, 2020; Valkenburg & Peter, 2007). As experiências online são intrinsecamente entrelaçadas na complexidade de fatores biológicos e ambientais (Hollenstein & Colasante, 2020). Há uma fusão dos espaços online e offline, uma realidade híbrida (Kelly, 2019). O presente estudo teve como objetivo examinar as associações existentes entre comportamento online e a qualidade da amizade numa amostra (n=311) de jovens (10 a 15 anos) estudantes do 5º ao 9º ano de uma Escola Pública de Cascais. Os resultados mostraram que os jovens tiveram boa qualidade global da amizade. Utilizam a internet para aquisição de informações, conhecer pessoas, aprendizados e aprofundamento. Além da manutenção das amizades já existentes.
- A relação entre vinculação parental e solidão em pré-adolescentes e adolescentesPublication . Alves, Catarina Veríssimo Nunes; Ribeiro, OlíviaOs sentimentos de solidão podem ter impactos negativos no bem-estar geral dos adolescentes. A solidão é uma experiência emocional desagradável, ocorre devido à diferença entre as relações sociais desejadas e as que as pessoas realmente têm, adicionalmente a solidão é uma experiência subjetiva e não significa que as pessoas estejam isoladas socialmente. Esta pode ser vista como unidimensional ou multidimensional. A vinculação tem sido um dos tópicos mais estudados em psicologia e a sua importância para o indivíduo é indiscutível. Uma vinculação segura é um fator de proteção para os pré-adolescentes e é possível que influencie o indivíduo em diversos contextos. A pré-adolescência é um período de mudanças e descobertas, sendo uma faixa etária em que a compreensão de fatores de risco e de proteção é crucial para o bem-estar e evolução destes indivíduos. Esta investigação tem por objetivo compreender a relação entre a solidão e a vinculação parental, através da adoção do modelo multidimensional da solidão e considerando ambos os pais. Participaram no estudo cerca de 327 pré-adolescentes/adolescentes, com idades compreendidas entre os 10 e os 16 anos. Os resultados apontam para a possibilidade da solidão estar efetivamente associada à vinculação parental, pois níveis mais altos de solidão correspondem a níveis mais baixos de vinculação segura. Através da utilização do modelo multidimensional, foi possível observar também que os diferentes contextos, família e pares, exercem papéis diferentes no crescimento dos adolescentes, tanto a nível da integração como da intimidade. Esta investigação mostra-nos então a influência que as relações familiares têm na prevenção da solidão, promovendo o bem-estar geral dos jovens.
- Vergonha na transição para a adolescência: Qual o papel das perceções de segurança na vinculação ao pai e à mãe?Publication . Gerulaitis, Sandra Regina Gomes; Guedes, MaryseA minha prática de ensino supervisionada realizou-se numa instituição da rede pública, com uma turma do 2.º ano de escolaridade, com 25 crianças, 12 do sexo masculino e 13 do sexo feminino, e a docente titular de turma. Atualmente, é conhecida a importância de estabelecer com as famílias uma relação de parceria eficaz, de modo a que se criem ambientes favoráveis para as crianças e para a sua motivação para a aprendizagem. Assim, tendo conhecimento acerca destes pressupostos, foram elaboradas as seguintes questões de investigação: 1) De acordo com a perspetiva dos pais, professores e crianças, como se define o envolvimento parental e qual é a sua importância? 2) Quais são as práticas da professora para promover o envolvimento parental? 3) De acordo com a perspetiva dos pais e professores, o envolvimento parental tem algum impacto no sucesso e aprendizagem das crianças? A investigação realizada foi de natureza qualitativa e utilizaram-se, como instrumentos de recolha de dados, notas de campo, entrevistas à professora titular e a algumas crianças, um questionário aos pais e uma análise da aplicação ClassDojo que é utilizada, habitualmente, na rotina escolar do grupo. A análise dos dados permitiu compreender a importância do envolvimento parental no contexto em estudo, identificar as práticas da professora para promover o envolvimento parental e aferir se há alguma relação, neste contexto, entre o envolvimento dos pais e a aprendizagem e sucesso do grupo de crianças.